O sargento da Polícia Militar do Acre, Isaías Brito Brandão, foi punido com cinco dias de prisão após fazer críticas ao governador Tião Viana (PT) na rede social Facebook. De acordo com nota divulgada pela PM, a punição foi pautada no Regulamento Disciplinar da corporação, que prevê, dentre tantas outras, punições por transgressões disciplinares ao policial militar que “desconsiderar ou desrespeitar autoridade civil”.
O comandante-geral da PM, José dos Reis Anastácio, esclareceu ainda que o governador não determinou qualquer tipo de abertura de procedimento contra o policial. Segundo ele, ao tomar conhecimento da postagem, o Tião Viana considerou que não houve ofensa à sua honra e à sua dignidade, tendo afirmado que esse é um assunto de competência estritamente militar.
Em sua página no Facebook, o deputado estadual Major Rocha (PSDB), classificou a punição como uma "prática autoritária e abusiva" por parte do governo. "É triste ver que em pleno século XXI, enquanto a legislação penal cria benefícios para criminosos, policiais são tratados com muito mais rigor que os bandidos", escreveu. Para o parlamentar, a Constituição Federal garante a todos os brasileiros o direito de expressar a sua opinião. "Basta olhar o texto da nossa lei maior, para ver que ela não exclui os policiais militares desses direitos que são considerados como fundamentais a todos os cidadãos", completou.
cariri ligado