PAGINA INICIAL

sábado, 12 de outubro de 2013

TRE da Paraíba abre 18 mil vagas para biometria

a

TRE da Paraíba abre 18 mil vagas para biometria
 O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) disponibilizou, nesta sexta-feira (11), aos eleitores de João Pessoa que ainda não realizaram o recadastramento eleitoral biométrico, um total de 18 mil vagas para atendimento, inclusive em três novos postos: Subprefeitura de Mangabeira, Fórum Trabalhista, no Shopping Tambiá; e Casa da Cidadania de João Pessoa.


O presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, explicou que o mais recente recorde de vagas abertas é fruto do esforço da equipe de informática do Tribunal, combinada com a efetivação da contratação de reforço de pessoal para o atendimento a partir deste mês de outubro. “Entramos efetivamente na reta final da campanha da biometria, que termina em março de 2014. com esse reforço temos a certeza que atingiremos a meta dentro do prazo pré-estabelecido pelo nosso planejamento”, afirmou.

Conforme o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, Leonardo Lívio, as 18 mil vagas que foram disponibilizadas se referem não apenas ao novos postos, como também aos já existente. “Detectamos algumas vagas remanescentes, que podem ter sido de desistências e todas elas estão disponíveis aos eleitores, mas elas estão limitadas até o dia 14 de novembro. Mais adiante abriremos um novo lote”, disse.

O posto de recadastramento do Fórum Trabalhista Maximiano Figueiredo, no Shopping Tambiá, deverá ser aberto no dia 21 de outubro. Já o posto da Casa da Cidadania de Manaíra deverá ser iniciado a partir do dia 23 de outubro e o posto da sub-prefeitura de Mangabeira deverá se iniciar já nesta terça-feira (15).


TRE/pb agora

Justiça cassa prefeita e determina nova eleição em Areia de Baraúnas Eles são acusados abuso de poder econômico e compra de votos


Divulgação/Prefeitura
Dequinha Mineral, prefeita de Areia de Baraúnas
A juíza da 65ª Zona Eleitoral, Isabelle de Freitas Batista Araújo, cassou o mandato da prefeita e do vice-prefeito de Areia de Baraúnas, no Sertão paraibano, Vanderlita Guedes Pereira (PSDB) e Djean Farias de Andrade (DEM), respectivamente. Eles são acusados abuso de poder econômico e compra de votos. A decisão é de primeira instância e ainda não foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A ação cabe recurso.
A juíza também determinou a realização de nova eleição na cidade. De acordo com a assessoria de comunicação do TRE-PB até o final da tarde, o tribunal não havia sido comunicado da decisão. Caso a prefeita não entre com recurso, a nova data para o pleito será decidida pelo TRE-PB na próxima semana.
Com a cassação o presidente da Câmara Municipal de Vereador, Edmilson Veras de Araújo (DEM), assume a prefeitura.
A eleição na cidade foi definida por uma diferença de apenas oito votos. A prefeita, conhecida como Dequinha Mineral foi eleita com 50,25% (819 votos). O segundo colocado Adelgicio Balduino da Nóbrega Filho (PR), obteve 49,75% (811 votos).
A decisão foi tomada pela juíza nessa quinta-feira (10), mas só foi publicado no sistema zonal nesta sexta-feira (11).
portal correio

Chegada de ciclone na Índia faz ao menos 400 mil deixarem casas Previsão é de que ciclone provoque ventos de até 235 km/h. Equipes foram mobilizadas para levar indianos a abrigos mais seguros.

Ao menos 400 mil pessoas já deixaram suas casas do litoral leste da Índia devido à chegada iminente do ciclone 'Phailin', que provocará ventos de até 235 km/h, segundo a agência Reuters.
Ondas atingem porto de pesca no distrito de Visakhapatnam, no sul do estado indiano de Andhra Pradesh, neste sábado (12) (Foto: Reuters)Ondas atingem porto de pesca no distrito de Visakhapatnam, no sul do estado indiano de Andhra Pradesh, neste sábado (12) (Foto: Reuters)
As autoridades indianas esperam que a tempestade toque totalmente hoje a costa dos estados de Andhra Pradesh e Orissa, na baía de Bengala, por isso foi colocado de prontidão um forte dispositivo de resgate para fazer frente aos efeitos do ciclone.
"Mobilizamos 28 equipes (de 40 pessoas) em Orissa e 15 em Andhra Pradesh. O ciclone afetará principalmente os distritos localizados nas áreas litorâneas", explicou à Agência Efe uma fonte da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres da Índia (NDMA, sigla em inglês).
A fonte acrescentou que as regiões mais sensíveis "já começaram a ser evacuadas", mas não detalhou o total de pessoas que deverão deixar seus lares e buscar abrigo em locais mais seguros.
Indianos que tiveram de deixar suas casas ficam em abrigos improvisados (Foto: AP)Indianos que tiveram de deixar suas casas ficam
em abrigos improvisados (Foto: AP)
A emissora local 'NDTV', que citou uma fonte anônima da NDMA, disse ontem que 1,2 milhão de pessoas podem ser afetadas pelo ciclone, mas o funcionário desse mesmo órgão consultado pela Efe se recusou a confirmar a informação.
O Departamento Meteorológico da Índia prevê fortes chuvas nas próximas 48 horas com ventos de 80 km/h, inicialmente, mas que, ao longo do dia, podem chegar a rajadas de 235 km/h, assim que a tempestade tocar a terra.
O serviço ferroviário na região foi suspenso, assim como os voos entre Bhubaneswar, a capital de Orissa, e Visakhapatnam, em Andhra.
Um dos maiores ciclones da história indiana provocou a morte de cerca de 10 mil pessoas no estado de Orissa em 1999.
globo.com

Alckmin diz que não irá se intimidar por ameaça de grupo criminoso

 Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, considerado o chefe da facção criminosa que age de dentro dos presídios paulistas
Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, considerado o chefe da facção criminosa que age de dentro dos presídios paulistas
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que não irá se intimidar diante da ameaça contra ele de uma organização criminosa que age no estado. Segundo matéria do jornal O Estado de S. Paulo, divulgada ontem, interceptações telefônicas mostram que, pelo menos desde 2011, a facção Primeiro Comando da Capital (PCC) planeja matar o governador.
“Os bandidos dizem [nas escutas telefônicas obtidas pelo jornal] que as coisas ficaram mais difíceis para eles. Pois eu quero dizer que vai ficar muito mais difícil ainda.  Nós não vamos nos intimidar. É nosso dever zelar pelo interesse público, lutar contra a criminalidade. Vamos fortalecer ainda mais o regime disciplinar diferenciado, penitenciárias de segurança máxima”, disse o governador em Mirassol (SP), segundo vídeo disponibilizado pelo portal do governo do estado de São Paulo.
“Nós temos as mais fortes penitenciárias do pais aqui no estado de São Paulo. Os índices de criminalidade estão em queda, exatamente por esse trabalho. E ele vai ser fortalecido para proteger a população”, acrescentou.
As informações obtidas pelo jornal fazem parte de uma grande investigação feita pelo Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo. A investigação resultou na denúncia de 175 pessoas por participação em organização criminosa e na acusação da prática de crime de formação de quadrilha armada para o tráfico de entorpecentes, crimes contra o patrimônio e contra a vida de agentes públicos, além da aquisição, posse e manutenção de armas de fogo.
De acordo com o MP, as circunstâncias descritas nas denúncias e os elementos de prova colhidos só poderão ser divulgados caso seja retirado o sigilo de Justiça decretado no processo.  O MP pediu a prisão preventiva de todos os denunciados. A Justiça, no entanto, indeferiu a solicitação e o Ministério Público recorreu da decisão.
 tribunahoje.com/jb.com

Cientistas anunciam "ponto de viragem" no tratamento do Alzheimer

Cientistas britânicos anunciaram a descoberta de um composto químico que permite deter a morte de células cerebrais. O avanço foi testado em ratos e é considerado um "ponto de viragem" no tratamento do Alzheimer.
 
foto HENRIQUES DA CUNHA/ARQUIVO JN
Cientistas anunciam "ponto de viragem" no tratamento do Alzheimer
O composto químico foi testado em ratos no tratamento de uma doença semelhante ao Alzheimer
 
Apesar de se tratar de nova descoberta para o tratamento do Alzheimer, ainda se encontra longe a criação de um medicamento que seja capaz de curar a doença degenerativa.
De acordo com o "The Independent", o método permite bloquear o avanço da doença neurodegenerativa. Até ao momento, o composto foi testado em ratos que sofrem da síndrome Prião, considerada, no animal, a doença neurodegenerativa mais próxima ao Alzheimer.
Publicado, esta quarta-feira, na revista "Science Trnaslational Medicine", o estudo foi levado a cabo pela Unidade de Toxicologia do Conselho de Investigação Médica da Universidade de Leicester, no Reino Unido.
"É um grande passo em frente", afirma Giovanna Malluci, uma das responsáveis pela investigação. "O facto de que isto é um composto que pode ser administrado oralmente, que chega ao cérebro e previne doenças cerebrais é uma novidade por si mesmo", acrescenta.
Ainda que convincente, o estudo levanta algumas dúvidas quanto à aplicação humana. "Na verdade, o estudo foi feito em ratos, não em homens", afirma Roger Morris, professor no King"s College de Londres. Há, no entanto, "evidências consideráveis" já que, em ambos os casos, os neurónios morrem de forma "similar".

 jn.pt

Dilma venceria eleição no 1o turno contra Aécio e Campos--Datafolha


SÃO PAULO (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff seria eleita no primeiro turno se a eleição presidencial de 2014 fosse hoje contra Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), segundo pesquisa do Datafolha publicada neste sábado. Porém, em simulações com outros nomes, incluindo a ex-senadora Marina Silva, a presidente não teria votos suficientes para vencer na primeira etapa do pleito do próximo ano, segundo o levantamento.
A pesquisa, publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, foi realizada na sexta-feira por meio de 2.517 entrevistas em 154 municípios e tem uma margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos.
Segundo a simulação, na disputa contra Aécio e Campos, Dilma teria 42 por cento das intenções de voto. O tucano teria 21 por cento e o socialista 15 por cento. Brancos, nulos ou nenhum somariam 16 por cento. Outros 7 por cento disseram não saber em quem votar.
A pesquisa também apurou intenção de voto de acordo com outros três cenários para a eleição presidencial de 2014, alternando os nomes de Campos e Marina Silva, pelo PSB, e os de Aécio e José Serra, pelo PSDB.
"Nas outras três combinações, Dilma não teria uma quantidade suficiente de votos para garantir vitória no primeiro turno", publicou o jornal citando dados da pesquisa.
O cenário em que a disputa é mais acirrada seria entre Dilma, Marina e Serra. A presidente aparece com 37 por cento das intenções de voto, a ex-senadora com 28 por cento e o tucano com 20 por cento.
Caso o pleito do próximo ano tenha segundo turno, a pesquisa do Datafolha sugere que Dilma venceria em todas as simulações. Contra Marina, ganha por 47 a 41 por cento. Contra Serra, por 51 a 33 por cento. Contra Aécio, 54 a 31 por cento. Contra Campos, 54 a 28 por cento.
O Datafolha afirmou que as simulações do atual levantamento não podem ser diretamente comparadas com as de pesquisas anteriores do instituto porque não há coincidência de cenários. Marina Silva filiou-se ao PSB de Campos no sábado passado depois de não conseguir aprovação junto ao Tribunal Superior de Eleitoral (TSE) para a criação do partido Rede Sustentabilidade.
No quadro que era tido como o mais provável da pesquisa do anterior do Datafolha, realizada no início de agosto, Dilma tinha 35 por cento; Marina marcava 26 por cento; Aécio alcançava 13 por cento; Campos, 8 por cento. Como Marina se filiou ao PSB, não é mais possível que ela e Campos disputem o mesmo cargo.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
 reuters.com