Já Felipe Massa teve que amargar o nono lugar no grid. Após dominar seu parceiro de Williams, Valtteri Bottas, durante todo o fim de semana, o brasileiro acabou cometendo um erro no último setor de sua última tentativa de volta rápida e viu o finlandês se classificar cinco posições à frente, em quarto. O GP da Espanha, válido pela 5ª etapa da temporada 2014, está marcado para as 9h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela TV Globo e em Tempo Real pelo GloboEsporte.com.
Lewis Hamilton anotou mais uma pole position em 2014, dessa vez na Espanha (Foto: AP)
Entre Bottas e as Mercedes ficou Daniel Ricciardo, da RBR. Um dos grandes destaques da temporada, o jovem australiano teve mais um forte desempenho, assegurando o terceiro lugar no grid com 1m26s285. Enquanto isso, o consagrado Sebastian Vettel segue sua via-crúcis. Após ter problemas nos treinos livres de sexta-feira, o tetracampeão mundial viu seu carro apresentar um problema no câmbio no início do Q3 e não marcou tempo. A princípio, ele largará em décimo, mas caso sua caixa de marchas seja trocada, ele perderá dez posições e cairá para 20º.
Um dia depois de declarar que está acostumado a superar seus companheiros de equipe, Fernando Alonso – que vinha batendo Kimi Raikkonen tanto em treinos como em corridas – viu o finlandês ser superior durante toda a atividade. Sexto lugar no grid, o “Homem de Gelo” largará pela primeira vez no ano à frente do espanhol, o sétimo colocado.
Felipe Massa em ação no treino classificatório para o GP da Espanha (Foto: Getty Images)
A surpresa do dia ficou por conta de Romain Grosjean. A
problemática Lotus mostrou boa performance pela primeira vez no ano e o suíço
naturalizado francês arrancou um quinto lugar no grid. Já Pastor Maldonado não
conseguiu aproveitar o potencial de seu carro. O folclórico venezuelano bateu
logo no início do Q1 e só não largará em último porque Jean-Eric Vergne (STR)
carrega uma punição de dez posições no grid por ter sido liberado de forma
insegura dos boxes, com uma das rodas mal fixadas. Já a decepção ficou por
conta da Force India. A equipe não apresentou bom rendimento na pista espanhola
e Nico Hulkenberg e Sergio Pérez sequer avançaram para a disputa da superpole.
Vettel voltou a pé para os boxes mais uma vez. Cena rara nos últimos anos (Foto: AP)
Poucos pilotos tinham marcado volta cronometrada quando a atividade precisou ser paralisada. O motivo: uma batida de Pastor Maldonado. O venezuelano espalhou na saída da curva 3, mas seguiu acelerando e acabou perdendo o controle de sua Lotus, acertando o muro da parte interna da pista. Com o carro bastante danificado, ele precisou abandonar a atividade. Além do venezuelano e dos pilotos das equipes pequenas – Max Chilton e Jules Bianchi (Marussia) e Marcus Ericsson e Kamui Kobayashi (Caterham) – que costumam cair no Q1, foi eliminado também Adrian Sutil, da Sauber. Nico Rosberg fez o melhor tempo da primeira parte da sessão, 1m26s764. Felipe Massa avançou bem, na quinta colocação.
Lotus de Pastor Maldonado é rebocada após batida do piloto venezuelano no Q1 (Foto: AFP)
Q2: Massa avança com tranquilidade
Rosberg repetiu a dose e foi novamente o mais rápido, no Q2. Seguido de perto, claro, por Hamilton. Massa avançou para a superpole com o quarto tempo, logo atrás de Ricciardo, e quatro posições à frente de Bottas. Bem durante o fim de semana, Alonso (Ferrari) quase ficou fora do Q3. Nos minutos finais, o espanhol estava com o décimo tempo e teve sorte que Hulkenberg (Force India), o 11º, abriu mão de mais uma volta rápida. Punido com dez posições no grid por sua roda ter soltado durante os treinos livres, Vergne (STR) sequer foi para a pista e largará em último. Com problemas na McLaren, Magnussen foi outro que não deixou os boxes. Também foram eliminados: Pérez, Kvyat e Gutiérrez. Os dez que avançaram foram, nessa ordem: Rosberg, Hamilton, Massa, Vettel, Grosjean, Raikkonen, Bottas, Button e Alonso.
Logo nos primeiros minutos do Q3, Vettel sofreu um apagão no motor de sua RBR e parou no meio do circuito. O treino precisou ser interrompido para a retirada do carro do alemão, que terá que se contentar com o décimo lugar no grid. Reiniciada a sessão, Rosberg foi o primeiro a completar volta cronometrada: 1m26s561, mas logo foi superado por Hamilton, que cravou 1m26s228. Ricciardo e Alonso também marcaram tempo. Os demais pilotos deixaram para fazer apenas uma tentativa de volta rápida.
Rosberg anotou 1m25s400 e subiu para a ponta, mas foi desbancado por Hamilton, que voava. O britânico cravou 1m25s232 e tomou a pole do parceiro. Ricciardo ficou com a terceira posição, seguido por Bottas, Grosjean, Raikkonen, Alonso e Button. Massa acabou errando em sua volta rápida e terminou em nono, logo à frente de Vettel, que não marcou tempo.
globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário