PAGINA INICIAL

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Diretor de filme anti-Islã é condenado nos Estados Unidos Mark Basseley Yussef, também conhecido como Sam Bacile, violou os termos de sua liberdade condicional ao realizar a produção



(Bret Hartman/Reuters)

Diretor de filme anti-Islã é condenado nos Estados Unidos


 O responsável pelo filme que satiriza o profeta Maomé, "A Inocência dos Muçulmanos", que desencadeou uma onda de violência nos países árabes recentemente, foi condenado nesta quarta-feira a um ano de prisão por violação de sua liberdade condicional em um caso de fraude bancária, anunciou um tribunal de Los Angeles.
 
 
Mark Basseley Yussef, de 55 anos, conhecido pelos nomes de Nakoula Basseley Nakoula e Sam Bacile, violou os termos de sua liberdade condicional ao gravar e publicar o filme de catorze minutos no YouTube. 
 
 
Yussef foi processado em 2010 por fraude bancária e condenado a 21 meses na prisão. De acordo os termos de sua condicional, ele não podia usar computadores ou a internet por cinco anos sem aprovação das autoridades americanas. Ele foi preso depois que policiais da Califórnia provaram que ele violou esses termos.
 
 
O produtor tentou fugir, mas foi intimado pelas autoridades norte-americanas em setembro deste ano. Para o advogado Steven Seiden, Yussef estava sendo perseguido e as acusações seriam apenas uma "desculpa" para prendê-lo. "Meu cliente não é o responsável pela violência no Oriente Médio", concluiu.
 
 
Entre as demais violações cometidas, estaria o fato de Yussef ter se passado por uma pessoa chamada Sam Bacile durante as filmagens, além de ter mentido sobre a natureza do seu envolvimento com o longa. 
 
 
Histórico – O produtor do filme estava envolvido em um esquema de fraude que criava identidades falsas para obter cartões de crédito com nomes que não existiam. A gangue, então, depositava cheques fraudados nas contas associadas aos cartões e retirava dezenas de milhares de dólares dos bancos. 

cenariomt.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário