PAGINA INICIAL

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Chutando o balde

 

DNA de cavalo é encontrado em hambúrgueres vendidos em supermercados


Image 
 
Autoridades da Grã-Bretanha e da Irlanda estão investigando como hambúrgueres de carne bovina vendidos em grandes cadeias de supermercados dos dois países foram contaminados com carne de cavalo.

A contaminação foi descoberta pelas autoridades de saúde da Irlanda, que examinaram 27 produtos diferentes e constataram que 10 deles tinham traços de DNA de cavalos e 23 continham DNA de porcos.

Os hambúrgueres com DNA de cavalo haviam sido produzidos em dois frigoríficos irlandeses e em um de Yorkshire, na Inglaterra.

Segundo as autoridades dos dois países, o consumo dos hambúrgueres não trazia riscos à saúde, mas os produtos já foram retirados das prateleiras dos supermercados.

Atitude responsável
Em uma das amostras pesquisadas, a carne de cavalo representava 29% do conteúdo total de carne de um hambúrguer congelado.

Além dos hambúrgueres, também foram testados 31 outros produtos com carne bovina, como tortas, um curry e uma lasanha, dos quais 21 apresentaram traços de DNA de porcos.

O diretor de proteção ao consumidor da Autoridade de Segurança dos Alimentos da Irlanda (FSAI, na sigla em inglês), Raymond Ellard, afirmou que várias investigações estão em curso para determinar o que ocorreu.

"As empresas tiveram uma atitude muito responsável. Elas voluntariamente retiraram os produtos da venda, assim como os supermercados", disse.

"Uma longa cadeia de investigações está em curso agora para verificar todos os ingredientes usados nesses produtos, de onde eles vieram e como a contaminação cruzada pode ter ocorrido", disse.

Explicação plausível
Para o diretor-executivo da FSAI, Alan Reilly, há uma explicação mais plausível sobre a presença de DNA de porcos nos produtos, já que carnes de diferentes animais são processadas nos mesmos locais, mas ainda não existe uma explicação para a presença de carne de cavalo, que não é processada nos frigoríficos em questão.

"Na Irlanda, não faz parte de nossa cultura comer carne de cavalo e, portanto, não esperamos encontrá-la em um hambúrguer", disse. "Da mesma forma, para alguns grupos religiosos, ou pessoas que se abstêm de comer carne de porco, a presença de traços de DNA de porcos é inaceitável", afirma.

O ministro da Agricultura da Irlanda, Simon Coveney, disse que o consumo dos hambúrgueres não traz riscos à saúde dos consumidores e afirmou que o país tem "provavelmente o melhor controle e os melhores padrões de higiene alimentar do mundo".

Os frigoríficos investigados afirmam que nunca compraram ou processaram carnes de cavalo e estabeleceram uma investigação própria sobre dois fornecedores europeus. 

cariri ligado

Morre homem que ficou em estado grave após ser atacado por abelhas Ataque ocorreu na tarde de quarta-feira (16), em Londrina, norte do PR. Vítima levou mais de mil picadas, segundo o Corpo de Bombeiros.


 Foto mostra atendimento dos bombeiros após o ataque das abelhas  (Foto: Reprodução / RPC TV)Foto mostra atendimento dos bombeiros após o ataque
das abelhas (Foto: Reprodução / RPC TV)
O homem que ficou em estado grave após ter sido picado por abelhas, na tarde de quarta-feira (16), em Londrina, no norte do Paraná, não resistiu e morreu durante a noite no Hospital Universitário da cidade (HU). Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima levou mais de mil picadas.
O homem foi encontrado inconsciente por uma pessoa que passava pelo local e antes de ser encaminhado para o hospital sofreu uma parada cardiorrespiratória. Ainda na ambulância, parte do enxame que havia atacado o homem entrou no veículo e também atacou os socorristas. Três deles foram picados.
A vítima foi internada em estado grave no pronto socorro do hospital e precisou esperar até as 18h para conseguir uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já os bombeiros que foram picados pelas abelhas foram socorridos na Santa Casa. Os três foram medicados e voltaram ao trabalho logo em seguida.
Abelhas agressivas
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Meio Ambiente foi acionada para recolher parte das abelhas, cuja espécie ainda não tinha sido vista na região. Segundo a corporação, elas são bastante agressivas.
Os Bombeiros não sabem o que pode ter provocado o ataque. Como o homem foi encontrado perto do carro dele, uma das hipóteses é que tenha se deparado com os insetos e tentado correr para o veículo, na tentativa de se proteger. 
globo.com

"Era meu herói", diz filho do humorista Clayton Silva


Clayton Silva morreu, aos 74 anos, após luta contra câncer Foto: SBT / Divulgação
Clayton Silva morreu, aos 74 anos, após luta contra câncer
Foto: SBT / Divulgação

O filho de Clayton Silva, que tem o mesmo nome do pai, ressaltou a integridade do humorista do SBT durante seu velório no Cemitério Memorial de Indaiatuba (SP), na manhã desta quarta-feira (16).
 
Em entrevista ao Terra, Clayton comentou a perda ocorrida por volta das 16h de terça (15), após uma luta de três anos contra um câncer, que teve início no pâncreas. "Preparado (para a perda) não tem como, mas a gente se preparou ao longo da convivência, no meu caso, de quase cinquenta anos. A gente tem que aproveitar a vida e ele aproveitou muito bem", disse.

Ele também contou como era o dono dos bordões "Tô de Olho no Sinhô" e "Êta Fuminho Bão", do programa A Praça É Nossa. "Um homem íntegro, justo. Eu, como filho, não poderia dizer outra coisa além de que era meu herói. Ele era amigo, justo, leal. Isso era Clayton Silva", afirmou.

O velório é realizado no município próximo de Campinas até as 13h. De lá, o corpo do humorista será levado para o cemitério da Vila Alpina, em São Paulo, onde será cremado.
Clayton Silva fazia parte do elenco da A Praça é Nossa desde sua estreia, em 1987. Na década de 70, participou de quadros no programa Os Trapalhões. Neste período atuou bastante no cinema nacional em longas comoPecado Horizontal, Na Violência do Sexo e O Bem Dotado - O Homem de Itu.
O humorista, que nasceu em 6 de fevereiro de 1938, deixa a mulher, Isis, três filhos - Clayton, Andréa e Érica - e quatro netos.

Terra

PIB de novembro cresceu 0,4% e 7,25% no ano deve ser mantido


 PIB  de novembro cresceu 0,4% e 7,25% no ano deve ser mantido
Brasília (16) – O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) registrou crescimento, em novembro, de 0,4% em comparação ao mês anterior. É o segundo mês consecutivo em que o indicador, que serve para mostrar a tendência de crescimento da economia, tem elevação.
Em relação a novembro de 2011, houve crescimento de 2,67%, de acordo com o índice sem ajustes para o período, considerado o mais adequado para esse tipo de comparação. No ano, até novembro, o IBC-Br cresceu 1,28% e, em 12 meses, 1,32% .
O acompanhamento do IBC-Br é considerado importante pelo BC para que haja maior compreensão da atividade econômica. Esse acompanhamento também contribui para as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom), que realiza hoje (16) a segunda reunião e divulga no início da noite a tendência de juros para o próximo período, que deve ser mantido em 7,25% ao ano.
No fim do ano, o diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo, indicou que o ritmo de crescimento da economia previsto para este ano não gera desequilíbrios, como pressões inflacionárias.
De acordo com o Relatório de Inflação, divulgado por ele, a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, no período de quatro trimestres encerrado em setembro de 2013 é 3,3%.
Embora o governo tenha divulgado que existe uma tendência de queda da inflação, investidores e analistas do mercado financeiro continuam pessimistas. De acordo com o boletim, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) poderá fechar 2013 em 5,53%. No levantamento anterior, o mesmo índice foi estimado em 5,49%. Os preços administrados (que são fixados ou controlados pelo governo) passaram a ser estimados com elevação de 3,34% e não mais de 3,3% como previsto anteriormente.
Na semana passada:
Já o ministro interino da Fazenda, Nelson Barbosa, disse na última sexta-feira que a inflação deve manter a trajetória de queda em 2013. “A tendência é de queda na inflação. O nosso diagnóstico é o mesmo do Banco Central. Acho que a inflação mais uma vez, no ano passado, ficou dentro do intervalo estabelecido pelo governo e a expectativa para 2013 é que continue caindo, se aproximando mais do centro da meta”, comentou.
Segundo Barbosa, um dos motivos da pressão nos preços foi a quebra da safra agrícola na América do Norte, que puxou para cima o preço dos grãos e derivados, inclusive o preço da carne.
De outro lado, o ministro interino destacou que as medidas de desoneração adotadas pelo governo podem ter colaborado para garantir a inflação no intervalo estabelecido. Para ele, o impacto tributário das ações do governo teve resultado neutro ou favorável sobre a evolução do índice inflacionário e o resultado do IPCA.
Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil
Edição: Graça Adjuto
Edição final: William Camargo/Folha Paulistana

Telefonia Oi lidera ranking de queixas no Procon em 2012; Itaú é o campeão no segmento bancário


Telefonia Oi lidera ranking de queixas no Procon em 2012; Itaú é o campeão no segmento bancário

A empresa de telefonia Oi liderou o número de queixas no Procon-PB no ano passado (1.898). A empresa se posiciona em primeiro e em segundo lugares neste ranking, sendo a Oi móvel a campeã (1.065), enquanto a Oi fixo (833) veio logo em seguida. Na terceira posição ficou o Banco ItaúCard S.A (570).


Em 2012, o número total de atendimentos realizados pelo Procon-PB aumentou 5,67%, passando de 12.039, em 2011, para 12.722, no ano passado.


Em resposta à estatística do Procon-PB, a assessoria de comunicação da Oi informou que a empresa desenvolveu um plano de investimentos de longo prazo, com foco em qualidade de serviços. Este plano prevê investimentos totais de R$ 24 bilhões de 2012 a 2015. Os recursos, segundo a empresa, estão sendo destinados à expansão e melhoria de infraestrutura, novas tecnologias e a melhorias de processos, para assegurar a qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.


Já o Itaú Unibanco alertou que quando o Procon trata de queixas não são apenas reclamações, mas atendimentos no geral, como consultas, dúvidas e cálculos. O banco comunicou que a instituição forma um dos maiores conglomerados do país, sendo líder de mercado, posição que acaba por colocá-la em condição de destaque nos rankings.


O banco ainda informou que continua investindo esforços para aprimorar serviços e reduzir falhas e que disponibiliza vários canais para atender a demanda de seus clientes, como as Centrais de Atendimento e o Serviço de Apoio ao Cliente (SAC), que pode ser feito pelo número 0800 728 0728, além do site na internet.



Redação com Jornal da Paraíba/ pb agora

Conta de luz ficará mais barata na Paraíba Assembleia Legislativa aprova Lei que autoriza o Estado a isentar 122 mil famílias de pagar ICMS



Internet
Contas
O Governo da Paraíba elevou em 66% a faixa de isenção do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das unidades residenciais de baixa renda. Em vez de até 30 quilowatts/hora, atualmente em vigor, a faixa será ampliada para quem consome até 50 quilowatts/hora.
A lei nº 9.993, que promove a alteração, foi publicada no Diário Oficial do Estado, após ser aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e entra em vigor no prazo de 90 dias.     
A medida vai beneficiar mais de 122 mil unidades residenciais de baixa renda do pagamento do imposto. Somado às 173 mil famílias que estão atualmente isentas do ICMS, o número chegará a quase 300 mil unidades residenciais no Estado (296.462).
As contas de energia elétrica das residências terão redução de 20,48% do ICMS na tarifa no final de março, quando a lei passa a produzir efeitos nas unidades residenciais. 
Imposto de Renda
Semelhantes ao Imposto de Renda Pessoa Física, as alíquotas de consumo da energia elétrica seguem com diferentes faixas de alíquotas de cobrança. Para as unidades residenciais que consomem acima de 50 até 100 quilowatts/hora no mês, a alíquota de ICMS será de 25%, enquanto as famílias que têm faixa de consumo entre 100 quilowatts/hora e 300 quilowatts/hora, a alíquota será de 27% do tributo, sendo que dois pontos percentuais dessa faixa são destinados ao Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza da Paraíba (Funcep-PB). Já as unidades residenciais com consumo acima de 300 quillowats/hora permanecem com alíquota de 27%. 
portal correio