PAGINA INICIAL

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Supremo começa nesta quarta a julgar Dirceu e ex-dirigentes do PT Relator do mensalão, Joaquim Barbosa, será o primeiro a apresentar voto. Dez réus são acusados de corromper deputados em troca de apoio político.



Fabiano Costa, Mariana Oliveira e Nathalia Passarinho
Do G1, em Brasília
133 comentários
O relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, começa nesta quarta-feira (3) a leitura do voto em que dirá se condena ou absolve dez acusados de corromper parlamentares de partidos da base aliada em troca de apoio político ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Entre os acusados, estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente do partido José Genoino. Também são acusados o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto e Marcos Valério, além de ex-sócios e ex-funcionários das agências de publicidade dele.
A expectativa é de que Barbosa demore uma sessão e meia para votar. Ele será seguido pelo revisor, ministro Ricardo Lewandowski, que, se houver tempo, pode começar a votar nesta quinta (4) e concluir somente na semana que vem. Os demais oito ministros do Supremo devem julgar os dez réus somente na próxima semana.
Os ministros da corte vão decidir sobre a acusação de corrupção ativa (oferecer vantagem indevida), depois de terem definido, em sessões anteriores, que dez réus do processo, entre eles ex-parlamentares e assessores do extinto (PL), PP, PTB e PMDB, são culpados de corrupção passiva (receber vantagem indevida). Para alguns advogados de réus do processo, no caso em questão, não há como alguém ter sido corrompido sem existir um corruptor.
Segundo a denúncia, os três ligados à cúpula do PT atuaram na distribuição de dinheiro a parlamentares por meio de Marcos Valério com a finalidade de "angariar ilicitamente o apoio de outros partidos políticos para formar a base de sustentação do governo federal". Anderson Adauto teria, segundo a Procuradoria, negociado o apoio político de parlamentares do PTB.
CondenaçõesAo todo, 22 dos 37 réus do processo do mensalão já sofreram condenações na análise de quatro tópicos da denúncia: desvio de recursos públicos, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e corrupção entre partidos da base.
Até agora, foram inocentados quatro réus: o ex-ministro Luiz Gushiken, o ex-assessor do extinto PL Antônio Lamas, ambos a pedido do Ministério Público, além da ex-funcionária de Valério Geiza Dias e da ex-diretora do Banco Rural Ayanna Tenório, que ainda serão julgadas por outros crimes.
As penas (de prisão ou prestação de serviços, por exemplo) para cada um dos réus condenados só serão definidas ao final. A expectativa é que o julgamento termine, pelo menos, até o fim de outubro. As penas só serão discutidas após a conclusão do julgamento. Até a promulgação do resultado os ministros podem mudar o voto, embora isso seja improvável.
Posicionamento dos ministros
Durante as argumentações,  na última segunda (1), ministros da corte disseram que ficou comprovado o esquema de venda de apoio no Congresso Nacional.
Para o presidente do Supremo, Carlos Ayres Britto, os autos comprovam as acusações da Procuradoria Geral da República de que existiu esquema de compra de votos. “Efetivamente os autos dão a mais exuberante conta do que os fatos referidos pelo PGR até essa fase do julgamento se encontram provados em suas linhas gerais.” Outros ministros também abordaram a questão.
Lewandowski destacou nesta terça (2), contudo, que não chegou a entrar no mérito da venda de votos pelos parlamentares.
"Eu me pronunciei o seguinte: Que basta, pela jurisprudência da corte atual, basta recebimento de vantagem indevida de maneira a caracterizar a corrupção passiva. Não tive que entrar no mérito do destino dessa verba. Até porque viram que há várias indicações, caixa dois, bolso de alguns corrompidos, foi inclusive para uma determinada senhora, de maneira que o destino foi variado desse dinheiro. Eu não precisei me manifestar quanto ao destino do dinheiro para concluir pela corrupção passiva", afirmou Lewandowski.
Nesta segunda foi registrado também o primeiro empate do julgamento do processo do mensalão. O ex-deputado federal do PMDB José Borba obteve cinco votos pela condenação e cinco pela absolvição.
O presidente da corte, ministro Carlos Ayres Britto, informou que a questão será decidida ao final do julgamento dos 37 acusados na ação penal. Os ministros da corte divergem sobre o critério que deve ser adotado
globo.com

Brasil cai para 14ª posição no ranking da Fifa; a pior em 19 anos


Seleção
Apesar das vitórias sobre África do Sul, China e Argentina no mês passado, a equipe de Mano Menezes caiu de 12ª para 14ª na lista
A FIFA divulgou a edição de outubro do Ranking Mundial de Seleções de Futebol. O Brasil aparece com 1001 pontos na 14ª posição, duas abaixo da listagem do mês anterior. É a pior posição do país desde 1993, quando oranking foi criado.
A lista levou em conta as 136 partidas disputadas em setembro. Dessas, 76 foram válidas pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. O Brasil não disputa as eliminatórias. No período, a seleção pontuou pela vitória em  três jogos: os amistosos contra a África do Sul (1 a 0) e a China (8 a 0), além da primeira partida do Superclássico das Américas, contra a Argentina (2 a 1).
A líder ainda é a Espanha, com 1611 pontos, seguida pela Alemanha, que soma 1459. Portugal subiu uma posição e ocupa o terceiro lugar (1259). Na sequência vem a Argentina, que saltou três posições e agora está em quarto lugar (1208). Outro destaque do ranking é a Colômbia: a seleção sul-americana avançou 13 posições e está em nono, com 1102 pontos. É a primeira vez que a Colômbia aparece no grupo dos dez primeiros desde julho de 2002.
A próxima atualização do ranking será divulgada no dia 7 de novembro.
Confira os 20 primeiros:
1 – Espanha, 1611 pontos
2- Alemanha, 1459
3- Portugal, 1259
4- Argentina, 1208
5- Inglaterra, 1196
6- Holanda, 1141
7- Uruguai, 1140
8- Itália, 1106
9- Colômbia, 1102
10- Grécia, 1029
11- Croácia, 1023
12- Rússia, 1014
13- França, 1011
14- Brasil, 1001
15- Suiça, 983
16- Costa do Marfim, 951
17- Chile, 948
18- Dinamarca, 944
19- México, 925
20 – Equador, 902 

correiodobrasil.com

Os planos de saúde com mais reclamações na ANS 10 das 38 operadoras que tiveram a venda de planos suspensos pela ANS figuram na lista das empresas mais reclamadas no órgão nos seis meses terminados em agosto


Brian Hoskins/SXC
Pílulas
Pelo site da ANS é possível pesquisar sobre a qualidade dos planos de saúde
São Paulo – A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou, na última terça-feira, uma lista de 301 planos de saúde, de 38 operadoras, que tiveram as vendas suspensas em razão de descumprimento de prazos estabelecidos para atendimento médico, realização de exames e internações. De todas essas empresas, dez estão na lista das 20 operadoras de grande porte com maior índice de reclamações na ANS em agosto (data do último dado).
Algumas dessas operadoras suspensas e presentes na lista das mais reclamadas da ANS também estiveram entre as mais reclamadas do Procon-SP no primeiro semestre do ano. A venda dos planos ficará suspensa a partir da próxima sexta-feira, dia 5, até que as empresas se adequem à Resolução 259, que determina prazos máximos para a marcação de consultas, exames e cirurgias (veja a lista completa dos planos de saúde com venda proibida).
Ao buscar um plano de saúde, além de checar a lista dos planos suspensos, o consumidor pode ainda buscar outras informações no site da ANS, no caminho Planos de Saúde e Operadoras>Informações e Avaliações das Operadoras, localizado no menu superior da página principal.
Ali se encontram as seções “Consultar dados”, que permitem consultar as operadoras com registro ativo, “Programa de Qualificação de Operadoras”, em que é possível consultar o índice de qualidade de cada operadora (IDSS) segundo avaliação da própria ANS, “Índice de Reclamações”, onde se encontra a lista completa de operadoras mais reclamadas, e “Acreditação de Operadoras”, onde é possível consultar quais operadoras já receberam certificações de entidades acreditadoras de instituições ligadas à saúde.
O IDSS está bastante defasado, pois o último dado data de 2010. O próximo índice, diz a ANS, deve sair ainda em outubro ou em novembro. Mas todos os meses a ANS libera o índice de reclamações das operadoras com mais queixas no último mês e no período dos últimos 24 meses. O índice considera o porte e o número de beneficiários de cada operadora, constituindo-se no número médio de reclamações nos seis meses anteriores para cada 10.000 beneficiários. Para isso, divide-se o número de reclamações dos últimos seis meses pelo número de beneficiários do mesmo período, e multiplica-se o resultado por 10.000. 
 exame.abril.com

Pedreiro Encontra Pasta com mais de R$ 50 mil e Devolve aos donos em Goiás


Um pedreiro encontrou na rua uma pasta com mais de R$ 50 mil em dinheiro e cheques pré-datados na sexta-feira (28), no município de Catalão, sudoeste de Goiás. 

Wellington Rodrigues Barbosa conta à reportagem da TV Anhanguera que avistou o material quando passava com a filha perto de uma escola particular. Ao perceber do que se tratava, ele começou a procurar os donos para devolver a quantia em emissoras de rádio e comércios da região.

“Eu estava vindo com a minha filha do serviço dela, indo para casa, e, ao passar na porta do colégio, tinha uma bolsa no chão. Aí, quando chegamos à nossa casa, a minha filha abriu a bolsa, e viu que era uma quantia bem grande em dinheiro”, relata o pedreiro.

Wellington afirma que não quis ficar com o dinheiro e foi tentar descobrir a quem a pasta pertencia. “Fomos a duas rádios, não tinha anúncio de perda, fomos a um estabelecimento comercial da cidade e eles disseram que não era deles. Quando eu voltei, o meu filho falou que já tinha conseguido localizar quem era o pessoal dono do dinheiro”, conta o trabalhador.

Extravio

Segundo o diretor-administrativo de uma escola particular, Adair Silva Rosa, a pasta pertence à unidade de ensino na qual trabalha. Ele contou que a perdeu quando saiu do estabelecimento carregando vários volumes. 

Na pasta extraviada estava a movimentação financeira da escola em que trabalha. A quantia que estava dentro da pasta estava sendo levada para um cofre e seria usada no pagamento de despesas e investimentos no colégio.

“Eu fiquei muito desesperado. Chamei um carro de som e mandei anunciar durante uns 30 minutos nas imediações que foi perdida uma pasta vermelha contendo vários documentos e alguma quantia em dinheiro e cheques”, contou Adair.

O diretor-administrativo da escola, Adair Silva Rosa, e o diretor pedagógico, Cesomar Costa de Almeida, fizeram questão de ir a casa do pedreiro para agradecer. “É um gesto digno, de muita honestidade, de muito elogio”, destaca Adair.

Para os sócios do colégio, gestos como o de Wellington merecem ser reconhecidos. “Isso aí vai servir como lição para muitas pessoas, de que a honestidade vale a pena”, diz Cesomar.

Consciência

Já Wellington diz se sentir tranquilo por ter feito a coisa certa. “Para falar a verdade, esse dinheiro era o dinheiro que eu precisava no momento, mas a honestidade fala mais alto nestas horas. Não adiantava socorrer minha família e a minha consciência ficar pesada”, pondera.

O pedreiro contou que precisaria de dois anos de trabalho para ganhar uma quantia próxima da que encontrou. De acordo com os diretores da escola, como recompensa, eles darão uma bolsa de estudos ao filho de 13 anos de Wellington, que passará a estudar de graça na instituição a partir do próximo ano.

Revista do Cariri
G1 Notícias

Anatel quer reduzir preço de ligações


Anatel quer reduzir preço de ligações

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer reduzir as tarifas de ligações entre operadoras de celular diferentes, com novas mudanças na chamada tarifa de "interconexão", segundo afirma nesta quarta-feira o jornal Folha de S.Paulo. O objetivo é baratear o custos ao consumidor e aumentar a concorrência entre as empresas.

Existem propostas para até acabar com a cobrança da tarifa, ou então estabelecer uma porcentagem de pelo menos 60% de ligações livres da cobrança, de acordo com a publicação. A medida pode reduzir a lucratividade das operadoras e eliminar uma ferramenta de fidelização dos clientes - cerca de 80% das ligações de celular são feitas para clientes da mesma companhia. No início do ano, a Anatel já havia estabelecido uma redução gradual da tarifa de interconexão, que deve cair para R$ 0,31 em 2014.



Terra/pb agora

Candidato a prefeito é detido com R$ 14 mil e lista de 'eleitores' no Sertão da Paraíba Os candidatos foram encaminhados para a Delegacia de Sousa. Em depoimento, Girleno Pereira disse que o valor seria para pagamento de combustíveis utilizados pela sua empresa


Foto: Folha do Sertão 123
Os objetos foram encontrados dentro de um carro
Um candidato a prefeito na cidade de Santa Cruz ( localizada no Sertão da Paraíba, a 455 quilômetros de João Pessoa) foi detido após ser flagrado com mais de R$ 14 mil (em espécie), notas fiscais e listas contendo nomes de eleitores. O flagrante ocorreu na noite desta terça-feira (2), durante uma operação do Batalhão de Operações Policiais Especiais de Patos. Girleno Pereira da Silva e seu vice Francisco Alves da Silva já foram liberados.
De acordo com informações do cabo Adair Cavalcante, do 14º BPM de Sousa, os policiais militares estavam realizando rondas pela região quando perceberam um veículo estacionado as margens da rodovia estadual que liga as cidades de Aparecida e São Francisco, vizinhas de Santa Cruz. 
portal correio
Durante abordagem, segundo Luiz Claudio, delegado plantonista de Sousa, os policiais encontraram dentro de veículo dos políticos cerca de R$ 14,3 em espécie, diversas notas fiscais de um posto de gasolina da região e uma lista contendo nomes de moradores de um distrito da cidade. Estava escrito em uma das frases encontradas no documento: “casa para cuidar no dia”.
"Os suspeitos estavam em atitude estranha. Os candidatos foram abordados em um local escuro, e o carro estava com as luzes apagadas. Numa das listas encontradas no veículo, tinha diversos nomes de pessoas e, ao lado, os valores correspondentes. ", comentou o delegado.  
Os candidatos foram encaminhados para a Delegacia de Sousa. Em depoimento, Girleno Pereira disse que o valor seria para pagamento de combustíveis utilizados pela sua empresa. Os políticos prestaram depoimento e liberados.
 " Vou encaminhar o caso a Justiça Eleitoral de Sousa na manhã de hoje ( quarta) para o promotor analisar se houve crime eleitoral. Porém, as evidências para o delito são grandes", revelou o delegado Luiz Claudio.
O município de Santa Cruz possui uma população de 6.471 habitantes, segundo o IBGE. Está localizado na região Oeste da Paraíba e, segundo o TRE-PB, tem 5.351 eleitores.