PAGINA INICIAL

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Respondam com sinceridade: o que vocês fazem quando isso acontece?

acabou papel higienico
NOZES NA FRITA

Nova rã que se camufla em cachoeira é descoberta no Rio de Janeiro Em cima de rocha, anfíbio fica quase invisível; veja na foto. Espécie nova é do tamanho de unha do polegar, diz professor da UFRRJ.



Rafael Sampaio
Do Globo Natureza, em São Paulo
12 comentários
Rã encontrada em parque estadual do Rio de Janeiro se "disfarça" em pedras de cachoeira (Foto: Hélio Ricardo da Silva/UFRRJ/Divulgação)Rã recém-descoberta se "disfarça" em pedras de cachoeira (Foto: Hélio Ricardo da Silva/UFRRJ/Divulgação)
Uma nova espécie de rã até então desconhecida pela ciência foi descoberta por pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Com 3 centímetros de tamanho, pouco maior que a unha de um polegar, segundo o professor da UFRRJ Hélio Ricardo da Silva, o anfíbio do gênero Cycloramphus foi localizado no parque Cunhambebe, na Região Metropolitana do Rio.
Uma das principais características do animal recém-descoberto é se camuflar no ambiente em que vive, diz o professor, em entrevista exclusiva ao G1. É possível que a rã tenha capacidade de mudar de cor, ainda que de forma limitada, afirma Silva. "Ela imita a cor da rocha. Isso facilitaria o processo de disfarce. Mas ainda não temos certeza se a rã tem esta capacidade ou não", ressalta.
O nome da nova espécie vai ser definido levando em conta a ideia de camuflagem, diz o docente da UFRRJ, um dos responsáveis pela descoberta. "Não podemos divulgar ainda o nome científico, por questões técnicas." Ele aponta que a descrição do animal deve ser publicada na revista científica internacional "Zootaxa" até o final de agosto.
O periódico aceitou a publicação e agora a pesquisa está pronta, provavelmente "aguardando uma fila" para sair na "Zootaxa", segundo Silva.
Cachoeira
De hábitos noturnos, a rã vive em fendas nas paredes verticais da cachoeira Itingussú, dentro do parque, na região da cidade de Itaguaí. Ela é natural de região de Mata Atlântica, segundo o professor da UFRRJ. "Há áreas de respingo [na queda] em que a rã vive. Ela é toda ligada à cachoeira. Os filhotes, em vez de nadarem dentro da água, andam no filme d'água da [parede da] cachoeira", ressalta.
O animal é frágil e habita uma área muito específica, na parte alta da queda d'água. A parte baixa foi represada há tempos para que o recurso natural fosse usado pela população de Itaguaí, diz Silva. "Esta espécie deveria ocorrer no rio todo, mas do ponto em que fizeram a represa para baixo ela não existe mais", pondera.
Se desmatassem o entorno da cachoeira, as rãs descobertas talvez não sobrevivessem, reflete o professor. "Na área identificada, o animal é abundante. Então não dá para dizer que é uma espécie em extinção. Estamos avaliando a biologia dela ainda, as características."
Há diferenças morfológicas "bastante significativas" com relação a outras rãs, de acordo com Silva. Alguns destes anfíbios têm pés como nadadeiras, o que não ocorre na nova espécie. Também não há uma glândula comum nas rãs, situada entre a coxa e a cintura do animal.
Por acaso
A espécie está sendo descrita em coautoria com a pesquisadora em biologia animal Daiane Ouvernay, também da UFRRJ, afirma o professor. Ele relata que a descoberta ocorreu "por acaso", quando o grupo buscava anfíbios em bromélias.
"Estávamos fazendo um inventário de fauna geral, colecionando répteis e anfíbios. Num primeiro momento, a gente nem sabia que era uma espécie nova", diz Silva, referindo-se à pesquisa do grupo. Ele ressalta que a espécie não é venenosa.
A descoberta ajuda a entender melhor o quebra-cabeça evolutivo, na opinião de Silva. "Do ponto de vista da biologia, nós nos preocupamos em entender a história das espécies do planeta", pondera.
Rã "invisível" é natural da Mata Atlântica e foi encontrada no Parque do Canhambebe, na região metropolitana do Rio (Foto: Hélio Ricardo da Silva/UFRRJ/Divulgação)Rã "invisível" foi encontrada no Parque Estadual do Cunhambebe, na região metropolitana do Rio (Foto: Hélio Ricardo da Silva/UFRRJ/Divulgação) GLOBO.COM

Novo vírus de gripe mata focas bebês e pode ameaçar humanos



Novo vírus de gripe mata focas bebês e pode ameaçar humanos
Um novo tipo de gripe das aves está causando uma epidemia mortal de pneumonia em focas bebês na costa nordeste dos Estados Unidos, e pode representar um risco para humanos, segundo uma pesquisa americana publicada esta terça-feira. A nova cepa recebeu o nome de avian H3N8 e é apontada como responsável pelas mortes de 162 focas ao longo da costa americana no ano passado, reportou o estudo publicado no periódico mBio, da American Society for Microbiology.

A maior parte das focas mortas eram menores de seis meses. Embora não tenha havido registro de casos humanos, cientistas da Universidade de Columbia, em Nova York, pediram cautela, em vista do histórico da gripe das aves e sua habilidade em evoluir para formas capazes de infectar pessoas, como o H5N1.

"Nossas descobertas reforçam a importância de vigiar a vida selvagem na previsão e prevenção de pandemias", disse W. Ian Lipkin, professor de epidemiologia da Escola de Saúde Pública Mailman, da Universidade de Columbia."HIV/Aids, Sars, (vírus do) oeste do Nilo e influenza são exemplos de doenças infecciosas emergentes que se originaram em animais", acrescentou Lipkin.

"Qualquer surto da doença em animais domésticos ou selvagens, embora represente uma ameaça imediata à preservação da vida selvagem, também deve ser considerado potencialmente perigoso para os humanos", prosseguiu.

Os cientistas decodificaram o DNA da nova cepa e descobriram que ela se originou de um vírus da gripe das aves que circula entre aves aquáticas da América do Norte desde 2002. Com o passar do tempo, o vírus desenvolveu a habilidade de infectar mamíferos, acoplando-se a receptores de seu trato respiratório. 
folhadosertao.com

Outlook.com: como criar uma conta de email Aprenda a fazer parte do mais novo serviço de emails da Microsoft. Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/como-fazer/27708-outlook-com-como-criar-uma-conta-de-email.htm#ixzz22Ox8Czrq


 (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
A chegada do novo Outlook pegou muitos de surpresa: o serviço, que veio com o objetivo de voltar a competir com o Gmail, substituiu por completo o Hotmail. Se você está curioso para testar o serviço e descobrir se ele vale a pena, siga este tutorial do Tecmundo.
Importante: se você já possui um cadastro nos serviços do Hotmail, SkyDrive, Xbox LIVE ou até mesmo tem um Windows Phone, não há necessidade de usar este tutorial. Basta fazer o login no Outlook usando uma das contas mencionadas acima.

Como fazer

Depois de acessar a página inicial do Outlook.com, você deve, primeiro, entrar na área de cadastros. Isso pode ser feito tanto pressionando o botão “Inscreva-se” logo abaixo da imagem quanto clicando na opção “Inscreva-se já”.
 (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Na próxima área, não há segredo algum: faça o cadastro preenchendo as informações pedidas em cada um dos campos. Caso tenha alguma dúvida sobre algum desses campos, selecione-o com o mouse e aguarde alguns instantes para que um quadro contendo explicações (1) seja exibido logo ao lado.
 (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Vale avisar que, caso você queira aumentar o nível de segurança na redefinição de senha, é possível clicar na opção “Ou escolha uma pergunta de segurança”. Aqui, é só escolher uma das questões disponíveis na lista e inserir uma resposta; assim, o Outlook só vai permitir o pedido de uma nova senha caso a pessoa responda a pergunta corretamente.
 (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Além disso, lembre-se de completar o campo de verificação corretamente, preenchendo as letras mostradas na imagem logo acima do campo. Caso o texto esteja difícil de ler, você pode clicar no botão “Novo” (1) para recarregar um novo conjunto de caracteres; já para o caso de um deficiente visual, escolha a opção “Áudio” (2) para baixar um arquivo de áudio que substitui o uso da imagem.
 (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Por fim, tudo que resta a ser feito é clicar no botão “Aceitar”. Se todos os campos estiverem corretamente preenchidos, sua conta vai ser criada e você vai poder começar a usá-la imediatamente.

tecmundo.com

STF começa a julgar nesta quinta os 38 réus do mensalão


Image
Às 14h desta quinta-feira (2), ao colocar em pauta a ação penal 470, mais conhecida como o processo do mensalão, o Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar o caso considerado de maior relevância em seus 183 anos de história. A previsão é de que a análise avance pelo mês de setembro.

A amplitude do caso, que colocou no banco dos réus políticos, empresários e servidores, se reflete nos números superlativos do processo: 38 acusados, 50.389 páginas, 234 volumes, 500 apensos (documentos que foram juntados à ação ao longo do tempo) e mais de 600 testemunhas.

Cinco anos após aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), a Suprema Corte iniciará o julgamento do mensalão com incertezas em torno do número de magistrados que irá apreciar se condena ou absolve os envolvidos no suposto esquema de compra de votos no Congresso entre 2003 e 2004, início do mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A primeira dúvida é sobre a presença do ministro Antonio Dias Toffoli no julgamento. Por causa da proximidade ou ligação indireta no passado com alguns réus, cogitou-se a possibilidade de que se declarasse impedido. O ministro só deve confirmar se atuará no julgamento na hora da sessão.

Ex-advogado-geral da União durante o governo Lula (2003-2010), o magistrado trabalhava como assessor jurídico da Casa Civil à época em que teria ocorrido o esquema. Toffoli também advogou por muitos anos para o PT e também para o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, um dos réus da ação penal.

Além disso, a atual companheira do ministro, a advogada Roberta Maria Rangel, defendeu outros suspeitos de terem se beneficiado do mensalão, como os deputados petistas Paulo Rocha (PA) e Professor Luizinho (SP).

Na segunda (30), indagado se a atuação de Toffoli na análise das questões de ordem do mensalão sinalizaria que ele vai participar do julgamento, o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, afirmou que, "sem dúvida", indicaria que o colega estaria entre os juízes que irão apreciar as denúncias contra os 38 réus.

Se Toffoli avaliar que não há impedimentos para julgar o processo, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, poderá pedir a suspeição do ministro tão logo comece a sessão desta quinta. Gurgel afirmou nesta quarta (1), véspera do início do julgamento, que ainda avalia se tomará providências.

Outra dúvida que inquieta a Corte é a presença do ministro Cezar Peluso na segunda fase do julgamento, quando os magistrados irão proferir seus votos. A quatro semanas de completar 70 anos, idade-limite para os ministros do STF se aposentarem, Peluso pode ser obrigado a se afastar do tribunal antes de votar. Segundo a liturgia do tribunal, ele seria o sétimo a se manifestar.

Há, no entanto, a expectativa de que Peluso solicite para antecipar seu voto para depois do revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowski, o segundo na ordem de votação. A alteração no rito garantiria que ele manifestasse sua posição antes de seu aniversário, em 3 de setembro, quando será aposentado compulsoriamente. 
CARIRI LIGADO

Polêmica: mais veículos da mídia nacional divulgam post de assessor de RC sobre mensalão na PB

Não foi só a Revista Epoca que ficou atenta às postagens do cerimonialista do Governo Ricardo Coutinho sobre a existência de um suposto mensalão na Assembleia Legislativa da Paraíba, em que os deputados cobrariam a quantia de 10% para aprovarem as matérias enviadas à Casa pelo Governo do Estado.

Blog do Jornalista Claudio Humberto também fez questão de repercutir as postagens. Na ocasião, o blogueiro diz que o cerimonialista do Governo local denuncia a existência de um mensalão na Paraíba e ainda destaca que o episódio é “caso de polícia mesmo’.

Veja a postagem de Claudio Humberto

Assessor do governador da Paraíba denuncia mensalão em seu twitter



O assessor do governador da Paraíba Ricardo Coutinho, Ulisses Aparecido Barbosa, afirmou nesta quarta-feira (1º), em seu twitter, que os deputados estaduais estão cobrando 10% para votar matérias do Governo. 

Ao responder um usuário que disse esperar que o Plenário acompanhe o pensamento das ações que trazem benefícios para a sociedade, Barbosa respondeu: “É ruim viu, só se rolar os 10% para que esses encostos pensem no interesse público”. “Acho que esta é, sem dúvida, a legislatura mais cheia de bandidos que já vi. 

Caso de polícia mesmo. Essa gente, além de tudo, é golpista”, completou o assessor. Ulisses Barbosa é casado com a secretária de Comunicação do Estado, Tatiana Domiciano, e em 2011 foi nomeado Mestre de Cerimônia do Palácio do Governo da Paraíba. 


PB AGORA

1,5 milhão de pessoas usa maconha no Brasil Segundo estudo, 37% das 3,4 milhões de pessoas que afirmaram ter consumido a droga no ano passado são dependente


Internet
Imagem ilustrativa
Cerca de 1,5 milhão de brasileiros são dependentes de maconha. É o que aponta um estudo nacional divulgado ontem por pesquisadores do Instituto Nacional de Política de Drogas e Álcool e a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). 

A pesquisa foi feita com 4.607 entrevistados em 149 cidades de todos os Estados brasileiros. A coleta dos dados durou dois meses. 

Segundo o levantamento, 37% das 3,4 milhões de pessoas que afirmaram ter consumido a droga no ano passado são dependentes da maconha. Para se chegar a esse número, os pesquisadores analisaram alguns dados que, conforme eles, levam à dependência como, ansiedade e preocupação do usuário por não ter a droga, sensação de perda de controle sobre o uso, preocupação com o próprio uso, tentativas de parar e a dificuldade em ficar sem consumir a maconha. O diretor do instituto que produziu o levantamento, o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, diz que se surpreendeu com o número de dependentes da droga. 

“Se tivesse que chutar um número, pela minha experiência na área, diria que o número de dependentes era de 20%. Esses 37% nos chamaram a atenção e mostram quais políticas públicas deveremos adotar para controlar o problema”, afirmou. 
PORTAL CORREIO