PAGINA INICIAL

domingo, 24 de novembro de 2013

SUS fornecerá cirurgia e tratamento para mudança de sexo

SUS fornecerá cirurgia e tratamento para mudança de sexo thumbnail
Foram publicadas pelo Ministério da Saúde as novas regras de atendimento de transexuais e travestis pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Por meio do texto, transexuais poderão ser fazer cirurgia de troca de sexo.
Com as mudanças, agora será possível aos transexuais masculinos retirarem as mamas, o útero e os ovários. Também incluído o direto à terapia hormonal para adequação à aparência masculina.
Para as transexuais femininas haverá a possibilidade de efetuar a cirurgia de implante de silicone nas mamas pelo SUS. Além da terapia hormonal, cirurgia de redesignação sexual, de redução do pomo de adão e adequação das cordas vocais.
Os travestis também entraram na lista de beneficiados pela medida. A partir de agora a portaria define que o tratamento não será focado apenas nas cirurgias, mas em um atendimento global com equipes multidisciplinares.
Para ter início à terapia com hormônios foi definido que a pessoa deverá ter, no mínimo, 18 anos. A idade sobe para 21 anos nos casos que forem necessários procedimentos cirúrgicos. O Ministério da Saúde publicou em julho deste ano uma portaria para reduzir as idades para 16 anos e 18 anos, mas a medida foi suspensa no mesmo dia.
Informações de Portal G1

FOTO: ilustrativa / clearpassage.com

http://novohamburgo.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário