PAGINA INICIAL

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Os melhores tweets da semana

os melhores tw da semana
nozes na frita

Curiosity encontra “pirâmide” em Marte Jipe-robô analisará pedra que chamou atenção dos pesquisadores


Uma rocha incomum chamou a atenção dos pesquisadores que estão à frente da missão do Curiosity. A pedra tem a forma de uma pirâmide e será analisada pelo jipe-robô nos próximos dias. Seu tamanho é semelhante a uma bola de futebol americano, com 25 cm de altura e 40 cm de comprimento, e sua composição passará por uma análise cuidadosa do aparelho, que percorre o solo de Marte em busca de evidências da existência, atualmente ou no passado, ou de condições de vida futura no Planeta Vermelho.
A rocha, batizada de Jake Matijevic, em homenagem a um dos engenheiros do projeto Curiosity falecido no dia 20 de agosto, foi encontrada entre o local de pouso do jipe-robô e o lugar chamado de Glenelg, considerado ideal para analisar Marte por possuir três tipos de solo diferentes. O aparelho está percorrendo este caminho, de aproximadamente, 400 m e usará uma broca para furar a pedra e analisar composição dela.
A pedra em forma piramidal tem 25 cm de altura e 40 cm de comprimento
O Curiosity chegou a Marte no dia 6 de agosto e deverá realizar uma missão de dois anos. O jipe-robô carrega 10 equipamentos capazes de estudar o Planeta Vermelho, um dos principais instrumentos é o Dinâmico de Nêutrons Albedo (DAN), contribuição da Rússia para o projeto e que é capaz de encontrar indícios da existência de água a até 50 cm do solo.
Nos últimos dias, o Curiosity conseguiu fotografar eclipses do sol, encobertos por dois satélites naturais de Marte, as luas Phobos e Delmos. Os robôs Opportunity e Spirit, enviados ao Planeta Vermelho em 2004, porém com menos recursos tecnológicos do que a missão atual, já haviam feito imagens semelhantes.  
diariodarussia.com

Americano indemnizado por "doença das pipocas de microondas" Wayne Watson vai receber 7,2 milhões de dólares, algo como 5,5 milhões de euros, por ter contraído uma doença pulmonar após inalar, regularmente, o vapor da manteiga artificial de pipocas feitas no microondas. Ler mais: http://expresso.sapo.pt/americano-indemnizado-por-doenca-das-pipocas-de-microondas=f754682#ixzz276wEfF4O


O tribunal do Colorado decidiu que o fabricante das pipocas deve advertir os consumidores, nas embalagens, para os perigos
O tribunal do Colorado decidiu que o fabricante das pipocas deve advertir os consumidores, nas embalagens, para os perigos
Getty Images
Um tribunal do Colorado, nos Estados Unidos, deu razão de causa a Wayne Watson, portador de uma doença pulmonar grave e incurável alegadamente relacionada com a inalação de diacetil, um dos ingredientes utilizados para conferir o sabor a manteiga nas pipocas de microondas. O norte-americano vai receber uma indemnização milionária, revela a BBC. 
O fabricante de pipocas Gilster-Mary Lee Corp. e o supermercado que as vendeu foram condenados a pagar uma indemnização de 7,2 milhões de dólares (5,5 milhões de euros) a Watson, e a empresa deverá, ainda, incluir um aviso nas embalagens das pipocas, advertindo para os perigos da inalação do vapor quando as mesmas ainda estão quentes. 
Os jurados concluíram que a fábrica é responsável por 80% da indemnização, e a rede de supermercados  Kroger Co. pelos outros 20%.
Watson já havia feito um acordo com a fabricante de aromatizantes FONA International Inc.

"Pulmão de pipocas"


De acordo com a BBC, os advogados da empresa argumentaram que os problemas de saúde de Watson foram provocados por anos de trabalho com produtos químicos na limpeza de carpetes.  Mas o tribunal confirmou que o norte-americano desenvolveu problemas respiratórios em 2007 depois de passar um ano a comer, regularmente, pipocas de microondas. Watson entrou com a ação na justiça em 2008.
O veredito contra a Gilster-Mary Lee Corp. é o mais recente de uma série de casos de processos judiciais de funcionários de fábricas de pipocas que ficaram doentes.
A doença conhecida como "pulmão de pipoca", irreversível, está relacionada com a inalação de químicos utilizados em aromatizantes e condimentos, que constringe os bronquíolos, dificultando a passagem do ar.
Para a decisão favorável do tribunal do Colorado muito contribuiu o testemunho da médica que fez o diagnóstico da doença em Watson.
Cecile Rose foi consultora para a indústria de aromatizantes, tendo verificado que vários trabalhadores  expostos ao mesmo produto químico haviam contraído o "pulmão de pipocas".
expresso.sapo

PC com internet é bem durável que mais cresceu nos lares, diz IBGE Domicílios com telefone móvel também aumentaram, diz pesquisa do IBGE. Internet brasileira ganhou 9,9 milhões de novos usuários entre 2009 e 2011.



Do G1, em São Paulo
1 comentário
PC com internet é bem durável que mais cresceu nos lares, diz IBGE (Foto: Editoria de Arte / G1)
O bem durável que teve o percentual mais elevado de crescimento nos lares brasileiros foi o computador com acesso à internet, com aumento de 39,8%, no período de 2009 a 2011, segundo dados do IBGE. Em segundo lugar, ficou o microcomputador, com crescimento de 29,7% no mesmo período, aponta o estudo.
Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2011, divulgada nesta sexta-feira (21). O estudo investiga dados sobre população, migração, educação, emprego, família, domicílios e rendimento. Foram ouvidas 358.919 pessoas em 146.207 domicílios. Segundo o IBGE, a população residente em 2011 no país era de 195,2 milhões.
Além dos computadores, a pesquisa do IBGE mostrou que os celulares ficaram em terceiro lugar na lista de bens duráveis que mais cresceram nos lares brasileiros, com um aumento de 26,6% entre 2009 e 2011.
Os domicílios com pelo menos um morador que tinham telefone móvel para uso pessoal eram 41,1% do total em 2009. Em 2011, essa porcentagem chegou a 49,7%, somando 6,4 milhões de lares com celular. Segundo a pesquisa, a ampliação no número foi mais intensa nas regiões Nordeste (2,5 milhões de lares) e Sudeste (2 milhões de lares) do país.
O Nordeste também liderou a lista de regiões onde a posse do aparelho mais cresceu (de 48,3% para 61,6%), seguido pelo Norte (de 51,2% para 63,6%). O menor aumento ficou na região Centro-Oeste (de 51,7% para 57,4%). Os dados também são referentes a análises feitas em 2009 e 2011.
De acordo com a pesquisa, o único bem que apresentou redução foi o rádio, que teve sua presença diminuída em 0,6%.
Mais 9,9 milhões de internautasA internet brasileira ganhou 9,9 milhões de novos usuários entre 2009 e 2011, segundo o levantamento do Pnad. Em 2011, 77,7 milhões de pessoas de 10 anos ou mais declararam à pesquisa do IBGE ter usado a internet nos últimos três meses, em relação à data da pergunta que lhe foi feita. O crescimento em relação a 2009 foi de 14,7%.
De acordo com a pesquisa, os usuários da internet correspondiam, em 2011, a 46,5% da população de 10 anos ou mais de idade, uma elevação de 4,9 pontos percentuais em relação a 2009.
PC com internet é bem durável que mais cresceu nos lares, diz IBGE (Foto: Editoria de Arte / G1)
Também em relação a 2009, a região brasileira que mais teve aumento no número de internautas foi a Centro-Oeste, adicionando 1 milhão de novos usuários. No Nordeste, o aumento foi de 16,4% e, no Sudeste, de 15%. O IBGE revela que as regiões Norte e Sul tiveram aumentos abaixo da média brasileira: 12,1% e 11,3%, respectivamente.
A pesquisa informa que, em 2009, todas as regiões brasileiras tinham menos da metade da população de 10 anos ou mais com acesso à internet. Em 2011, o quadro mudou e Sudeste, Centro-Oeste e Sul registraram mais da metade da população com acesso à web. As regiões Norte e Nordeste tinham pouco mais de um terço desta parte da população com acesso à rede, revelou o estudo.
Acesso à web por idade
Os dados do Pnad mostraram que, entre 2009 e 2011, todas as faixas etárias tiveram um aumento na proporção de pessoas com acesso à web. “O grupo etário de pessoas de 30 a 39 anos de idade foi aquele que apresentou o maior aumento”, diz a pesquisa. Em seguida, ficou o grupo de 25 a 29 anos e o de 40 a 49 anos.
O estudo afirma que as menores variações no acesso aconteceram nas faixas de 15 a 17 anos e na dos 18 aos 19 anos. “Esses grupos apresentaram a maior proporção de pessoas que mais acessavam a internet em 2009 e mantiveram-se assim em 2011”, diz o IBGE.
Para ler mais notícias do G1 Tecnologia e Games, clique em g1.globo.com/tecnologia. Siga também o G1 Tecnologia e Games no Twitter ou por RSS
globo.com

Após anunciar Ganso, SPFC corre para registrar meia na CBF


Após anunciar Ganso, SPFC corre para registrar meia na CBF

Após finalmente acertar a contratação de Paulo Henrique Ganso, que assinou contrato por cinco temporadas, o São Paulo começa mais uma corrida contra o tempo. O clube paulista tem até esta sexta-feira para registrar o jogador na CBF, data limite para a inscrição de atletas para a disputa do Campeonato Brasileiro.


Dessa forma, o São Paulo armou um verdadeiro esquema para não perder o prazo permitido pela entidade. Na manhã desta sexta-feira, o atleta fará exames médicos no HCor, na capital paulista. Enquanto isso, o clube deve agilizar os documentos necessários para a inscrição do meia junto à CBF.


De acordo com as informações, a expectativa é que Ganso seja apresentado pelo São Paulo no domingo, antes da partida contra o Cruzeiro, no estádio do Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.


Paulo Henrique Ganso foi anunciado oficialmente como reforço do São Paulo na madrugada desta sexta-feira, após longa reunião entre membros da DIS, da diretoria tricolor, do Conselho Gestor do Santos e o próprio atleta. O novo camisa 8 até mesmo apareceu com a camisa do novo time. Enquanto isso, o clube da Vila Belmiro já havia excluído o perfil do meia de seu site oficial. Novela acaba após um mês de negociação, entenda


Primeira proposta - O São Paulo fez a primeira proposta oficial por Paulo Henrique Ganso há um mês, oferecendo um valor estimado em R$ 10,7 milhões pelos 45% dos direitos do jogador pertencentes ao Santos. O presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro rejeitou imediatamente a negociação e reforçou que só venderia o meia se fosse pelo preço da multa rescisória que caberia ao clube (R$ 23,8 milhões, que representam 45% dos R$ 53 milhões, que é o valor total dela) .


Segunda proposta - Ainda assim, as conversas entre os dois times continuaram, e o São Paulo decidiu aumentar a oferta para cerca de R$ 12,6 milhões, valor ainda bem abaixo do pedido pelo Santos e que também foi rejeitado prontamente.


Desencontros entre Ganso e Santos - Enquanto isso, em meio à negociação, Ganso e a diretoria santista se desencontraram em declarações polêmicas de ambos os lados. O jogador chegou a dizer que "seria uma honra" jogar no São Paulo, e o elogio dele desagradou os dirigentes do clube alvinegro ­ o site do time chegou a divulgar uma nota oficial lamentando a postura de Ganso ao dar essas declarações.


Protestos de torcedores - A torcida santista também não poupou o camisa 10 das críticas e chegou a fazer protestos chamando o meia de "mercenário". O primeiro deles aconteceu no clássico contra o Palmeiras no Pacaembu, quando os torcedores cantaram para Ganso: "Não é mole não, ô Paulo Henrique mais respeito com o Peixão". Depois, na partida contra o Bahia na Vila Belmiro, moedas foram atiradas no campo para o meia, naquele que acabou sendo o último ato do meia com a camisa do clube que o promoveu ao futebol.


Grêmio entra na disputa - Na última semana, o Grêmio entrou na briga. Os gaúchos chegaram a procurar investidores para conseguirem o alcançar o valor pedido pelo Santos, mas acabaram desistindo do negócio depois que o próprio Ganso disse ao técnico Vanderlei Luxemburgo que preferia jogar em São Paulo.


Proposta de renovação - Em meio a todo esse imbróglio, o Santos fez uma reunião com Ganso e ofereceu uma nova proposta de renovação (incluindo um aumento salarial), que o jogador também rejeitou de imediato ­ segundo o ESPN.com.br apurou com representantes da DIS [dono dos outros 55% do jogador], o meia já não estaria mais interessado em ficar no clube e, por isso, não aceitou estender seu vínculo.


Fim da novela - O ultimato para que a situação se resolvesse foi dado nesta semana, já que o prazo de inscrição do Campeonato Brasileiro termina nesta sexta-feira. Desta forma, o São Paulo decidiu finalmente atender as exigências santistas e oferecer exatamente os R$ 23,8 milhões pedidos pelo time alvinegro para contratar Paulo Henrique Ganso.


Os dois clubes, então, até chegaram a um acordo em termos financeiros, mas o problema para confirmar a transferência passou a ser um entrave entre Santos e DIS ­ o time da Vila Belmiro queria que o grupo empresarial perdoasse metade da dívida de R$ 8 milhões, referentes ao repasse de 25% da venda do meia Wesley (hoje no Palmeiras) ao Werder Bremen, em 2010. A questão se encerrou apenas nesta quinta-feira, em uma reunião entre Santos, DIS, São Paulo e Ganso, que finalmente selou o negócio entres os clubes paulistas.


Ganso encerra passagem pelo Santos com 162 jogos, cinco títulos e 36 gols


Ao todo, Ganso fez 162 jogos e 36 gols com a camisa do Santos. A primeira partida pelo profissional foi pelo Cammpeonato Paulista de 2008 e ele seguiu aparecendo em algumas poucas partidas no Brasileiro, mas foi ser notado mesmo no Paulistão de 2009. Na competição, ajudou o Santos a eliminar o Palmeiras nas semifinais e chegar à decisão contra o Corinthians, saindo com o vice-campeonato.


Seguiu com boas atuações no Brasileiro, mas foi em 2010, sob comando de Dorival Jr., que brilhou a ponto de ficar na lista reserva na convocação da Copa do Mundo de 2010, ano em que ganhou Paulista e Copa do Brasil num time de ataque envolvente ao lado de Neymar, Robinho e André.


Após o Mundial, foi colocado como um dos pilares da renovação da seleção feita por Mano Menezes, inclusive com boa atuação no primeiro jogo do novo treinador, quando vestiu a camisa 10. Depois, rompeu o ligamento do joelho esquerdo em agosto, exatamente no Estádio Olímpico diante do Grêmio, e voltou apenas em 2011. No período lesionado, um novo contrato já se demonstrava difícil, e até se especulou um interesse do Corinthians no jogador.


O novo ano começou mais uma vez com título paulista, mas o jogador saiu lesionado na decisão e perdeu boa parte da Libertadores da América. Voltou apenas no segundo jogo da final contra o Peñarol, onde ainda participou do lance do primeiro gol da vitória que deu a taça continental ao Santos.


No final do ano, Ganso viu o colega de time e amigo Neymar ser valorizado pelo clube com um contrato até 2014, encerrando as especulações de que o atacante iria para Real Madrid ou Barcelona. Mas a renovação de Ganso nunca saiu. A queda de braço entre DIS, que tem 55% dos direitos do atleta, Santos e jogador fez com que a relação esfriasse e, a partir deste ano, novamente campeão estadual e convivendo com lesões, a diretoria passou a admitir a saída do atleta. Pela seleção, teve participação discreta na medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres.



MSN/pb agora

Mulher com filho recém-nascido é presa quando trazia para João Pessoa 5kg de maconha A prisão dos acusados é uma continuidade da Operação Liberdade, que já apreendeu 110 kg de maconha e prendeu 24 pessoas.


Foto: Divulgação PC 123
Acusados presos pela Polícia Civil em JP
Cinco quilos de maconha foram apreendidos na noite desta quarta-feira (19), no Terminal Rodoviário de João Pessoa. A droga, que estava dividida em cinco tabletes, vinha da cidade de Natal e carregada por uma mulher com uma criança recém-nascida. O receptador também foi preso.
De acordo com o delegado Allan Terruel, titular da Delegacia de Repressão a Entorpecente, agentes da DRE estavam investigando a entrada de drogas em João Pessoa para abastecer as bocas de fumos na Capital, quando receberam a informação sobre a chegada de entorpecente na Capital paraibana.
“Os policiais receberam a informação de que uma mulher estava vindo para João Pessoa trazendo cinco quilos de maconha em uma mochila de cor laranja e cinza. Fizemos a campana e conseguiram fazer o flagrante”, comentou o delegado.
De acordo com o policial civil, ao desembarcar no terminal rodoviário de João Pessoa, os policiais fizeram a abordagem e encontraram a droga e prender Marcela Francisco Pereira, 21 anos. “A mulher estava com uma criança recém-nascida para despistar a polícia. A acusada foi contratada como ‘mula’ do tráfico”, disse Terruel.
O receptador da droga, Franciano Rodrigues Passos, 35 anos, foi preso. Eles serão encaminhados para os presídios de João Pessoa.
O delegado informou que agentes da DRE estão em campo e outras pessoas poderão ser presas a qualquer momento."Estamos com homens na rua para combater o tráfico de drogas em João Pessoa. Outros envolvimentos poderão ser presas a qualquer momento na Capital", frizou. 
A prisão dos acusados é uma continuidade da Operação Liberdade, que já apreendeu 110 kg de maconha e prendeu 24 pessoas. Os delegados Állan Murilo Terruel e Ramirez de Almeida São Pedro integram a operação que tem o comando da delegada Maria Solidade. 
portal correio