PAGINA INICIAL

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Governo oficializa aborto e paga ao SUS

Governo oficializa aborto e paga ao SUS
 A Portaria 415 do Ministério da Saúde, publicada nesta quinta-feira (22), oficializou o aborto nos hospitais do Brasil, e o Sistema Único de Saúde pagará R$ 443 pelo procedimento.

O Diário Oficial da União (A íntegra aqui ) trouxe publicado o eufemismo ‘interrupção terapêutica do parto’.

A lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff visa autorizar o aborto para casos de estupro e anencéfalos, mas deixa brechas para a prática geral: a mulher não é obrigada a apresentar Boletim de Ocorrência policial ao médico que a atender, e uma única vírgula no texto da portaria abre interpretações jurídicas que podem causar a liberação do aborto sob qualquer motivação.

Sem B.O., a mulher interessada em abortar pode alegar que foi estuprada, mesmo que tenha semanas de gestação e tenha decidido não ter o bebê. A lei não é clara sobre se o procedimento deve ser imediato logo após o estupro.

E o texto da Portaria pode abrir brecha para o aborto em casos gerais: “consiste em procedimento direcionado a mulheres em que a interrupção da gestação é prevista em lei, por ser decorrente de estupro, por acarretar risco de vida para a mulher ou por ser gestação de anencéfalo''.

Em suma, há três motivações. A vírgula abre interpretações como: o ‘risco de vida para a mulher’ não está necessariamente ligado à causa estupro. A gestante pode alegar qualquer risco à sua saúde, mesmo que não tenha sido estuprada.

Procurada para se posicionar sobre as questões supracitadas, a assessoria do Ministério da Saúde informou que não teria resposta a tempo para a noite de ontem. Um assessor também informou que não enviaria uma posição por e-mail devido à alta demanda por outros assuntos na pasta.

MEMÓRIA

O projeto surgiu anos atrás, apresentado pela então deputada federal Iara Bernardi (PT-SP), e só ano passado tornou-se o PLC 3/13, aprovado e sancionado.


UOL/pb agora

Jornalista paulista nega preconceito contra paraibanos e diz que ama a Paraíba Ele chama de precipitado quem se revoltou publicamente e que ama a Paraíba


O jornalista do R7, Eugenio Goussinsky, negou em novo artigo publicado no site paulista, que tivesse sido preconceituoso e denegrido a imagem da Paraíba, quando tentou ‘apresentar’ o Estado natural do atacante Hulk, da seleção brasileira.
Leia também:  Artigo que elogia garra do jogador paraibano Hulk é criticado nas redes sociais
Na semana passada, Goussinsky fez uma série de relações e comparações preconceituosas, mas, em novo texto, se diz incompreendido e faz elogios aos paraibanos. Ele chega a citar vários escritos nacionais e internacionais, que igualmente teriam sido injustiçados, revela um momento inusitado quando uma criança compra uma camisa da seleção com o número 99 (de Hulk), chama de precipitado quem se revoltou publicamente e que ama a Paraíba.
Goussinsky afirmou que não pode ‘desdizer o que disse, mesmo porque o fiz em prol da Paraíba. Acontece que, involuntariamente, feri egos’. ‘Se errei em algo no tão polêmico artigo, foi por ter sido conciso nas palavras, em não complementá-las com afagos carinhosos que a Paraíba tanto merece...’. ‘Vejo tudo isso com bons olhos. A Copa será uma oportunidade, não estereotipada, de Hulk mostrar a grande força do povo de sua região. Escritores como Suassuna e Lins do Rego são da Paraíba. Mas o futebol tem uma força mítica, de massificação, que, se direcionada para o lado construtivo, contribui muito’.
portalcorreio

SP bate recorde histórico com 6.000 casos de dengue Maior número registrado anteriormente foi de 5.866 casos, em todo o ano de 2010

Mosquito da dengue
Em balando divulgado nesta quinta-feira, prefeitura confirmou mais uma morte pela doença, a quinta do ano (Jardel da Costa/Futura Press)

Com mais de 6 000 casos no ano, a cidade de São Paulo bateu o recorde histórico de número de registros de dengue, segundo  novo balanço divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria Municipal da Saúde. A prefeitura confirmou mais uma morte pela doença — já são cinco óbitos neste ano. De acordo com o levantamento, a cidade registrou 6 005 casos entre 1.º de janeiro e 21 de maio. O recorde anterior, de 5.866 registros, verificado em todo o ano de 2010.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o número de casos triplicou. Nos cinco primeiros meses de 2013, houve 1.794 registros, e 2.617 casos no ano todo. Em comparação com o mesmo período de 2010, recorde anterior, o número dobrou — naquele ano, foram 3.046 casos entre janeiro e maio.

A quinta morte por dengue ocorreu em 24 de abril. A vítima foi uma mulher de 33 anos, moradora do bairro Capela do Socorro, na Zona Sul da capital, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. As outras quatro mortes divulgadas haviam sido registradas nos bairros do Jaguaré (Zona Oeste) e Tremembé (Zona Norte), que têm alta incidência da doença. Em todo o ano passado, a capital registrou duas mortes por complicações da dengue.

Segundo a Secretaria da Saúde, em comparação com o balanço divulgado na semana passada, o aumento do número de notificações foi de 17,9%, superior ao índice observado no balanço da semana anterior, quando a alta registrada havia sido de 13%.

Alerta — Dos 96 distritos do município, 93 registraram transmissão da doença. Desses, 27 têm nível de transmissão em alerta e quatro estão em nível de emergência: Jaguaré (844 casos), Rio Pequeno (425), Lapa (365) e Tremembé (347). A Prefeitura afirma que, como a dengue segue avançando, as ações de combate aos criadouros do mosquito estão sendo realizadas em toda a cidade. De acordo com a Secretaria, até o próximo domingo, treze subprefeituras das zonas Leste e Norte receberão medidas de combate aos criadouros e nebulização. Na Zona Oeste, a estimativa é de que 3 000 imóveis sejam vistoriados até a próxima terça-feira.

veja.abril

Déficit em transações correntes soma US$8,291 bi em abril Investimentos Estrangeiros Diretos no país somaram 5,233 bilhões de dólares, informou o Banco Central

Sede do Banco Central, em Brasília
Banco Central: no acumulado em 12 mese, o déficit em conta corrente do país ficou em 3,65% do PIB


Brasília - O Brasil registrou déficit em transações correntes de 8,291 bilhões de dólares em abril, informou o Banco Central nesta sexta-feira, ao mesmo tempo em que os Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) no país somaram 5,233 bilhões de dólares.
No acumulado em 12 meses encerrados no mês passado, o déficit em conta corrente do país ficou em 3,65 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).
Economistas consultados pela Reuters previam saldo negativo da conta corrente de 6,7 bilhões de dólares em abril, pela mediana de 22 estimativas variando entre déficit de 5,548 bilhões e de 8,0 bilhões de dólares.
A pesquisa também indicou que as expectativas eram de que o IED ficaria em 5,4 bilhões de dólares no mês passado.

exame.abril

Dilma volta a subir, mas Aécio e Campos têm maior crescimento Em março, Dilma tinha 40%, mas caiu para 37% no levantamento de abril

Pesquisa do Ibope divulgada na quinta-feira (22) aponta a reversão da tendência de queda nas intenções de voto da presidente Dilma Rousseff, em comparação com as duas últimas sondagens do instituto. Ao mesmo tempo, os números indicam que o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) e o ex-governador pernambucano Eduardo Campos (PSB) obtiveram um crescimento superior ao da petista. Em março, Dilma tinha 40%, mas caiu para 37% no levantamento de abril.
Agora, recuperou os três pontos percentuais e retornou ao índice de 40%. Já Aécio tinha 13% em março, oscilou para 14% em abril e aparece com 20%, aumento de sete pontos. Campos, que obteve 6% nas pesquisas anteriores, pulou para 11%. Em quarto lugar, está o pastor Everaldo (PSC), que manteve o percentual de 3% em todos os levantamentos. José Maria (PSTU) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada; os outros, juntos, somam 1%.
Segundo os números do Ibope, Dilma levaria a disputa ainda no primeiro turno, já que todos os outros candidatos juntos somaram 37%. Considerado a margem de erro de dois pontos, a petista teria entre um e cinco pontos de vantagem. Segundo o Ibope, os principais candidatos cresceram na pesquisa com a diminuição de votos brancos, nulos e indecisos.
Na pesquisa de abril, brancos e nulos somavam 24%; os eleitores indecisos, 13%. No levantamento divulgado ontem, brancos e nulos correspondem a 14%, enquanto os indecisos representam 10%. O levantamento foi feito entre 15 e 19 de maio com 2.002 pessoas em 140 municípios.
No cenário em que o nome de Lula substitui o de Dilma, o ex-presidente aparece com 46%, seguido por Aécio (16%) e Campos, (9%). O Ibope indicou ainda vitória de Dilma por larga vantagem contra Campos e Aécio em um eventual segundo turno. Por outro lado, a rejeição a Dilma se manteve nos mesmos 33% de abril. A de Aécio caiu de 25% para 20%, e a de Campos, de 21% para 13%.

correio24horas