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segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Carro cai e fica pendurado em estacionamento no Japão Acidente aconteceu em hotel de Tóquio neste domingo. Três pessoas – entre elas um bebê – ficaram feridas.


Um carro ficou pendurado na garagem de um hotel de Tóquio, no Japão, após o motorista perder o controle neste domingo (26). O veículo caiu de um dos andares e ficou preso entre os dois pavimentos. Três pessoas que estavam no carro, incluindo um bebê de 4 meses, ficaram feridas no acidente.
Carro ficou pendurado entre dois andares de garagem de hotel no Japão (Foto: STR/AFP)Carro ficou pendurado entre dois andares de garagem de hotel no Japão (Foto: STR/AFP) globo.com

CEO da Evernote diz que Brasil é um dos centros de inovação do mundo


A Evernote realizou, na última sexta-feira (24), a segunda versão do seu evento anual Evernote Trunk Conference. Os destaques da conferência ficaram por conta do Evernote Business, uma versão para pequenas e médias empresas, e o caderno Evernote Smart Notebook, desenvolvido em parceria com a tradicional empresa Moleskine. O TechTudoconversou com o CEO da Evernote, Phil Libin, sobre estes assuntos e sobre a presença da Evernote no Brasil, país descrito por ele como “um dos grandes centros de inovação e criatividade do mundo”. 
Phil Libin, CEO da Evernote (Foto: Nick Ellis)Phil Libin, CEO da Evernote (Foto: Nick Ellis)
TechTudo: Com o lançamento do Evernote Business, vocês parecem ter coberto todas as alternativas, com a versão para pessoas físicas e, agora, para empresas. Quais são os próximos passos para a Evernote?
Phil Libin: As escolas, por exemplo. Sei que é uma resposta curta...
TT: Mas é uma boa resposta.
Estes são os três estágios da vida de uma pessoa, não é? A escola, a vida pessoal e o seu trabalho.
TT: Você acredita que o Evernote Business pode tornar uma empresa mais organizada e produtiva?
Sim, ele continua a ser o Evernote. Ainda continuamos a fazer software para pessoas, para indivíduos. A maioria dos nossos usuários já usa o Evernote no seu trabalho, mas sem as novas opções de compartilhamento e sem a integração com os sistemas de TI da empresa. Também não existe uma continuidade de dados, ou seja, se você começar um notebook na sua empresa e quiser transferir isto para outro funcionário, você não tem uma forma de passar as suas anotações para eles. Com o Evernote Business, todo este processo é feito de forma simples.
TT: Qual é a importância estratégica do Brasil para a Evernote?
Todos os países nos quais trabalhamos têm a mesma importância para nós. Não pensamos em mercados. Não olhamos para o Brasil e dizemos: “É um mercado em crescimento”. Eu não entendo de mercados, não é algo que faça parte da nossa mentalidade. Não queremos estar no Brasil para vender produtos para os brasileiros. Queremos estar no Brasil pois o país é um dos grandes centros de inovação e criatividade no mundo atualmente. Existe tanta energia no Brasil, muitas coisas sendo inventadas ou criadas. O mesmo acontece em Tóquio ou em Seul. Nós queremos que o Evernote esteja presente em todos os centros de inovação do mundo inteiro. Queremos contratar designers e desenvolvedores do Brasil, estamos interessados em parceiros que possam usar nossas APIs para criar novas funcionalidades, queremos ideias, queremos inspiração, e buscamos isto para criar uma série de produtos, não apenas para o mercado do Brasil, mas para todo o mundo.
TT: Durante a sua apresentação, você disse que pretende abrir um escritório na América Latina. O Brasil é um dos candidatos?
Sim, acho que o próximo passo é este. O Brasil é o local mais indicado, mas provavelmente vamos abrir lá e em outro local da América Latina, pois o Brasil é um país diferente dos demais.
TT: O Evernote Smart Notebook criado em parceria com a Evernote é uma ideia muito interessante, pois une o mundo digital com o mundo real. A Evernote está planejando mais parcerias como esta no futuro?
Espero que sim. Nós mudamos o foco do nosso relacionamento com os parceiros que usam nossa API para a qualidade da experiência do usuário. Atualmente, só nos importa a qualidade da experiência do usuário. Não queremos ter 10 mil coisas, e sim 15 coisas muito interessantes, ou até mesmo 10 coisas incríveis. O caderno da Evernote e Moleskine é um bom exemplo desta nova filosofia da Evernote, pois nós pensamos muito em como poderíamos desenvolver algo realmente interessante.
Painel pintado com giz na sede do Evernote (Foto: Nick Ellis)Painel pintado com giz na sede do Evernote (Foto: Nick Ellis)
TT: O aplicativo Skitch, que foi comprado pela Evernote no ano passado, conta com versões para OS X e iPad. Vocês pretendem lançar uma versão para iPhone?
Sim, muito em breve.
TT: O Evernote vai usar as novas funções do Siri no iOS?
Com certeza. A Apple ainda não disponibilizou as APIs do Siri, mas assim que tivermos acesso a elas, iremos implementar esta função no Evernote. Você já pode usar a função de ditar parar criar suas notas, tanto no iOS quanto no OS X Mountain Lion.
TT: Durante a sua apresentação, você falou muito sobre o design da interface do Evernote. Qual é a importância disto para Evernote?
É algo que percebemos que não estávamos fazendo tão bem nos primeiros anos. Descobrimos que o design é muito importante para a experiência do usuário. Isso afeta tudo, o hardware, o software, a interface, o ícone e até mesmo o suporte. Um dos motivos pelos quais estamos lançando suporte de voz pelo telefone para o Evernote Business é que isto também é parte da experiência. Se buscamos um design para a experiência, também temos que pensar no que fazer quando as coisas dão errado. É uma experiência de 360 graus, e isto é a única coisa que importa. Nós levamos de três a quatro anos para percebermos isto.
Paredes pintadas na sede do Evernote (Foto: Nick Ellis)Paredes pintadas na sede do Evernote (Foto: Nick Ellis)
TT: Qual é o aplicativo mais popular da empresa, depois do próprio Evernote? 
O Skitch, que compramos no ano passado, e já conta com 8 milhões de usuários. Para dar uma perspectiva, o Evernote conta com 38 milhões de usuários.
TT: A Evernote atualmente conta com vários aplicativos, como o Evernote Business,  o Hello, Food. Penultimate e Skitch, além do próprio Evernote. Você não acha que seria interessante juntar todas estas funções em um único aplicativo?
Ninguém sabe qual o número certo de aplicativos, e isto varia de plataforma para plataforma. Por exemplo, em um desktop, as pessoas preferem usar apenas um aplicativo, então temos dois, o Evernote e o Skitch. Talvez fosse mais lógico ter apenas um programa. Em dispositivos móveis, no entanto, você pode estragar a experiência do usuário colocando novas funções. Se você colocasse 20 novos botões no aplicativo, isto não seria nada bom. O aplicativo móvel ideal é tão simples que o ícone poderia funcionar como um manual de uso. Tudo o que você precisa saber sobre o aplicativo está no nome e no ícone.
Outra vantagem de ter vários aplicativos na App Store e no Google Play é que isto aumenta a visibilidade, pois eles ficam em várias categorias, um na de produtividade, outro na de estilo de vida, e por aí vai. É claro que se você tem muitos aplicativos, estará dividindo o número de downloads, e pode correr o risco de que nenhum deles se torne popular. Saber qual é o número ideal de aplicativos é algo difícil de prever, nós temos que experimentar e ver o que acontece.
Ícones do Evernote, Food e Hello (Foto: Reprodução)Ícones do Evernote, Food e Hello (Foto: Reprodução)
TT: Falando nestes programas, o que os usuários estão achando do Evernote Food e do Evernote Hello?
Ambos são muito diferentes. O Evernote Food é nosso primeiro aplicativo de estilo de vida. Ele foi criado para oferecer uma experiência única em uma parte específica da vida dos usuários. Ele tem um plano de desenvolvimento agressivo. Atualmente você pode usar o Food para tirar fotos do que está comendo, mas nas próximas versões teremos restaurantes, receitas, dicas de culinária, ou seja, coisas que possam te inspirar. Não vai ser mais apenas um programa de memórias, e sim algo que possa servir como inspiração. Vamos lançar outros aplicativos neste estilo, com muitas informações para uma área na sua vida na qual suas memórias se tornam mais valiosas com o tempo. Quais são outras  áreas das nossas vidas que são tão ricas em informação?
TT: As nossas famílias...
Exato, então poderemos ter um aplicativo específico para que pais e mães possam registrar a vida de seus filhos, ou um programa para registrar as suas viagens, coisas que possam melhorar o seu estilo de vida.
TT: E o Evernote Hello?
O Hello é completamente diferente, ele não é um aplicativo de estilo de vida, e sim algo simples, que você faz no dia a dia. Ele foi criado para aqueles momentos em que você conhece alguém. A tendência é que ele vá ser absorvido pelo Evernote, mas o motivo pelo qual lançamos ele como um aplicativo independente é que a gente precisava inovar radicalmente na interface de usuário, facilitando a tarefa de registrar todas as pessoas que você venha a conhecer. É muito complicado fazer mudanças radicais no aplicativo principal do Evernote, pois ele é usado por muitos usuários. Por este motivo, lançamos o Hello como um aplicativo separado, assim podemos testar a interface com 1 milhão de usuários em vez de 20 milhões e, quando a experiência estiver satisfatória, iremos incluir o Hello dentro do Evernote. 
techtudo.com

No Brasil, metade das empresas não chega ao terceiro ano Estudo do IBGE analisou a dinâmica empresarial no Brasil entre 2007 e 2010. Para os pequenos empresários, resistir à burocracia é mais difícil


Microempresários são os mais prejudicados nos primeiros anos de atividade
Microempresários são os mais prejudicados nos primeiros anos de atividade (Thinkstock)
"Burocracia é o principal entrave para quem está começando um negócio novo. Toma tempo e tira competitividade", destaca especialista da Firjan
Em qualquer país, em qualquer conjuntura econômica, o estímulo ao empreendedorismo e ao fortalecimento das empresas é sempre citado como política necessária ao desenvolvimento. É um dos desafios do momento na Europa, é um dos trunfos do crescimento chinês – repleto de práticas nocivas a outros mercados, é verdade – e pontua também os debates sobre quem seria o melhor presidente para colocar a economia dos Estados Unidos novamente nos trilhos, às vésperas das eleições americanas. Apesar de amplamente discutida também no Brasil, a capacidade do país como nascedouro de novos negócios ainda é limitada, e configura uma das amarras para que o setor privado contribua para o crescimento do país como poderia.
Uma das conclusões da pesquisa Demografia das Empresas Brasileiras 2010, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira, confirma o que a percepção de empresários e especialistas do setor privado já indicava: metade das empresas fundadas no país não resiste ao terceiro ano, e sucumbe principalmente à burocracia e à carga tributária que desestimula o investimento no setor produtivo. O levantamento mostra que do total de 464.700 empresas nascidas em 2007, apenas 51,8% sobreviviam três anos depois – e que 23,9% delas encerraram as atividades ao longo do primeiro ano de existência.
"O período é muito curto e surpreendeu a equipe da pesquisa”, destacou a analista do Cadastro Central de Empresas (Cempre) do IBGE, Kátia Cilene Medeiros de Carvalho. Não há um período anterior do estudo que sirva de base para comparação, mas o instituto pretende analisar o próximo triênio para verificar mudanças no cenário. Em 2010, o Cempre registrou 4,5 milhões de empresas ativas, responsáveis por empregar 37,2 milhões de pessoas – sendo 30,8 milhões (82,9%) de assalariados e 6,4 milhões (17,1%) como proprietários ou sócios.
A taxa de entrada das empresas no mercado foi de 22,1%, o que significa que uma em cada cinco empresas existentes era nova. O saldo geral foi positivo em todo o período, registrando um número maior de entradas (abertura ou reabertura de empresas) do que de saídas (fechamento). De 2008 para 2010, o crescimento no número total de empresas ativas foi de cerca de 11%, passando de 4.077.622 para 4.530.583. Confira a evolução em cada ano na tabela abaixo. (Continue lendo o texto)
Tabela IBGE Empresas
Quem acompanha de perto a lida diária dos novos empresários no país não chega a se surpreender. Os primeiros anos são mesmo os mais desafiadores para um empresário, como observa Julia Nicolau Butter, especialista de Competitividade Industrial e Investimentos da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). "Burocracia é o principal entrave para quem está começando um negócio novo. Toma tempo e tira competitividade", destaca. Um estudo recente da Firjan detalhou o calvário para quem pretende abrir uma empresa no Brasil: preciso passar por pelo menos 12 órgãos das esferas federal, estadual e municipal - cada um com suas exigências. O custo médio, mesmo para aqueles que têm em mente um comércio de porta simples ou precisa constituir uma pessoa jurídica para prestar serviços dentro das normas formais, é de 2.038 reais.
Não é difícil concluir que, diante dos entraves, boa parte de quem tem a opção de permanecer na informalidade assim o faz, deixando de pagar impostos e sem dedicar tempo a percorrer os labirintos da burocracia oficial. Afinal, constituir a empresa e obter as autorizações para operar é só o começo. Depois de ter em mãos o contrato social, vem mais um número infindável de obrigações fiscais. "Quando o empreendedor passa da fase de abertura, ele se anima e pensa ter vencido a guerra. Mas foi só a primeira batalha. Logo ele descobre que o dia a dia também é repleto de obstáculos burocráticos", diz Julia, observando que o país precisa se dedicar a informatizar e simplificar esse processo.
"Não estou entrando no mérito de outros complicadores, como a alta carga tributária do país, que também faz com que as empresas percam o poder de competição no mercado", afirma.
Para Julia, a principal vítima de tantos entraves é mesmo a pequena empresa. "O microempresário acaba sendo mais prejudicado, porque muitas vezes ele mesmo precisa fechar seu negócio para peregrinar por uma série de órgãos, enquanto o grande empresário pode contar com uma estrutura de advogados e contadores. Isso também o onera, e o custo é perda de competitividade”, avalia a especialista da Firjan. "Assim, na fase em que o negócio começaria a dar retorno, essas questões burocráticas fazem o empresário perder o foco. E a vontade de empreender não resiste", conta.
Porte - As maiores taxas das empresas consideradas sobreviventes encontram-se nas regiões Sul e Sudeste - 79,3% e 78,9%, respectivamente -, com índices acima da média nacional de 77,9%. Isso pode estar relacionado ao contingente maior de grandes empresas situadas nestes sete estados. "O índice de sobrevivência está diretamente relacionado ao porte da empresa. Se considerarmos só companhias sem empregados assalariados, por exemplo, a taxa de falência é maior: 54,7% saem do mercado no terceiro ano de atividade", salienta a analista do IBGE. 
veja.abril.com

Acordo encerra processo que poderia tirar Facebook do ar


Acordo encerra processo que poderia tirar Facebook do ar

O Facebook aceitou os termos do acordo proposto pelo TRE-SC para evitar que a rede ficasse 24 horas suspensa no Brasil - ou recebesse multa de R$ 50 mil por dia de descumprimento. Uma liminar de 9 de agosto determinava o fechamento do site por não deletar a página "Reage Praia Mole", que continha comentários anônimos e injuriosos contra o vereador e candidato a reeleição Dalmo Meneses (PP). A decisão fora suspensa dois dias depois, quando o Facebook alegou "problemas técnicos" para a não remoção do conteúdo.    

A audiência de conciliação realizada na sexta-feira marca o fim do processo movido na capital catarinense e o início de uma série de ações da rede social para reagir mais rapidamente aos pedidos da Justiça Eleitoral durante o período até o pleito. A primeira delas é a criação de um escritório central para lidar com as questões relativas a eleições e evitar a demora ocorrida no caso de Meneses.


O maior site de relacionamentos do mundo também deverá colocar em sua página inicial para o Brasil uma mensagem informando os usuários de que a legislação eleitoral proíbe comentários injuriosos e anônimos, ou seja, essas postagens são contra os termos de uso e serão apagadas - com a possibilidade, inclusive, de exclusão da página inteira se for o caso. O Facebook ainda se comprometeu a entregar, se solicitado pela Justiça, os dados dos usuários que fizerem posts ofensivos.


Retratação

 Além do Facebook, o criador da página "Reage Praia Mole", Gayan Klippel, se comprometeu a postar no espaço online uma retração ao vereador. No texto, juntado ao processo, ele afirma que o movimento adotou "postura radical" e que Meneses não é contra a preservação ambiental em Florianópolis, nem contra a expansão do Parque da Galheta, como inferido nos comentários.


A página de Klippel continuará no ar mediante o comprometimento do criador de, diariamente até o final do primeiro turno, monitorar as postagens e deletar as que contiverem conteúdo injurioso.


Alexandre Coutinho Carolo, dono da lan house em que a página foi criada, aceitou a parte do acordo que lhe confere a responsabilidade de manter atualizado o cadastro dos usuários que contratam seus serviços.  

   


Terra/pb agora

Robôs ajudam a achar tesouros avaliados em US$ 2 bi no litoral da Paraíba Os dois navios, que conduziam mercadorias hoje avaliadas em US$ 2 bilhões, naufragaram numa faixa oceânica de 85 Km situada entre Pitimbu – PB e o Cabo de Santo Agostinho –PE, atualmente uma área cobiçada por caçadores de tesouros do mundo inteiro.


Jornal Correio da Paraíba
Área de provável afundamento do Santa Rosa e do Voetboog
Um robô mergulhador atrelado a satélites especiais está sendo utilizado pelo Consórcio de Pesquisas Arqueológicas Submarinas – Conpas –, para ajudar pesquisadores brasileiros nas buscas a uma carga de ouro, prata e cerâmica depositada há mais de 200 anos no fundo do mar, após o naufrágio do galeão português Santa Rosa e do cargueiro holandês Voetboog. Os dois navios, que conduziam mercadorias hoje avaliadas em US$ 2 bilhões, naufragaram numa faixa oceânica de 85 Km situada entre Pitimbu – PB e o Cabo de Santo Agostinho –PE, atualmente uma área cobiçada por caçadores de tesouros do mundo inteiro.

O Santa Rosa, uma nau capitânia da Marinha Real Portuguesa, afundou no dia 6 de setembro de 1726. Era um dos navios mais equipados da esquadra lusa no Século XVIII. Com uma bateria de 70 canhões de ferro espalhados sobre o convés, ao naufragar o galeão liderava um comboio de 55 caravelas que zarpavam do Brasil colonial carregadas de ouro rumo à Europa.

Supõe-se que a harmonia do comboio foi quebrada por uma discussão a bordo entre os marinheiros e o capitão Bartholomeu Freire de Araújo, criando a oportunidade para alguém descer ao depósito de munição do Santa Rosa, atear fogo num estoque de quatro toneladas de pólvora, e mandar tudo pelos ares. Dos 700 tripulantes somente três sobreviveram. A carga, calculada em mais de 3,5 toneladas de ouro, adernou junto com a embarcação e permanece intacta no fundo do mar até hoje, numa localidade entre o Recife e a Praia de Acaú, em Pitimbu, a 65 Km de João Pessoa.

Duzentos e oitenta e seis anos depois do sinistro, o tesouro do Santa Rosa está sendo investigado com o emprego de satélites, robô submarino e outros equipamentos de alta tecnologia. As pesquisas acontecem nas proximidades do município de Cabo de Santo Agostinho, a 35 Km do Recife, onde pesquisadores do Conpas vasculham o mar a bordo do barco Fantasia, com o objetivo de encontrar o Santa Rosa. 
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