PAGINA INICIAL

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

OAB/MS avalia aumento da idade para doação de sangue

Esta semana, o Ministério da Saúde ampliou a idade máxima de doação de sangue para 69 anos. Atualmente, a faixa etária para doação é de 16 a 67 anos. De acordo com dados do Centro Hematologia Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul), o Estado possui cerca de 150 mil doadores, entre eles, cinco mil com idade entre 60 e 67 anos.
Para a presidente da Comissão de Direito à Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Flávia Robert Proença, a decisão é positiva. “A mudança da idade para 69 anos vai aumentar o número de doadores em todo Brasil e isso trará, com certeza, bons resultados para quem precisa”, diz. A advogada ressalta que mesmo com o aumento da idade permitida, é necessário que o jovem também seja solidário, já que no ano passado o ministro Alexandre Padilha diminuiu de 18 anos para 16 anos a idade mínima para a doação.
Com as idades mínima e máxima para doação ampliadas, 8,7 milhões novos voluntários poderão contribuir para manter os bancos de sangue, segundo expectativas do Ministério da Saúde. Países como os Estados Unidos, França e Espanha já trabalham com a faixa etária de até 69 anos. “Qualquer pessoa que tiver entre essa faixa etária e estar apto para ser um doador deve ajudar o próximo, um pequeno gesto pode salvar uma vida”, comenta Flávia Robert.

A partir de agora, também, tornou-se obrigatória a realização do Teste de Ácido Nucleico (NAT) pelos bancos de sangue públicos e privados do país. A realização do teste permite maior rapidez na identificação de vírus como o HIV e o da hepatite C no sangue de doadores. O NAT identifica o material genético do vírus e não os anticorpos como ocorre com o exame Elisa, normalmente utilizado nos bancos de sangue, o que permite um resultado mais eficaz. “O exame traz, além de rapidez, mais segurança para o receptor em relação a qualidade do sangue utilizado”, finaliza a presidente da Comissão da OAB/MS.

capitalnews.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário