PAGINA INICIAL

terça-feira, 6 de março de 2012

O Windows Live vai acabar?


 

Com o lançamento do Windows 8, Microsoft deve abandonar marca que agrega seus aplicativos. Mas o que acontecerá com Messenger, Mail e Movie Maker?

Tudo indica que o Windows Live não fará parte doWindows 8. Mais uma vez a Microsoft está reformando a marca que agrega seus aplicativos, além de aprimorar alguns deles, alterar seus nomes ou os posicionar em uma área central na nova interface Metro.
Os usuários que dependem de programas da suíte, como o Live Messenger ou o Live Mail, poderão ficar presos a softwares em estado terminal, o que, dada as inúmeras mudanças da nova versão do sistema operacional, não chega a ser uma surpresa.
O Windows Live como o conhecemos foi lançado em 2005, em substituição ao pacote MSN. Aos poucos foi ganhando recursos de computação em nuvem e, daí, apareceram o SkyDrive, o Calendário, os Contatos, o Writer, que pouco têm em comum a não ser o fato de sincronizarem os dados com a Internet para que fossem acessados de qualquer lugar.
A suíte ganhou notoriedade quando a gigante decidiu tirar vários programas nativos do Windows, no momento em que a morte do Vista já era iminente, e incluí-los num pacote que poderia ser baixado, gratuitamente, sob o nome de Live Essentials (Essenciais). O Movie Maker e a Galeria de fotos, por exemplo, tiveram esse destino.
A seguir, as principais mudanças esperadas para os softwares reunidos sob a marca Live.
Windows Live ID
Passará a se chamar Microsoft Your Account (Sua conta da Microsoft). O site já foi criado e, como você pode ver, não possui “Live” em seu nome. Ele coordenará diversas atividades, desde as compras na Windows Store ou no Xbox, até armazenamento na nuvem e verificação de contas.
Windows Live Hotmail
Nada mudará no serviço a não ser o nome. Ele também perderá o  “Live” e se voltará a ser apenas “Hotmail”.
Windows Live SkyDrive
No blog da Microsoft ele já virou “SkyDrive”. O Live Mesh, o Live Sync e o Live FolderShare deverão ser incorporados a ele. Será a única forma oferecida pela Microsoft para sincronizar seus arquivos em computadores diferentes.
Windows Live Calendar, Contacts e Photo Gallery
O Live Calendar apareceu em inúmeras demonstrações do Windows 8 e terá seu ícone denominado, simplesmente, como calendário. Os Contatos, por sua vez, estarão no botão People (Pessoas), e a Galeria de Fotos virará “Fotos”. Pelo visto, alguém na Microsoft notou que, caso colocassem o nome completo atual de cada aplicativo, a fonte para cada caixa do Metro teria de ser consideravelmente reduzida.
Windows Live Messenger
O aplicativo está em uma situação delicada, tendo o Lync de um lado e o Skype de outro. Foi integrado a diversos portais e programas como o Internet Explorer, Hotmail, SkyDrive, MySpace e Xbox Live, e possui versão para iPhone e iPad na App Store, da Apple. Pelo visto, será chamado de Messaging ou Messenger, e possivelmente agregará o Skype ou o Lync – talvez ambos.
E os outros?
Tom Warren, da agência The Verge, afirma que o Messaging, o Mail, o Calendar e o People “foram desenvolvidos para serem o núcleo das comunicações do Windows”, embora não tenha revelado onde o Skype entra na história. Ainda segundo ele, os softwares para vídeo e música estão sob a marca do Zune, por mais que estejam sob responsabilidade da equipe do Xbox. Especulações dão conta que, logo após o lançamento do Windows 8, o Zune dará lugar ao Xbox Live como aplicativo para a execução de mídias, inclusive games. Curioso notar que, neste caso, o “Live” poderá ser mantido.
E o Windows Live Family Safety (Proteção para a Família), o Movie Maker e o Writer? Este último deve ser facilmente absorvido pelo Word e pelo SkyDrive, mas os outros dois dificilmente serão dispensados.
Também não há muitas indicações sobre quais softwares virão com o Windows e quais poderão ser baixados via loja oficial. Provavelmente a Microsoft deixará essa decisão para poucos meses antes do lançamento.
Naturalmente, tais mudanças trazem muitos questionamentos. O que acontecerá com os aplicativos Live que rodam no Windows XP, Vista e 7? A Microsoft continuará investindo para aprimorá-los – mesmo que todos, juntos, não paguem nem as contas do Bing? Ela ignorará os usuários que continuarão com as versões anteriores da plataforma por mais algum tempo?
Ao compararmos a postura da companhia de Redmond com a da Apple, o contraste aumenta. O iMail era conhecido como iMail e continua como iMail; o iTunes sempre foi iTunes. Os usuários da maçã, a rigor têm de lidar com poucas modificações, e elas são feitas gradualmente. No máximo, terão de parar de chamar o sistema de “Mac OS” e lembrá-lo apenas como “OS”.
(Woody Leonhard)
 
FONTE:  IDGNOW.UOL

Aplicativo com vírus se espalha no Facebook


appvirulento.jpg
Falso. App promete que mostra quem visitou seu perfil e exibe esta imagem como exemplo
O aplicativo “Veja quem te visitou no Facebook” (e seus derivados) está ocasionando uma nova enxurrada de “posts-spam” na rede social. Enviados involuntariamente por usuários infectados, eles convidam os amigos a descobrir quem anda acessando seus perfis — um recurso oficialmente disponível no Orkut mas inexistente no Facebook.
“S AAIIB A – QM – TE – visitoou, -> (link malicioso)”, diz uma das mensagens que circularam no Facebook nos últimos dias. Ao clicar nesse tipo de link, o usuário é direcionado, em geral, para a página de um aplicativo que exibe uma promessa ou fotografia atraente, como um detetive com lupa e um “AQUI” em letras maiúsculas ao seu lado.
O resultado do clique, no entanto, é a instalação de um aplicativo que ganha acesso ao perfil do usuário e faz o que quiser dele — de enviar mensagens a outros amigos a mudar a foto, diz Fábio Assolini, analista de malware da Kaspersky Lab e integrante do Grupo de Análise e Resposta a Incidentes de Segurança (ARIS).
A pedido do Estado, o especialista analisou as duas principais campanhas de vírus divulgadas no Facebook no momento:  “Mude a Cor do seu perfil no Face” e “Veja quem te visitou”. Ele observou que esses aplicativos, encontrados em diversas versões,conseguem infectar o usuário de duas maneiras: uma delas, e mais básica, é a que pede para você instalar o aplicativo. Nesse caso, o vírus consegue se passar por você, mas não obtém sua senha. Para se livrar dele, é preciso desinstalar o app.
A segunda, e mais perigosa, é a que solicita do usuário ainstalação de um plug-in no navegador. “Se instalado, o plug-in lê as suas senhas”, diz Assolini. O usuário, nessa situação, é forçado a entrar na página da rede social cujo endereço começa com “http”, em vez de “https”, que representa o site seguro.
Essa pequena diferença, claro, não costuma ser percebida pelo usuário. Mas traz problemas. Mesmo que a senha seja trocada, o plug-in conseguirá ler a nova. Portanto, quando isso ocorrer, é preciso excluir o plug-in malicioso do navegador. Veja como:
No Mozilla Firefox, vá em Ferramentas > Complementos > Extensões. No Chrome, vá em Ferramentas > Extensões. Procure pelo último plug-in instalado.
Mas atenção: o plug-in terá, provavelmente, um nome conhecido. O analisado por Assolini tinha o nome de Adobe Flash Player, por exemplo, um dos mais populares na web e usado como isca para vírus em outros ataques.
mudar_cor_face.JPG
Posts enviados por usuários infectados pelo vírus (Imagem: Reprodução)
—–
O QUE FAZER DIANTE DE UM “APP-VÍRUS”
Especialistas dizem que o Facebook costuma ser eficiente na exclusão de aplicativos cuja intenção é espalhar vírus pela rede. Mas, apesar dos esforços, a empresa ressalta ser necessária a colaboração do usuário.
- Ative o modo de navegação https em Configurações de Conta > Segurança >  Navegação segura.
- Vejas as dicas do Facebook para denunciar aplicativos maliciosos e deletar apps instalados que estejam causando dano ao usuário . (Observe que à esquerda de todo aplicativo o penúltimo item diz “denunciar página”.)
- Recomenda-se curtir a página de segurança do Facebook para receber atualizações (em inglês) sobre fatos relacionados à segurança na rede. Os tipos de spam mais comuns estarão, provavelmente, relatados nessa página.
- Caso tenha percebido alguma modificação indevida na sua conta e suspeite que outra pessoa possa estar com acesso a ela, acesse esta página e siga as instruções.
- Ligue o “desconfiômetro”. Duvide de recursos inéditos que nem foram anunciados pelo Facebook. A rede social nunca ofereceu a opção de mudar a cor do perfil ou ver quem o visitou. E observe a maneira como esses aplicativos apresentam a novidade: muitos têm erros de português, como “vizitou”.
- Instale um bom antivírus. O plug-in baixado pelo especialista citado acima foi identificado pelo antivírus de seu computador.
—–
Esta não é a primeira vez que esses aplicativos ganham espaço na rede social. Em janeiro, a página do Facebook Brasil deu o seguinte recado: “Estão circulando mensagens e postagens sobre a mudança de cor do Facebook. Isso não é verdade e sugerimos que ninguém clique nestes links. Da mesma forma, sugerimos desconfiar de mensagens que tragam vídeos suspeitos. Em caso de dúvida, confirme antes com seu amigo se aquela mensagem ou post é segura.”
Atualmente, o Facebook afirma que menos de 4% do conteúdo compartilhado no site é spam, o que afeta cerca de 0,5% dos usuários. Como a rede social já passa dos 800 milhões de perfis, isso significa algo próximo a 4 milhões de pessoas.
A empresa tem uma equipe de pelo menos 30 engenheiros voltados exclusivamente para a segurança na rede. Mas, como afirmou o engenheiro Pedram Keyani ao WSJ, a batalha contra spams nunca termina. “Este é um jogo que nunca terá um vencedor ou um perdedor. Continuaremos a lutar.” O aplicativo “Mude a cor do seu Facebook” apagado hoje pode, por exemplo, surgir amanhã como “Mude a cor do seu perfil no Face”.
Para o analista de malware Fábio Assolini, trata-se dos mesmos golpistas do Orkut na rede social do momento, o Facebook. “Surpreende-me tantos usuários caírem nessa. Isso mostra que o brasileiro ainda não aprendeu”, diz. As senhas roubadas, segundo ele, podem ser usadas na distribuição de trojans bancários, tipo de vírus que tenta ganhar acesso a contas de bancos na internet.
“Spam social”Antes popular em e-mails, os spams agora marcam forte presença nas redes sociais, onde a disseminação de links maliciosos entre usuários familiares ocorre mais facilmente. De agosto de 2010 para novembro de 2011, a porcentagem de spams em e-mails caiu de 92,2% para 70,5%, segundo dados da empresa de segurança Symantec Corp citados pelo WSJ.
É por isso que, agora, lutar contra o “spam social” tem sido esforço primordial de empresas como Facebook e Twitter. Todos os dias, 200 milhões de ações maliciosas, como mensagens com links que direcionam usuários a vírus, são bloqueadas no Facebook.


FONTE: BLOGS.ESTADAO

15 mil alunos da UEPB serão prejudicados com greve


Estima-se que cerca de 15 mil alunos da Universidade Estadual da Paraíba serão prejudicados nas oito campi espalhadas do Litoral ao Sertão do Estado, por causa da greve dos técnico-administrativos, mesmo com o recuo da greve dos professores.

Na assembleia de sexta-feira (2), convocada pela Asssociação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba, foi encerrada após cenas de conflitos envolvendo um grupo de pró-reitores da administração central da UEPB, a base sindical e diretores da Aduepb.

Tudo começou quando a mesa discutia as propostas sobre a emissão de uma nota. Sem mais haver consenso e depois de trocas de insultos e descontrole no plenário, o presidente da Aduepb, José Cristovão de Andrade, que no momento dirigia os trabalhos, deu por encerrada a assembleia com nova convocação para o dia 14 de março.

Os pró-reitores resolveram instalar nova assembleia e criar uma nova diretoria da Aduepb formada pelo chefe de gabinete da reitoria José Benjamim; o ouvidor Jomar Ricardo; o diretor de centro do Campus de Guarabira, Belarmino; o pró-reitor de cultura, José Pereira. Ficaram ainda para completar a ação: a prefeita do campus; as pró-reitoras de administração e pós-graduação; a coordenadora da Cipe; e demais diretores de centro. Parecia o Consuni, segundo Andrade.

Segundo o presidente da Aduepb, professor Andrade, ele continua defendendo o diálogo da administração com o Governo do Estado e lutar pela sua data-base. “Ficou claro mais uma vez na assembleia que a reitoria não abre mão do seu discurso pelos 5,77% da loa 2012”, assinalou.

Recorda que, na reunião com o setor financeiro do Governo no dia 1º de março a reitoria solicitou 20 milhões e o Governo ficou de discutir os repasses do Fundeb no valor de um milhão mês. A Aduepb solicitou revisão do percentual da lei e tenha como base o % de 2009 - 5,16 das rol.

Os técnicos entraram em greve e terá todo apoio da Aduepb, que realizará nova assembleia para o dia 14, dois dias após a nova mesa de negociação com o governo.

A assembleia não optou pela greve e decidiu os pontos da campanha salarial e convocação de nova assembleia para o dia 14 de março. Finalmente o professor Andrade declara “todo apoio será dado à greve dos técnico-administrativos”.

Os funcionários da Universidade Estadual da Paraíba decidiram entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (5).
 
 
FONTE: O PIPOCO

É O FRACO!: 'Eike Batista é o 10º mais rico do mundo'


Image
 
O Índice de Bilionários Bloomberg, que reúne as 20 pessoas mais ricas do mundo, colocou o brasileiro Eike Batista na 10ª posição do ranking. De acordo com o Bloomberg, o patrimônio do bilionário, estimado em US$ 29,8 bilhões, foi o que mais cresceu no último ano, 32%.

O magnata das telecomunicações e dono da America Movil, o mexicano Carlos Slim, de 72 anos, ocupa o topo da lista, com uma fortuna estimada em US$ 68,5 bilhões.
Bill Gates, cofundador da Microsoft, aparece no segundo lugar, com um patrimônio de US$ 62,4 bilhões, seguido do investidor e dono da Berkshire Hathaway, Warren Buffett, com US$ 43,8 bilhões.

"É hora do Brasil ser o número 1", disse Batista à Bloomberg. O brasileiro tem aproximadamente US$ 39 bilhões a menos que Slim, mas afirma que tem ambições de chegar ao topo da lista até 2015. "Eu sou, provavelmente, entre os bilionários, o menos endividado de todos", acrescentou.

No ranking divulgado pela revista Forbes em março de 2011, Eike surgiu como oitavo mais rico, quando seu patrimônio foi avaliado em US$ 30 bilhões.

Confira o ranking dos 20 mais ricos, divulgado pela primeira vez pela Bloomberg:

1. Carlos Slim, US$ 68,55 bilhões (México)
2. Bill Gates, US$ 62,4 bilhões (EUA)
3. Warren Buffett, US$ 43,8 bilhões (EUA)
4. Ingvar Kamprad, US$ 42,5 bilhões (Suécia)
5. Bernard Arnault, US$ 42,3 bilhões (França)
6. Amancio Ortega, US$ 38,8 bilhões (Espanha)
7. Lawrence Joseph Ellison, US$ 38 bilhões (EUA)
8. Charles Koch, US$ 34 bilhões (EUA)
9. David Koch, US$ 34 bilhões (EUA)
10. Eike Batista, US$ 29,8 bilhões (Brasil)
11. Mukesh D. Ambani, US$ 26,8 bilhões (Índia)
12. Li Ka-Shing, US$ 25,8 bilhões (China)
13. Sheldon Gary Adelson, US$ 25,7 bilhões (EUA)
14. Christy R. Walton, US$ 24,9 bilhões (EUA)
15. Stefan Persson, US$ 24,5 bilhões (Suécia)
16. Lakshmi N. Mittal US$ 23,6 bilhões (Índia)
17. Jim C. Walton, US$ 23,4 bilhões (EUA)
18. Samuel Robson Walton, US$ 22,99 bilhões (EUA)
19. David K.R. Thomson, US$ 22,7 bilhões (Canadá)
20. Liliane Bettencourt, US$ 22,4 bilhões (França)
 
 
FONTE: CARIRI LIGADO

Após chute na bunda no Brasil, Valcke pede desculpas


O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, causou indignação do governo brasileiro na última sexta-feira, quando disse que o Brasil estava mais preocupado em ganhar a Copa do que em organizá-la e que merecia “um chute no traseiro” para acelerar o andamento das obras. Na noite desta segunda-feira (5), o francês resolveu pedir desculpas ao país pelas declarações e diz que foi mal interpretado.
O pedido de desculpas foi feito pouco depois do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo ter pedido a substituição de Jérôme Valcke da interlocução entre o país e entidade quanto à organização da Copa do Mundo de 2014.
Curiosamente, o pedido de desculpas acontece justamente um dia antes da votação da Lei Geral da Copa do Mundo de 2014, que propõe permissões quanto às exigências da Fifa que ferem leis nacionais, como liberação de bebida alcoólica nos estádios.
Valcke tentou se explicar ao argumentar que expressão em francês "se donner un coup de pied aux fesses" é corriqueira em seu país-natal, a França, para pedir que se "acelere o ritmo" de algo. O secretário-geral argumentou que a expressão foi traduzida ao pé da letra para o português e que isso gerou "interpretações incorretas".
De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério do Esporte, Aldo Rebelo ainda "está digerindo" a rápida resposta de Valcke e só deve se pronunciar hoje sobre o assunto.
Na sexta-feira (2), o secretário geral da entidade máxima do futebol, Jérôme Valcke, reclamou dos atrasos das obras dos estádios, do sistema hoteleiro e de transportes e disparou contra a organização do Mundial no Brasil.
"Eu não entendo por que as coisas não estão se movendo. Os estádios não estão dentro no cronograma, e por que tantas coisas estão atrasadas?" perguntou. Segundo ele, o Brasil precisa "se mexer", e os organizadores da Copa precisam "levar um chute no traseiro e entregar essa Copa do Mundo".
"Lamento dizer, mas as coisas não estão funcionando no Brasil. Existem essas discussões intermináveis sobre o projeto Copa do Mundo. Deveríamos ter recebido esses documentos assinados até 2007 e estamos em 2012”, afirmou.
Valcke deu as declarações na Inglaterra, onde esteve para a reunião anual da International Fifa Football Association Board, o órgão legislativo da entidade. O secretário criticou ainda a burocracia para aprovar as leis da Copa e até a longa discussão sobre a liberação de bebidas nos estádios.
No sábado, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, convocou uma entrevista coletiva para anunciar que não aceitaria mais Valcke como interlocutor da Fifa para assuntos ligados à Copa de 2014, em carta enviada hoje.
No mesmo dia da coletiva, Valcke demonstrou indiferença com a ameaça e disse que a atitude era "infantil".
"Se o resultado [de minhas declarações] é que não querem mais falar comigo, se não sou a pessoa com quem querem trabalhar, então é um pouco infantil. Vou viajar ao Brasil", falou, naquela oportunidade.

Priscila Andrade com UOL
 
 
FONTE: PORTAL  CORREIO