PAGINA INICIAL

domingo, 7 de dezembro de 2014

Reforma do Código Penal transforma caixa 2 em crime

Reforma do Código Penal transforma caixa 2 em crime
 No momento em que a Petrobrás passa pelo maior escândalo da sua história, envolvendo as maiores construtoras brasileiras e com a possibilidade de atingir dezenas de políticos, o Senado apresentará na próxima semana uma proposta de novo Código Penal que endurece as penalidades para quem comente desvios. O texto eleva a pena pelos crimes de corrupção e desvio de dinheiro público, e pune com prisão quem comete caixa 2 e o servidor ou político que se enriquece ilicitamente. Também prevê sanções severas, até mesmo com a dissolução, de empresas que tenham cometido crimes contra a administração pública.

A minuta do novo Código Penal, obtida pelo Estado, prevê que os crimes de corrupção ativa e corrupção passiva tenham uma pena mínima elevada de dois para quatro anos de prisão e a máxima, permanecendo em 12 anos. Essa mudança tem por objetivo impedir que o condenado pelos crime tenha direito ao benefício a se livrar de uma punição mais efetiva, pois terão obrigatoriamente de começar a cumprir pena em regime semiaberto. Isto é, podem trabalhar fora e dormir na cadeia. Pelo regime atual, o condenado a pena mínima pode, por exemplo, prestar serviços para a comunidade.

O projeto também propõe que a pena pelo crime de peculato (crime praticado pelo funcionário público contra a administração), terá a mesma punição que a de corrupção. O texto será apresentado na quarta-feira pelo relator da proposta, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A intenção é votar a proposta no colegiado na semana seguinte, dia 17 .

Tabus O texto, entretanto, não mexe em temas tabus, como na legislação que trata do aborto, da eutanásia e do tráfico de drogas. O consumo de drogas continua sendo crime, mas a aplicação de penas alternativas só vai ocorrer se o uso for "ostensivo", uma solução que não havia na versão apresentada pela comissão de senadores, comandada por Pedro Taques (PDT-MT).

"Esse é o Código Penal do equilíbrio", resume o relator. O texto de Vital é a terceira versão da reforma e tenta chegar a um meio termo entre a proposta progressista da comissão de juristas - uma versão inicial, que, por exemplo, propunha, em alguns casos, descriminalizar o aborto - e uma mais repressiva, da comissão de senadores. A proposta resulta de três anos de trabalhos de todas as comissões e de Vital se debruçando sobre a modernização do atual código, que no domingo completa 74 anos.

Hediondos Segundo a proposta, a corrupção e o peculato entram na nova lista dos crimes hediondos, isto é, tornam-se crimes inafiançáveis e não passíveis de serem perdoados pela Justiça, tendo regimes de cumprimento de pena mais rigoroso que os demais crimes.

Introduz a figura do crime de enriquecimento ilícito do servidor público, uma das promessas da presidente Dilma Rousseff nas eleições e inexistente na atual legislação. O delito é punido com pena de dois a cinco anos de prisão, além do confisco dos bens. A proposta também cumpre outra promessa eleitoral de Dilma, que prevê pena de prisão de dois a cinco anos para quem for condenado por caixa 2. Atualmente, a prática é punível apenas com a desaprovação das contas do partido ou candidato.

O texto ainda prevê aumento generalizado de penas para crimes como compra e venda de votos e lavagem de dinheiro. Prevê também punições para empresas que cometerem crimes contra a administração pública. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Uol/pb agora

Valdeno Brito diz que 2014 foi abaixo do esperado e foca na próxima temporada Após última corrida, paraibano Valdeno Brito fez avaliação da sua temporada na Stock Car

Após a última etapa da Stock Car deste ano, realizada no domingo passado em Curitiba (PR), o piloto paraibano Valdeno Brito já está focado na próxima temporada. Na sua avaliação, o ano de 2014 até começou bem, mas alguns problemas relacionados principalmente a problemas mecânicos fizeram com que os objetivos não fossem concretizados.

“Neste ano nós começamos muito bem, lideramos por duas rodadas, mas na segunda metade da competição, a situação fugiu do nosso controle. Falhas mecânicas e ‘pilotos kamikazes’ que me levaram a pequenos acidentes, foram detalhes que descontrolaram o que estava planejado para este ano”, disse.
O paraibano terminou o ano de 2014 na 12ª posição na tabela de classificação. Na primeira prova, em Interlagos/SP, o paraibano ficou na segunda colocação e na corrida seguinte, em Santa Cruz do Sul/RS, ele conquistou a primeira colocação. O seu parceiro de equipe, Popó Bueno, terminou o ano na 22ª posição, somando apenas 72 pontos.
Valdeno afirmou que com os resultados das duas primeiras corridas, a sua expectativa era de que o ano seria de muito sucesso, mas ele declarou que um dos fatores essenciais que faltaram foi sorte. A expectativa de Valdeno é que o planejamento para 2015 possa render os frutos que estão sendo esperados, para fazer uma temporada bem diferente.

“Vamos aguardar o que o ano que vem nos reserva. Mesmo a temporada terminando agora, já reunimos a equipe, porque o que a única coisa que não se pode perder nesse momento é tempo. A pausa agora de fim de ano vai ser curtinha, pra depois voltarmos com todo gás e chegarmos nos objetivos alcançados”, frisou.

correio paraiba

Na Espanha, centenas fazem protesto inusitado contra pelo de animais em roupa

Ativistas pertecem ao grupo AnimaNaturilis


O Centro de Barcelona, na Espanha, acordou com as ruas ensaguentadas — e cobertas de corpos —, na manhã deste domingo. Depois de protestarem, de forma inusitada, contra o consumo de carne embaladas (em março de 2013), ativistas ambientais do país foram às ruas para questionar o uso da pele de determinados animais em roupas. A manifestação foi organizada pelo movimento AnimaNaturilis. As imagems estão rodando o mundo. Em um dos cartazes, estava escrito: “Animais necessitam de pêlo. Você não”.

Centenas se aglomeraram no Centro da Espanha, para protestar contra uso de pele de animais na indústria da moda
Centenas se aglomeraram no Centro da Espanha, para protestar contra uso de pele de animais na indústria da moda Foto: GUSTAU NACARINO / REUTERS


Ruas de Barcelona, na Espanha, amanheceram cobertas de corpos: eram manifestantes protestando contra maus tratos aos animais
Ruas de Barcelona, na Espanha, amanheceram cobertas de corpos: eram manifestantes protestando contra maus tratos aos animais Foto: GUSTAU NACARINO / REUTERS


“Os animais necessitam de pelos. Você não”, dizia um dos cartazes levantados pelos manifestantes
“Os animais necessitam de pelos. Você não”, dizia um dos cartazes levantados pelos manifestantes Foto: GUSTAU NACARINO / REUTERS


Em março de 2013, também em Barcelona, manifestantes se embalaram para protestar contra consumo de carne vermelha

globo.com

Obesidade pode reduzir expectativa de vida em até oito anos

A obesidade pode reduzir em até oito anos a expectativa de vida das pessoas e em 19 os anos de vida sem doenças, segundo conclui um estudo publicado na revista médica "The Lancet".
Uma equipe do Instituto de Pesquisa do Centro de Saúde da Universidade McGill de Montreal (Canadá) elaborou um modelo informático da incidência de doenças conforme o peso, com dados extraídos do estudo de nutrição e saúde nacional dos Estados Unidos.
Os especialistas calcularam o risco de contrair diabetes e doenças cardiovasculares para adultos de diferentes pesos e, depois, analisaram o efeito do sobrepeso e da obesidade nos anos de vida que perdiam –e nos anos de vida saudável perdidos– de adultos americanos com idades entre 20 e 79 anos, comparado com pessoas de peso normal. Eles comprovaram que as pessoas com sobrepeso (o índice de massa corporal, ou IMC, de 25) perdiam até três anos de expectativa de vida, dependendo de sua idade e gênero.
As pessoas obesas (IMC de 30) perdiam de um a seis anos, enquanto as muito obesas (IMC de 35) viam sua vida diminuída de um a oito anos, comparado com pessoas com um IMC ajustado a sua altura e dimensões.
Considera-se que um IMC abaixo de 18,5 indica desnutrição ou algum problema de saúde, enquanto um superior a 25 indica sobrepeso. Acima de 30 há obesidade leve, e acima de 40 há obesidade elevada.
Segundo seu estudo, o efeito do peso excessivo na perda de anos de vida é maior entre os jovens com idade entre 20 e 29 anos, ascendendo a 19 anos de vida a menos nos casos de obesidade extrema, e diminuindo com a idade.
O excesso de peso não apenas reduz a expectativa de vida, mas também os anos de vida saudável, definidos neste estudo como os anos sem doenças associadas ao peso, como o diabetes de tipo 2 e doenças cardiovasculares, apontam os especialistas.
Os dados são úteis para que as pessoas obesas e os profissionais da saúde "possam apreciar melhor a escala do problema e os benefícios de um estilo de vida mais saudável".

Folha de São Paulo

paraiba.com

Nasa adia 1º voo teste de nave para Marte



O foguete Delta será o substituto do voo teste da cápsula Orion (Foto: BBC)
O lançamento do primeiro voo teste de uma nave que, no futuro, poderia ajudar humanos a chegar a Marte, foi adiado nesta quinta-feira por problemas técnicos e meteorológicos.
A Orion seria lançada pela manhã acoplada a um foguete Delta a partir da base de Cabo Canaveral, no Estado americano da Flórida, mas a contagem regressiva acabou interrompida por causa de ventos fortes e de problemas nas válvulas de combustível dos propulsores do foguete.
Engenheiros vão fazer nova tentativa nesta sexta-feira, às 7h05 (10h05 de Brasília).
"Vamos tentar garantir que temos um bom foguete, e tão logo fizermos isso, vamos voltar à plataforma de lançamento e enviar Orion ao espaço para um voo teste bem-sucedido", assegurou Dan Collins, da United Launch Alliance, empresa responsável pelo foguete Delta.
O objetivo do voo não-tripulado era testar algumas das tecnologias da nave durante uma viagem curta por cima da Terra.
A cápsula tem formato cônico, lembrando as naves Apollo, que levaram o homem à Lua nas décadas de 1960 e 1970.

A Orion está sendo desenvolvida junto com um novo e poderoso foguete que só deverá fazer seu primeiro voo em 2017 ou 2018.
Junto, eles poderão ter a capacidade para levar seres humanos até da Estação Espacial Internacional e para destinos como Marte.
Para o voo, no entanto, será usado o foguete Delta IV-Heavy, atualmente o mais poderoso foguete de lançamento do mundo.
O Delta vai enviar a Orion para dar duas voltas em torno da Terra, arremessando a cápsula a uma altitude de quase 6 mil quilômetros.
Depois, a Orion cairá novamente na Terra com uma velocidade de reentrada que chega perto dos 30 mil quilômetros por hora, próximo da velocidade esperada de uma cápsula retornando de uma viagem à Lua.
Os testes deverão dar aos engenheiros da Nasa a oportunidade de checar o desempenho do escudo de calor da Orion, que deve enfrentar uma temperatura de 2 mil graus.
Os engenheiros também vão observar os testes dos paraquedas da cápsula, que devem desacelerar a queda nas águas do Oceano Pacífico. A Orion deve cair na costa da península da Baja Califórnia, México.

bbc.co.uk

Autoridades do Banco do Vaticano são investigadas.

Papa terá que enfrentar polêmica sobre Banco do Vaticano / Filippo Monteforte/Pool/AFPPapa terá que enfrentar polêmica sobre Banco do Vaticano
Filippo Monteforte/Pool/AFP



A justiça do Vaticano abriu investigação por apropriação indevida de dinheiro contra duas altas autoridades do Instituto para Obras de Religião e um advogado, informou neste sábado o porta-voz do Vaticano.
O Banco do Vaticano, oficialmente conhecido como Instituto para Obras de Religião (IOR), disse que, há alguns meses, foram apresentadas acusações contra essas três pessoas e que recentemente foi anunciado o confisco de suas contas individuais.
A imprensa italiana identificou os acusados como Angelo Caloia, ex-presidente do banco, Lelio Scaletti, ex-diretor-geral, e o advogado Gabriele Liuzzo.
Embora o IOR não tenha dado detalhes sobre caso “dada a investigação judicial em curso”, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse aos veículos de comunicação italianos que os três são suspeitos de apropriação indevida de dinheiro.

Segundo a imprensa italiana, os fatos remontam ao período 2001 a 2008, quando os suspeitos teriam desviado entre 50 e 60 milhões de euros na gestão da venda de 29 edifícios pelo banco.

boainformacao.com

Andressa Urach "agradece por respirar", diz assessor.

Andressa Urach está internada desde o último domingo (30)
Andressa Urach está internada desde o último domingo (30) (Reprodução/Internet)


O assessor de Andressa Urach, Cacau Oliver, emitiu um comunicado neste sábado (6) divulgando algumas outras informações sobre o estado de saúde de Andressa Urach que, segundo último boletim, está estável . De acordo com Cacau, que visitou Andressa na manhã de hoje, a modelo está bem e "hoje agradece a todo momento ao simples fato de respirar". "Andressa conversou por alguns muitos e relatou que está sendo bem cuidada", afirmou Oliver.

Conforme o Portal Terra, o assessor ressaltou que novos boletins médicos só serão emitidos em caso de alteração no quadro da ex-vice Miss Bumbum.

Andressa Urach está internada desde o último domingo (30) após ter complicações por uma aplicação de cerca de 500 ml de hidrogel em cada uma das pernas, feita no passado. O produto acabou gerando inflamações e a modelo passou por cirurgias para a retirada da substância, mas apresenta um quadro de sepse que está sendo combatido com medicamentos.

Ela também chegou a sofrer uma parada cardíaca, e, na segunda-feira (1º) teve parada respiratória, precisando da ajuda de aparelhos para respirar. O hospital nega que tenha ocorrido uma parada cardiorrespiratória, bem como rumores de que a modelo tenha sofrido amputações.

jornaldamidia.com