PAGINA INICIAL

quarta-feira, 27 de março de 2013

Momento " oh lá em casa " da semana

weapons-mass-distraction-37

SABOTAGEM



kibe loco

Lançado concurso para criação de 'camisinha do futuro'

Image 
 
A fundação mantida pelo proprietário da Microsoft, Bill Gates, abriu inscrições para um concurso que busca novas ideias para a criação de "camisinhas do futuro", segundo o site da instituição. As inscrições foram anunciadas neste mês e ficam abertas até o dia 7 de maio. Um orçamento de US$ 100 mil vai ser disponibilizado para propostas de universidades, empresas e cientistas que forem escolhidas para serem desenvolvidas.

Chamado de "Next Generation of Condoms" ("Próxima Geração de Camisinhas", na tradução do inglês), o concurso faz parte de uma nova rodada de um projeto maior, o "Grand Challenges Explorations", mantido pela Bill and Melinda Gates Foundation desde 2008. A ideia é incentivar projetos inovadores que contribuam para resolver problemas de saúde, educação, habitação, saneamento, entre outras áreas, que atinjam habitantes de países em desenvolvimento. 
cariri ligado 

Telescópio MPG/ESO capta grupo de estrelas azuis jovens e brilhantes


Telescópio MPG/ESO capta grupo de estrelas azuis jovens e brilhantes - Foto ESO
Telescópio MPG/ESO capta grupo de estrelas azuis jovens e brilhantes – Foto ESO
São Paulo (27) O maravilhoso grupo de estrelas azuis brilhantes é o aglomerado NGC 2547, um grupo de estrelas recém formadas situado na constelação austral da Vela. A imagem foi obtida com o instrumento Wide Field Imager, montado no telescópio MPG/ESO de 2,2 metros no Observatório de La Silla, no Chile.
O Universo é muito antigo e tem cerca de 13,8 bilhões de anos. A nossa galáxia, a Via Láctea, também bastante antiga – algumas das estrelas que contém têm mais de 13 bilhões de anos. No entanto, muita coisa ainda está para acontecer: novos objetos formam-se e outros são destruídos. Na imagem, pode-se ver alguns destes recém-chegados: estrelas jovens que se estão se formando no aglomerado NGC 2547.
Mas, quão novos são realmente estes jovens cósmicos? Embora a sua idade exata seja incerta, os astrônomos estimam que as estrelas em NGC 2547 tenham entre 20 e 35 milhões de anos de idade. O que na realidade, não parece muito jovem. No entanto, comparando com o Sol que ainda nem chegou à meia idade e tem 4 bilhões e 600 milhões de anos, corresponde a imaginarmos que se o Sol for uma pessoa de 40 anos de idade, as estrelas brilhantes da imagem são bebês de três meses.
A maior parte das estrelas não se formam isoladas, mas sim em ricos aglomerados estelares com tamanhos que vão das várias dezenas aos vários milhares de estrelas. Embora o NGC 2547 contenha muitas estrelas quentes que brilham intensamente no azul, um sinal claro da sua juventude, podemos também encontrar uma ou duas estrelas amarelas ou vermelhas que já evoluíram até se tornarem gigantes vermelhas. Os aglomerados estelares abertos como este têm vidas comparativamente curtas, da ordem das várias centenas de milhões de anos, antes de se desintegrarem à medida que as suas estrelas se afastam.
Os aglomerados são objetos chave no estudo da evolução das estrelas ao longo das suas vidas. Os membros de um aglomerado nascem todos a partir do mesmo material e ao mesmo tempo, o que torna mais fácil determinar os efeitos de outras propriedades estelares.
O aglomerado estelar NGC 2547 situa-se na constelação da Vela, a cerca de 1500 anos-luz de distância da Terra, e é suficientemente brilhante para poder ser visto com binóculos. Foi descoberto em 1751 pelo astrônomo francês Nicolas-Louis de Lacaille, com o auxílio de um pequeno telescópio com menos de dois centímetros de abertura, durante uma expedição astronômica ao Cabo da Boa Esperança, na África do Sul.
Entre as estrelas brilhantes da imagem pode-se observar também imensos outros objetos, especialmente se observarmos a imagem de perto. Muitos são estrelas da Via Láctea, mais tênues ou mais distantes de nós, mas alguns, que aparecem como objetos extensos difusos, são galáxias situadas muito para além das estrelas do campo de visão, a milhões de anos-luz de distância. 
folhapaulistana

Senado pode aprovar criação de mais de 6 mil cargos públicos O projeto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2012, e passa pela última comissão no Senado

 
Da Redação
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) pode aprovar na manhã desta quarta-feira (27), a criação de 6.568 cargos públicos federais, para serem preenchidos por meio de concurso público. A medida é decorrente do projeto de lei da Câmara, que altera o Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PLC 126/2012), e passa pela última comissão no Senado.
Caso aprovado pela CCJ, o texto segue para a votação no plenário da casa, e posteriormente para a sanção da presidenta Dilma Rousseff. Desse total de vagas, 1.091 serão destinadas ao Poder Executivo, 510 para o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), 475 para o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), 3.594 para a áreade de Ciência e Tecnologia, 755 para o Ministério da Saúde, e 143 para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A proposta do projeto é que o preenchimento destes cargos aconteça de maneira gradual e de acordo com autorização expressa no Orçamento da União. A estimativa é de que o impacto financeiro da medida seja de aproximadamente R$484 milhões. O início das contratações está previsto para 2014.
Matéria original: iBahia 
correio24horas

Com doença degenerativa, aluno cria teclado virtual e conclui mestrado Claudio Luciano Dusik apresentou dissertação na terça (26) na UFRGS. No trabalho, apresentou o Mousekey, programa que o auxilia a escrever.

Orgulhosa, a mãe de Claudio sempre garantiu educação e saúde ao filho (Foto: Luiza Carneiro/ G1)Orgulhosa, a mãe de Claudio sempre garantiu educação e saúde ao filho (Foto: Luiza Carneiro/ G1)
Superação é rotina na vida de Claudio Luciano Dusik, 36 anos. Nascido em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi diagnosticado ainda quando criança com uma doença degenerativa. Passo a passo, venceu obstáculos até concluir com nota máxima, nesta terça-feira (26), o mestrado em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em sua dissertação, mostrou como estudou e desenvolveu ao longo da graduação um teclado virtual, o Mousekey, que auxilia pessoas com limitação a escrever e se comunicar.
Claudio tem atrofia muscular espinhal (AME), doença que deforma o corpo e limita os movimentos. As impossibilidades causadas pelo transtorno, no entanto, nunca foram barreira para ele desistir. Desde cedo, a mãe Elisa Arnoldo acreditou na capacidade do filho de vencer os obstáculos e, praticamente, implorou para que escolas o aceitassem. “Com apenas cinco anos entrei em uma classe de primeira série e consegui me alfabetizar”, contou Claudio durante a banca, sentado em uma cadeira de rodas adaptada.
Teclado usa movimentos do mouse para formar sílabas e palavras (Foto: Thiago Cruz/UFRGS)Teclado usa movimentos do mouse para formar
sílabas e palavras (Foto: Thiago Cruz/UFRGS)
Sem acessibilidade, ele passava os intervalos sozinho na sala de aula, pois estudava no primeiro andar e não conseguia descer as escadas para se juntar aos colegas. Ele lembra que só começou a ser aceito e a socializar com os estudantes na 3ª série. “Um professor criou um projeto chamado ‘ajudante do dia’. Foi ali que comecei a ter contato com as outras crianças. Eles me levavam para o pátio e adaptavam as brincadeiras para mim”, lembra, com naturalidade. Na amarelinha, Claudio ajudava a atirar as pedras. Já na corda, os amigos empurravam a cadeira de rodas, assim como no pega-pega. “O pega-pega era a minha brincadeira preferida. Eles me empurravam e muitas vezes caía. Não sabia se chorava pelos machucados ou de felicidade”, disse, arrancando risos de mais de 50 pessoas, entre conhecidos e desconhecidos, que assistiam a sua defesa.
Desenganado desde bebê, a previsão era de 14 anos de vida. As impossibilidades aos poucos foram se transformando em possibilidades para Claudio. Com o avanço da doença durante a graduação de psicologia e a perda do movimento das mãos, sentiu a necessidade de desenvolver algo onde pudesse continuar a escrever textos. Foi dali que surgiu a ideia do Mousekey. “Nos intervalos das aulas, ia para a biblioteca estudar informática”, relembrou. Com apoio da família, desenvolveu o teclado, que funciona principalmente pelo movimento do mouse e cliques, detalha o alfabeto, sílabas, pronomes e sílabas acentuadas.
Após defender dissertação, Claudio é aplaudido de pé (Foto: Luiza Carneiro/G1)Após defender dissertação, Claudio é aplaudido de pé (Foto: Luiza Carneiro/G1)
Já no mestrado de educação, teve a oportunidade de estudar outros recursos e conhecer pessoas que, assim como ele, também enfrentavam dificuldades no aprendizado. Em um grupo de pesquisa com cinco deficientes físicos garantiu o entendimento dos recursos necessários para a melhoria do aplicativo. “A escrita vai além do contexto escolar. Ela entra no contexto social da pessoa. Estes sujeitos querem também participar da vida em comunidade e terem produtividade”, explicou. “Foi emocionante conhecer estas pessoas. E não somente vi que estava ajudando, mas também percebi que, por muito pouco, não estava ali trancado também. Tenho um orgulho enorme”, emocionou-se.
Dusik tem doença generativa (Foto: Thiago Cruz/UFRGS)Dusik tem doença generativa
(Foto: Thiago Cruz/UFRGS)
Atualmente, atua como funcionário da Secretaria de Educação e, agora mestre da área, quer continuar na carreira de professor. Na UFRGS, auxilia alunos no curso de Educação à Distância e divide a rotina entre o trabalho e os estudos. Nos próximos meses irá apresentar a dissertação em um congresso de acessibilidade no México, ao lado da orientadora, a doutora em educação Lucila Maria Costi.
A mãe Elisa é só elogios. “Tenho seis filhos. Uma delas morreu no ano passado e a outra tem a mesma doença que o Claudio. Estou muito orgulhosa e sempre busquei todos os recursos para eles, seja na saúde ou na educação”, disse ao G1.
Em Esteio, um grupo de amigos se reuniu para assistir ao vivo, em um telão, a banca de Claudio. Para o futuro, planeja patentear o produto e especializar-se ainda mais em um doutorado. “Quero escrever p-o-s-s-í-v-e-l nas histórias de prováveis impossíveis”, finalizou a apresentação garantindo aplausos, em pé, dos admiradores. 
globo.com

Mega-Sena pode pagar R$ 32 mi


Mega-Sena pode pagar R$ 32 mi
 O concurso 1.480 da Mega-Sena, que será sorteado nesta quarta-feira (27), pode pagar um prêmio de R$ 32 milhões para o apostador que acertar as seis dezenas, segundo a Caixa Econômica Federal.

O valor do prêmio é suficiente para comprar 260 carros de luxo. Mas se o apostador quiser investir, aplicando o prêmio em poupança, pode receber mensalmente cerca de R$ 132 mil de rendimento. Outra possibilidade é comprar 10 apartamentos de cobertura na avenida Atlântica, em Copacabana (RJ).

Na último sábado (23), ninguém acertou as seis dezenas e o prêmio acumulou. Os números que saíram foram: 21 - 48 - 50 - 54 - 57 - 60. De acordo com a Caixa, houve 59 acertadores da quina que ganharam R$ 40.564,43 cada um. Já os acertadores da quadra foram 5.006, cada um recebeu o prêmio de R$ 682,98.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica da Caixa. Ovalor da aposta mínima, com seis números, é de R$ 2.


UOL/pba agora

PEC das Domésticas é aprovada por 66 a 0 no Senado Federal Com a promulgação da PEC, prevista para a próxima semana, a categoria terá direitos como controle da jornada de trabalho, limite de 8 horas diárias e 44 horas semanais

O Plenário do Senado confirmou, nesta terça-feira (26), a ampliação dos direitos trabalhistas garantidos aos empregados domésticos. A PEC 66/2012, conhecida como PEC das Domésticas, foi aprovada por 66 a 0 e segue para promulgação.

Atualmente, o empregado doméstico tem apenas parte dos direitos garantidos pela Constituição aos trabalhadores em geral, entre os quais salário mínimo, décimo-terceiro salário, repouso semanal remunerado, férias, licença-gestante e licença-paternidade, aviso-prévio e aposentadoria.

Com a promulgação da PEC, prevista para a próxima semana, a categoria terá direitos como controle da jornada de trabalho, limite de 8 horas diárias e 44 horas semanais, horas extras, FGTS obrigatório e seguro-desemprego. Parte das mudanças passará a valer imediatamente com a Emenda Constitucional, enquanto outros dependerão de regulamentação para se tornarem efetivos.
Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa
A PEC 66/2012 começou a tramitar em 2010 na Câmara dos Deputados, por iniciativa do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB-MT). A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) foi relatora da proposta no Senado. A votação em primeiro turno, na semana passada, teve 70 votos favoráveis e nenhum contrário. 
portal correio