PAGINA INICIAL

domingo, 28 de abril de 2013

Mansões em frente ao mar vão perder espaço na orla de Guarujá (SP) PUBLICIDADE NATÁLIA CANCIAN ENVIADA ESPECIAL A GUARUJÁ

Mansões em frente ao mar na praia de Pernambuco, área nobre de Guarujá, litoral de São Paulo, terão que recuar seus muros em 24 metros e "devolver" jardins e áreas de lazer ao público.
A intenção é da prefeitura, que acaba de apresentar projeto à União para revitalizar as praias e recuperar as áreas.
Ao todo, 27 imóveis de alto padrão devem ser atingidos pela medida --o que representa grande parte das casas da praia de Pernambuco.
Sem fiscalização, a prefeitura diz que esses proprietários "fecharam" uma faixa de área verde em frente ao mar --registrada como pública-- com cercas e muros altos, formando jardins particulares.
Muitos também utilizaram essas áreas extras para instalar bangalôs, tendas e piscinas em meio aos coqueiros.
Agora, a prefeitura de Guarujá quer retirar os muros das mansões, recuperar a área em volta e transformá-la em um calçadão com jardim público, ciclovia e rampas de acessibilidade.

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Banhista em frente à mansão que pode perder terreno na praia de Pernambuco, em Guarujá
Banhista em frente à mansão que pode perder terreno na praia de Pernambuco, em Guarujá
A proposta da prefeitura tem o apoio da União. Ambos assinaram um TAC (termo de ajustamento de conduta) para efetuar mudanças na orla.
A Secretaria de Patrimônio da União diz que esse acordo "não só prevê como determina a desocupação das áreas ocupadas irregularmente".
"Agradecemos [aos proprietários] por terem colocado os muros. Preservaram até a área de uma outra invasão. Mas agora muito obrigado, coloquem o muro no lugar, no limite de suas propriedades", diz o diretor da Secretaria de Planejamento do município, Marco Damin.
De acordo com a prefeitura, a área a ser devolvida pelos proprietários compreende cerca de 25 mil metros quadrados --ficam fora da lista o hotel Sofitel Jequitimar e outras casas, que, segundo a prefeitura, fazem parte de outro loteamento.
INVASÃO COM CRITÉRIO
O secretário de Planejamento afirma que a maioria das casas manteve o recuo.
"Aquela área não foi invadida [por construções] por motivos de sobrevivência. Foi uma ocupação que ocorreu com certo critério. Com certeza não construíram muito porque sabiam que a área não era deles", afirma. "É um bem público", completa.
Proprietários dos imóveis ouvidos pela Folha sob condição de anonimato declaram que instalaram quiosques e piscinas no local.
A maioria também admite que a área pertence à União, mas nenhum soube explicar como foi incorporada aos imóveis da orla.
Um funcionário de uma das casas diz que "se quiserem tomar mesmo 24 metros, vão ter que cortar a piscina no meio". Outros frequentadores dizem concordar com o projeto, mas não acreditam que ele saia do papel (leia mais ao lado).
De acordo com a Secretaria de Patrimônio da União, essa área foi ocupada de forma irregular, mas afirma que só deve analisar o projeto quando a prefeitura apresentar um plano de gestão integrada da orla, outra exigência do acordo.
A presidente do projeto Orla, Maria Eunice Grotzinger, diz que o plano deve ser apresentado ainda neste mês. 

folha.uol

Suposto grupo neonazista é detido em Niterói FOLHA PRESS

Um grupo de sete supostos neonazistas foi detido no final da manhã de hoje em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro.
Os homens estariam se preparando para agredir um homem natural do Rio Grande do Norte, mas teriam sido impedidos por agentes da Guarda Municipal e também por pessoas que estavam no local.
O caso ocorreu na Praça Araribóia, que fica em frente à estação das barcas que fazem o transporte de passageiros de Niterói para o Rio. As informações são da assessoria de imprensa da Polícia Civil do Rio.
De acordo com a polícia, uma testemunha teria ouvido os homens planejando a agressão e avisou aos agentes. O grupo teria sido abordado no momento em que cercava a vítima. Os homens teriam fugido, mas depois foram pegos por policiais militares que os encaminharam para a 77ª DP (Icaraí).
Segundo a Polícia Civil, pelo menos uma faca e um bastão de beisebol foram apreendidos com os homens. Ainda segundo a assessoria, os homens tinham tatuagens com referências à ideologia nazista.
Inicialmente, os homens seriam autuados por lesão corporal, crime considerado de menor potencial ofensivo e não prevê detenção. De acordo com os depoimentos, no entanto, a delegada-adjunta responsável pelo caso, Helen Sardenberg, pode autuá-los no crime de racismo, que leva à prisão.  
correiodoestado

Falha adia apuração da Mega-Sena para amanhã (29) O prêmio está acumulado em R$ 2,8 milhões

 
A Caixa Econômica  Federal divulgou na noite deste sábado as seis dezenas sorteadas no concurso 1.489 da Mega-Sena. O prêmio está acumulado em R$ 2,8 milhões. Confira os números:
01 - 15 - 24 - 26 - 28 - 48
Por um problema "no ambiente tecnológico de processamento de loterias", a Caixa informou que a apuração dos ganhadores será realizada neste domingo. O horário e o local não foram divulgados.
O sorteio deste sábado aconteceu no Caminhão da Sorte, estacionado na cidade de Colinas (SP). 

jb.com

Bola é condenado a 22 anos de prisão pela morte de Eliza Samudio Ele foi condenado pela morte da jovem e pela ocultação do cadáver. O advogado Ércio Quaresma adiantou que vai pedir a nulidade do júri.

Marcos Aparecido chora na leitura da sentença da juíza Marixa Fabiane (Foto: Renata Caldeira/ Tribunal de Justiça de Minas Gerais)Marcos Aparecido chora na leitura da sentença da juíza Marixa Fabiane (Foto: Renata Caldeira/ Tribunal de Justiça de Minas Gerais)
O réu Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, foi condenado a 22 anos de prisão pela morte de Eliza Samudio e pela ocultação do cadáver da ex-amante do goleiro Bruno. A pena  determina 19 anos de prisão em regime fechado pelo homicídio e mais três anos de prisão em regime aberto pela ocultação do cadáver. A sentença foi lida pela juíza Marixa Fabiane Rodrigues Lopes, que presidiu o júri, na noite deste sábado. O júri popular, formado por sete moradores de Contagem, onde foi realizado o julgamento, decidiu pela condenação depois de seis dias.
Este foi o julgamento mais longo do casoEliza Samudio. O goleiro Bruno Fernandes, o amigo dele, Luiz Henrique Romão - o Macarrão -, e a ex-namorada do atleta Fernanda Castro já foram condenados no caso. O advogado de Bola, Ércio Quaresma, adiantou ao G1 que vai entrar com um recurso pedindo que o júri seja anulado.
O réu Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, acusado de matar Eliza Samudio e de ocultar o corpo dela, disse durante seu interrogatório que "jamais" mataria algúem, muito menos receberia por isso. A declaração foi dada na manhã deste sábado (27), durante o interrogatório do réu no júri popular. Bola respondeu às perguntas da juíza Marixa Fabiane Rodrigues Lopes, do promotor Henry Wagner e do advogado Ércio Quaresma.
O depoimento do réu começou no início da madrugada deste sábado (27) e foi interrompido à 1h30. Ele negou, nesta primeira parte, que tenha matado Eliza Samudio, e disse que está preso injustamente há três anos.
'Queria a absolvição'
O advogado Ércio Quaresma, que liderou a equipe de defesa de Marcos Aparecido dos Santos, disse que já apresentou um recurso pedindo a nulidade do júri que condenou o ex-policial a 22 anos de prisão. O documento foi entregue à juíza Marixa Fabiane Lopes após a leitura da sentença, ainda no plenário, no fim da noite deste sábado (27). O advogado disse que "satisfação não há. Ele queria a absolvição", se referindo ao sentimento do seu cliente diante do resultado do julgamento.
Cadê o corpo?
A advogada Maria Lúcia Borges, que representa a mãe de Eliza Samudio - Sônia de Fátima Moura - disse, na noite deste sábado (27), que a cliente esperava que Marcos Aparecido dos Santos - o Bola - revelasse onde está o corpo da ex-amante do goleiro Bruno Fernandes, durante o julgamento ocorrido no Fórum de Contagem (MG). "Ela tinha expectativa, mas eu já havia preparado ela que dificilmente isso seria aberto hoje neste julgamento",afirmou.
'Dever cumprido'
O promotor Henry Wagner Vasconcelos de Castro disse que está com a "sensação de dever cumprido mais uma vez", após a condenação do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos - o Bola -, pela morte de Eliza Samudio e pela ocultação do cadáver da jovem. A sentença foi dada pela juíza Marixa Fabiane Rodrigues Lopes no fim da noite deste sábado (27). Bola foi condenado a 22 anos de prisão, sendo 19 em regime fechado.
Promotor Henry Wagner e o advogado Ércio Quaresma travaram debate com ofensas (Foto: Renata Caldeira/ Tribunal de Justiça de Minas Gerais)Promotor Henry Wagner e o advogado Ércio Quaresma
(Foto: Renata Caldeira/ Tribunal de Justiça de Minas Gerais)
Debates
Os debates entre a Promotoria e a defesa foram marcados por ofensas durante o julgamento. Os desentendimentos foram entre o promotor de Justiça Henry Wagner Vasconcelos de Castro e os advogados Ércio Quaresma e Fernando Magalhães.

“Eu nunca vi drogado ser herói. Eu nunca vi mentiroso crápula ser herói", disparou o promotor. E completou: “Covarde, canalha, estúpido e vagabundo. Quem não é homem é você, seu crápula".

As discussões partiram até mesmo para o âmbito pessoal: "A sua vozinha de taquara rachada saiu no 'Fantástico'", falou o promotor para Quaresma. Ele se referiu à reportagem que mostrou ameaça sofrida por Ingrid Oliveira, atual mulher de Bruno. Na ocasião, Ingrid denunciou que sofria ameaças de Quaresma. "Prostituta escalarte é a sua defesa, e a OAB [Ordem dos Advogados do Brasil] é coisa porque não tomou providência para te cassar", falou a Quaresma. 
globo.com

Kaio Márcio conquista duas medalhas no Troféu Maria Lenk


Kaio Márcio conquista duas medalhas no Troféu Maria Lenk
 O nadador Kaio Márcio Almeida, do Esporte Clube Cabo Branco/PB, conquistou duas medalhas - uma de prata e uma de bronze nos 200m e 100m borboleta, respectivamente -, durante o Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro. O paraibano ainda nadou os 50m borboleta e os 100m livre, mas não subiu ao pódio. A competição encerrou neste fim de semana.

Nas provas que conquistou medalha, os 200m borboleta, Kaio Márcio obteve a marca de 1m57s63. Já nos 100m borboleta, ele fez o tempo de 53s17. O recordista mundial em piscina curta gostou do desempenho egarantiu que vai se preparar para outras competição nos próximos meses.

- Foi legal. Não conquistei os índices para o Mundial de Barcelona, mas gostei muito das provas que disputei. Conquistei duas medalhas e isso foi um bom início para o ciclo olímpico de 2016. Até o fim deste ano ainda vai ter mais uns três campeonatos para dar sequência ao meu objetivo - resumiu Kaio Márcio.

Ainda em 2013, Kaio Márcio vai disputar o Troféu José Finkel, que será realizado no mês de agosto em São Paulo, o Troféu Open de Natação em dezembro, que está volta a Porto Alegre depois de 43 anos, e o Norte-Nordeste de Natação, que não teve local e datas definidas.

redação com ascom/pb agora

Consumidor vai poder desistir de compra na web em até 7 dias No próximo dia 15, entra em vigor o Decreto Presidencial Nº 7.962 que amplia direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e combate as pegadinhas virtuais que já dispararam o número de reclamações registradas nos Procons da Paraíba


Assuero Lima
Preços mais baixos oferecidos na Internet atraíram Winnie Costa
As empresas que comercializam produtos pela internet serão obrigadas a seguir novas regras no próximo mês, informando claramente as restrições à oferta nos sites de compras coletivas, expondo os riscos à saúde e segurança dos produtos e garantindo o direito de arrependimento da compra em até sete dias após a entrega. No próximo dia 15, entra em vigor o Decreto Presidencial Nº 7.962 que amplia direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e combate as pegadinhas virtuais que já dispararam o número de reclamações registradas nos Procons da Paraíba. 

No primeiro trimestre deste ano, as queixas dos consumidores já cresceram 74% nos Procons em relação ao mesmo período do ano passado. No Procon Estadual, as reclamações tiveram um aumento de 464% nos últimos sete anos, passando de 65 para 367. Considerando os Procons Estadual e de João Pessoa, o total de queixas, em três anos, teve um aumento de 156,5%, indo de 253, em 2009, para 649 no ano passado. 

Com o decreto, as lojas terão de especificar características essenciais dos produtos e os sites de compras coletivas terão que expor ostensivamente quais são as restrições para que o consumidor tenha acesso à oferta. As novas regras reforçam que as contratações no comércio eletrônico deverão observar o cumprimento da entrega dentro do prazo, quantidade e qualidade anunciados. 

Para evitar cobranças indevidas, caso o consumidor desista da compra no prazo legal de sete dias após a entrega, os fornecedores deverão comunicar imediatamente à instituição financeira ou administradora do cartão de crédito para que a transação não seja lançada na fatura ou faça o estorno, caso o valor já tenha sido pago. Além disso, o consumidor poderá informar a desistência da compra também pela internet e a empresa deverá enviar confirmação imediata de que recebeu a manifestação de arrependimento. 

Para o advogado do Procon de João Pessoa, Djalma Farias Júnior, o decreto é importante porque dispõe sobre a contratação no comércio eletrônico e dá atenção especial às compras coletivas, fazendo com que esclareçam de forma clara, inclusive, quantos consumidores são necessários para efetivação do contrato. Ele avaliou que o Código já tem um artigo que trata das compras feitas fora do estabelecimento comercial, mas que é algo amplo e que agora ficou regulamentado e oferece mais instrumentos para atuação dos Procons na defesa dos consumidores. 

“Com a facilidade de acesso à internet, se difundiu o comércio eletrônico muito rápido, com preços geralmente mais atrativos. No entanto, com aumento da demanda, há também aumento das pegadinhas, dos golpes em sites falsos e empresas que sequer existem. Com o decreto, as empresas são obrigadas a ter endereço físico e eletrônico. Outro ponto positivo é que as reclamações poderão ser feitas também no site e isso fará com que as empresas tenham um anseio maior de atender as expectativas do consumidor”, esclareceu. 
portal correio