PAGINA INICIAL

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Criada vacina que controla resposta imunitaria a vírus equivalente ao HIV


Criada vacina que controla resposta imunitaria a vírus equivalente ao HIV

Uma equipa de cientistas criou uma vacina capaz de controlar as respostas imunitárias ao vírus da imunodeficiência símia (SIV), equivalente ao vírus HIV que provoca a sida em humanos, informou hoje a revista “Nature”.








A investigação, realizada com macacos Rhesus, foi dirigida por Louis Picker, da Universidade de Saúde e Ciências de Oregon, nos Estados Unidos, que, depois de 12 anos de estudos, tem conseguido importantes avanços na procura de uma vacina contra o vírus da imunodeficiência humana.
“As respostas imunitárias que esta vacina suscitou não só conseguiram controlar as réplicas altamente patogénicas do SIV em símios, como mostraram a possibilidade de erradicar o vírus do seu organismo”, disse à agência noticiosa espanhola EFE o responsável pelo projeto.
Os resultados do estudo indicam que 50 por cento dos macacos que foram vacinados mostraram respostas imunitárias estáveis e controladas entre um a três anos.
Os investigadores descobriram ainda que, após aquele período, grande parte dos macacos que participaram na experiência pareciam ter erradicado a infeção de SIV, porque os cientistas não conseguiam encontrar resíduos do vírus.
Picker disse que “esta é a primeira vez que uma investigação mostra que se pode erradicar o vírus que causa sida”, adiantando que a sua próxima meta é “determinar se a vacina pode erradicar completamente o SIV em macacos com a infeção mais desenvolvida”.
Os cientistas esperam também que a sua investigação possa ser aplicada a outros vírus, como o da malária ou o da tuberculose.
Diário Digital/Lusa


Desperdício de comida custa ao mundo 750 bilhões de dólares por ano

Estudo da FAO diz que quase um terço dos alimentos produzidos no planeta, o equivalente a 1,3 bilhão de toneladas, vai para o lixo ou se perde no processo produtivo anualmente. Situação gera série de impactos ambientais.
Um relatório divulgado nesta quarta-feira (11/09) pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) mostrou que por ano há um desperdício de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos no mundo, o que gera custos de 750 bilhões de dólares. A comida jogada fora tem impacto não só na economia, segundo o estudo, mas contribui também para aumentar as emissões de gases estufa e diminuir as reservas de água potável e a biodiversidade no planeta.
"Nós não podemos permitir que um terço de toda a produção de alimentos seja jogada fora ou perdida por causa de práticas inapropriadas, quando 870 milhões de pessoas passam fome todos os dia", afirmou o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva.
Em 2007, quase 1,4 bilhão de hectares produziram alimentos que não foram consumidos, o que corresponde a 28% da área total utilizada para a agricultura no planeta. Se essa região fosse um país, seria o segundo maior do mundo.
Além de ser um problema social, o desperdício afeta também o meio ambiente. O volume de água utilizado para produzir os alimentos não consumidos é três vezes maior do que o fluxo anual do rio mais longo da Europa, o Volga. A sua produção acrescenta 3,3 bilhões de toneladas de gases do efeito estufa na atmosfera.
Principais causas
Segundo o relatório, a agricultura é um dos maiores perigos para a biodiversidade, devido à ampliação da área cultivada e sua intensificação. A maior parte dos impactos da produção de alimentos na biodiversidade acontece em regiões mais pobres, como a África Subsaariana e a América Latina.
Cerca de 54% dos alimentos que vão parar no lixo são perdidos ainda durante o processo de produção, no manuseio e armazenamento após a colheita. Os outros 46% são desperdiçados nas etapas de distribuição e consumo.
"Geralmente, a perda de alimentos nos países em desenvolvimento ocorre durante a produção agrícola. Enquanto o desperdício na fase de comercialização e consumo tende a ser maior em países de renda média e alta", diz o relatório.
Segundo a organização, esse problema tem várias causas. Uma delas é o comportamento dos consumidores, que não planejam as suas compras ou acabam jogando fora produtos ainda bons, mas que passaram da data de validade. Outra é a rejeição de grande quantidade de alimentos pelas redes varejistas, devido a padrões de qualidade e estéticos.
Além disso, limitações financeiras e técnicas na infraestrutura do armazenado e transporte da colheita é o fator fundamental para a deterioração de alimentos nos países em desenvolvimento.
A FAO afirma que a redução do desperdício diminuiria a necessidade de aumentar até 2050 a produção em 60% – estimada com base no cultivo dos anos de 2005 e 2007 – para atender a demanda global.
Medidas simples
Além do relatório, a FAO publicou também um guia para o combate ao desperdício. Segundo a organização, a ação principal é desenvolver melhores técnicas para armazenamento e transporte. Para consumidores e o varejo, uma medida importante é identificar o problema, descobrindo onde ele ocorre e sua causa.
Também é recomendada a revisão dos padrões estéticos para a venda de frutas e verduras e da legislação sobre a data de validade. A FAO orienta consumidores a planejarem suas compras, levando em consideração o consumo e aproveitando todas as partes dos alimentos, como folhas de algumas verduras que costumam ser jogadas fora.
O Programa Cozinha Brasil do Serviço Social da Indústria (Sesi) é citado no guia como um bom exemplo no combate ao desperdício. Nele é ensinada a preparação de refeições nutritivas com o aproveitamento total dos alimentos.
Outro ponto para evitar que alimentos não consumidos vão parar em aterros sanitários é a reciclagem. Eles podem ser transformados em adubo e produzir biogás.
terra.com

Tiradentes vence e pega o Botafogo-PB


Tiradentes vence e pega o Botafogo-PB
O Tiradentes está classificado para as quartas de final da Série D doCampeonato Brasileiro  e vai pegar o Botafogo -PB na próxima fase da competição. O Tigre empatou em 0 a 0 com o Sergipe na noite desta terça-feira, no Presidente Vargas, mas tinha a vantagem do empate. No primeiro jogo 2 a 2, com mando de campo da equipe sergipana. Mesmo jogando fora de casa, o Sergipe se lançou ao ataque já nos primeiros minutos, sabendo da necessidade de fazer gol fora de casa, pois o empate era do Tigre. O Tigre não se acanhou em tentava atacar também, o que fez com que o jogo ficasse bem aberto nos primeiros minutos.

O primeiro lance perigoso saiu dos pés de Rafael. Aos 22 minutos, o meia aproveitou sobra fora da área e mandou um bom chute, que desviou na marcação, e passou rente à trave do goleiro Fábio lima. Pouco depos, Lucão também teve a chance de abrir o placar ao bater firme da entrada da área, mas Fábio Lima fechou o gol na primeira etapa, defendendo também uma cabeçada de Fernando Belém, a mais perigosa do primeiro tempo.

O Tiradentes viu o Sergipe ganhar espaço e gostar do jogo. Como resposta, Ribinha puxou contra-ataque no fim do primeiro tempo e encontrou Manoelzinho, que se atrapalhou e perdeu a melhor chance do Tigre.

O segundo tempo voltou tão corrido quanto o primeiro e, precisando do gol, o Sergipe se lançou ao ataque para busar o gol, mas a marcação do Tigre se reforçava à medida que o tempo passava.

Em um contra-ataque, Ribinha teve a grande chance de selar a classificação aos 33 minutos, quando recebeu passe de Rafinha e tocou no canto do goleiro, mas não acertou o gol.

Sem gols, o Tiradentes garantiu a classificação por ter feito dois fora de casa e agora enfrenta o Botafogo-PB nas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro.



Redação com Esporeinterativo/pb agora

PF desarticula quadrilha de fraudadores do INSS e prende servidor do Estado Estão sendo cumpridos 9 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão


Internet
Policiais federais em ação
A Força Tarefa Previdenciária, composta pela Polícia Federal, Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal, deflagrou a na manhã desta quarta-feira (11), a ‘Operação Falso Chico’, que desarticulou uma quadrilha especializada na obtenção fraudulenta de benefícios previdenciários, mediante a utilização de documentos falsos.
Estão sendo cumpridos 9 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Campina Grande.
Segundo informações da Polícia Federal, durante as investigações, que se iniciaram em meados de 2012, foi verificado que o principal integrante da quadrilha e mentor intelectual das fraudes reside em João Pessoa, mas possui em Campina Grande o seu principal colaborador, responsável, dentre outras coisas, por cooptar pessoas para se apresentarem ao INSS portando os documentos falsos confeccionados pela quadrilha.
A PF identificou a participação de um servidor do Estado, responsável pela coleta e preenchimento de fichas de identificação civil, gerando a falsificação de Carteiras de Identidade do Estado da Paraíba. De posse desses falsos RGs, a quadrilha consegue os demais documentos necessários para a obtenção fraudulenta dos benefícios previdenciários.
Até o presente momento foram identificados 30 benefícios fraudados pela quadrilha ao longo dos últimos 4 anos, que causaram um prejuízo total de R$ 725.250,00 aos cofres públicos.
O nome da Operação é "FALSO CHICO", pois a maioria dos nomes falsos utilizados pela quadrilha iniciavam-se com o nome próprio Francisco. 
portal correio

Candidato de pele branca é aprovado por cotas raciais na 1ª fase do Itamaraty Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/candidato-de-pele-branca-aprovado-por-cotas-raciais-na-1-fase-do-itamaraty-9908199#ixzz2eadeIRhe © 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.



Foto de Mathias de Souza Lima Abramovic publicada no Facebook
Foto: Reprodução
Foto de Mathias de Souza Lima Abramovic publicada no Facebook Reprodução
RIO - A questão racial está gerando novos atritos dentro do Ministério das Relações Exteriores. E desta vez a polêmica é no processo seletivo para o Instituto Rio Branco, que seleciona os candidatos que servirão nos quadros da diplomacia brasileira. Dentre os 10 nomes de candidatos aprovados na primeira fase do concurso dentro das cotas para afrodescendentes, divulgados nesta terça-feira, está o de Mathias de Souza Lima Abramovic. Pessoas próximas a Mathias e que também prestaram o concurso deste ano questionam se ele de fato pode ser enquadrado dentro dos critérios de afrodescendência.
Para concorrer dentro das cotas, basta que o candidato se declare “afrodescendente”. Não há verificação da banca. Tampouco o edital do processo seletivo define os critérios para concorrer como afrodescendente. O benefício é válido apenas para a primeira fase, de onde somente as 100 maiores notas são classificadas para a segunda etapa. As cotas reservam um adicional de 10 vagas para afrodescendentes e outras 10 para deficientes, totalizando 120 candidatos que continuarão na disputa. Nesta edição do concurso, 6.490 brigam por uma das 30 vagas disponíveis.
Morador do Rio, Mathias ficou com nota final 47.50, quase dois pontos a menos que o último candidato aprovado na livre concorrência. Em seu perfil no Facebook, há uma foto onde ele aparece com uma camisa com os dizeres “100% negro”. Na legenda da imagem, o candidato complementa: “com muito orgulho – feliz happy”.
De acordo com um dos candidatos que estudou com Mathias e preferiu não se identificar para não sofrer eventuais retaliações no concurso, o caso só enfraquece políticas afirmativas que o Itaramaty tenta empregar na última década. Ele lembrou ainda que, como a afrodescendência é autodeclaratória no processo seletivo, o benefício pode ser utilizado por candidatos de má-fé:
- Esse tipo de postura não apenas causa prejuízos à admissão de candidatos efetivamente afrodescendentes, como, também, pode deslegitimar uma política pública séria e efetiva - afirmou o candidato.
O GLOBO entrou em contato com Mathias, mas ele preferiu não dar entrevistas. A reportagem também acionou o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB), responsável por organizar o processo seletivo para o Instituto Rio Branco, mas ainda não obteve resposta.
Negros na diplomacia
A questão racial é delicada no Itamaraty. Em julho deste ano, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, afirmou ao GLOBO que a instituição é uma das mais discriminatórias do país. O próprio Barbosa prestou o concurso, mas foi reprovado nos exames orais, que segundo ele, davam margem para critérios subjetivos de avaliação e serviam para "eliminar os indesejados".
Este é o segundo processo seletivo do Instituto Rio Branco em que a política de cotas é utilizada. Além delas, o MRE concede bolsas de estudo no valor R$ 25.000,00 para que candidatos afrodescendentes possam prestar o concurso. Diferentemente da política de cotas, nesse caso o ministério faz entrevistas orais prévias com os candidatos à bolsa, onde pode ser verificado se o postulante de fato se enquadra nos critérios da afrodescendência. Lançado em 2002, o programa já concedeu 526 bolsas para 319 pessoas. Desses, 19 foram aprovados. 
globo.com

 

  

Felipe Massa anuncia que não seguirá na Ferrari em 2014

O piloto brasileiro Felipe Massa participa de treino para o Grande Prêmio de Monza, na Itália, em 6 de setembro de 2013 (AFP/Arquivos, ALEXANDER KLEIN)


Roma — O brasileiro Felipe Massa anunciou nesta terça-feira na sua conta no Twitter que não pilotará para a Ferrari em 2014, escuderia na qual corre atualmente ao lado do espanhol Fernando Alonso.
"Não vou mais correr pela Ferrari a partir de 2014", anunciou Massa, de 32 anos.
"Gostaria de agradecer pela amizade, pelas vitórias e por um lindo momento com a Ferrari", completou o brasileiro, que corria pela escuderia italiano desde 2006, após três temporadas na Sauber.
O piloto agradeceu também à família e aos patrocinadores.
Massa que estreou na Fórmula 1 no Grande Prêmio da Austrália em 2002, foi contratado pela Ferrari em 2006 e venceu as únicas 11 corridas de sua carreira pela escuderia italiana.
O brasileiro tem agora sete corridas para se despedir da Ferrari e alcançar, talvez, uma última vitória pela construtora, algo que não faz desde o Grande Prêmio do Brasil em 2008.
Foi justamente em 2008 que Massa teve seu melhor ano na Fórmula 1, quando venceu oito corridas e perdeu o título mundial na última curva do Grande Prêmio de Interlagos para o inglês Lewis Hamilton, na época piloto da McLaren.
Muitos consideram que o brasileiro não voltou a ser o mesmo desde o grave acidente de 2009 na Hungria, quando uma peça da Brawn GP de Rubens Barrichello se desprendeu e atingiu o capacete de Massa.
Além das 11 vitórias na carreira, Massa subiu ao pódio 15 vezes e conquistou 15 "pole positions".
A saída da Ferrari, porém, não deve significar sua saída da Fórmula 1, já que ele pretende dar sequência à carreira na categoria máxima do automobilismo mundial.
"A partir de agora quero achar uma equipe que me dê um carro competitivo para conseguir mais vitórias e vencer um campeonato que é o meu sonho", declarou o brasileiro.
A imprensa italiana especula que nesta quarta-feira a Ferrari anunciará a volta do finlandês Kimi Raikkonen, campeão do mundo em 2007 pela escuderia italiana, ou a contratação do alemão Nico Hulkenberg para substituir o brasileiro.
Se Raikkonen for o escolhido, existe a possibilidade de Massa ocupar seu lugar na Lotus.
Se isso não acontecer, o Brasil corre o risco de ficar sem um piloto na categoria mais nobre do automobilismo pela primeira vez desde 1970.
Felipe Nasr e Luiz Razia são outros pilotos do páis com chances de conseguir um volante na Fórmula 1.
 AFP


Após protestos, Câmara Federal proíbe cartazes e reduz acesso do público ao prédio principal

Após protestos, Câmara Federal proíbe cartazes e reduz acesso do público ao prédio principal
Foto: Divulgação
O comando da Câmara dos Deputados anunciou nesta terça-feira (10) que vai reduzir pela metade o número de visitantes autorizados a circular pelo prédio principal e galerias do plenário. De acordo com as novas regras aprovadas pela Mesa Diretora, apenas 200 pessoas poderão transitar e ficará proibido o uso de faixas, cartazes e banners nas áreas em questão. As medidas começaram a ser discutidas no mês passado, quando cerca de 500 manifestantes de quatro grupos ativistas diferentes invadiram a Casa em protesto contra a corrupção. Segundo o presidente do Legislativo, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), as normas seguem “recomendação de segurança”. "Nas galerias, por exemplo, cabem 400 pessoas. Até então, permitíamos 300 pessoas, que é um cálculo confortável. Ficamos sabendo agora que o Corpo de Bombeiros havia limitado a 200 pessoas. Até hoje não foram implementadas normas que foram exigidas pela segurança, pelos bombeiros. O ato da Mesa definiu claramente o que pode e o que não pode para segurança das pessoas que transitam nesta Casa", argumentou.

bahianoticias

Anvisa determina apreensão de lote falsificado de medicamento

O laboratório Bergamo informou que o lote CE01105 é falsificado – foto: Reprodução
O laboratório Bergamo informou que o lote CE01105 é falsificado – foto: Reprodução
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e inutilização de lote falsificado do hormônio de crescimento Hormotrop. A decisão foi tomada depois de o fabricante, o Laboratório Químico Farmacêutico Bergamo, informar à Anvisa que o Lote CE01105 do medicamento nunca foi comercializado pela empresa e que se trata, portanto, de falsificação.
 
O Hormotrop é usado no tratamento de crianças com problema de crescimento. A Anvisa determinou a apreensão e inutilização do Lote CE01105 do medicamento, na apresentação de 12 UI, pó liofilizado injetável.
 
O produto MMS Professional - Miracle Mineral Solution -, que era anunciado em sites com indicação de tratamento para a malária, febre amarela, o diabetes, câncer e a aids, entre outros, teve a apreensão e inutilização determinada pela Anvisa. De acordo com a agência, o produto não tem registro, sendo de procedência desconhecida.
 
A Anvisa também suspendeu a distribuição, o comércio e uso do Lote 0009 do medicamento antirretroviral Lamivudina 10mg/ml solução oral, fabricado pela empresa Iquego, de Goiás. O produto apresentou desvio de qualidade e a empresa fabricante deverá recolher o lote.
 
 emtempo

Papa surpreende ao dirigir no Vaticano carro 1984 que ganhou de presente Padre italiano deu a Francisco um Renault 4 branco de 1984



O Papa Francisco ganhou de presente de um padre italiano um Renault 4 branco, modelo 1984.
O veículo, que tem 300 mil quilômetros rodados, foi entregue ao papa no último sábado pelo padre Renzo Rocca, de uma paróquia de Verona.
Segundo o correspondente da BBC em Roma David Willey, os guarda-costas do pontífice ficaram surpresos quando Francisco pegou as chaves do carro e saiu dirigindo.
Conhecido por seu estilo humilde, o papa disse que costumava dirigir um carro do mesmo modelo quando morava na Argentina, sua terra natal.
Em uma tentativa de estimular práticas austeras na Igreja, o Papa pediu a autoridades eclesiásticas que evitem se locomover em limusines.

 http://180graus.com