PAGINA INICIAL

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Edital do concurso para vagas em cartórios será lançado dentro de 60 dias


Edital do concurso para vagas em cartórios será lançado dentro de 60 diasImagem (Da Internet)

O Tribunal de Justiça da Paraíba vai realizar concurso para as escrivanias extrajudiciais no Estado e, dentro de 60 dias, lançará edital. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (25) pelo vice-presidente do TJPB, desembargador Romero Marcelo da Fonseca, que preside a comissão do concurso.
O Tribunal concluiu o levantamento das vagas em 159 cidades, verificando que há cargos a serem preenchidos em 262 cartórios extrajudiciais. A exigência do concurso é do Conselho Nacional de Justiça, no entanto, o TJPB já vinha realizando estudos para realização do certame, mesmo antes do CNJ estabelecer o prazo para sua realização.
O desembargador explicou que "os cartórios extrajudiciais, por serem prestadores de um serviço público quanto a atividades notariais e de registro, devem ser preenchidos mediante concurso público."
O vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba informou, ainda, que esse é o primeiro concurso que será realizado na Paraíba para os cartórios. Neste momento, o TJPB encontra-se promovendo a regulamentação das escrivanias, com levantamento da desacumulação e acumulação nos serviços notariais e registrais vagos.
Concluída essa etapa, o Tribunal de Justiça estará pronto para a elaboração do edital do concurso, licitação da empresa e em aproximadamente 60 dias esse edital será publicado dando início a esse processo.
O vice-presidente informou ainda que serão duas seleções em um concurso: uma, para preenchimento de escrivanias que se encontram vagas, e, outra, para aquelas pessoas que já são escriturários extrajudiciais, com vista à remoção para outras escrivanias.
 Assessoria
OPIPOCO

Romário volta a criticar Pelé: 'Além de poeta, é um boçal' Reconhecido pela população por seu trabalho na Câmara dos Deputados na luta constante para a melhora no esporte do país

DO MSN
Reconhecido pela população por seu trabalho na Câmara dos Deputados na luta constante para a melhora no esporte do país, o deputado Romário demonstrou que sua língua ainda continua afiada. Nesta quinta-feira, ex-jogador atacou de forma contundente Pelé, seu conhecido desafeto.
"A última besteira que ele disse foi que a base do Corinthians deveria ser a base da Seleção. Pediu, né? A base do time que ele sugeriu para a Seleção tomou ontem a maior vaia de sua história. Merecidamente, porque eles não jogaram nada", disparou o ex-atleta.
Na sequência, o ex-jogador foi mais a fundo e cutucou de maneira forte o ex-craque da seleção brasileira. "Ele disse que é muito católico. Acho que não é tão católico quanto afirma, porque se fosse, teria assumido a filha e ido ao enterro dela. Além de poeta, também é um boçal", escreveu no no Twitter.
Romário se referiu ao enterro de Sandra Arantes do Nascimento, ex-vereadora da cidade de Santos que morreu em 2006. Pelé nunca reconheceu a paternidade e não compareceu ao enterro, mandando uma coroa de flores em nome de sua empresa. 

midianews

Gurgel diz que Genoino e João Paulo Cunha não deveriam estar votando na Câmara Para o PGR, ainda não há clima de tensão entre Legislativo e Judiciário


O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, criticou nesta quinta-feira (25) a participação dos deputados condenados pelo mensalão João Paulo Cunha (PT-SP) e José Genoino (PT-SP) na votação de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que submete decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) à análise do Congresso Nacional.
Na opinião de Gurgel, os dois mensaleiros nem mesmo deveriam estar exercendo mandato parlamentar.
— Em primeiro lugar, eles estão os dois parlamentares, no exercício do mandato parlamentar. Mas na visão da PGR não deveriam estar. Quando o julgamento se concluiu eu pedi que se determinasse a imediata execução do julgado em todos os seus aspectos e [isso] compreenderia inclusive a impossibilidade de exercício do mandato parlamentar por pessoas condenadas naquele julgamento. Mas esse pedido não foi deferido e hoje temos essa realidade.
O procurador disse que não consegue ver ainda uma retaliação do Congresso Nacional ao julgamento do mensalão.
— Não sei [se tem relação como mensalão]. Realmente temos que continuar observando. Ontem a decisão do ministro Gilmar se insere em princípio da competência do STF, assim como providências legislativas adotadas pelo Congresso Nacional.
Gurgel falou com a imprensa na saída de um evento do Ministério Público Federal em que defendeu o aumento da transparência de ações da Justiça.
Apesar dos embates entre parlamentares e ministros do Supremo sobre questões ligadas a atuação dos dois Poderes, Gurgel diz que ainda não vê tensão e que tanto um como o outro estão "nos seus direitos".
—  Eu acho que o STF tem atuado digamos no âmbito da sua competência constitucional, como guardião que é da Constituição e certamente não cairia no equivoco de invadir atribuição de outro Poder. É um fenômeno que se assiste em todo o mundo a presença cada vez mais forte do Poder Judiciário, sem que isso signifique invasão das competências e atribuições do Legislativo.
Gurgel se referia à suspensão liminar do ministro do STF Gilmar Mendes, na quarta-feira (24), à tramitação do projeto que limita a atuação dos partidos políticos novos restringindo o acesso ao fundo partidário e tempo de rádio e TV nas eleições.
O procurador disse que ainda vai analisar a decisão, quando precisar se manifestar, mas que, a princípio, não vê interferência dos poderes e que o Supremo já se manifestou em casos semelhantes.
Valério
Gurgel afirmou que as críticas feitas sobre o depoimento de Marcos Valério à PGR não levam em conta como aconteceu o depoimento.
Segundo ele, Valério procurou o STF para falar esperando que o que dissesse pudesse ser usado imediatamente e beneficiasse ele no julgamento do mensalão.
— Eu desfiz prontamente essas duas perspectivas dizendo que não haveria possibilidade de usar na AP 470 [Ação Penal 470, o julgamento do mensalão] porque o julgamento se iniciara e que não haveria nenhum proveito em eventual colaboração. Ainda assim ele resolver prestar o depoimento e aconteceu o que ele se dispôs a prestar naquele momento. Realmente está longe de ser detalhadíssimo. A partir dele [do depoimento], caberá às instâncias competentes atuar. 
r7.com

OAB e entidades sociais denunciam Feliciano e Bolsonaro por campanha do ódio

 
Liderando um grupo de mais de vinte entidades ligadas aos direitos humanos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enviará, na próxima semana, representação ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, contra os parlamentares Marco Feliciano (PSC-SP) e Jair Bolsonaro (PP-RJ). A entidade quer que a Corregedoria da Câmara puna os dois por quebra de decoro parlamentar em virtude de divulgação de vídeos considerados difamatórios.
Em um dos vídeos, Bolsonaro teria editado a fala de um professor do Distrito Federal em audiências na Câmara para acusá-lo de pedofilia e utiliza imagens de deputados a favor da causa homossexual para dizer que eles são contrários à família.
Para o presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Wadih Damous, essas campanhas de ódio representam o rebaixamento da política brasileira. "Pensar que tais absurdos partem de representantes do Estado, das Estruturas do Congresso Nacional, é algo inimaginável e não podemos ficar omissos. Direitos Humanos não se loteia e não se barganha", disse. Indignado com os relatos feitos por parlamentares e defensores dos direitos humanos durante reunião na sede da entidade, Damous garantiu que "a Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB será protagonista no enfrentamento a esse tipo de atentado à dignidade humana".
A campanha difamatória vem sendo difundida na internet contra os deputados Jean Wyllys (PSOL-RJ), Erika Kokay (PT-DF), Domingos Dutra (PT-MA) e os ativistas Tatiana Lionço e Cristiano Lucas Ferreira, ambos do Distrito Federal. Na reunião com a CNDH da entidade dos advogados estiveram presentes, além dos deputados acusados na campanha difamatória, representantes da secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, do Conselho Federal de Psicologia, e ativistas dos movimentos indígena, de mulheres, da população negra, do povo de terreiro e LGBT.
O deputado Jean Wyllys considerou o encontro extremamente importante para levar para o centro das discussões um tema que é normalmente tratado como um tema menor da política e relegado à periferia aos assuntos de interesse da OAB. Segundo ele, a Frente em Defesa dos Direitos Humanos e Minorias vem fazendo o possível para que os responsáveis pela campanha difamatória não permaneçam impunes. No entanto, o assunto precisa receber uma atenção maior do governo federal, admitiu o parlamentar"
"Estamos falando de um ataque criminoso de parlamentares contra cidadãos brasileiros", disse o parlamentar. "Eu fico muito feliz com essa decisão da OAB porque o sentimento de desamparo que esses ativistas estão sentindo eu também experimentei. Só que eu tenho uma vantagem: sou deputado federal e tenho minimamente uma estrutura que pode servir de defesa pra mim". 
jb.com

Meia do Vasco é sequestrado e torturado por traficantes

O meio-campista do Vasco Bernardo foi sequestrado e torturado por traficantes do Complexo da Maré, na zona norte do Rio, na noite do último domingo (21). O crime teria sido cometido por vingança, após o jogador se envolver com Daiane Rodrigues, de 22 anos, que seria a "namorada número 1" do traficante Marcelo Santos das Dores, conhecido como "Menor P", de 31 anos, chefe da facção Terceiro Comando Puro (TCP). Após o casal ser flagrado, Daiane levou cinco tiros na perna, e Bernardo, agressões e choques pelo corpo.
O delegado José Pedro Costa e Silva, da 21ª Delegacia de Polícia (Bonsucesso), disse na manhã desta sexta-feira que a sessão de tortura foi presenciada pelo lateral do Fluminense Wellington Silva. "Pelo fato de Wellington Silva ter nascido na comunidade, ele não sofreu nada. Enquanto Bernardo era torturado, Silva argumentou com os traficantes que, se algo mais grave ocorresse, o caso teria grande repercussão e, no dia seguinte, a Maré receberia uma Unidade de Polícia Pacificadora", afirmou o delegado.
Bernardo e Daiane teriam sido flagrados juntos na Favela Vila do João. Em seguida, foram levados a uma casa no Morro do Timbau, onde ocorreu a sessão de tortura. As duas comunidades fazem parte do Complexo da Maré, são dominadas pelo TCP e são separadas pela Linha Amarela (uma das principais vias expressas da cidade).
De acordo com o delegado, além de "Menor P", pelo menos outros quatro traficantes participaram do episódio. Os dois jogadores serão intimados a prestar depoimento nos próximos dias. Já Daiane não deve ser ouvida. "Ela pediu para não falar. Está apavorada porque seus parentes moram na Maré".
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou que Daiane deu entrada no Hospital Souza Aguiar, no Centro, na segunda-feira (22). Ela foi submetida a operações na perna direita e no pé esquerdo e teve alta na quinta-feira (25). Já Bernardo não procurou atendimento em nenhuma unidade da Prefeitura, informou a Secretaria. 
atarde.uol

Fiéis de igreja fazem ‘vaquinha’ para pastor Waguinho não ser preso; ex-pagodeiro deve R$ 103 mil de pensão Leia mais: http://extra.globo.com/casos-de-policia/fieis-de-igreja-fazem-vaquinha-para-pastor-waguinho-nao-ser-preso-ex-pagodeiro-deve-103-mil-de-pensao-8218077.html#ixzz2RZkWrfH4

Waguinho deve pensão alimentícia Foto: Divulgação
Depois de ter a prisão decretada no último dia 18 pela juíza Daniela Brandão Ferreira, da 11ª Vara de Família, devido ao não pagamento de pensão alimentícia, o ex-pagodeiro e agora pastor Waguinho conta com o apoio de amigos e fiéis da Assembleia de Deus dos Últimos Dias, liderada pelo Pastor Marcos Pereira, para não ir parar na cadeia. A defesa do músico entrou na última quinta-feira (25) com um pedido de renegociação, onde ofereceu R$ 45 mil obtidos a partir de um “vaquinha” para que o pedido de prisão seja suspenso - segundo o advogado Henrique Machado, um fiel chegou a usar o dinheiro da venda de um carro para colaborar. O total da dívida é de cerca de R$ 103 mil.
- Eu, outras pessoas da igreja, colegas... Estamos juntando dinheiro para que ele não vá preso, pois o Waguinho não tem recursos - confirma o pastor Marcos Pereira, amigo pessoal do cantor.
O processo é movido pela modelo Solange Gomes, que tem uma filha de 13 anos com Waguinho. Em 2004, ele chegou a passar cinco dias atrás das grades pelo mesmo motivo. Na ocasião, o cantor só foi solto após desembolsar R$ 15 mil. Atualmente, a pensão é de oito salários mínimos. Waguinho alega ter um rendimento mensal de R$ 10 mil, o que o impossibilitaria de arcar com tal valor.
- O objetivo é maior é que essa bola de neve termine. Ele não é inadimplente, só não condições de pagar. O Waguinho mora de aluguel, não tem nem patrimônio - garante Henrique Machado, acrescentando que o artista tem outros quatro filhos para sustentar.
Solange Gomes e a filha com Waguinho, Stephanie
Solange Gomes e a filha com Waguinho, Stephanie Foto: Nina Lima
A advogada de Solange Gomes, Rosana Aparecida de Oliveira Miranda Nogueira, questiona a renda declarada por Waguinho à Justiça. Ela usou como exemplo uma apresentação feita pelo cantor na última terça-feira, na casa de eventos Via Show, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, em que o músico lançou o CD gospel "Momentos com o Senhor". Apesar de ter contado com a presença de quase três mil pessoas, Waguinho diz não ter recebido cachê e garante ter amargado um prejuízo de R$ 2 mil. Sobre a proposta de acordo apresentada à Justiça, a advogada de Solange afirmou que só ira se pronunciar depois de ser devidamente intimada.
- Só aí nos posicionaremos. Mas o faremos de forma a atender melhor aos interesses da Stephanie (filha do casal), e não aos do Wagner - avisa Rosana Aparecida.
Daqui a dois meses, uma audiência discutirá a revisão dos valores pagos por Waguinho. A intenção da defesa do cantor é que a pensão passe a ser de no máximo dois salários mínimos e meio.


globo.com

Greve na UEPB continua


Greve na UEPB continua
 Apesar da Justiça ter decretado a ilegalidade, a greve dos docentes da UEPB continua. Em Assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (25), o Comando de Greve da Universidade Estadual da Paraíba decidiu por radicalizar o movimento e manter a greve da Universidade, que se segue há exatos dois meses.

Os grevistas deverão recorrer a decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba que, na última quarta-feira (24), decretou o movimento como ilegal, determinando que servidores e professores retornem as atividades em um prazo máximo de cinco dias.

De acordo com o professor Andrade, os grevistas lamentam a decisão do TJ que não permitiu a defesa dos professores. “O TJ não levou em consideração muita coisa como, por exemplo, as dezenas de denúncias registradas no próprio proponente da ação, o Ministério Público”, disse.

O pedido de liminar que julga o movimento grevista ilegal foi elaborado pelo Ministério Público Estadual e pretendia o retorno dos professores e servidores da UEPB as atividades em um prazo máximo de cinco dias após a publicação da decisão.

assessoria/pb agora

Com alterações, CBF divulga calendário do futebol nacional 2013 Brasil terá nove partidas apósa Copa das Confederações


Divulgação
Seleção Brasileira
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira (25) o calendário completo do futebol nacional 2013, que tiveram algumas alterações nas tradicionais datas dos jogos. As finais da Copa do Brasil, por exemplo, deixarão este ano de ser no primeiro semestre para ser disputado em novembro. Já a Copa das Confederações será realizada entre os dias 15 e 30 de junho, não havendo jogos em curso de nenhuma competição nacional.
Antes, o Brasil terá duas partidas e mais nove logo após a Copa das Confederações, incluindo o Superclássico das Américas, contra a Argentina, em 18 de setembro e 2 de outubro. O primeiro amistoso será contra a Suíça em 14 de agosto, com a convocação sendo anunciada em 30 de julho e os demais em 6 e 10 de setembro, 11 e 22 de outubro, e 15 e 19 de novembro. 
Confira o calendário de 2013 anunciado nesta terça pela CBF:
Início da pré-temporada – 2 de janeiro
Fim da pré-temporada – 18 de janeiro
Campeonatos estaduais
- De 20 de janeiro a 19 de maio, com 23 datas
Copa do Nordeste
- De 20 de janeiro a 17 de março, com 12 datas.
Copa Libertadores da América
- De 23 de janeiro a 22 de maio – 15 datas
- De 3 de julho a 24 de julho – quatro datas
Copa do Brasil de Futebol Feminino
- De 26 de janeiro a 6 de abril – 10 datas
Copa do Brasil
- De 3 de abril a 22 de maio – oito datas
- De 3 de julho a 27 de novembro – 12 datas
Copa das Confederações
- De 15 de junho a 30 de junho – 16 dias
Amistosos da seleção brasileira
- De 6 de fevereiro a 19 de novembro – 15 datas
Campeonato Brasileiro
- De 26 de maio a 9 de junho – cinco datas
- De 7 de julho a 8 de dezembro – 33 datas
Série B do Campeonato Brasileiro
- De 25 de maio a 11 de junho – seis datas
- De 7 de julho a 30 de novembro – 32 datas
Série C do Campeonato Brasileiro
- De 2 de junho a 9 de junho – duas datas
- De 7 de julho a 24 de novembro – 22 datas
Série D do Campeonato Brasileiro
- De 2 de junho a 9 de junho – duas datas
- De 7 de julho a 20 de outubro – 16 datas
Copa Sul-Americana
- De 14 de agosto a 28 de agosto – duas datas
- De 23 de outubro a 11 de dezembro – oito datas
Mundial de Clubes da Fifa
- De 11 de dezembro a 21 de dezembro – 11 dias 
portal correio