PAGINA INICIAL

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

O CHARA DE NOEL: Jovem faz árvore de Natal com pé de Maconha e vai passar Natal na cadeia


Um mineiro de 22 anos foi preso por cultivar um pé de maconha em sua residência. Ao ser surpreendido pelos policiais, Luís Mateus da Silva alegou que a planta, de 90 centímetros, seria usada como árvore de Natal.
O caso aconteceu em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com a polícia, apenas a mãe do rapaz estava na casa. Ela teria confirmado a presença do pé de maconha.
O jovem foi preso no trabalho. Ele afirmou ser usuário de drogas e alegou que a planta nasceu por acaso. “Mas estava em um vaso bem bonito com terra adubada.
Dava para ver que ele estava cuidando bem da planta”, argumentou o tenente. Luís Mateus teria informado que pretendia pendurar enfeites de Natal e fazer da planta uma árvore de Natal. Ele foi encaminhado para a 6ª Seccional de Contagem.

o pipoco

Congresso mantém veto presidencial ao Mais Médicos

Congresso mantém veto presidencial ao Mais Médicos
 Na primeira sessão do Congresso Nacional para analisar vetos presidenciais com voto aberto, os parlamentares aprovaram por 204 votos o veto ao Parágrafo 1º do Artigo 16 da medida provisória que instituiu o Programa Mais Médicos (MP 621/13), transformada na Lei 12.871/13. Foram 113 votos contrários e duas abstenções. Para que o veto fosse derrubado, seriam necessários 257 votos contrários.

O texto principal foi aprovado pelos deputados e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff,em outubro, com o veto. A parte vetada pela presidenta criava uma carreira médica específica para os participantes estrangeiros do programa, assim que o Mais Médicos acabasse.

Na avaliação do governo, o parágrafo restringia o acesso a essa carreira apenas aos médicos estrangeiros, medida que não encontra amparo na Constituição por falta de regulamentação específica.

A partir da promulgação da Emenda à Constituição 76, que extinguiu o voto secreto nas votações em processos de cassação de parlamentares e no exame de vetos presidenciais, deputados e senadores votarão diretamente no painel eletrônico do plenário da Câmara. O resultado será divulgado ao final de cada votação.

Com a mudança, a votação será realizada diretamente no painel eletrônico. Não haverá mais a apuração manual, que era feita pela Secretaria Especial de Informática do Senado (Prodasen) e geralmente era concluída na madrugada.

No caso do veto ao Mais Médicos, os deputados votaram primeiro. Caso rejeitassem o veto, seria a vez dos senadores. Como o veto foi mantido, não houve necessidade de os senadores votarem.

Além do veto ao Artigo 1º do Projeto de Lei do Mais médicos, os parlamentares analisaram dois vetos da presidenta Dilma Rousseff.

Agência Brasil/pb agora

Correios vão abrir seleção para 2,5 mil vagas de Jovem Aprendiz Com a iniciativa, os Correios visam proporcionar aos jovens ingresso no mercado de trabalho e incentivar a continuidade dos estudos

 Projeto Jovem Aprendiz

Os Correios receberão, de 16 de dezembro a 5 de janeiro, inscrições para preenchimento de 2.529 vagas e formação de cadastro de reserva de jovens aprendizes, em todo o Brasil.
Para participar do processo seletivo — que capacitará, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), jovens de 14 a 22 anos no curso de auxiliar administrativo —, é preciso estar matriculado e frequentando a escola, caso não haja concluído o ensino médio.

A jornada de aprendizagem é de 20 horas semanais e será dividida em uma etapa teórica, ministrada pelo Senai, e em treinamentos práticos, realizados nas instalações da ECT sob orientação de um empregado devidamente capacitado. O curso, que inclui ainda atividades socioeducativas e de bem-estar, possui duração de 12 meses consecutivos. Ao final deste período, os aprendizes que tiverem obtido bom aproveitamento receberão certificado de qualificação profissional.

Vale ressaltar que a seleção inclui critérios sociais para a aprovação dos candidatos. Assim, terão pontuação adicional jovens oriundos de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, participantes do Projeto Vira Vida/SESI ou que estejam cumprindo medida socioeducativa.

Benefícios — Em 2013, os Correios formaram suas duas primeiras turmas de jovens aprendizes, totalizando mais de 5 mil participantes aptos a atuar como auxiliar administrativo. Além de bolsa no valor atual de R$318,16 mensais (a ser reajustada em janeiro, com base no valor do salário mínimo), o projeto oferece vale-transporte, vale-refeição/alimentação e assistência médica e odontológica nos ambulatórios da ECT.

Com esta iniciativa, os Correios visam proporcionar aos jovens ingresso no mercado de trabalho, bem como incentivar a continuidade dos estudos, cumprindo assim seu papel de empresa pública e agente do governo na implantação das políticas para o desenvolvimento nacional.

portal correio

Papa Francisco é eleito 'pessoa do ano' pela revista 'Time' Pontífice foi escolhido a partir de uma lista de dez personalidades. Publicação americana elege a 'pessoa do ano' desde 1927.

  Papa Francisco foi eleito a pessoa do ano pela revista 'Time' (Foto: Reprodução/Time)
O Papa Francisco foi escolhido a "pessoa do ano" pela revista americana "Time".
A publicação justifica a escolha dizendo que o pontífice argentino, "com o foco na compaixão", tornou-se "uma nova voz de consciência".
Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, foi escolhido no dia 13 de março, em um conclave, como sucessor do Papa Bento XVI – que renunciou em fevereiro, em um movimento inédito na história moderna da Igreja Católica.
Primeiro latino-americano e primeiro jesuíta a ser eleito Papa, Francisco mostrou, desde o início do pontificado, um estilo próprio, de humildade e sem pompas, em uma tentativa de reaproximar a Igreja de seus fiéis.

Francisco foi selecionado pela "Time" a partir de uma lista de dez personalidades. Depois do Papa, veio o ex-consultor da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) Edward Snowden, que revelou o programa secreto de espionagem do governo americano.

  A prestigiosa revista elege a personalidade do ano desde 1927.
No ano passado, o escolhido havia sido o presidente americano Barack Obama.
O Papa Francisco durante a audiência desta quarta-feira (11) na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: AP)
O Papa Francisco durante audiência desta quarta-feira (11) na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: AP)

 
globo.com

Uruguai aprova Lei da Maconha

Montevideu – Por 16 votos a favor e 13 contra, o Senado uruguaio aprovou a chamada Lei da Maconha. A partir desta quarta-feira (11), o pequeno país sul-americano será o primeiro do mundo a legalizar e regulamentar a produção, venda e o consumo da marijuana.
Antes mesmo de a votação terminar, defensores da lei marcharam até o Congresso para festejar. No Uruguai, o consumo de maconha (ou de qualquer outra droga) não é considerado crime há 40 anos, mas era proibido comprar e vender os produtos. A nova lei pretende acabar com essa contradição e buscar uma alternativa à guerra contra as drogas.
Estima-se que 28 mil uruguaios (5% da população entre 15 e 65 anos) fumam um cigarro de maconha por dia. Comparado com outros países, é um mercado pequeno - mas move US$ 40 milhões ao ano e tem crescido, apesar das políticas de combate ao narcotráfico.
O presidente do Uruguai, Jose “Pepe” Mujica, quer que o Estado regule o comércio e uso dessa droga – a quarta mais consumida no país, depois de bebidas alcoolicas, cigarros e remédios psiquiátricos. Pelo menos a metade dos uruguaios, no entanto, segundo as pesquisas de opinião, acha que a nova política não vai funcionar e que pode inclusive facilitar a vida dos narcotraficantes.
Pela nova lei – que deve levar cerca de 120 dias para ser regulamentada e colocada em prática – o governo vai distribuir licenças para o cultivo de até 40 hectares de marijuana, que será usada em pesquisas científicas, na indústria e para consumo recreativo. Os consumidores (residentes uruguaios maiores de 18 anos e devidamente registrados) terão direito a comprar até 40 gramas por mês nas farmácias, a preços inferiores aos do mercado negro. E quem quiser pode plantar até seis pés de maconha em casa – sempre e quando forem declarados.
Os críticos da lei dizem que o governo não tem como controlar o cultivo doméstico ou impedir que um consumidor uruguaio compre a droga na farmácia para revendê-la no mercado negro. Os defensores da lei argumentam que a “guerra contra as drogas”, implementada durante as últimas décadas, fracassou no Uruguai e em outros países.
Em 2016, a Organização das Nações Unidas vai rever as políticas de combate ao narcotráfico e seus resultados. Segundo Diego Pieri, que fez campanha pela aprovação da lei uruguaia, nos últimos anos mais países e até estados norte-americanos têm buscado alternativas para regular o mercado em vez de tentar destruí-lo com armas. “Os ventos estão mudando, mas vai levar tempo convencer outros países a mudar de estratégia”, disse  Pieri, em entrevista à Agência Brasil. “Por isso mesmo, o presidente Mujica pediu apoio internacional à sua iniciativa”.

jb.com

Procurador descarta erro da CBF e vê "desinformação" da Portuguesa

Escalação de Heverton (atuando na foto em jogo contra o Goiás) pode causar  o rebaixamento da Portuguesa para a Série B Foto: Mauro Horita/Agif / Gazeta Press
Escalação de Heverton (atuando na foto em jogo contra o Goiás) pode causar o rebaixamento
Em entrevista ao canal Bandsports, o procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, descartou a possibilidade de um erro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no caso que pode causar o rebaixamento da Portuguesa à Série B. O meia Héverton, suspenso, teria sido escalado de forma irregular no domingo contra o Grêmio, mas o clube paulista se defende dizendo que as punições do tribunal só passariam a valer após publicadas em um edital - que, no caso, saiu na segunda-feira, um dia após o jogo.


"Não tem a menor chance de ter acontecido (erro da CBF). O clube vai alegar, vai tentar apresentar sua justificativa no julgamento, mas é uma justificativa pouco crível", disse Schmitt. Para o procurador, o mais provável é que o departamento jurídico da Portuguesa tenha se enganado na hora de informar ao clube a punição correta de Héverton, que foi julgado na sexta-feira e suspenso por dois jogos, não apenas um.

"Houve um pouco de desinformação, talvez. É difícil de avaliar, não quero fazer juízo de valor. Não sei por que não houve recurso ou efeito suspensivo. O fato é que (o jogador) foi punido com duas partidas e jogou no domingo", afirmou.

Schmitt também declarou que a única punição plausível é mesmo a perda de quatro pontos, o que deixaria a Portuguesa abaixo do Fluminense na tabela de classificação. "Vai a julgamento, e se entenderem que não há tese de defesa plausível, tecnicamente significa a perda de três pontos, mais o ponto obtidos na partida (empate por 0 a 0 com o Grêmio). É só fazer contas. Quem cai é a Portuguesa e quem se salva é o Fluminense", declarou o procurador.

terra

Banco do Brasil divulga edital de concurso com 8.630 vagas


Banco do Brasil divulga edital de concurso com 8.630 vagas
O Banco do Brasil (BB) divulgou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11), o edital de abertura do novo concurso para escriturário. As vagas são para formação de cadastro de reserva para os estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Tocantins. São, ao todo, 8.630 oportunidades, sendo 456 reservadas para deficientes.
O salário oferecido é de R$2.732,04, sendo R$1.892 de vencimentos iniciais, R$472,12 de auxílio-refeição e R$367,92 de cesta-alimentação, para carga de 30 horas semanais. é preciso ter nível médio. Os aprovados serão contratados sob o regime celetista, com a carga de 30h semanais.
As inscrições estarão abertas a partir desta quinta, 12 de dezembro e vão até o dia 7 de janeiro de 2014, no site da Fundação Cesgranrio, organizadora do concurso. A taxa é de R$ 40. As provas objetivas e a Redação estão marcadas para 9 de fevereiro.

Reportagem iBahia
correio24horas