PAGINA INICIAL

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Eficácia do exame preventivo de câncer de próstata é questionada por especialista Em entrevista, o epidemiologista brasileiro Eduardo Franco também critica o Ministério da Saúde por não adotar a vacinação gratuita contra o HPV: "está ficando vergonhoso demais" e diz que o Papanicolau pode ser superado


No início de maio, o Instituto Lado a Lado pela Vida promoveu ação na Praça da Sé para chamar a atenção da população sobre a importância do exame preventivo do câncer de próstata, que atinge mais de 60 mil homens todos os anos no Brasil (Marcelo Camargo/ABr)
No início de maio, o Instituto Lado a Lado pela Vida promoveu ação na Praça da Sé para chamar a atenção da população sobre a importância do exame preventivo do câncer de próstata, que atinge mais de 60 mil homens todos os anos no Brasil
“Ciência é debate”. A frase é do epidemiologista brasileiro Eduardo Franco para rebater uma expectativa frequente de que o conhecimento científico apresente certezas e respostas definitivas. Ele é um dos nomes mais esperados para o Next Frontiers to Cure Cancer - Próximas Fronteiras para Cura do Câncer -, um congresso organizado pelo centro de tratamento A.C.Camargo, em São Paulo, entre os dias 13 e 15 de junho. A palestra do especialista que dirige a Divisão de Epidemiologia do Câncer do Canadá e chefia o Departamento de Oncologia da McGillUniversity acontece nesta sexta. Para ele, consenso na ciência é um paradoxo. “É o debate que move a ciência adiante”, reforça.

Ele já coordenou o Setor de Epidemiologia do Instituto Ludwig em São Paulo e fala com segurança sobre a realidade do Brasil em relação à pesquisa científica e adoção de programas de prevenção de câncer. No currículo de Franco está também passagens pelo Centro de Controle de Doenças (CDC), em Atlanta; pela Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (IARC), em Lyon, e pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (NCI).

'A prevenção não é mais recomendada como prática de saúde pública', afirma o epidemiologista Eduardo Franco sobre o câncer de próstata (McGil/lDivulgação)
"A prevenção não é mais recomendada como prática de saúde pública", afirma o epidemiologista Eduardo Franco sobre o câncer de próstata
De Montreal, o especialista conversou com o Saúde Plena e não se furtou em criticar alguns protocolos adotados por aqui. Entre suas declarações mais contundentes está sua visão sobre o exame preventivo contra o câncer de próstata. “A prevenção não é mais recomendada como prática de saúde pública”. Franco se refere ao teste de PSA - um exame de sangue para detecção precoce desse tipo de câncer - e ao exame de toque. “Não divulgamos mais o mantra da detecção precoce”, reforça. Segundo ele, é controverso se essa descoberta é boa, já que o câncer de próstata é um tipo que evolui muito vagarosamente. “Para alguém que tem sintoma a gente faz o exame”, fala. Ele ressalta, entretanto, que para a situação particular de um homem e seu médico cujo intuito é se investigar os sintomas, então o preventivo é usado e é muito útil. “O que mudou é a crença de que todos os homens além dos 50 devem ter seu PSA feito todos os anos”, afirma. 

Ele também diz que o risco do tratamento em casos de detecção precoce pode afetar a qualidade de vida do homem - incontinência urinária e dificuldade de ereção - até o risco de morte que toda intervenção cirúrgica tem. 

No caso da constatação de uma lesão, ele é favorável ao tratamento expectante - acompanhar, ao invés de tratar - porque não necessariamente o câncer vai progredir. Ele diz que o risco das consequências negativas se sobrepõe aos benefícios de uma intervenção precoce e que recomenda menos ênfase à ação preventiva. 

Curta a fan page do Saúde Plena e fique por dentro das últimas notícias

Cirurgião oncologista, diretor de Cirurgia Pélvica e vice-presidente do A.C.Camargo Cancer Center, Ademar Lopes diz que, do ponto de vista médico, não concorda com Eduardo Franco. O oncologista faz questão de ressaltar que homens que estão no grupo de risco – idade, casos na família, e pessoas da raça negra - devem iniciar o preventivo mais cedo, aos 40 anos. “No caso de homens com mais de 70 anos e que não têm sintoma, aí não tem sentido fazer PSA e toque retal. Por ser uma doença de evolução lenta, eles podem morrer de outras coisas antes que de câncer de próstata”, diz. 

Para ele, o ponto de vista do epidemiologista brasileiro é de rastreamento populacional. “Procurar câncer de próstata na população inteira é controverso e não aconselho mesmo”, esclarece. O médico reforça: “diagnosticar precocemente o câncer de próstata aumenta a chance uma vida maior”. 

 sites.uai


Após meses internada no Rio, Beth Carvalho é transferida para UTI

  Após meses internada no Rio, Beth Carvalho é transferida para UTI
A cantora Beth Carvalho (Foto: Washington Possato/Divulgação)
Com problema na coluna, cantora está no Pró-Cardíaco há sete meses.
Artista está lúcida e passa bem, segundo assessoria do hospital.


Há sete meses internada no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, Zona Sul do Rio, a cantora Beth Carvalho apresentou uma alteração no estado de saúde e teve que ser transferida do quarto para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na quarta-feira (12). A informação foi divulgada pela assessoria da unidade, na manhã desta sexta-feira (14).


Beth deu entrada no hospital no ano passado com problemas na coluna e chegou a passar por algumas cirurgias. Ainda segundo a assessoria, apesar da "alteração", a cantora está lúcida e passa bem, mas segue sem previsão de alta.

O problema na coluna já aflige a cantora há algum tempo. Em 2009, Beth Carvalho chegou a cancelar sua apresentação no show de réveillon, na Praia de Copacabana, por causa de fortes dores.



Fonte: Portal G1/midiacon

Atividade econômica cresce 0,84% em abril, mas em ritmo menor


Atividade econômica cresce 0,84% em abril, mas em ritmo menor
reprodução internet
Atividade econômica cresce 0,84% em abril, mas em ritmo menor
A atividade econômica  apresentou crescimento de 0,84%, em abril, na comparação com o mês anterior. Os dados são do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período), divulgado nesta sexta-feira (14).
Esse foi o segundo mês seguido com expansão do indicador, mas em ritmo menor. Em março comparado com fevereiro, o crescimento ficou em 1,07%, de acordo com dados revisados. Na comparação de fevereiro com janeiro, houve retração de 0,26%.
Em relação ao mesmo mês do ano passado, a economia cresceu 7,3% (sem ajustes). No ano, o IBC-Br apresentou expansão de 3,2%, e em 12 meses, 1,57%.
O IBC-Br é uma forma de avaliar e antecipar a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora informações sobre o nível da atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária.
O acompanhamento do indicador é considerado importante pelo Banco Central para que haja maior compreensão da atividade econômica. Essa avaliação também contribui para as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a taxa básica de juros, a Selic. 
panoramabrasil

Furacão da CPI é filmada outra vez fornicando na piscina


 Image
 
A advogada Denise Leitão Rocha, ex-assessora parlamentar no Senado que ficou conhecida como ‘Furacão da CPI’ depois que um vídeo dela fazendo sexo vazou na internet, ataca novamente.

A coluna recebeu um novo vídeo, com data de 5 de maio, que mostra Denise na piscina de um hotel com um rapaz. Apesar de estar em um lugar público — em cima de uma espreguiçadeira do Hotel Comfort, em Brasília —, ela fez sexo para quem quisesse ver.

Denise fica deitada, de costas, e o rapaz em cima dela. Ele olha para os lados e para cima, com medo de estar sendo observado. Quando o sexo termina, ele ajeita o biquíni dela e bebe um uísque tranquilamente. E nem adianta dizer que não é Denise quem protagoniza as calientes cenas! A enorme tatuagem que ela traz do lado direito do bumbum aparece nas imagens.
 
Image 

Quem sabe assim a loura não consegue voltar à mídia? Afinal de contas, da outra vez que seu vídeo vazou, ela conseguiu estampar a capa da ‘Playboy’, em setembro do ano passado. E há indícios de que ela esteja na próxima edição do reality ‘A Fazenda’, da Record, que estreia no dia 23.   


cariri ligado

Uma das roupas do Papa no Brasil tem estampa de peixe, diz fábrica Trajes são produzidos em Colatina e são para missa em Aparecida. Papa Francisco vem ao país para a Jornada Mundial da Juventude.


Vem de uma cidade do interior do Espírito Santo os trajes que o Papa Francisco vai usar durante a missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, no dia 24 de julho, que faz parte da programação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Brasil. Os trajes são produzidos em uma fábrica de Colatina, no Noroeste capixaba. Os funcionários guardam "à sete chaves" vários detalhes dos paramentos papais, mas revelam algumas novidades. A roupa de Vossa Santidade terá a estampa de um peixe e vai custar cerca de R$ 1 mil.
Segundo o padre Ernandes Fantin, diretor da fábrica, em Colatina, o pedido para confecção da roupa veio da Basílica de Aparecida. A assessoria da Basílica foi procurada pelo G1 para comentar o pedido, mas não se pronunciou até o fechamento desta reportagem.
Desenho de peixe foi projetado para a roupa do Papa Francisco (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Desenho de peixe foi projetado para a roupa do
Papa Francisco (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
O desenho da estampa foi feito pelo artista plástico Claudio Pastro, de São Paulo. "O peixe é um dos grandes símbolos cristãos. As letras da palavra peixe em grego significam Jesus Cristo Filho de Deus Salvador", explicou o padre Ernandes Fantin, diretor da fábrica em Colatina, pólo de modas e confecções do Espírito Santo.
O Papa Francisco visita o Brasil entre os dias 22 e 28 de julho, quando vai participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, e da Missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, onde usará a roupa produzida no estado. O padre Ernandes Fantin explicou que o convite para produzir as roupas veio da diocese de Aparecida, em São Paulo. 
"De lá veio a grande proposta. Se a gente poderia fazer os paramentos para o Papa quando ele estiver celebrando em Aparecida. No meio dessa história tem também os 50 co-celebrantes, os cardeais, arcebispos, bispos, padres, ao todo dá umas 300, 350 vestes a serem produzidos", contou o padre.
Dentre as vestes que serão produzidas em Colatina estão a túnica, parte de baixo da roupa; a estola, que é uma faixa que fica sobre a túnica; a casula, uma espécie de manta e a mitra, que fica na cabeça. O desejo dos trabalhadores da fábrica é fazer uma roupa que demonstre a simplicidade do Papa Francisco. O conjunto mais luxuoso da fábrica custa em média R$ 3 mil, enquanto a roupa do Papa sairá por R$ 1 mil. Mas, o Vaticano não gastará nada com os trajes, que serão doados pela diocese de Colatina.
Ainda são mantidas em segredo as medidas do Papa e demais detalhes da roupa. Entre os funcionários da fábrica, o clima é de empolgação e expectativa. "A ansiedade é muito grande. Pretendo fazer ela com muito carinho, muito orgulho e vontade", contou a costureira Eva das Graças. 
globo.com

Flamengo traz Mano por R$ 500 mil


Flamengo traz Mano por R$ 500 mil
 O terceiro técnico do Flamengo na temporada custará uma média entre os dois primeiros. Mano Menezes, anunciado ontem pelo clube, receberá um salário em torno de R$ 500 mil até o fim do vínculo inicial, em dezembro de 2014. O valor está exatamente no meio de Dorival Júnior (R$ 700 mil), dispensado justamente pelo alto custo, e Jorginho (R$ 300 mil), aposta em um período de reorganização financeira. Além do salário, Mano tem em contrato bonificações garantidas por temporada. E ouviu da direção a promessa de que o período da Copa das Confederações será usado para remontar o time. A chegada de reforços de peso é a prioridade outra vez, depois de um início de trabalho fracassado nesse sentido.

O novo comandante deve ser apresentado na próxima segunda-feira, e no dia seguinte já treina a equipe na reapresentação no Ninho do Urubu. Mano chega com o auxiliar técnico Sidnei Lobo e um prepardor físico deconfiança, que elevam um pouco o custo da comissão técnica. Joelton Urtiga, indicado por Jorginho, segue como preparador principal . Mano Menezes comemorou o acerto com o Flamengo minutos depois do anúncio do clube. Em seu Twitter, o treinador escreveu uma mensagem aos rubro-negros. “De Nação para a Nação. Ser técnico do CR Flamengo é meu novo grande trabalho. Um orgulho!”, disse o treinador, brincando com o termo “Nação” e comparando a responsabilidade no clube com a da seleção brasileira, que comandou até o ano passado.

A contratação foi toda alinhavada pelo trio de vice-presidentes, Luiz Eduardo Baptista, Flávio Godinho e Wallim Vasconcellos, com a participação no final do presidente Eduardo Bandeira de Mello. O diretor executivo Paulo Pelaipe ficou de lado, mas falou a emissoras de TV sobre o acerto e irritou a direção, que avalia sua permanência no departamento.

globo.com/pb agora

Procon-PB notifica empresa de telefonia OI por pane nos serviços Conforme o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), a multa aplicada à empresa, caso as justificativas apresentadas não sejam acatadas pelo setor jurídico, pode variar de R$ 400 a R$ 6 milhões


Internet
Telefonia móvel
O Procon Paraíba (Procon-PB) notificou a empresa telefonia Oi, na manhã desta sexta-feira (14), por causa da pane nos serviços na rede fixa e móvel em todo o Estado. A empresa agora tem o prazo de dez dias para apresentar justificativa sobre as falhas apresentadas.

O secretário Executivo do Procon-PB, Marcos Santos, informou que após o prazo concedido para apresentação de justificativa pela empresa, o procedimento será encaminhado para a consultoria jurídica do órgão de defesa do consumidor, que analisará o caso. “Mesmo que o problema na rede tenha sido ocasionado por terceiros, a empresa deveria ter meios para garantir a continuidade dos serviços”, ressaltou.

Conforme o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), a multa aplicada à empresa, caso as justificativas apresentadas não sejam acatadas pelo setor jurídico, pode variar de R$ 400 a R$ 6 milhões. 
portal correio