PAGINA INICIAL

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Empresa cria relógio de pulso que indica quando a pessoa irá morrer “Estamos construindo um relógio que conte o tempo de vida para fazer do mundo um lugar melhor”

Sites já foram feitos com o intuito de alertar as pessoas sobre o dia aproximado de sua morte, dependendo do estilo de vida, idade e peso. Agora, o designer americano, Frederik Colting criou o Tikker, um relógio de pulso para contar o tempo do seu usuário pelo planeta Terra.
Alguns anos atrás, quando o avô de Frederik faleceu, ele teve a ideia de criar um relógio que ao invés de mostrar o passar as horas, contaria o tempo que falta para seu dono morrer. “Isso me fez refletir sobre a morte e a transitoriedade da vida, e eu percebi que nada importa quando você está morto. O importante é o que fazemos quando estamos vivos”, declarou Colting.
Por trás do Tikker está um grupo de designers que trabalhou no projeto do "relógio da morte" durante dois anos, com o intuito de fazer as pessoas aproveitarem cada segundo de vida. O Tikker foi lançado no site de financiamento coletivo Kickstarter em busca de verbas para chegar aos seus primeiros usuários. Com 23 dias para o final da arrecadação, já foram doados US$ 31 mil, mais de 5% do valor necessário.
Para o dispositivo exibir corretamente a data do final da vida de seu dono é preenchido um formulário e, a partir dele, o Tikker deduzirá o tempo de vida do usuário, A contagem regressiva mostra desde os anos, meses, dias até as horas, minutos e segundos. O relógio também tem a opção de mostrar a hora local. Um problema que ainda não foi solucionado é quanto a bateria do protótipo.
De acordo com o perfil no Kichstarter, quem comprar uma unidade vai ganhar o livro Sobre o Tempo, que servirá como um manual do Tikker, ensinando como se aproveitar ao máximo o tempo restante além de trazer curiosidades a respeito do próprio tempo.
Confira o vídeo da ação.
administradores.com

Belezas da Paraíba


Image 
O Sertão paraibano tem beleza própria povo forte e culinária substanciosa. Sempre fico carregada de emoção quando passo alguns dias por lá.

Mas o Cariri me fascina pela imponência do relevo, fauna e flora, a cultura do povo arraigada aos arquétipos da cultura nordestina tão bem retratados e defendidos por Ariano Suassuna, o paraibano mais ilustre da região.

Estive pela primeira vez no Lajedo Pai Mateus há seis anos. É certo que quando a gente gosta a gente volta, agora como Gourmetida  este retorno ao cariri tem um foco gastronômico que é conferir o prato principal do Hotel Fazenda Pai Mateus, o “bode no buraco”.

Também aquela merecida pausa, para recarregar as energias nas caminhadas pela caatinga, nas escaladas, numa viagem interior. A exótica paisagem: Mandacaru, Xiquexique, Facheiro e a Cambeba, e as arvores medicinais nativas Marmeleiro, Aroeira e o Juá. Também a Macambira. Emas, Seriemas e o Galo de Campina. Nesta paisagem tudo encanta!
Image 

O Lajedo de Pai Mateus é um lugar místico formado por elevações em granito em formato de capacete ou prato invertido. É um sítio arqueológico considerado um lugar sagrado onde habitavam povos indígenas pré-históricos. Conta-se que Pai Mateus foi um ermitão que viveu no séc. XVIII alimentando-se da fauna e flora local.

Com ajuda do guia Paulo Carvalho um grupo bem disposto e harmonioso foi para uma escalada no Saca de Lã. Esta formação rochosa, a beira de um dos afluentes do rio Taperoá é conhecida por este nome devido a sua semelhança com lã em fardos empilhada. Com todo gás para o esporte radical, a Gourmetida chegou ao topo, mesmo sem o registro.

À noite a temperatura baixa, ótimo para tomar um vinho contemplando a fogueira e bons sonhos.

Café da manhã: Tapioca, bolo de milho, pamonha, suco de goiaba e café. Na mesa a Gourmetida estava com um olho no prato e o outro nos pássaros foi um café da manhã compartilhado com a passarada.
Image 

Nossa aventura gastronômica ao cariri paraibano está cercada de valores culturais. Na culinária o predomínio dos pratos que têm como base a carne de sol, o milho, arroz de leite, o feijão de corda e a saborosa carne de bode. O bode é uma simbologia do cariri, de sua carne e vísceras faz-se a buchada, o picado, além das carnes cozidas ou guisadas, assadas e o pernil assado.

O prato típico do hotel fazenda Pai Mateus, Bode no Buraco começa a ser preparado na véspera quando os caprinos jovens são selecionados e abatidos para o consumo dos pratos que serão preparados.

Para esta receita foram usados 10 kg de bode, 1 cabeça de alho, 1 colher de cominho, 3 colheres de colorau, 5oog de tomate, 4 cebolas, 2 pimentões, 2kg de batata doce, 1kg de batata inglesa, 500g vagem, 1kg de jerimum, 1 repolho, 4 bananas compridas ou da terra cortadas em pedaços, 4 espigas de milho em pedaços, 3 maças e folhas de couve.

A carne de bode foi temperada no dia anterior. Célia é a cozinheira responsável pelo prato e seus segredos. Ela arruma no caldeirão alternando carne, verduras e legumes em varias camadas, ao final coloca as maças e cobre com as folhas de couve.
Image 

Nossa cozinheira precisou de ajuda para levar o caldeirão ao buraco cheio de brasas e fogo ainda alto. O prato permanecerá cozinhando por três horas.

Esta técnica de cozinhar no buraco, de acordo com a esperta Linda Susan, é dos povos indígenas da América Central. No Brasil como a caprinocultura é de origem turco-otomana, aqui na Paraíba o que se refere à gastronomia bodística como diz Wills Leal, está relacionada aos árabes de forma direta pela imigração ou indireta através dos colonizadores portugueses.
Image 

Passado o tempo o caldeirão é retirado do buraco. Antes de ir a mesa, a cozinheira prepara um pirão com o caldo do cozimento, o pirão apura um sabor único.

Agora nosso prato pronto para ser degustado: Bode no Buraco. Carne desmanchou na boca, os legumes variados cozidos e o sabor do pirão marcante meio defumado alavancou o prato pela sua força e sabor inigualável. Eita! Comida potente.
Outras imagens: 
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image 

Gourmetidos 
cariri ligado

Pó verde: ovo vegetal quer tirar galinhas das gaiolas


Pó verde: ovo vegetal quer tirar galinhas das gaiolas
 Um pó verde-claro, criado por uma empresa americana, pretende substituir o ovo em algumas receitas.

O Beyond Eggs (Além dos Ovos, em português), desenvolvido pela Hampton Creek, vem sendo chamado de ovo vegetal e tem como principal objetivo, de acordo com o fundador da empresa, Josh Tetrick, poupar milhões de galinhas.

De acordo com ele, as aves vivem em granjas "onde passam suas vidas inteiras em baterias de gaiolas -tão pequenas e superlotadas que não podem sequer abrir suas asas".

A empresa tem apoio financeiro de Bill Gates, fundador da Microsoft, e criou uma receita de "ovo artificial" que leva uma variedade de ervilha, outra de feijão, sorgo, óleo de girassol e de canola, além de outros ingredientes naturais.

Entre as características ressaltadas por Tetrick, está o fato de o ovo vegetal ser livre de colesterol e de salmonela, uma bactéria encontrada na casca que, se ingerida, pode causar intoxicação alimentar.

Uma das formulações do pó pode ser utilizada para substituir ovos em produtos assados, como biscoitos. Outra, em molhos e maionese, por exemplo. Tanto os biscoitos como a maionese começarão a ser vendidas em março do ano que vem pela Hampton Creek nos Estados Unidos.

Segundo a empresa, ainda neste ano duas outras grandes companhias alimentícias americanas começarão a usar o Beyond Eggs, mas os nomes não foram revelados.

No futuro, Tetrick espera desenvolver um produto líquido, que possa ser usado para fazer ovos mexidos, assim como expandir as atividades da empresa internacionalmente, em países como Brasil, China e Nigéria.

Sobre o gosto, Tetrick afirma que o ovo não fica tão evidente na receita, o que ressalta o sabor de outros elementos. "Você sente mais o gosto do chocolate no biscoito, por exemplo. E a maioria das pessoas também prefere o gosto da nossa maionese", diz.


UOL/pb agora

TST fixa reajuste de 8% e determina fim de greve nos Correios O plenário seguiu o voto do relator, ministro Fernando Eizo Ono, que definiu reajuste salarial de 8% e de 6,27% nos benefícios e negou a abusividade da greve


Internet
Os grevistas devem voltar ao trabalho 5ª
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou nesta terça-feira (8) o fim da paralisação dos trabalhadores da Empresa de Correios e Telegráfos (ECT), em greve desde o dia 17 de setembro. O fim da greve foi determinado pela Justiça após o fracasso das negociações entre os trabalhadores e a empresa. O plenário seguiu o voto do relator, ministro Fernando Eizo Ono, que definiu reajuste salarial de 8% e de 6,27% nos benefícios e negou a abusividade da greve. Os servidores que aderiram à paralisação terão de voltar ao trabalho a partir da quinta-feira (10).
A decisão acata proposta apresentada pelos Correios e rejeitada pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect). O acordo coletivo chegou a ser aprovado pelos servidores da empresa em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Tocantins, Bauru (SP), no Rio Grande do Norte, em Rondônia e no Amapá, mas não foi referendado pela Justiça.
Os trabalhadores que reivindicavam reajuste de 7,13%, alegando defasagem salarial causada pela inflação recente, mais 15% de aumento real, e R$ 200 de aumento linear para todos. A categoria pedia também mais 20% pelas perdas salariais ocorridas desde a implantação do Plano Real. Com a decisão, o percentual de aumento real será apenas 1,7%.
"O julgamento não atende às reivindicações trabalhadores. As decisões foram previsíveis, o tribunal meio que repetiu o acórdão do ano passado", disse a secretária Nacional da Fentect, Anaí Caproni.
O TST também decidiu manter na íntegra a Cláusula 11 do acórdão vigente sobre o plano de saúde da categoria, que garante todos os atuais direitos dos trabalhadores – manutenção dos atuais beneficiários (inclusive para pais do empregado já cadastrados); cobertura de procedimentos; rede credenciada e percentual de compartilhamento; nenhum custo adicional, repasse ou mensalidade aos empregados. A empresa deve permanecer como gestora do Correio Saúde, que é o plano da categoria. "O atendimento de saúde é fundamental, pois a atividade expõe os profissionais a muitos riscos de saúde", avaliou Anaí.
O TST determinou ainda a concessão de vale extra, no valor de R$ 650,65, a ser creditado em dezembro, e vale-cultura dentro das regras de adesão ao programa do governo federal. Também ficou decidido que a compensação dos dias parados será feita em até 180 dias, com o acréscimo de até duas horas no expediente, observados os intervalos entre a jornada de trabalho e o descanso semanal remunerado. O tribunal concedeu prazo até amanhã (9) para que a categoria decida se vai acatar as determinações.
O dissídio foi instaurado pela ECT em setembro, após a deflagração da greve da categoria. O TST realizou duas audiências de conciliação, na tentativa de encontrar uma solução consensual para as reivindicações dos trabalhadores, sem sucesso. 
portal correio

Trio leva Nobel de Química de 2013 por modelos de sistemas complexos Karplus, Levitt e Warshel criaram as bases de modelos de computador. Graças a eles, tornou-se possível prever processos químicos elaborados.

 Da esquerda para a direita, Martin Karplus, Michael Levitt e Arieh Warshel (Foto: AFP PHOTO / TT NEWS AGENCY / CLAUDIO BRESCIANI)Da esquerda para a direita, Martin Karplus, Michael Levitt e Arieh Warshel (Foto: AFP PHOTO / TT NEWS AGENCY / CLAUDIO BRESCIANI)
O Prêmio Nobel de Química de 2013 foi oferecido nesta quarta-feira (9) a Martin Karplus, Michael Levitt e Arieh Warshel por "colocarem as fundações dos poderosos programas que são usados para entender e prever processos químicos".
"Nos anos 1970, eles colocaram as fundações de poderosos programas que são usados para entender e prever processos químicos. Os modelos de computador que espelham a vida real se tornaram cruciais para a maioria dos avanços feitos na química atualmente", justificou em comunicado a Real Academia Sueca de Ciências, que concede o prêmio.

"Nos anos 1970, eles colocaram as fundações de poderosos programas que são usados para entender e prever processos químicos. Os modelos de computador que espelham a vida real se tornaram cruciais para a maioria dos avanços feitos na química atualmente", justificou em comunicado a Real Academia Sueca de Ciências, que concede o prêmio.
"Desenvolvemos um método de olhar para uma proteína e ver como exatamente ela faz o que faz. Isso pode ser usado, por exemplo, para desenhar drogas", citou Warshel, por telefone, ao ser questionado por uma jornalista sobre quais avanços seu trabalho trouxe.
Os trabalhos do trio premiado se aplicam a todos os tipos de química - podem ser usados na pesquisa de processos em seres vivos, assim como em técnicas industriais, por exemplo.
As reações químicas ocorrem muito rapidamente. A química clássica não conseguia mapear exatamente cada passo dos processos químicos. Os métodos desenvolvidos pelos cientistas ganhadores do Nobel deste ano permitem que os computadores analisem detalhadamente como ocorre, por exemplo, a purificação da fumaça que passa num catalisador, ou mesmo a fotossíntese que ocorre nas folhas das plantas.
Nobel Química 2013 (Foto: Editoria de Arte/G1)
Quântica e clássica
A academia sueca considerou as pesquisas desse trio merecedoras do prêmio porque permitiram associar a física clássica, com cálculos mais fáceis e precisos, capaz de calcular moléculas realmente grandes, mas inviável para prever reações, com a mecânica quântica, que demanda grande poder de cálculo e, por isso, só podia ser usada para moléculas pequenas. "Os vencedores do Nobel deste ano pegaram o melhor dos dois mundos e desenvolveram métodos que usam física clássica e quântica".
Isso significa que num cálculo de como um medicamento vai agir sobre uma proteína do corpo, por exemplo, o computador vai fazer uma simulação quântica de como os átomos da proteína que entram em contato com a droga vão interagir. O resto da molécula é simulado usando os preceitos da física clássica.
Martin Karplus naceu em 1930, em Viena, e é cidadão americano e austríaco. É vinculado à Universidade de Estrasburgo, na França, e à Universidade Harvard, nos EUA. Michael Levitt nasceu em 1947, em Pretória (África do Sul), e é cidadão britânico e americano. Atualmente está na Universidade Stanford, nos EUA. Arieh Warshel é americano e israelense. Ele nasceu em 1940 em Kibbutz Sde-Nahum (Israel), e trabalha na Southern California University, nos EUA.
Confira abaixo os vencedores do Nobel de Química dos últimos anos:
2012: Robert Lefkowitz e Brian Kobilka (EUA)
2011: Daniel Schechtman (Israel)
2010: Richard Heck (EUA), Ei-ichi Negishi e Akira Suzuki (Japão)
2009: Venkatraman Ramakrishnan e Thomas Steitz (EUA), Ada Yonath (Israel)
2008: Osamu Shimomura (Japão), Martin Chalfie e Roger Tsien (EUA)
2007: Gerhard Ertl (Alemanha)
2006: Roger Kornberg (EUA)
2005: Yves Chauvin (França), Robert H. Grubbs e Richard R. Schrock (EUA)
2004: Aaron Ciechanover e Avram Hershko (Israel) e Irwin Rose (EUA)
2003: Peter Agre e Roderick MacKinnon (EUA) 
globo.com

Samsung anuncia o Galaxy Road; smartphone de tela curva



A Samsung anunciou nesta quarta, na Coreia, o lançamento do seu smartphone que se curva sobre o eixo vertical de uma forma semelhante a alguns aparelhos de TV de OLED da marca. O Galaxy Road possui uma tela 1080p de 5,7 polegadas, tem 7,9 milímetros de espessura e pesa 154 gramas. Pelas fotos, o Galaxy Road tem conectividade 4G avançada (LTE A).
 Segundo a Reuters, o Galaxy Road, disponível por meio da sul-coreana SK Telecom, a maior operadora de telefonia móvel da Coreia, custa 1,089 milhão de won (equivalente a US$ 1000). O site Mashable publicou que o aparelho terá um processador de 2,3 GHz quad-core, 3GB de RAM, 32 GB de memória de armazenamento, uma câmera traseira de 13 megapixels e 2 megapixels na parte frontal e uma bateria de 2800 mAh.
terra

Vaza na internet possível imagem da nova camisa que a Seleção usará na Copa


SUPERESPORTES
foto



Vazou na internet nesta terça-feira a camisa que a Seleção Brasileira usará na Copa do Mundo. O site uruguaio especializado Todo Sobre Camisetas publicou fotos do novo uniforme, que apresenta poucas mudanças com relação ao modelo atual.
 
Entre as novidades, a gola verde apresenta estilo retrô, além de novos detalhes na manga e um pequeno desenho na parte superior interna da camisa.

A Nike ainda não confirmou se este modelo será usado no Mundial.

Também antes do lançamento, o site uruguaio adiantou a imagem da bola da Copa no Brasil.
 correiodoestado

Descoberta causa de vazamento de água radioativa em Fukushima


Tanque de armazenamento de água radioativa em Fukushima Daiichi (Foto: Kyodo)
Tanques de armazenamento de água de Fukushima Daiichi (Foto: Kyodo)
A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) declarou  nesta quarta-feira que descobriu o motivo pelo qual a água radioativa armazenada em um tanque na usina Fukushima Daiichi, localizada no nordeste do Japão, apresentou vazamento em agosto.
A operadora disse que o vazamento foi causado por lacunas criadas em placas de aço, que ocorreram na parte inferior do tanque.
No acidente de agosto, mais de 300 toneladas de água radioativa vazaram do tanque, sendo que parte acredita-se ter fluído para o Oceano Pacífico.
Funcionários da Tepco disseram que encontraram corrosão em torno das aberturas, com 1 a 2 centímetros de comprimento e 3 milímetros de largura cada uma.
A usina nuclear Fukushima Daiichi tem 300 tanques de armazenamento de água contaminada. A Tepco pretende substituir os tanques com chapas parafusadas por chapas de aço soldadas, para evitar novos acidentes.
 mundo-nipo