PAGINA INICIAL

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Doença de Barbosa é degenerativa

Doença de  Barbosa é degenerativa
A dor que acompanha o ministro Joaquim Barbosa há alguns anos deve continuar piorando, segundo o médico Raphael Marcon, especialista em coluna cervical do Hospital das Clínicas de São Paulo. Marcon falou com o Terra sobre a sacroileíte , doença que estaria afetando a saúde de Barbosa desde 2008 e já lhe forçou a tirar diversas licenças médicas desde então.

“A sacroileíte é uma inflamação na junta, entre o osso sacro e o osso da bacia. É uma doença degenerativa, geralmente relacionada com a idade, já que é mais comum em pacientes mais idosos. Pode ter uma origem inflamatória em pacientes mais jovens, mas é normalmente é uma dor na região lombar”, disse.

Como todas as doenças degenerativas, a sacroileíte não tem cura. “O tratamento dela envolve medicamentos, como anti-inflamatórios , infiltrações, medicina física e reabilitação”, falou o especialista.

Em 2010, Barbosa divulgou uma nota à imprensa para justificar suas licenças médicas e as fortes dores que, em algumas sessões do Supremo Tribunal Federal (STF), o obrigaram a permanecer em pé. “Sofro de dores crônicas nas regiões lombar e quadril há três anos e meio. Por essa razão, desde fevereiro de 2008, vi-me forçado a licenciar-me, de início por períodos de uma a três semanas, para tratamentos que se revelaram insuficientes”, disse o ministro, na ocasião.

Segundo o médico  esse tipo de doença causa dores regulares diante de qualquer carga na região da lombar. “A dor é comum quando a pessoa permanece na mesma posição. No caso da sacroileíte, manter a mesma posição por período prolongado é prejudicial”, disse.

De acordo com o médico, a doença mais comum da coluna é a artrose, que é causada pelo desgaste natural das articulações. Os sintomas da artrose surgem, geralmente, por volta dos 70 anos. Joaquim Barbosa tem 59 anos.

Terra/pb agora

TSE decide que inelebilidade conta a partir da data da eleição Decisão sobre contagem de prazo dia a dia tornaria pré-candidato Cássio elegível, segundo advogado

Imagem Ilustrativa


O Pleno Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisou ontem consulta formulada pelo ex-deputado federal, Pedro Guerra (PSD-PR), sobre prazos de inelegibilidade para as eleições deste ano. Os ministros sobre a relatoria da ministra Luciana Lóssio, por unanimidade, entenderam que o prazo é contado dia a dia e não ano a ano como entendiam alguns juristas. A decisão esclarece a situação de elegibilidade do senador e pré-candidato ao Governo do Estado Cássio Cunha Lima (PSDB).

Segundo o advogado do senador Cássio, Harrison Targino, a decisão do TSE comprova a elegibilidade de Cássio para participar do pleito desse ano. “Na pior das hipóteses, da qual não acredito, o senador mesmo que tivesse que pagar uma pena de oito anos de inelegibilidade, mesmo assim estaria elegível conforme entendimento unânime da Corte Eleitoral”, esclareceu.
Conforme o advogado, a data que se conta para saber o tempo que o senador tucano passou inelegível é a partir de primeiro de outubro de 2006, quando Cássio disputou o Governo do Estado contra José Maranhão (PMDB). “Conforme o entendimento dos ministros, a contagem é dia a dia. Dessa forma, se Cássio tivesse que ser penalizado com a inelegibilidade, por oito anos, estaria apto ao pleito já que a eleição desse ano acontece no dia cinco de outubro, totalizando assim mais tempo do que a pena prevê”, explicou

portal correio

EUA dizem para turista evitar 1º andar e usar camisinha americana na Copa Dicas incluem cuidados com alimentos, bebidas e no trânsito. Alertas foram dados pelo Departamento de Saúde norte-americano.

Do G1, em São Paulo

Cartiliha traz dicas de saúde e segurança para torcedores dos Estados Unidos (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)Cartiliha traz dicas de saúde e segurança para
torcedores dos Estados Unidos (Foto: Kenzo
Tribouillard/AFP)
Uma cartilha de orientações divulgada pelo Departamento de Saúde dos Estados Unidos para torcedores que virão ao Brasil acompanhar a Copa do Mundo alerta para os riscos de ser roubado ao se hospedar no primeiro andar de um hotel e para levar preservativos norte-americanos. A cartilha foi feita pelo Centro para Prevenção e Controle de Doenças.
Os Estados Unidos têm jogos em Natal, Manaus e Recife na primeira fase da Copa do Mundo (veja a tabela da Copa).
Veja algumas dicas para os norte-americanos que virão ao Brasil:
Sexo e drogas: "Reduza seu risco de doenças sexualmente transmitidas (DSTs): ao comemorar, as pessoas podem incentivar viajantes a fazer sexo sem proteção, especialmente se álcool e drogas estiverem envolvidos. Use camisinha sempre que fizer sexo. Carregue camisinhas que você comprou em seu país natal".
Álcool: "Se você consumir bebidas alcoólicas, beba com moderação. Pessoas bêbadas são mais suscetíveis a se ferirem ou ferirem outras pessoas, envolverem-se em sexo sem segurança ou serem presas".
Hotel: "Sempre mantenha as portas do hotel trancadas e armazene itens de valor em áreas
seguras. Se possível, escolha quartos de hotel entre o 2º e o 6º andares. Um quarto no 1º andar de um hotel pode oferecer acesso mais fácil para criminosos. Quartos no 7º andar e acima
podem dificultar a fuga em caso de um incêndio".
Comes e bebes: "Comer alimentos contaminados e beber água ou bebidas contaminadas pode causar doenças como hepatite A, febre tifoide e diarreia dos viajantes. Coma carne, peixe, ovos e vegetais completamente cozidos e servidos quentes. Coma apenas frutas que você mesmo tenha lavado em água limpa ou descascado. Evite leite e laticínios não pasteurizados. Evite vegetais crus (como saladas e molhos). Evite alimentos de vendedores de rua. Beba bebidas engarrafadas e vedadas (água, bebidas gaseificadas, bebidas esportivas) ou que foram
fervidas (café e chá quentes). Evite bebidas de máquina e gelo em bebidas.
Segurança e trânsito: "Não use roupas caras ou joias. Leve consigo uma cópia do seu passaporte e carimbo de entrada, deixe o passaporte real em um local seguro em seu hotel. Sempre use o cinto de segurança e coloque as crianças em cadeirinhas para carro. Quando possível, evite andar de carro à noite. Não ande em motocicletas. Se você precisar andar de motocicleta, use capacete. Conheça as leis de trânsito locais antes de dirigir. Se beber, não dirija. Ande apenas em táxis identificados que tenham cintos de segurança. Evite ônibus ou vans superlotados ou com excesso de peso. Fique alerta ao atravessar a rua.
Rios: "Evite nadar em água doce (lagos e rios). A esquistossomose é uma infecção parasitária que pode ser propagada na água doce e que pode causar problemas graves de saúde".

globo.com

Governo derruba portaria que incluía aborto legal na tabela do SUS

O Ministério da Justiça decidiu revogar, nesta quinta-feira, 29, uma portaria que incluía procedimentos para casos de aborto legal na tabela do Sistema Único de Saúde.
Foto:Agência Brasil
A Portaria 415 estabelecia o valor de R$ 443 para a realização do aborto em situações permitidas pela lei. O ministério explicou que revogou a medida porque houve "inconsistência no cálculo do impacto financeiro que o procedimento causaria aos cofres públicos".

No Brasil, são considerados abortos legais os motivados por estupro, risco de morte da mãe ou quando o feto é anencéfalo. Segundo o ministério, a portaria era apenas uma burocracia, já que a interrupção da gravidez já era realizada pelo SUS nesses casos.

sidneyrezende.com

Brasil tem mais pessoas acima do peso que média mundial

Mais da metade da população adulta brasileira está nessas categorias - 58% das mulheres e 52% dos homens.
Na média mundial, 37% dos homens e 38% das mulheres está acima do peso ou é obesa.
O resultado mundial é puxado para baixo por causa dos baixos índices da África Subsaariana e do sul e sudeste da Ásia. No caso da China, por exemplo, o índice é de 28% para ambos os sexos.
O resultado do Brasil, por outro lado, está na média da América do Sul e abaixo do resultado dos Estados Unidos, onde quase 70% da população adulta está com o peso muito alto.
No mundo todo, há 2,1 bilhões de pessoas acima do peso, um salto em relação a 1980, com o número chegava a 875 milhões. Segundo os pesquisadores, entre as razões desse aumento está o "sedentarismo em todos os níveis”.
Em números absolutos, o primeiro país no ranking é os Estados Unidos, seguido por China, Índia, Rússia e, finalmente, o Brasil, com 74 milhões.

Fracasso

Considerado um dos mais amplos estudos já publicados, a pesquisa foi liderada pelo Instituto de Métricas e Avaliações de Saúde (IHME), em Washington, e executada por pesquisadores de todo o mundo.
Para Ali Mokdad, do (IHME), nenhum país está vencendo a obesidade, já que ela é um problema relativamente novo. “Vai demorar um tempo para vermos histórias bem sucedidas nessa área”, disse.
Globalmente, a proporção de adultos acima do peso (ou seja, com índice de massa corporal de 25kg/m2 ou mais alto) cresceu de 28,8% para 36,9% em homens e de 29,8% para 38% em mulheres, de 1980 a 2013.
Um dos dados que mais chamaram a atenção dos cientistas foi o aumento da obesidade entre crianças e adolescente em países desenvolvidos: 23,8% dos meninos e 22,6% das meninas estavam acima do peso ou eram obesos no ano passado.
O mesmo ocorreu entre crianças e adolescentes de países em desenvolvimento: de 8,1% para 12,9% em 2013 no caso de meninos e de 8,4% para 13,4% para as meninas.
Desde 2006, o aumento da obesidade entre adultos em países desenvolvidos vem desacelerando, segundo o levantamento.

Consumismo

Na conclusão do estudo, os pesquisadores pedem uma “liderança global urgente” para combater fatores de risco como o consumo excessivo de calorias, o sedentarismo, e a “promoção ativa feita pela indústria, incentivando o consumo de comida”.
Segundo a pesquisa, há mais mulheres obesas do que homens em países em desenvolvimento. Segundo Mokdad, isso se deve ao fato de as mulheres nesses locais assumirem muitas funções – como trabalhar fora e cuidar da família -, as deixando sem tempo para controlar seu peso.
Nos países desenvolvidos, entretanto, há mais homens obesos do que mulheres. Moktad disse que isso se deve às longas horas gastas para ir do trabalho até a casa, além de fatores como um maior sedentarismo, usando computadores.
O professor Hermann Toplak, da Universidade de Graz (Áustria), disse que “nas últimas décadas, a modernização do nosso mundo, com toda a tecnologia que nos cerca, nos levou a um cenário de sedentarismo em todos os níveis”.
De acordo com ele, a falta de atividade física faz com que o autocontrole entre em uma espiral. Crianças e adultos, segundo ele, não estão construindo uma massa muscular funcional e “o comer clássico foi substituído por um consumo descontrolado de comida” ao longo do dia.
Os cientistas analisaram dados de pesquisas, como algumas feitas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), governos, e artigos científicos.

BBC Brasil
 paraiba.com

Cigarros eletrónicos: impacto na saúde alvo de intenso debate

Foto: Direitos Reservados
Enquanto alguns profissionais defendem o uso do cigarro eletrónico como auxiliar para deixar de fumar, outros especialistas, dizem que primeiro é preciso conhecer os efeitos do produto na saúde antes de usá-lo.

O prejuízo para a saúde dos cigarros eletrónicos é tema de intenso debate e de argumentos opostos.
Quarta-feira, um grupo de 50 especialistas em tabaco, cancro e dependências e profissionais da saúde de países ocidentais apelaram à diretora-geral da OMS, Margaret Chan, para que «liberte o potencial» dos cigarros eletrónicos e produtos do tabaco sem combustão.
«O potencial destes produtos (...) para reduzir o fardo das doenças devidas ao tabagismo é muito grande, e estes produtos poderiam estar entre as inovações mais importantes do século XXI em matéria de saúde», sublinham estes epsecialistas.


 tsf.pt

Leite materno vira 'suplemento alimentar' para adeptos da malhação nos EUA Fanático por academia diz que "produto" o faz se sentir com "uma energia incrível". Consultora de aleitamento duvida que bebida traga benefícios para pessoas saudáveis


ADEPTOS DAS ACADEMIAS E DIETAS SAUDÁVEIS DIZEM COMPRAR LEITE HUMANO EM SITES (Foto: Getty Images)
A era do whey protein pode estar próxima do fim. O mais recente sucesso entre as bebidas energéticas para quem treina pesado é o leite materno. Segundo o site da revista “New York”, os marombeiros da cidade estão consumindo leite humano como complemento alimentar.

  Um dos entrevistados pela publicação contou que o “produto” é chamado de “coisa boa”. Anthony, morador do Queens, revelou que compra o fluido em sites e que cada 30 ml custa R$ 5. Fanático por academia, ele contou que a bebida lhe dá uma “energia incrível”. “Não acredito em esteróides ou outros suplementos, em nada desse lixo. Quero a coisa natural, dada por Deus, e se pelas mães está tudo bem, vou tomá-lo”, disse à publicação.
Outro americano menos atlético que consome leite materno concorda que a bebida o faz sentir mais saudável. David, de 42 anos, contou que começou a consumi-lo para combater a náusea causada pela quimioterapia a que se submeteu há três anos. Ele afiram que o leite materno teve eficácia no combate dos sintomas e, por isso, continua tomando até hoje.

  Um dos entrevistados pela publicação contou que o “produto” é chamado de “coisa boa”. Anthony, morador do Queens, revelou que compra o fluido em sites e que cada 30 ml custa R$ 5. Fanático por academia, ele contou que a bebida lhe dá uma “energia incrível”. “Não acredito em esteróides ou outros suplementos, em nada desse lixo. Quero a coisa natural, dada por Deus, e se pelas mães está tudo bem, vou tomá-lo”, disse à publicação.
Outro americano menos atlético que consome leite materno concorda que a bebida o faz sentir mais saudável. David, de 42 anos, contou que começou a consumi-lo para combater a náusea causada pela quimioterapia a que se submeteu há três anos. Ele afiram que o leite materno teve eficácia no combate dos sintomas e, por isso, continua tomando até hoje.


revistamarieclaire