PAGINA INICIAL

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Terceira idade: nova lei na China obriga adultos a visitar os pais


Terceira idade: nova lei na China obriga adultos a visitar os pais

Esta segunda-feira entra em vigor na China uma nova lei que obriga os adultos a visitarem os seus pais. Quem não cumprir arrisca multa ou prisão. A lei dos «Direitos dos Idosos» no país visa travar o crescente fenómeno do abandono e da solidão na terceira idade.

O decreto legal estipula que os filhos adultos devem preocupar-se com as «necessidades espirituais» dos pais e «jamais negligenciar ou desprezar os idosos», de acordo com a BBC.
Segundo estatísticas do governo, em 2010, mais de 178 milhões de pessoas na China tinham 60 anos ou mais de idade, e prevê-se que em 2030 o número duplique.
Mas a obrigatoriedade de se preocupar com os respectivos progenitores não foi bem aceite por muitos cidadãos.
«Os laços familiares devem ser baseados em emoções espontâneas», considerou um utilizador da rede social Weibo (semelhante ao Twitter).
Trata-se de «uma mensagem educacional», afirmou à BBC Zhang Yan Feng, advogado de Pequim. «É difícil colocar esta lei em prática, mas não é impossível. Se um caso é levado a tribunal com base nesta lei, eu acho que provavelmente vai acabar num acordo pacífico. Mas se nenhum acordo for alcançado, tecnicamente falando, as decisões judiciais podem forçar a pessoa a visitar a casa algumas vezes por mês». 
diariodigital.sapo

Nenhum comentário:

Postar um comentário