PAGINA INICIAL

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Sua principal habilidade é sambar em cima de uma bolinha de tênis:


nozes na frita

Em plena seca, pescadores fisgam peixes gigantes no Sertão


Image 
 
Em contradição a pior seca dos últimos 30 anos na Paraíba neste domingo (6) na zona rural do município de Sousa, Sertão da Paraíba, pescadores encontraram dois peixes grandes de um metro de comprimento e pesando 25 quilos cada. A captura dos peixes virou atração turística da região.

Tambaqui, também chamado de Pacu Vermelho, é um peixe típico da Região Amazônica, mas estaria sendo criado em cativeiro no município de Sousa. Ele foi capturado em um açude na zona rural da cidade dentro de galões.

Os pescadores Geraldo, Cristiano, Vitor e Maradona fizeram a festa da população neste domingo. Eles disseram que tiveram de usar muita criatividade, já que devido ao seu tamanho, o pescado arrebentava as redes normais de pesca. 

cariri ligado

MEC divulga nova lista de cursos superiores com avaliação ruim Instituições terão de cumprir exigências e melhorar o conceito dos cursos. Lista inclui universidades federais e particulares.


A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação publicou na edição desta terça-feira (8) do “Diário Oficial da União” uma nova relação de cursos de graduação que obtiveram resultados insatisfatórios no Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ano de 2011.
A lista (veja aqui) tem 38 cursos de 20 instituições de ensino superior, sendo quatro universidades federais, cinco universidades particulares, quatro institutos federais e sete centros universitários.
Os vestibulares para estes cursos não serão suspensos. No entanto, as instituições que organizam os cursos terão de cumprir medidas cautelares preventivas de ajustes para melhoria da avaliação destes cursos. Todas as instituições que tiraram igual ou menor que 2 no CPC serão convocadas a estabelecer um protocolo de compromisso junto ao MEC e terão de gerar relatórios a cada dois meses sobre o andamento das mudanças. Elas terão 60 dias para cumprir as exigências relacionadas ao corpo docente, como contratar novos mestres ou doutores, por exemplo; e 180 dias para se adequar na questão da infraestrutura, como criação ou reforma de laboratórios ou bibliotecas.
O CPC avalia o rendimento dos alunos, a infraestrutura e o corpo docente. Na nota do CPC, o desempenho dos estudantes conta 55% do total, enquanto a infraestrutura representa 15% e o corpo docente, 30%. Na nota dos docentes, a quantidade de mestres pesa em 15% do total; a dedicação integral, 7,5% e o número de doutores, também 7,5%.
Em 2011, foram avaliados 8.665 cursos, sendo 6.083 do sistema federal de ensino, das áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins, bem como cursos dos eixos tecnológicos de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.
Do total, 4.458 tiveram CPC satisfatório, sendo 1.272 federais e 3.186 particulares. Dos cursos avaliados, 672 tiveram CPC insatisfatório, sendo 124 federais e 548 particulares. Outros 1.114 cursos ficaram sem conceito.
Suspensão
Em dezembro, o MEC divulgou a lista de 207 cursos superiores que tiveram seus vestibulares suspensos por terem obtido índice insatisfatório (nota menor de 3) no Conceito Preliminar de Curso (CPC) nas últimas medições realizadas, em 2008 e 2011. Ao todo, o ingresso para 38.794 vagas estará suspenso. 
globo.com

Sony aposta em celular que 'passa' músicas para alto-falante com toque



Sony aposta em celular que 'passa' músicas para alto-falante com toque
Aparelhos conectados querem revolucionar sala de estar
Empresa também apresentou televisores com definição 4K.


Celular Xperia Z foi destaque em evento da Sony na CES (Foto: Divulgação)

A Sony tentou mostrar que é possível transformar a sala de estar ao conectar os aparelhos com o smartphone sem a necessidade de grandes configurações em sua apresentação na Consumer Electronic Show (CES). Para passar uma música do Xperia Z para um alto-falante da casa, basta encostar o telefone na caixa acústica.
O celular, a central de entretenimento da casa na visão da companhia, tem uma tela Full HD (1080p) de 5 polegadas que, segundo a Sony, usa a mesma tecnologia dos televisores da linha Bravia. “Se temos a melhor linha de TVs, qual o motivo de não usarmos esta tecnologia e sua equipe de desenvolvimento para a tela do Xperia Z?”, disse Phil Molyneux, presidente da Sony Electronics durante apresentação.

O smartphone ainda tem uma câmera de 13 megapixels e vídeo HDR e resiste até três minutos na água, o que dá tempo para salvar o aparelho em caso de um pequeno acidente.
Mas o destaque do Xperia é a conectividade com alto-falantes. Por meio da tecnologia Near field Communication (NFC), basta tocar o aparelho nos alto-falantes compatíveis para que a música que está sendo reproduzida no celular passe para a caixa acústica por meio de conexão Bluetooth - e é possível espalhar estas caixas por toda a casa.

Phil Molyneux, presidente da Sony Eletronics, apresenta a Sound Bar da Sony, caixa de som sem fio (Foto: Reprodução)
O “Sound bar”, como é chamado o alto-falante, vem para substituir os rádios toca-CD e prometem som de alta qualidade. Mas há alto-falantes pequenos “Audio Balls”, caixas acústicas pequenas em formato de bola para se levar para qualquer lugar. Há um botão na bolinha que permite atender ligações telefônicas.

Alto-falante em forma de bola permite até atender a
ligações telefônicas (Foto: Divulgação)
Tocar o telefone na TV transmite qualquer conteúdo de vídeo que está em reprodução no aparelho para que se possa assistir no televisor.
TVs 4K
As TVs ganham mais resolução com a tecnologia 4K (ou Ultra High Definition), quatro vezes mais definição do que um televisor Full HD. As Bravia 4K chegam ainda este ano aos Estados Unidos em tamanhos de 55 e 65 polegadas. Molyneux disse que estes modelos serão mais acessíveis, embora não tenha revelado quanto vão custar.
Os aparelhos serão vendidos junto com o irmão maior, de 84 polegadas voltado para o mercado de luxo.

O grande problema de se ter uma TV 4K hoje é que não há praticamente nenhum conteúdo no formato de altíssima definição. Pensando nisso, a Sony anunciou o lançamento de filmes em 4K. Produções como a refilmagem de “O Vingador do Futuro” e “O Espetacular Homem-Aranha” terão versões no novo formato vendidas em discos de Blu-ray tradicionais.
Já os compradores da TV de 84 polegadas receberão “de presente” um tablet que controla o aparelho e acessa um servidor repleto de filmes na resolução 4K. O serviço de distribuição destes filmes pela internet chega aos Estados Unidos na metade do ano. “Este é o primeiro serviço de distribuição de filmes 4K do mundo”, disse o executivo.
Ainda no ramo das TVs, e seguindo o exemplo das rivais Microsoft e Nintendo, com o SmartGlass e a Nintendo TVii, respectivamente, a Sony apresentou seu serviço de segunda tela para conteúdo de Tvs, o TV SideView. O aplicativo é instalado em tablets e apresenta uma grade com o conteúdo da TV em tempo real. O usuário pode ver se um filme está passando naquele momento e procurar informações sobre a produção e o elenco on-line.
Um pequeno erro
Pensando no futuro, a Sony quis mostrar um protótipo do seu aparelho de TV 4K de OLED com 56 polegadas. Ela quis, pois no momento em que Kaz Hirai, presidente da Sony, foi mostrar o aparelho, a imagem de uma paisagem sumiu apareceu a famosa tela “azul da morte do Windows”. E ali ficou sem ninguém, nem mesmo um técnico especializado poder fazer nada, apenas ouvir Hirai falando o quanto a TV tinha a melhor imagem. Imagem que ninguém viu. 

jornalfloripa

Galáxia pode ter 17 bilhões de 'Terras', diz estudo


Imagem artística mostra diferentes tipos de planetas na Via Láctea detectados pelo Kepler  Foto: AP
Imagem artística mostra diferentes tipos de planetas na Via Láctea detectados pelo Kepler 
Foto: AP
Até uma em cada seis estrelas pode abrigar em sua órbita um planeta do tamanho da Terra, segundo uma pesquisa divulgada nesta semana. Com base nesse dado, os autores da pesquisa afirmam que pode haver um total de 17 bilhões desses planetas em toda a galáxia. A pesquisa, divulgada no encontro semestral da Sociedade Astronômica Americana, na Califórnia, foi baseada em análises de possíveis planetas revelados pelo telescópio espacial Kepler.
A equipe responsável pelo Kepler também anunciou 461 novos candidatos a planetas, elevando a 2.740 o número total de planetas já identificados. Desde seu lançamento, em 2009, o telescópio Kepler vem observando uma parte fixa do céu, captando mais de 150 mil estrelas em seu campo de visão. Ele detecta a diminuta redução na luz que chega de uma estrela quando um planeta passa em frente a ele, no que é chamado trânsito.
Mas essa é uma medida difícil de se fazer, com a luz total mudando apenas frações de porcentagem. Além disso, nem toda redução se deve a uma estrela.
'Correções'
O astrônomo François Fressin, do Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica - que descobriu o primeiro planeta do tamanho da Terra - começou a tentar descobrir não somente quais candidatos detectados pelo Kepler podem não ser planetas, mas também quais planetas podem não ser visíveis ao Kepler. "Temos que corrigir duas coisas. Primeiro, a lista de candidatos do Kepler é incompleta", disse Fressin à BBC.
"Nós somente vemos os planetas que estão em trânsito pelas suas estrelas hospedeiras, estrelas que por acaso têm um planeta que está bem alinhado para que nós o vejamos. Para cada um deles, há dezenas que não estão nessas condições", explica.
"A segunda grande correção é na lista de candidatos - há alguns que não são planetas verdadeiros transitando sua estrela hospedeira, são outras configurações astrofísicas", diz. Isso pode incluir, por exemplo, estrelas binárias, nas quais uma estrela orbita outra, bloqueando parte da luz conforme as estrelas "transitam"umas às outras.
"Nós simulamos todas as possíveis configurações em que podíamos pensar - e descobrimos que elas poderiam representar apenas 9,5% dos planetas Kepler, e que todo o resto são planetas genuínos", explicou Fressin.
Os resultados sugerem que 17% das estrelas hospedam um planeta com tamanho até 25% superior ao da Terra, com órbitas fechadas que duram apenas 85 dias ou menos - semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso significa que a galáxia abrigaria ao menos 17 bilhões de planetas do tamanho da Terra.
Zona habitável
O estudo divulgado por Fressin foi complementado pelos resultados de uma pesquisa do astrônomo Christopher Burke, do Seti Institute, que anunciou a descoberta de mais 461 candidatos a planetas.
Desse montante, uma fração substancial tem o tamanho da Terra ou não são muito maiores - planetas que até agora vinham sendo particularmente difíceis de serem detectados.
"O que é particularmente interessante é que quatro desses novos planetas - com menos de duas vezes o tamanho da Terra - estão potencialmente na zona habitável, a localização em torno de uma estrela onde poderia potencialmente haver água líquida para sustentar a vida", disse Burke à BBC.
Um dos quatro planetas, batizado de KOI 172.02, tem apenas uma vez e meia o diâmetro da Terra e orbita uma estrela semelhante ao Sol - no que seria a versão mais próxima já descoberta de uma "gêmea" da Terra.
"É muito animador, porque estamos realmente começando a aumentar a sensibilidade a essas coisas na zona habitável - estamos realmente só chegando à fronteira dos planetas que podem potencialmente ter vida", diz Burke. William Borucki, um dos líderes da missão do Kepler, se disse "encantado" com os novos resultados.
"A coisa mais importante é a estatística - não encontramos somente uma Terra, mas cem Terras, que é o que veremos com o passar dos anos com a missão Kepler - porque ele foi desenvolvido para encontrar várias Terras", disse. 
noticias.terra

Gato visita túmulo de dono todos os dias, há um ano


Gato visita túmulo de dono todos os dias, há um ano

Um gato vem trazendo pequenos presentes para o local onde seu dono foi enterrado há cerca de um ano na cidade de Montagnana, na Itália. O animal, que tem três anos e atende pelo nome de Toldo, faz isso todos os dias sem falta.


De acordo com nota do "Huffington Post", o dono do gato era Iozzelli Renzo, que morreu no dia 22 de setembro do ano passado, aos 71 anos.


Os presentes que Toldo leva para Renzo consistem em folhas, gravetos, galhos, copos de plástico e folhas de papel.


Tudo começou no dia do enterro, quando o gato seguiu o caixão da casa do dono até o cemitério. Na manhã seguinte, a viúva Ada foi ao local e encontrou um raminho de acácia no túmulo.


"Na hora pensei que tinha sido coisa do gato. Mas minha filha estava convencida de que eu estava muito emocionada e que não podia ter sido ele", contou. Na mesma noite, o filho de Renzo foi ao cemitério e encontrou Toldo montando guarda na tumba.


Desde então, vizinhos, parentes e amigos que vão ao cemitério ou passam perto do local veem o gato rondando o local.


Segundo Ada, seu marido e o gato tinham uma relação muito próxima desde que Renzo adotou o felino recém-nascido.




UOL/pbagora

Três concursos são autorizados pelo governo federal O ministério da Fazenda vai selecionar 347 profissionais de nível superior para os cargos de contador e analista técnico-administrativo



Concurso Público

Mais três concursos foram autorizados pelo ministério do Planejamento. Ao todo, são 535 vagas, distribuídas entre os ministérios da Fazenda e Integração Nacional e a Marinha. O ministério da Fazenda vai selecionar 347 profissionais de nível superior para os cargos de contador e analista técnico-administrativo.
O ministério da Integração vai selecionar 122 pessoas para os cargos do quadro efetivo da pasta em diversas áreas e a Marinha vai realizar concurso para preencher 66 vagas de professor de magistério superior, do quadro de pessoal do comando da Marinha. Os editais têm o prazo de até seis meses para serem lançados. 
portalcorreio