PAGINA INICIAL

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Tornado destrói 37 empresas em Taquarituba Segundo dados da Prefeitura, as companhias danificadas estavam localizadas na região do Parque Industrial da cidade


Wikimedia Commons
Tornado
Tornado destrói 37 empresas na cidade de Taquarituba, segundo prefeitura
São Paulo – O tornado que causou destruição e deixou dezenas de desabrigados e dois mortos em Taquarituba, na região sudoeste do estado de São Paulo, também afetou o comércio e empresas locais. De acordo com nota da Defesa Civil do Estado de São Paulo, pelo menos 30 imóveis comerciais foram devastados com o forte vendaval, A  prefeitura já contabiliza 37.

Ainda segundo a Prefeitura, grande parte das empresas danificadas pelo fenômeno natural estava localizada na região do Parque Industrial da cidade.
Até o momento, as autoridades locais e o Sindicato dos Empregos no Comércio de Itapeva – Sincomerciários – não têm a lista completa das empresas destruídas. No entanto, sabe-se que a Dismapp Cosméticos; Zanforlim (que possuía um posto de gasolina e uma distribuidora de diesel); Maqterra, empresa de asfalto, e a Associação Comercial Industrial não resistiram aos impactos do tornado e desmoronaram.
Além disso, a Prefeitura de Taquarituba informou que 164 moradias foram danificadas e 64 pessoas ficaram feridas.
Oficiais do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil continuam atuando no local para colher mais informações. Segundo o Sincomerciários, na próxima terça-feira (24), representantes do sindicato irão à zona do Parque Industrial avaliar o estrago causado e listar as empresas danificadas.
Confira nota oficial da Defesa Civil do Estado de São Paulo:
Forte precipitação pluviométrica provoca óbitos, desabamentos, desabrigados e desalojados
A Defesa Civil Estadual foi cientificada pelo Corpo de Bombeiros, de que o município de Taquarituba, área da coordenadoria regional de Defesa Civil de Itapeva (REDEC/I-15),por volta das 16h, foi atingido por uma precipitação pluviométrica com rajadas de vento ocasionando 2 óbitos, um no desabamento do ginásio poliesportivo “ICO RODRIGUES”, deixando também várias pessoas feridas e outro no bairro Carmélia, após um ônibus da viação “Transfronteira” ser tombado pela velocidade do vento, provocando o óbito do motorista do coletivo.
Uma criança permanece internada no pronto Socorro de Itaí, devido a uma fratura exposta no braço.
Inúmeras casas e comércios foram afetados, e a coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) ofereceu apoio de recursos humanos e materiais enviando uma equipe para apoiar nas ações suplementares, sendo que até o momento a prefeitura informou que 150 residências foram destelhadas e 30 imóveis comerciais foram afetados.
No total 63 pessoas foram encaminhadas aos hospitais da região com ferimentos leves, as quais foram medicadas e liberadas.
O abastecimento de energia elétrica foi comprometido em 50% e o sistema de telefonia foi afetado e restabelecido parcialmente; 8 pessoas foram abrigadas no Ginásio de Esportes da Vila São Vicente e um número de pessoas não contabilizada até o momento foram alojadas nas casas de parentes e amigos.
exame.abril

Após tumulto, Bolsonaro será processado por quebra de decoro Parlamentar será alvo de ações tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal

Senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) e deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) discutiram durante visita ao Destacamento de operações de Informações-Centro de Defesa Interna (Doi-Codi), no Rio
Senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) e deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) discutiram durante visita ao Destacamento de operações de Informações-Centro de Defesa Interna (Doi-Codi), no Rio
Após a confusão protagonizada nesta segunda-feira (23) durante visita à antiga sede do DOI-Codi, no Rio de Janeiro, o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) será alvo de ações por quebra de decoro parlamentar tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado.
Uma das ações parte da bancada do PSOL na Câmara. No incidente desta manhã, o deputado agrediu o senador Randolfe Rodrigues (PSOL/AP). Randolfe conta que levou um soco no estômago.
A agressão aconteceu na frente do prédio do Batalhão de Polícia, pouco antes do início da visita, da qual participavam membros da Subcomissão da Verdade, Memória e Justiça do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.
Bolsonaro não faz parte de nenhuma das Subcomissões nem estava na lista dos integrantes da visita, também quis entrar no prédio. Durante o entrevero, os parlamentares e representantes de movimentos como o Tortura Nunca Mais e o Levante Popular da Juventude exigiam a saída de Bolsonaro, que acabou conseguindo entrar.
A comitiva, no entanto, recusou-se a fazer a visita na presença de Bolsonaro. Os parlamentares, juntamente com a Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, reivindicam, ao Ministério da Defesa e ao Exército, que o prédio seja transformado em centro de memória, conforme já ocorreu em São Paulo.
O presidente do PSOL e líder do partido na Câmara, deputado Ivan Valente (PSOL/SP), informou em nota que será dada entrada a uma representação contra Bolsonaro no Conselho de Ética da Câmara por quebra de decoro, com agravante de agressão física a um senador da República.
— Ele usou de violência contra um senador. O Bolsonaro, mais uma vez, extrapola todos os limites

A Comissão de Direitos Humanos do Senado, por meio de seua presidente, senadora Ana Rita (PT-ES), também anunicou que vai representar contra deputado fluminense por queda de decoro parlamentar. A argumentação é que o deputado do PR do Rio de Janeiro tentou impedir a realização de uma missão oficial feita pela Subcomissão da Verdade, Memória e Justiça, criada no âmbito do Senado Federal.

R7 tentou contato com Bolsonar, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Entenda o caso
A visita da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro ao 1º Batalhão de Polícia do Exército, na Tijuca, na zona norte da cidade, começou com tumulto na manhã desta segunda. O motivo foi a chegada do deputado federal Jair Bolsonaro.
Bolsonaro forçou a passagem, no portão do quartel, e chegou a dar um soco na barriga do senador Randolfe Rodrigues, que tentava impedir a entrada do deputado federal. O prédio, onde hoje está o BPE, abrigava o DOI-Codi e foi local de tortura e prisões arbitrárias durante a ditadura militar (1964 a 1985). 
Representantes de movimentos como o Tortura Nunca Mais e o Levante Popular da Juventude exigiam, aos gritos, a saída de Bolsonaro, que conseguiu entrar.
Até as 12h30, o parlamentar continuava dentro do quartel, mas não acompanhou a comitiva. Dezenas de pessoas esperam em frente ao batalhão o resultado da visita da comissão.
Além de Randolfe, acompanham a visita da comissão o senador João Capiberibe (PSB-AP), que foi torturado nas dependências do batalhão durante a ditadura, e as deputadas federais Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP).
r7

Operação Prefixo desarticula quadrilha internacional de tráfico de drogas

internacional de tráfico de drogas

Operação Prefixo desarticula quadrilha internacional de tráfico de drogas
As polícias Civil e Militar da Paraíba deflagraram, nesta segunda-feira (23), a Operação Prefixo, com o objetivo de desarticular uma organização internacional de tráfico de drogas, responsável pelo comércio de entorpecentes no Sertão paraibano e em outros estados brasileiros. A quadrilha era comandada pelo peruano Walmer Ramirez Campos, que usava o nome de Marco Antônio Chavarry Trujillo. Ele foi preso nesse sábado (21), em Fortaleza (CE).


De acordo com o superintendente da 3ª Região Integrada de Segurança Pública, delegado André Rabelo, esta é a primeira vez que a polícia judiciária estadual desarticula uma quadrilha internacional de tráfico de drogas. As investigações começaram em julho deste ano, quando foram presos alguns traficantes na cidade de Patos (PB), o que levou ao restante do grupo. Até o momento, 14 pessoas foram presas, 22 indiciadas, e a Polícia Civil continua os trabalhos para prender mais dois suspeitos.


Além das polícias Civil e Militar, participam da Operação Prefixo a Promotoria de Justiça da 6ª Vara da Comarca de Patos. Auxiliaram ainda nas investigações, a direção do presídio regional da cidade, com agentes penitenciários do GPOE.


Atuação da quadrilha– Segundo a polícia, a droga vinha da Bolívia e entrava pelos Estados do Acre ou pelo Mato Grosso, havendo uma alternância para dificultar o trabalho policial. O material era levado para Fortaleza, onde era distribuído para a Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Maranhão, Acre, Piauí, São Paulo e Amazonas. Além dos estados citados, a droga ainda era fornecida para o Peru e a Espanha.


Walmer Ramirez Campos, conhecido por “Tony” ou “Gringo”, contava com a ajuda da mulher, Raquel Vieira de Lima. O casal administrava a distribuição de cocaína, crack e maconha do Ceará para o resto do Brasil. Os dois foram presos na rua Cidade Rio Branco, bairro Henrique Jorge, por policiais civis e militares do município de Patos, com auxílio de policiais civis do Ceará.


Uma entrevista coletiva vai ser concedida, logo mais, às 9h, na sede da Delegacia Seccional de Patos com o superintendente André Rabelo e o comandante Almeida Rosas, que coordenaram a ação.



Redação com Secom/pb agora

Botafogo vence Tiradentes por 1 a 0 e garante vaga na Série C do Brasileirão A partida foi decidida aos 40 minutos do primeiro tempo com gol do meia-atacante Lenilson


Reprodução/Internet
Torcida foi à Fortaleza
O Botafogo-PB fez bonito neste domingo (22) e venceu o Tiradentes por 1 a 0 nas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. A vitória garantiu ao Belo uma vaga na Série C em 2014. O jogo aconteceu na tarde deste domingo, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza/CE.
A partida foi decidida aos 40 minutos do primeiro tempo com gol do meia-atacante Lenilson. Um jogo bem movimentado, principalmente pela boa atuação do Botafogo que se manteve superior, mesmo sem precisar ampliar o placar.
Com o resultado, o alvinegro da estrela vermelha conquista o acesso à Série C do Brasileirão. Agora, a equipe se prepara para enfrentar o Salgueiro/PE, no próximo domingo (29).
O jogo
Nos primeiros quatro minutos, o Botafogo já começava mostrando que queria garantir o placar. Após toque de bola, Lenilson recebeu e chutou de fora da área direto para o gol, mas mandou com perigo por cima da meta.
Pio cobrou falta na lateral esquerda, mas o goleiro fez uma difícil defesa e mandou pela linha de fundo. Pio cobrou escanteio, Lenilson recebeu e tentou de cabeça, a bola passou bem perto, à direita do gol.
Celico driblou o defensor do time do Ceará, chutou, mas a bola rebateu na zaga e foi pela linha de fundo. Ribinha recebeu lançamento e tocou de cabeça da pequena área, Remerson fez a defesa, sem dificuldade.
Ribinha recebeu na pequena área, soltou uma bomba e Marcel afastou o perigo. Aos 40 minutos, Ferreira cobrou lateral, Lenilson recebeu e trocou passe com Ferreira, de fora da área. Lenílson chutou e mandou colocado no canto esquerdo do goleiro para abrir o placar.
Na volta do intervalo, Reginaldo Junior invadiu a área e bateu. A bola ficou na trave e saiu pela linha de fundo. Pedro Bambu soltou uma bomba e Remerson fez uma grande defesa. No rebote, Ribinha tentou e Remerson fez outra bela defesa.
Pio cobrou falta, disparou direto para o gol, mas o goleiro defendeu. No rebote, Lenílson deu um toque, mas o goleiro defendeu novamente. Na resposta, Índio recebeu na pequena área e mandou pela linha de fundo.
Doda recebeu passe de Lenílson, bateu da pequena área, mas o goleiro fez uma grande defesa.
Botafogo ganhou fora de casa
Foto: Botafogo ganhou fora de casa
Créditos: Reprodução/Internet/Fábio Lima
portal correio

Concursos com inscrições abertas somam 16,6 mil vagas Cargos são em todos os níveis de escolaridade. Salários chegam a R$ 20.332,87 na Procuradoria Geral de Goiás.

Pelo menos 146 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (23) e reúnem 16.547 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 20.332,87 na Procuradoria Geral de Goiás.
Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Os órgãos que abrem as inscrições para 3.821 vagas são os seguintes: Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Prefeitura de Aparecida de Goiânia (GO), Prefeitura de Bagé (RS), Prefeitura de Cachoeiro do Itapemirim (ES), Prefeitura de Corumbaíba (GO), Prefeitura de Curitiba, Prefeitura de Eldorado do Sul (RS), Prefeitura de Itarantim (BA), Prefeitura de Nova Olinda do Norte (AM), Prefeitura de Olímpia (SP), Prefeitura de Poranga (CE), Prefeitura de Santa Gertrudes (SP), Prefeitura de Simões Filho (BA), Prefeitura de Vespasiano (MG), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop-BA), Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Lavras (MG) e Universidade Federal de Rondônia. 
globo.com

No Brasil, 37% das cidades são atendidas por 1 só empresa de celular





No Brasil, 37% das cidades são atendidas por 1 só empresa de celular

 Desaprovar um serviço de celular e recorrer a outro não é uma opção para os moradores de 37% das cidades brasileiras. Esses municípios são atendidos por apenas uma operadora de celular, segundo levantamento realizado na base de dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A realidade é vivenciada por 2.056 das 5.565 cidades do Brasil. No entanto, em 15 dos 26 Estados mais o Distrito Federal o índice de municípios onde opera apenas uma empresa de celular é superior à média brasileira.
 
 
Composto por Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Minas Gerais, Acre, Pará, amazonas, Bahia, Paraíba, Amapá, Rio Grande do Norte, Roraima, Tocantins e Maranhão, o grupo é encabeçado pelo Piauí, onde chega a 79% o número de municípios com apenas uma prestadora de serviços de celular. 
 
 
Por meio da rede celular, é ofertada também pacotes de internet móvel. Os números levantados mostram ainda que mais da metade (50,93%) dos municípios brasileiros têm seus consumidores disputados por apenas duas operadoras. A base de dados consultada pela reportagem considera a presença de uma operadora em uma cidade desde que tenha instalada lá uma antena, as chamadas estações de rádio-base (ERB).
 
 
Durante o lançamento de uma empresa de banda larga em agosto, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, criticou a falta de apetite das empresas de ir para o interior do país. “Nós temos um problema que é as grandes empresas não enxergarem a periferia e o interior. Um choque de competição e inovação é fundamental no mercado."
 
 
De acordo Eduardo Levy, porta-voz da Sinditelebrail (sindicato das empresas de telecomunicações), as companhias não são multadas, porque “o Estado brasileiro assim decidiu”. Ele afirma que a baixa presença ocorre porque as empresas cumprem apenas o estabelecido pela Anatel em seus editais.
 
 
“O Brasil não é o que nós vivemos aqui, você em São Paulo, eu em Brasília. Quando a Anatel prepara um edital para cobrir o Brasil inteiro, ela junta áreas de grande interesse econômico financeiro, com áreas onde não há nenhum interesse ou baixo interesse, áreas onde a implantação é mais barata com áreas onde a implantação é mais onerosa”, explica --no Distrito Federal, há mais de quatro operadoras e, no Estado de São Paulo, só 8% das cidades são atendidos por  uma única empresa de celular. Além disso, o executivo argumenta que apenas 8% da população vivem em cidades.
 
 
O cumprimento das regras também é responsável pelo apagão de sinal em algumas estradas, diz Levy. “Não há obrigação de cobrir um só metro de estrada nenhuma. Ao contrário, toda e qualquer que tiver o serviço de celular, ou está dentro da área de cobertura do município, ou tem um interesse que as empresas descobriram posteriormente.”
 
 
De fato, as regras estabelecidas pela Anatel afirmam que, se houver cobertura de 80% do principal distrito de uma cidade, aquele município está coberto. Levy também lembra que o edital do 3G realizado no Brasil em 2009 fixava que 927 municípios deveriam ser atendidos pela tecnologia até abril de 2013. No entanto, hoje, 3.114 tem acesso ao serviço.
 
 
Bolsa de Valores virtual
“O mundo tem mudado muito. Os smartphones têm ficado mais baratos. Os equipamentos têm ficado mais baratos. As empresas têm procurado formas de fazer a expansão.”
 
 
Uma série de mudanças para intensificar a competição está sendo implementada para alterar esse quadro. Uma delas é uma espécie de Bolsa de Valores virtual para que as operadoras que dominam a distribuição de serviços um uma localidade aluguem a empresas menores partes ociosas de sua infraestrutura, como torres, dutos, linhas dedicada, interconexões, acesso local e roaming. A Anatel apresentou o chamado Sistema de Negociação de Ofertas de Atacado (SNOA) na última terça-feira (17), que já está em operação.
 
 
“O mercado de atacado facilita a expansão das redes alternativas”, afirma João Moura, presidente da Telcomp (associação das empresas competitivas). Segundo ele, para as outras operadoras “por mais que construam rede, sempre precisarão contratar um complemento”.
 
 
“A empresa passa a rede de um lado da rua, mas se o cliente está do outro lado ela não consegue ir para o outro lado, porque não consegue um poste ou autorização da prefeitura para furar a rua”, explica Moura. “Alguém pode dizer: ‘Se a concessionária está lá, ela atende, não precisa de outra’. Às vezes contratando um serviço [de infraestrutura] que já existe, [outras empresas] podem oferecer um serviço diferenciado, porque chegou com outra estrutura, com outro atendimento ao cliente.”
 
 
Outra iniciativa é a redução da cobrança de ligações telefônicas para clientes de outras operadoras, para diminuir o chamado “efeito clube”, que faz 80% das chamadas ocorrerem dentro da rede de uma mesma operadora.
 
 cenariomt

Criação de empregos no país tem crescimento de 26,46% em agosto BRASÍLIA - No acumulado do ano, nos oito primeiros meses, foram gerados mais de 1 milhão de postos com carteira assinada...

foto: Agência BrasilNo acumulado do ano, nos oito primeiros meses, foram gerados mais de 1 milhão de postos com carteira assinada.
No acumulado do ano, nos oito primeiros meses, foram gerados mais de 1 milhão de postos com carteira assinada.
BRASÍLIA - Foram criados 127,6 mil postos de trabalho com carteira assinada em agosto deste ano, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta sexta-feira (20) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Esse saldo representou uma melhora em relação a julho, quando foram registrados os piores índices para o mês desde 2003. Com relação a agosto de 2012, quando foram criados 100,9 mil postos, a performance representa crescimento de 26,46%.

O balanço de agosto foi resultado de 1.845.915 admissões e 1.718.267 demissões. No acumulado do ano, nos oito primeiros meses, foram gerados mais de 1 milhão de postos com carteira assinada.

De acordo com os dados do MTE, os setores com os melhores desempenhos em agosto foram serviços (com geração de 64,2 mil empregos), comércio (50 mil) e indústria de transformação (11,3 mil). Os setores com o desempenho mais fraco no mesmo período foram agricultura (-12 mil) e serviços industriais de utilidade pública (-448).

Segundo o ministério, o fechamento de postos na agricultura ocorreu devido a motivos sazonais, especialmente relacionados ao cultivo de café e de sementes em Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

Regionalmente, o Sudeste registrou a maior quantidade de empregos gerados em agosto (com 51,1 mil), seguido pelo Nordeste (33,1 mil); pelo Sul (27,8 mil), pelo Centro-Oeste (9,2 mil) e pelo Norte (6,2 mil). Os estados com os melhores desempenhos foram São Paulo (39,5 mil), Paraná (12,2 mil) e Rio de Janeiro (10,1 mil). Os piores foram Minas Gerais (-1,7 mil) e Acre (-47).
dci.com

Trabalho infantil caiu um terço desde 2000

Trabalho infantil caiu um terço desde 2000
Em todo o mundo há 168 milhões de crianças vítimas de trabalho infantil. Há 12 anos eram 215 milhões. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) lança hoje a 4ª edição das Estimativas Mundiais do Trabalho Infantil, que analisa os progressos feitos entre 2000 e 2012.
A OIT mostra-se satisfeita com a redução do número de crianças vítimas de trabalho infantil, mas sublinha que "não será possível atingir, em 2016, o objetivo de se eliminar as piores formas de trabalho infantil".
"Estamos a mover-nos na direção correta mas o progresso é ainda lento. Se formos sérios em relação a acabar com este flagelo do trabalho infantil no futuro próximo, então precisamos de intensificar substancialmente os esforços a todos os níveis. Há 168 milhões de boas razões para fazê-lo", disse o diretor geral da OIT, Guy Ryder.
Ao todo, 11% da população infantil em todo o mundo é afetada pelo trabalho infantil. E destas, 85 milhões executam trabalhos perigosos. O maior número absoluto de crianças trabalhadoras vive na região da Ásia-Pacífico, mas a África Subsariana continua a ser a região com a mais elevada incidência de trabalho infantil, com mais de uma em cada cinco crianças envolvida nesta prática.
A redução do trabalho infantil apresentou melhores resultados durante o período 2008-2012, apesar da crise económica mundial, sublinha o relatório a que o DN teve acesso. E foi particularmente acentuado entre as meninas, com uma redução de 40%. Quanto aos rapazes, a redução foi de 25%.
A agricultura é o setor mais importante, mas os números de crianças envolvidas em trabalho infantil nos setores dos serviços e da indústria também são significativos, refere o relatório. São as crianças entre os 5 e os 11 as mais afetadas pelo trabalho infantil (44%).
 dn.pt