NOZES NA FRITA
PAGINA INICIAL
sexta-feira, 20 de julho de 2012
Denúncia do mensalão fez Genoino 'pessoa amargurada', diz advogado Presidente do PT à época do mensalão é acusado de negociar propina. Segundo defesa, ele só cuidava da 'articulação' do PT, não de dinheiro.
O ex-presidente do PT José Genoino, um dos 38
réus do mensalão (Foto: Mauricio Lima / AFP)
Apontado como um dos principais articuladores do mensalão pela Procuradoria Geral da República, José Genoino, que na época era presidente do PT, tem adotado a estratégia do silêncio até o julgamento do caso no Supremo Tribunal Federal (STF).réus do mensalão (Foto: Mauricio Lima / AFP)
“Sobre esse assunto a única pessoa que fala é o meu advogado, Luis Fernando Pacheco. É essa a linha que eu tenho sempre adotado, de não me pronunciar. Não falo nada, zero. Só falo nos autos do processo", afirmou ao ser questionado sobre o tema pelo G1.
Hoje assessor especial do Ministério da Defesa, Genoino é um dos 38 réus do processo do mensalão, esquema que, segundo a Procuradoria, consistiu no desvio de recursos para o pagamento de propina a políticos em troca de apoio ao governo no Congresso.
Segundo a PGR, Genoino participou das negociações sobre repasses de dinheiro a partidos aliados e orientou a distribuição dos recursos do esquema.
O advogado do petista, Luis Fernando Pacheco, afirma que ele só era responsável pela “articulação política” do PT e que “questões financeiras” ficavam somente a cargo do então tesoureiro do partido, Delúbio Soares.
Pacheco relatou ainda ao G1 que Genoino se tornou uma “pessoa amargurada e triste” desde que o escândalo estourou, em 2005. Confira abaixo os principais trechos da entrevista.
É essa a linha que eu tenho sempre adotado, de não me pronunciar. Não falo nada, zero. Só falo nos autos do processo"
José Genoino ao G1
Luis Fernando Pacheco - O Genoino não fala com a imprensa sobre o tema desde 2005. Ele vem mantendo a coerência e se manifesta somente nos foros adequados, no Congresso, na Polícia Federal e nos autos. Fora disso ele nunca falou sobre o assunto. Somente nas instâncias de apuração. Não é uma estratégia traçada agora.
G1- Como o senhor tem se preparado para o julgamento?
Luis Fernando Pacheco - Eu trabalho neste processo desde que ele se iniciou, acompanhei cada linha do processo, então não tem mais o que estudar. Eu me considero suficientemente preparado para exercer o direito de defesa que a mim me foi confiado. Então, estou curtindo férias de julho, mas claro que há uma expectativa. É um julgamento importante, mas tenho procurado não me deixar posicionar só por isso.
G1- Qual a expectativa para o julgamento? O senhor está otimista?
Luis Fernando Pacheco - A defesa foi apresentada por escrito em setembro e nós iremos agora esgotar o direito de defesa com a sustentação oral. Será uma sustentação simples, que vai ressaltar os pontos principais da defesa que levam à absolvição de Genoino. Os fatos que serão demonstrados comprovam que ele não teve envolvimento com a atividade financeira do partido na época do caso.
Nós acreditamos que o mensalão não existiu. O que houve foi acertos entre as coligações partidárias"
Luis Fernando Pacheco, advogado de Genoino
Luis Fernando Pacheco - Ele foi um presidente que tratava das relações do PT com os movimentos sociais, com as bases do PT nos parlamentos, com as bases governistas, sempre na defesa intransigente do governo Lula, jamais com finanças.
G1- Ele tinha conhecimento dos repasses de recursos a partidos aliados?
Luis Fernando Pacheco - Havia um conhecimento geral do diretório de que o partido passava por dificuldades financeiras e de que o PT tinha comprometimentos a cumprir com partidos da base, mas a forma de solucionar o problema foi totalmente delegada ao Delúbio Soares, até pelo cargo que ele exercia, de tesoureiro do partido. O Delúbio buscou a melhor a maneira de solucionar o problema e o advogado dele terá como demonstrar que ele agiu de maneira legítima.
G1- Na sua opinião, o mensalão existiu?
Luis Fernando Pacheco - Nós acreditamos que o mensalão não existiu. O que houve foi acertos entre as coligações partidárias.
saiba mais
G1- O que mudou na vida de Genoino desde o escândalo do mensalão?Luis Fernando Pacheco - O Genoino, que é uma pessoa muito boa, na minha avaliação pessoal, se tornou uma pessoa mais amargurada. É um homem que não tem uma história de vida pobre, um homem que optou pela luta armada, viveu no Araguaia como camponês, foi preso, torturado. Ele venceu na vida pública, na defesa de seus ideais, e na defesa constante do que ele achava que era melhor para o país. De repente, ele foi tolhido por uma acusação leviana do Roberto Jefferson, que não é uma pessoa de fala coerente, que muda versões conforme o sabor do momento. Ele se tornou uma pessoa mais amargurada e triste por isso.
G1- Qual o legado do julgamento do mensalão?
Luis Fernando Pacheco - É um julgamento de grande importância histórica, acho que será um dos marcos da história do Judiciário. Acredito que a realização desse julgamento será o grande momento para a gente, para o Estado brasileiro fazer o reconhecimento à pessoa proba, honesta e comprometida com o país que é o José Genoino.
GLOBO.COM
TIM entra com ação para não suspender vendas
Empresa considera punição excessiva e provoca desequilíbrio no mercado | Foto: EFE
Com base no Índice de Desempenho no Atendimento da Anatel (IDA), que mede volume e prazo de atendimento das reclamações na Anatel, a empresa argumenta a operadora vem apresentando bons resultados.
"A TIM reduziu em 36% a taxa de reclamações no primeiro trimestre deste ano sobre o ano passado, e hoje tem a segunda melhor performance do setor. A TIM em 2012 também é a operadora menos demandada nos Procons integrados ao SINDEC, posição assumida desde julho de 2011".
ig.com
Atirador mata 12 espetadores do filme Batman em Denver
Outras Notícias
São, pelo menos, 12, as vítimas mortais de um tiroteio
num cinema de Denver, capital do Estado norte-americano do Colorado;
tiroteio que provocou igualmente meia centena de feridos.
A polícia deteve um suspeito. Informações não confirmadas dão conta de um eventual segundo atirador.
Um homem, munido de uma máscara antigás, entrou numa sala de cinema do centro comercial Aurora, lançou granadas lacrimogéneas e disparou contra os espetadores que assistiam à estreia de “The Dark Knight Rises” – O Cavaleiro das Trevas Renasce, último filme da trilogia Batman.
As autoridades deram ordem de evacuar a área, com receio de engenhos explosivos. O FBI prevê aumentar o nível de alerta.
Em 1999, o Colorado tinha sido palco do massacre de Columbine, quando dois adolescentes abateram 13 pessoas, num tiroteio premeditado, num liceu, antes de se suicidarem.
http://pt.euronews.comA polícia deteve um suspeito. Informações não confirmadas dão conta de um eventual segundo atirador.
Um homem, munido de uma máscara antigás, entrou numa sala de cinema do centro comercial Aurora, lançou granadas lacrimogéneas e disparou contra os espetadores que assistiam à estreia de “The Dark Knight Rises” – O Cavaleiro das Trevas Renasce, último filme da trilogia Batman.
As autoridades deram ordem de evacuar a área, com receio de engenhos explosivos. O FBI prevê aumentar o nível de alerta.
Em 1999, o Colorado tinha sido palco do massacre de Columbine, quando dois adolescentes abateram 13 pessoas, num tiroteio premeditado, num liceu, antes de se suicidarem.
Polícia prende estudantes tentando fraudar vestibular de medicina
Após investigações, A PM conseguiu localizar e prender mais dois acusados, envolvidos na quadrilha, são eles: Edmar Fernandes Pessoa Júnior, 25 anos e Antônio Itôme Neri Fernandes, 18 anos, ambos residentes em Pau dos Ferros/RN.
O coordenador do vestibular da faculdade, Ângelo Roncali, declarou que graças a ágil ação da Polícia Militar, o esquema foi desmontado, e que o segundo dia de provas transcorrerá normalmente.
Os acusados foram presos e conduzidos até a Delegacia de Cajazeiras, onde serão ouvidos pelo Delegado de Plantão.
Portal CZN/PB AGORA
Depois da divulgação de vídeo picante, advogada está deprimida
A advogada Denise Leitão Rocha está
deprimida e procurando um novo emprego. Funcionária do gabinete do
senador Ciro Nogueira (PP-PI), ela virou assunto na capital federal
depois que um vídeo com cenas quentes, protagonizadas por ela e um
homem, passou a circular entre políticos e jornalistas.
Na semana passada, após ser divulgada, a
gravação causou furor entre os parlamentares que participam da CPI que
investiga o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Depois, caiu na internet e se
espalhou.
Após ficar famosa, Denise tirou férias.
Ela aproveitou o recesso parlamentar, que começou na última quarta-feira
(18), para sair de cena. A assessora só deve retornar ao Congresso em
agosto.
Procurado, o senador Ciro Nogueira disse
que o vídeo de sua funcionária deve ser antigo. Segundo ele, Denise
sempre foi uma boa assessora parlamentar.
Na quarta (18), o jornal Extra, do Rio de
Janeiro, afirmou que a funcionária seria demitida. De acordo com uma
fonte do Senado ouvida pelo diário, o afastamento teria como motivo o
"constrangimento causado ao senador" depois que o vídeo veio à tona.
Em conversa com o R7, porém, Nogueira
disse que não sabe nada sobre o afastamento da funcionária. "Se o vídeo
não atrapalhar o trabalho dela, não tem problema. Vamos esperar o
recesso passar para avaliar", disse.
De qualquer forma, se perder o emprego no
Congresso, Denise já terá outras opções. Segundo o site Brasil 247, a
advogada fechou um contrato com a Playboy e deverá estampar a capa da
revista nos próximos meses.
CARIRI LIGADO
Três cidades da Paraíba estão proibidas de realizar carreatas, usar 'paredão de som' e soltar fogos na campanha eleitoral Com a determinação, também ficou proibido o uso de fogos de artifício por parte dos candidatos, partidos e coligações em Caiçara, Logradouro e Serra da Raiz.
Três municípios no Brejo paraibano não terão carreatas ou ‘paredões de som’ nas eleições 2012. A determinação foi dada no último dia 17, pela Juíza Eleitoral, Andrea Caminha da Silva, representante da 15ª Zona, localizada em Caiçara, no Brejo da Paraíba.
Com a determinação, também ficou proibido o uso de fogos de artifício por parte dos candidatos, partidos e coligações em Caiçara, Logradouro e Serra da Raiz.
A decisão foi tomada em comum acordo após uma audiência entre a juíza Andrea Caminha, a promotora eleitoral Ana Guarabira e a chefe de cartório, Alessandra Régia e representantes das coligações que participarão do próximo pleito nas cidades.
Leia abaixo a determinação da 15ª Zona:
Assinar:
Postagens (Atom)