PAGINA INICIAL

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Prefeituras vão realizar protestos em todo Brasil Mobilização nacional, denominada “Dia do Basta”, é contra a redução dos repasses de recursos do FPM

Prédio da Prefeitura de João Pessoa
Prédio da Prefeitura de João Pessoa

Mais de cinco mil prefeituras de todo país deverão “fechar suas portas” no dia 13 de dezembro, em protesto contra o Governo Federal, em virtude da redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), é o que afirma o presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana.
Segundo ele, o fechamento das portas das prefeituras ocorrerá de forma simbólica, em forma de protestos e mobilizações contra a diminuição nos repasses que vem dificultando a manutenção dos serviços essenciais à população e o pagamento dos salários dos servidores.
“Essa mobilização nacional é uma forma de impedir que as prefeituras tenham que fechar suas portas definitivamente, porque estão entrando em colapso financeiro, por conta da redução dos repasses, que não permitem aos prefeitos honrarem compromissos básicos e comprometerem as receitas municipais”, comentou.
De acordo com Leonardo Santana, o movimento, denominado “Dia do Basta”, é apoiado pela UBAM, que mobilizou equipes para percorrer todos os Estados brasileiros, em busca da adesão das assembléias legislativas, para realização das audiências públicas e uma série de eventos que vão marcar o dia. “A entidade está apoiando o movimento como forma repudiar o que classificamos como o maior arrocho financeiro dos últimos 25 anos, devido à falta de compromisso do governo da União para com os mais importantes entes da federação”, comentou.
O dirigente municipalista explicou que os municípios nunca estiveram tão perto da falência, desde a promulgação da Constituição de 1988, que os elevou a condição de “entes federados”, diferenciados da União apenas pela soberania, apesar de aumentar significativamente as suas responsabilidades, negando, entretanto, os recursos para tanto.

Confira a matéria na integra na edição desta segunda-feira (18), no Jornal Correio da Paraíba.
portal correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário