PAGINA INICIAL

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Juíza suspende jogo entre Brasil e Inglaterra, domingo, no Maracanã

Erica Ramalho/Governo do Rio de Janeiro
Maracanã - Amistoso entre Brasil e Inglaterra é suspenso
O jogo entre Brasil e Inglaterra, marcado para este domingo (2), às 16h, no Maracanã, foi suspenso pela Justiça do Rio. A juíza da 13ª Vara de Fazenda da Capital, Adriana Costa dos Santos, que responde pelo plantão judiciário neste feriado, concedeu liminar impetrada pelo Ministério Público estadual. Os promotores alegaram "falta de segurança para a realização da partida". Cabe recurso contra a decisão judicial.
Brasil e Inglaterra é considerado um dos eventos-testes do estádio antes da Copa das Confederações, que começa no próximo dia 15 de junho.
A decisão judicial ocorreu a partir de uma ação civil pública do MP que pede a suspensão do jogo para "garantir a segurança" dos torcedores que forem ao estádio. De acordo com o MP é preciso que se comprove que o estádio tem condições de receber pessoas para as partidas de futebol ou eventos que queira sediar.
Documento anexado ao processo relata a existência de pedras, pedaços de calçadas e restos de obras que podem ser utilizados por pessoas em um tumulto ou causar acidentes aos torcedores que forem assistir ao jogo. Em sua decisão, a juíza informa que "até o presente momento não se tem notícia de que as restrições foram sanadas".
A própria magistrada adianta em sua decisão que se for comprovada a existência de segurança e de higiene para a realização da partida, a "liminar perde fundamentação, podendo ser revogada, realizando-se, então, o evento como já noticiado pela mídia".
Outro Lado
O diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, disse que vai recorrer contra a decisão da juíza amanhã pela manhã. Ele afirma que tem todos os laudos necessários para a realização da partida no domingo.
O governo do Rio divulgou nota informando que recorreu da decisão: "Todos os requisitos de segurança para o amistoso Brasil e Inglaterra foram cumpridos e, por uma falha burocrática, o laudo da PM que comprova o cumprimento das regras de segurança no Maracanã não havia sido entregue à Suderj".
Batalha Judicial
No início de abril o Ministério Público estadual entrou com uma ação civil pública na Justiça questionando supostas irregularidades na licitação para a concessão do estádio e conseguiu liminar suspendendo o procedimento. Em 3 de maio a liminar foi cassada.
Seis dias depois o consórcio formado pela Odebrecht (com 90%), IMX (empresa de Eike Batista, com 5%) e AEG (com 5%) foi declarado vencedor da licitação para explorar o estádio por 35 anos. O grupo vencedor ofereceu R$ 5,5 milhões por ano como outorga para exploração do estádio, mais a execução de obras estimadas em R$ 594 milhões.
No dia seguinte, o Ministério Público conseguiu nova liminar, que impedia a assinatura do contrato entre o consórcio e o governo estadual. Em sua decisão, a juíza Gisele de Faria, da 9ª Vara de Fazenda Pública, afirmava que o Estado não poderia conceder a terceiros o direito de exploração do entorno do Maracanã -o edital concede ao vencedor o direito de explorar as áreas onde atualmente existem o estádio de atletismo Célio de Barros e o parque aquático Julio Delamare.
Em 13 de maio, a presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargadora Leila Mariano, cassou, também, essa liminar.

jcnet.com

Brasil cai cinco posições em ranking de competitividade

Para analista, ranking mostra o Brasil pouco comprometido com o investimento em setores como infraestrutura, educação e inovaçãoPara analista, ranking mostra o Brasil pouco comprometido com o investimento em setores como infraestrutura, educação e inovação 


Considerado o mais renomado e abrangente guia sobre competitividade do mercado mundial, o World Competitiveness Yearbook, publicado anualmente desde 1989, avalia as condições de competitividade de 60 países a partir da análise de dados estatísticos nacionais e internacionais e uma ampla pesquisa de opinião realizada junto a executivos. No Brasil, a pesquisa e a coleta de dados são coordenadas e conduzidas pela Fundação Dom Cabral. 
O ranking avalia o desempenho do país em quatro categorias: performance econômica, eficiência do governo, eficiência dos negócios e Infraestrutura. Os dados divulgados este ano mostram que a performance econômica brasileira piorou em termos de investimentos internacionais. Também não houve melhoria no emprego, área em que o desempenho nacional ficou estável na comparação com 2012. Nas demais categorias houve avanços.

Para Carlos Arruda, professor da Fundação Dom Cabral e responsável pela coleta e análise dos dados da pesquisa relacionados ao Brasil, o País esta pagando um preço alto pelo não-crescimento.

“A recuperação do crescimento da economia e da competitividade brasileira vai exigir um compromisso definitivo com a melhoria das condições produtivas, redução dos custos e o melhor desempenho da infraestrutura, além de uma diminuição significativa da carga tributária e uma melhor qualidade nos gastos públicos. O relatório deste ano nos mostra um Brasil pouco comprometido com o investimento em setores críticos como infraestrutura, educação e inovação, bem como com a melhoria da produtividade e da eficiência”, aponta o especialista. 

tribunadonorte

Ranking internacional coloca a UEPB entre as melhores do NE




A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) obteve mais uma importante conquista no que diz respeito à avaliação de qualidade das universidades brasileiras. A UEPB aparece em segundo lugar entre as universidades estaduais do Nordeste no ranking das melhores universidades da América Latina, divulgada esta semana pela QS Quacquarelli Symonds University Rankings, organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e de pós-graduação.

Em nível nacional, a UEPB ocupa a 75ª posição entre todas as universidades brasileiras, incluindo as federais, e no ranking geral aparece entre as 200 universidades melhores pontuadas de toda a América Latina. É a segunda com melhor conceito de excelência avaliada no Nordeste.

O ranking é sustentado por quatro pilares: pesquisa, ensino, empregabilidade e internacionalização, tendo como finalidade reconhecer universidades como instituições diversificadas, oferecendo uma comparação do sucesso global e o ideal de permanecer ou se tornar uma instituição com nível de qualidade mundialmente reconhecido. O ranking da América Latina classificou as 300 melhores instituições da região usando sete indicadores, incluindo pesquisa, empregabilidade do graduado, recursos didáticos e presença na web.

Para o vice-reitor da UEPB, professor Ethan Barbosa, essa boa colocação só traduz o bom momento que a Instituição vive com o crescimento da pesquisa, da extensão e os avanços consideráveis na pós-graduação. Ele comemorou os números e disse que a Universidade continuará investindo alto no sentido de garantir uma educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento da Paraíba. “Os números desse ranking são motivos de orgulho”, frisou.

OPIPOCO
UEPB

Faroeste Caboclo chega aos cinemas de todo o País


Divulgação
'Faroeste Caboclo', que chega hoje aoscinemas pelas mãos do diretor René Sampaio (estreando no comando de um longa-metragem), não é o mesmo da popular canção escrita por Renato Russo. Apesar da música contar com roteiro bem explicado da saga pessoal de João de Santo Cristo (personificado por Fabrício Boliveira), o filme absorve elementos importantes da composição para deixar de lado o faroeste calango e dar atenção para uma história de amor.

O roteiro segue a linha conhecida por qualquer pessoa que já ouviu a música alguma vez na vida. Na década de 1980, João decide reiniciar sua vida na cidade de Brasília. Entre oportunidades que aparecem à sua frente com a ajuda do primo bastardo Pablo (César Troncoso), seu destino cruza o da jovem Maria Lúcia (Ísis Valverde, em seu primeiro trabalho no cinema), por quem se apaixona e que será a responsável pelas reviravoltas a partir de então.

A opção de Sampaio foi a de fazer com que a garota apareça sem muita demora, tendo sua participação consideravelmente aumentada. Mas os dramas sociais vivenciados por João são maiores do que a impossibilidade dos protagonistas ficarem juntos, fazendo com que os encontros amorosos acabem ficando em segundo plano por diversas vezes. Até mesmo as complicações pessoais de Maria Lúcia parecem fracas – ou melhor, pouco trabalhadas no título.

Como não poderia ser diferente em qualquer projeto que se preste a ser chamado de faroeste, o vilão tem lugar de destaque. A atuação um tanto quanto afetada de Felipe Abib no papel do traficante Jeremias ganha destaque. O louco desejo por quilos de cocaína lembra a insanidade de Al Pacino e seu Scarface.

O diretor já afirmou que seu desejo nunca foi criar um videoclipe para a canção título. Por isso, seu filme é um mar repleto de sutilezas que espalham a letra por diversas cenas, seja na falsa 'Bíblia' de Jeremias ou quando Maria Lúcia entrega para João a arma Winchester 22 no derradeiro combate. Nenhuma fala da música é dita pelos personagens e é o tipo de coisa que ocorre em uma adaptação. Quem quiser ver a obra de Renato Russo traduzida de maneira mais literal, é melhor torcer para novo comercial de uma marca de telefonia móvel.
  
dgabc

Facebook lança selo de autenticidade para páginas e perfis

O Facebook agora verifica a autoria de páginas e perfis e dá a eles um selo de verificação semelhante ao do Twitter: um ícone azul que remete à checagem. O sinal aparece à direita do nome do usuário na linha do tempo, em resultados de busca e em vários outros lugares dentro da rede social.
As páginas e perfis verificados pelo Facebook são um recurso voltado para um pequeno grupo de personalidades públicas como artistas, políticos e jornalistas, assim como para marcas e negócios famosos de ampla audiência.
A checagem é feita de forma proativa pelo Facebook. Isto é, não é preciso solicitá-la. Mesmo assim, se for preciso, sempre é possível informar a rede social de que uma página ou um perfil são falsos. Assim, o Facebook encarrega-se de fechá-los. 
noticias.softonic

Banco Central acelera ritmo de alta e fixa taxa de juros em 8% ao ano Mesmo com pequeno crescimento do PIB, aumentos nos juros tem objetivo de impedir alta maior da inflação


Foto: Divulgação
Comitê de Política Monetária do Banco Central fixou juros em 8% ao ano
Comitê de Política Monetária do Banco Central fixou juros em 8% ao ano
O fraco desempenho do PIB, que avançou somente 0,6% no primeiro trimestre deste ano, não impediu o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de acelerar o ritmo de aumento dos juros com o objetivo impedir uma alta maior da inflação - mesmo "freando" mais a economia brasileira.
A autoridade monetária anunciou, na noite desta quarta-feira (29), uma elevação de 0,5 ponto percentual na taxa básica da economia, de 7,5% para 8% ao ano. A decisão da diretoria do BC foi unânime. Em abril, os juros haviam subido menos: 0,25 ponto percentual.
Com isso, o BC confirmou o tom mais duro adotado na semana passada pelo presidente da instituição, Alexandre Tombini, que afirmou que a autoridade monetária está “vigilante” e fará o que for “necessário” para reduzir a inflação.
A expectativa do mercado financeiro nesta terça-feira, um dia antes da reunião, refletida na curva de juros do mercado futuro, era de que o BC promovesse uma elevação justamente de 0,5 ponto nos juros, para 8% ao ano. Após o anúncio do PIB, o mercado ajustou para baixo suas apostas e a curva de juros passou a "embutir" uma alta menor no curto prazo, entre 7,5% e 8% ao ano - mostrando divisão nas apostas das instituições financeiras no mercado futuro.
Esse foi o segundo aumento consecutivo promovido pelo Banco Central na taxa de juros, que atingiu o maior patamar desde maio do ano passado, quando estava em 8,5% ao ano. A expectativa do mercado financeiro é de que a taxa básica da economia brasileira volte a subir no decorrer deste ano, terminando 2013 em 8,25% ao ano.
Após a reunião, o BC divulgou o seguinte comunicado: "Dando prosseguimento ao ajuste da taxa básica de juros, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 8,00% ao ano, sem viés. O Comitê avalia que essa decisão contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que essa tendência persista no próximo ano".
Sistema de metas e objetivo do BC
Pelo sistema de metas que vigora no Brasil, o BC tem de calibrar os juros para atingir as metas pré-estabelecidas, tendo por base o IPCA. Ao subir os juros, o BC atua para controlar a inflação e, ao baixá-los, julga, teoricamente, que a inflação está compatível com a meta. Para 2013 e 2014, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Deste modo, o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.
Entretanto, o próprio Banco Central tem previu, no relatório de inflação divulgado no fim de março, um IPCA próximo de 6% neste ano. Os dados mostram que a instituição manteve a taxa básica de juros inalterada na mínima histórica, em 7,25% ao ano desde outubro do ano passado, elevando-a somente em abril, mesmo com a deterioração do cenário de inflação registrado no primeiro trimestre deste ano.
"No discurso, eles falam em inflação mais baixa a partir do segundo semestre. Antes, diziam que seria abaixo do ano passado [5,84%], mas eles retiraram isso. Eles querem que a inflação desacelere no segundo semestre e assim continue no ano que vem, mas não te dão o nível. É uma convergência [para a meta central de 4,5%] mais gradual do que o mercado gostaria", avaliou Rodrigo Melo, economista da Mauá Investimentos.
Rendimento da poupança
Com o novo aumento dos juros básicos por parte do Banco Central, a rentabilidade da caderneta de poupança também subiu. Pelas regras definidas pelo governo no ano passado, a poupança passou a ser atrelada aos juros básicos da economia, rendendo 70% da aplicação, mais a Taxa Referencial, quando a taxa básica estiver abaixo de 8,5% ao ano. Isso para aplicações feitas de 4 de maio de 2012 em diante.
Com juros em 7,5% ao ano, antes da decisão de hoje, a poupança estava sendo remunerada em 5,25% ao ano mais TR. Com o aumento da taxa básica de juros pelo BC para 8% ao ano, a poupança passou a render 5,6% ao ano, mais TR.
Antes da mudança das regras, em abril do ano passado, a poupança rendia, pelo menos, 6,17% ao ano, mais TR. Na poupança, porém, não é cobrada taxa de administração e nem Imposto de Renda (IR) - ao contrário dos investimentos em fundos. Os recursos podem ser sacados a qualquer momento.
Juros reais
Com o aumento da taxa básica para 7,75% ao ano, o Brasil passou a ter juros reais (após o abatimento da inflação prevista para os próximos 12 meses) de 2,1% ao ano, com alta de 0,5 ponto percentual, segundo levantamento do MoneYou.
Com isso, a taxa brasileira ficou em quarto lugar no ranking mundial de juros reais, abaixo da China, da Rússia e do Chile. A taxa real de juros de 40 países pesquisados pelos economistas está negativa em 0,5% ao ano. 
tribunahoje

Google renova caixa de entrada do Gmail com abas por assunto



O Google anunciou nesta quarta-feira uma renovação na caixa de entrada do Gmail, que agora categoriza automaticamente as mensagens recebidas. A atualização, que serve para a versão web e para os aplicativos de Android (4.0 ou superior) e iOS, separa promoções e mensagens de redes sociais, por exemplo, e criar abas no topo da caixa de entrada para o usuário escolher.
Nova inbox do Gmail vai separar os e-mails automaticamente em categorias diferenciadas pela cor Foto: Divulgação
Nova inbox do Gmail vai separar os e-mails automaticamente em categorias diferenciadas pela cor
Foto: Divulgação
"Sua inbox fica organizada de modo que você pode ver rapidamente o que há de novo, e decidir quais e-mails quer ler em que momento", descreve o gigante de buscas no post de blog que anuncia a nova caixa de entrada. Ao todo, há quatro filtros disponíveis - além dos já citados Redes Sociais e Promoções, há a opção Updates, para recibos, itinerários e atualizações; e Prioridade, para mensagens importantes. O usuário escolhe quais abas habilitar, de todas a nenhuma.
As configurações ainda podem ser feitas manualmente, indicando ao Gmail quais remetentes serão classificados sempre em uma determinada aba. Também é possível marcar com estrela as mensagens que devem aparecer na caixa principal (Prioridade), e ainda clicar e arrastar os e-mails entre as abas.
​O Google diz que a novidade vai chegar "nas próximas semanas", paulatinamente, e que usuários do desktop devem procurar a opção no ícone do menu e na opção Configurações - onde devem selecionar "Configurar inbox".

Gmail completa 9 anos: reveja a evolução do e-mail do Google
Terra
   


CBF recorre à Fifa para liberar dupla

  Dante comemora o título da Liga dos Campeões pelo BayernDante comemora o título da Liga dos Campeões pelo Bayern Bayern de Munique espera contar com Dante e Luiz Gustavo para a final da Copa da Alemanha, no sábado
A CBF recorreu à Fifa para garantir a apresentação dos jogadores do Bayern de Munique Dante e Luiz Gustavo à seleção brasileira até sábado, dia da final da Copa da Alemanha em que o clube bávaro espera contar com os brasileiros.
Os jogadores da seleção se apresentaram ao técnico Luiz Felipe Scolari na noite de terça-feira para iniciar os preparativos visando a Copa das Confederações de junho. No entanto, o zagueiro Dante e o volante Luiz Gustavo não foram autorizados pelo Bayern a vir ao Brasil, o que forçou a CBF a recorrer à Fifa.
Segundo a comissão técnica da CBF, a Fifa deu parecer favorável ao Brasil e estabeleceu prazo até 16h de sábado para a apresentação dos atletas. Caso eles não sejam liberados pelo clube, não poderão atuar na final da Copa da Alemanha e, em uma situação mais extrema, o Bayern seria declarado derrotado pelo Stuttgart independentemente do resultado do jogo, de acordo com a CBF.
"A Fifa deu parecer final e a data limite é 1o de junho até 16h, e se usarem (os jogadores na final) podem perder pontos, e até eventualmente o título", disse o coordenador técnico da seleção, Carlos Alberto Parreira, em entrevista coletiva nesta quarta-feira.
Os clubes precisam liberar seus atletas 14 dias antes da Copa das Confederações, que começa dia 15 de junho.
A possibilidade de corte dos atletas, por ora, não está sendo cogitada, disse Parreira. "Não vamos tomar nenhum posicionamento até que o fato ocorra... esperamos que eles se apresentem na sexta-feira".
Parreira revelou que tem mantido contato diário com os jogadores e acha que eles deveriam interferir na liberação. Ele lembrou que jogadores como Oscar e David Luiz, do Chelsea, e, Marcelo, do Real Madrid, pressionaram seus clubes para serem liberados com antecedência para o amistoso de domingo com a Inglaterra.
"Felipão até agradeceu os jogadores que se esforçaram para se apresentar 4 dias antes", disse Parreira.
Além dos jogadores do Bayern, os atletas de Fluminense e Atlético-MG só vão se apresentar até o fim da semana, devido a compromissos pela Copa Libertadores. Esses atletas, no entanto, receberam autorização prévia da CBF.
NEYMAR
Parreira também confirmou que o atacante Neymar vai viajar à Espanha após o jogo com a Inglaterra para ser apresentado oficialmente no Barcelona. A logística prevê a volta do jogador na terça-feira diretamente para Goiânia, onde a seleção estará concentrada para o jogo do dia 9 contra a França, em Porto Alegre.
"Aí termina o problema Neymar/Barcelona e o foco passa a ser a Copa das Confederações e seleção brasileira. Há muito tempo o Brasil não tem um jogador para fora com tanta repercussão, e achamos importante liberar para depois concentrar na seleção", disse.
 diariosp