PAGINA INICIAL

sábado, 30 de novembro de 2013

Paraíba já coleciona 40 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2013

Paraíba já coleciona 40 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2013
 A Paraíba já soma 40 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2013, que se encerram neste sábado (30), na cidade de São Paulo. É a maior conquista do Estado no maior evento de paraesportivo escolar do país dos últimos anos. Nesta quinta-feira (28), os atletas subiram ao pódio seis vezes na natação e sete vezes no atletismo. Na bocha, a campeã sul-americana Itamara Galdino, da cidade de Sobrado e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de João Pessoa (Apae-JP), garantiu a prata, ao derrotar por 3 a 2 o Estado de Minas Gerais. A final está programada para esta sexta-feira (29). São 19 medalhas de ouro, 14 de prata e sete de bronze. Estes números deverão aumentar nesta sexta-feira, pois haverá paraibanos nas pistas de atletismo.


“É a melhor participação da Paraíba numa Paralimpíada Escolar. Os investimentos feitos pelo Governo do Estado com nossos atletas trouxeram resultados mais do que significantes para o desporto paraibano. É fruto de que este Governo está no caminho certo e que tem levado o esporte do nosso Estado com bastante seriedade e compromisso”, afirmou o secretário Tibério Limeira, de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel-PB), que se encontra em São Paulo acompanhando as competições dos paraibanos.


Na natação, os destaques ficaram por conta de Arthur Santos Pereia, 13 anos, e Danielly Oliveira da Silva. Juntos conquistaram quatro medalhas (três ouro e um bronze). No atletismo, Maria Eduarda Santos da Silva (da Funad) arrancou aplausos do público presente ao Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, e conquistou a medalha de prata numa disputa emocionante. Mas as atenções mesmo foram voltadas para Itamara Galdino, da modalidade de bocha. Numa partida de quatro parciais, com mais de uma hora de duração, ela eliminou o Estado de Minas Gerais por 3 a 2, e garantiu a sua segunda medalha paraolímpica escolar.


Nesta sexta-feira a Paraíba encerra sua participação nas Paralimpíadas Escolares 2013. Existe a possibilidade ainda de outras quatro medalhas, todas no atletismo. Para Jean Klaud Azevedo, chefe da delegação paraibana na competição, a participação dos atletas mostra o quanto é importante investir no esporte. “Sem o apoio do Governo, não teríamos tantas conquistas. Superamos a marca de 23 medalhas ganhas no ano passado e, para 2014, vamos trabalhar no sentido de que possamos ultrapassar o número de medalhas conquistadas em São Paulo”, disse.


Redação com Assessoria/pb agora

Fafá de Belém sofre tombo depois de cantar o Hino Nacional Para se levantar, Fafá recebeu ajuda das pessoas mais próximas

Reprodução/OFuxico
Fafá de Belém

Fafá de Belém interpretou o Hino Nacional em uma sessão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na tarde desta sexta-feira (29) . Quando foi agradecer pelos aplausos recebidos do público, ela se desequilibrou e levou um tombo memorável.
Para se levantar, Fafá recebeu ajuda das pessoas mais próximas e, exercitando o bom humor de sempre, saiu da situação dando gargalhadas.
“Depois de cair como um tomate! Mas não errei a letra! Ouviram do Ipiranga!”, postou ela abaixo de uma foto postada no Instagram.
O assunto rendeu inúmeros comentários nas redes sociais e Fafá respondeu aos seus seguidores fazendo piada sobre tal imprevisto.

portal correio

Miss Penitenciária 2013 em MS diz que objetivo é 'voltar para casa' Hellen Moraes teve torcida e fala que só comeu ameixa e banana. Outras cinco detentas participaram da edição de 2013 do concurso.

  Hellen Moraes, a Miss Penitenciária de MS (Foto: Nadyenka Castro/ G1 MS)
Miss Penitenciária de Mato Grosso do Sul 2013, Hellen Moraes, de 20 anos, diz que objetivo dela é "voltar para a casa". "Tenho pai e mãe que me ajudam", fala a jovem, presa, segundo ela, desde 15 de junho quando foi flagrada pela Polícia Federal (PF), no Aeroporto Internacional de Campo Grande, com oito quilos de maconha.
Hellen conta que não queria participar do concurso porque iria se expor e poderia ser alvo de preconceito da sociedade. "Tinha vergonha disso", diz. No entanto, ela foi convencida pela direção do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi e por colegas de alojamento. "Falavam para eu mostrar que nós detentas também temos belezas."
A jovem aceitou os pedidos, ganhou a etapa municipal e se emocionou com a vitória estadual. "Só comi ameixa e banana. E tomei muita água", conta sobre a preparação. Ao receber a faixa, disse que ficou "surpresa".

O Miss Penitenciária é realizado há 11 anos na unidade penal de Campo Grande e nos demais presídios do estado, há seis. Cada penitenciária escolhe a sua representante, que vai para a disputa estadual.

  As roupas, acessórios e calçados utilizados pelas reeducandas nos desfiles com trajes esportivo, social e de banho, são levados pelas diretoras das unidades para que as participantes escolham. Os presentes que elas ganham são doações, conforme Marijane Carrilho, responsável pelo Presídio Feminino Irmã Irma Zorzi.
A produção cabelo/maquiagem é feita por profissionais. A decoração do presídio para o evento também é trabalho de especialistas, com ajuda das detentas. O evento contou com música ao vivo e presença de autoridades.

Seis participantes do Miss Penitenciária 2013 (Foto: Nadyenka Castro/ G1 MS)
Seis participantes do Miss Penitenciária 2013 (Foto: Nadyenka Castro/ G1 MS)
globo.com

Pinóquio contra a AIDS: no Brasil, 1 em cada 4 portadores não sabe que tem o vírus

pinoquio-aids
A AIDS está fora de controle, mas ninguém está falando muito disso, reparou?
No mundo, 34 milhões de pessoas têm o vírus HIV e 1,7 milhão de pessoas morreram por causa da doença em 2011, revela a Unaids. Só na Europa, 650 mil cidadãos são portadores do vírus HIV e não sabem. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, há entre 490 mil e 530 mil infectados, mas uma em cada quatro pessoas não sabe que tem o vírus. Por isso, é tão importante – e vital! – se prevenir.
Esta é a mensagem da ONG francesa AIDES*, que usou o personagem Pinóquiocriado pelo italiano Carlo Collod – no qual o boneco de madeira vê seu nariz crescer a cada mentira que conta. No vídeo produzido pela ONG – que você pode assistir no final deste post – um rapaz “de madeira” diz à parceira que não tem camisinha, mas que não há riscos em ter relações sexuais sem o preservativo. Nisso, o nariz do moço cresce… E aparece a mensagem “Às vezes, você pode mentir sem saber”.
A frase lhe soou familiar? O Pinóquio do filme parece que não teve má fé, mas poderia ser uma das tantas pessoas do planeta que portam o HIV e não sabem. O melhor, então, é não correr riscos, certo? Especialmente porque na vida real não há avisos desse tipo.
Em 20 anos, a AIDS passou de 35º lugar para a vergonhosa 5ª posição de maior causa de mortes por doenças no mundo todo (2010). Isso é o que revela o GBD – Global Burden of Disease 2010, que também aponta que o HIV entrou para a lista dos 12 maiores problemas mundiais de saúde.
Pensando em conscientizar sobre a gravidade da doença e em eliminar o preconceito sofrido pelos portadores do vírus HIV, as Nações Unidas instituíram o Dia Mundial de Prevenção contra a AIDS, celebrado em 01/12, desde 1988.

Mas não é para pensar na questão apenas nesta data, nem para ficar paranoico e achar que vai pegar a síndrome por suor, beijo ou por compartilhar objetos com portadores! Para se prevenir, basta não abrir mão da camisinha nas relações sexuais e usar somente seringas descartáveis, seja qual for a situação. Gestantes também devem fazer o teste de HIV durante o pré-natal, assim os bebês podem nascer livres da doença.

abril.com

Petrobras aumenta preço da gasolina em 4% nas refinarias; diesel sobe 8%


Petrobras aumenta preço da gasolina em 4% nas refinarias; diesel sobe 8%
Petrobras aumenta preço da gasolina em 4% nas refinarias; diesel sobe 8%
Rio de Janeiro, 29 nov (EFE).- A Petrobras anunciou nesta sexta-feira em comunicado que os preços da gasolina e do diesel serão reajustados, em 4% e 8% respectivamente, a partir de amanhã nas refinarias.
Os diretores da Petrobras propuseram no mês passado a implantação de um sistema automático de reajuste de preços, mas o governo brasileiro se opôs para evitar que pudesse alimentar a inflação.
A estatal afirmou hoje que pretende alcançar a convergência de preços no Brasil com os níveis do mercado internacional 'em um prazo compatível'.
A alta do preço dos combustíveis contribuirá, segundo a petrolífera, para que os índices de endividamento e de alavancagem retornem 'em até 24 meses' aos limites estabelecidos em seu plano de negócios para o período 2013-2017.
O preço dos combustíveis vendidos Petrobras é controlado pelo governo, o que nos últimos meses causou distorções nas contas da empresa, que este ano se viu obrigada a aumentar a importação de derivados para atender à demanda interna.
A defasagem de preços se agravou pela tendência de baixa do real em relação ao dólar desde o início do ano.
O lucro líquido da Petrobras, a maior empresa do Brasil, caiu 39% no terceiro trimestre, até R$ 3,395 bilhões, em grande medida devido a essa defasagem de preços dos derivados, segundo a companhia.

msn

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Reginaldo Rossi é internado em UTI com fortes dores no peito

Reginaldo Rossi é internado em UTI com fortes dores no peito
 O cantor pernambucano Reginaldo Rossi, 69, está internado desde a noite de quarta-feira (27) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Memorial São José, no Recife.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o estado do músico é estável e ele não corre risco de morrer. Rossi deu entrada no hospital com dores intensas no peito e foi encaminhado à UTI.

Nesta quinta-feira (28), ele passou por exames realizados por uma junta médica que avalia suas condições clínicas. Os médicos ainda não detectaram o motivo das dores.

Outras informações sobre a saúde do cantor devem ser anunciadas na manhã desta sexta-feira (29).

Um dos maiores expoentes da música brega no Brasil, Reginaldo Rossi tem 49 anos de carreira e é conhecido por sucessos como "Se Meu Amor Não Chegar", "Garçom", "A Raposa e as Uvas", entre outros.

Redação com UOL/pb agora

Comércio paraibano adere à Black Friday e promete descontos de até 70% Consumidores podem aproveitar ofertas especiais em produtos eletrônicos, móveis e até mesmo automóveis

Divulgação
Black Friday movimenta comércio

Lojas, redes de supermercados, grandes magazines e até concessionárias de veículos da Paraíba já estão na Black Friday 2013, que ocorre nesta sexta-feira (29) no Brasil e em pelo menos outros cinco países. O dia ficou conhecido internacionalmente pelos grandes descontos oferecidos para antecipação das compras de final de ano. Os paraibanos também podem aproveitar ofertas e preços bem mais baratos durante a data.
O Extra, primeira rede no Brasil a trazer a Black Friday para loja física, realiza neste ano uma ação ainda mais forte e com mais tempo para o consumidor fazer as compras. A rede começou a fazer promoções exclusivas nos hipermercados, supermercados e Extra.com.br a desde as 22h do dia 28, e valem por todo o dia 29. As lojas de João Pessoa e Campina Grande participam da ação.
O formato Extra Supermercado tem promoções apenas na categoria de alimentos e bazar. O e-commerce, através dos sites CasasBahia.com.br, Extra.com.br e Pontofrio.com.br participam da Black Friday 2013 ao longo de todo o dia 29 de novembro, com o oferecimento de grandes descontos em milhares de produtos, como eletroeletrônicos, informática, eletrodomésticos, móveis, e telefonia, entre outros.
Repetindo a ação do último ano, o MagazineLuiza.com participa da edição 2013 do maior evento de descontos do comércio varejista, originário dos Estados Unidos.
Nesta sexta (29), os clientes que visitarem o site da rede podem comprar produtos de diferentes categorias com até 70% de descontos. São mais de 3 mil itens em oferta, de eletrônicos a móveis, passando pelos setores de perfumaria, brinquedos, informática, entre outros.
“A proposta é que seja um dia excepcional de vendas. Estamos há meses nos preparando, tivemos negociações específicas para conseguir condições comerciais exclusivas para a data e estamos seguros de que teremos ofertas realmente diferenciadas”, comenta o diretor de e-commerce do Magazine Luiza, Decio Yuiti Sonohara.
Para a Black Friday deste ano, o Magazine Luiza reforçou a infraestrutura do site e preparou um serviço de atendimento ao consumidor, por chat ou telefone, para atender durante as 24 horas do evento. Segundo Sonohara, a data já é uma das mais importantes para o comércio eletrônico. “Em 2012, ela representou em torno de 20% da venda do mês, um volume muito expressivo para apenas 1 dia de venda. Para 2013, a expectativa é grande, acreditamos que o sucesso irá se repetir”, conclui.
As ofertas são válidas durante as 24h desta sexta feira, 29 de novembro, no hotsite.
Na Grande João Pessoa, participam ainda a Fena Móveis, localizada na Estrada de Cabedelo, com descontos de até 50%; a J Carneiro (Concessionária Renault), na Epitácio Pessoa, a Rede Menor Preço Supermercados nos bairros Estados e Cristo, na Capital, e Intermares, em Cabedelo; e concessionária Tambaí Motors, na Avenida Liberdade e na BR 230, em Bayeux.
História
O termo em inglês ‘Black Friday’, que significa ‘Sexta-feira Negra’ surgiu nos Estados Unidos nos anos 60 na Filadélfia, no estado da Pensilvânia. Ele começou a ser utilizado por policiais que registravam muitos problemas nas ruas e no trânsito das grandes cidades depois do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), celebrado na quarta quinta-feira de novembro.
Esse ‘caos’ nas principais cidades dos Estados Unidos era causado pela intensa movimentação de pessoas que buscavam descontos e ofertas especiais nas lojas do país, que iniciavam as promoções do Natal já nos últimos dias de novembro.
A ideia foi ganhando força e se popularizou como expressão típica das compras e dos grandes descontos, com várias filas nas portas das lojas e pessoas dispostas a acordarem de madrugada em busca de ofertas. Além dos Estados Unidos, outros países como Austrália, Canadá, Reino Unido, Paraguai Portugal e até mesmo o Brasil adotam a Black Friday para aumentar as vendas e oferecer aos clientes produtos e serviços com preços e descontos bastante atrativos.
portalcorreio

Lojas batem recorde de reclamação em avaliação parcial da Black Friday Grandes varejistas lideram o ranking de queixas do Reclame Aqui



Os líderes de reclamação têm reputação regular, diz Reclame Aqui
As lojas que estão participando da Black Friday no Brasil estão sendo monitoradas para saber a quantidade de reclamação dos consumidores. De acordo com o site Reclame Aqui, em seis horas, as cinco primeiras do ranking de queixas ultrapassaram a média de reclamações diárias.
Nesse levantamento parcial, o Extra.com.br é o líder  das queixas com 183 reclamações até as 6h, batendo o seu recorde no ano, de 135 em 25 de fevereiro. Segundo o Reclame Aqui, esse número já é três vezes superior à média de reclamações que a loja online recebeu por dia em 2013.
A loja virtual do Ponto Frio também ultrapassou os recordes, superando em duas reclamações as 137 que havia recebido em 27 de setembro. Pelo acompanhamento anual das queixas, a marca de hoje é quase três vezes a média diária de 48 reclamações. 

Já o site das Casas Bahia superou por um o recorde de 23 de agosto, chegando a 87 reclamações, pouco menos que o triplo da média diária de 32 queixas.
Americanas.com e Submarino estão abaixo de seus recordes no ano, mas bateras as médias diárias, por 56 a 44 e 40 a 31, respectivamente.
O Reclame Aqui também faz uma avaliação da qualidade das lojas. Os líderes de reclamação — Extra, Ponto Frio e Casas Bahia — têm reputação regular, de acordo com os consumidores cadastrados no Reclame Aqui, os três com mais de 75% de solução das reclamações nos últimos 12 meses.

Americanas.com e Submarino têm, ambos, reputação Ótima, com índice de solução de casos de 91% e 89,1%, respectivamente.
r7

Petrobras deve decidir aumento dos combustíveis nesta sexta-feira

Graça e Mantega participam da reunião do conselho, presidido pelo ministro. Foto: Antonio Cruz/ABr/Arquivo
Graça e Mantega participam da reunião do conselho, presidido pelo ministro. Foto: Antonio Cruz/ABr/Arquivo
Um mês depois de sucessivos abalos nos mercados em virtude do embate entre a presidente da Petrobras, Graça Foster, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em torno da política de reajuste de combustíveis, o próximo impacto poderá vir dos tribunais. Começaram a chegar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) as primeiras reclamações de acionistas minoritários sobre a inconsistência da proposta de aumentos periódicos nas refinarias, levada pela diretoria executiva ao Conselho de Administração da estatal, no fim de outubro.

O gesto da presidente da Petrobras, de informar seu pleito aos investidores e analistas, via CVM, irritou Mantega e poderá servir de base para contestações jurídicas. E a defesa a ser apresentada pelo controlador, a União, para a contenção dos preços dos combustíveis será a política monetária, em nome do interesse nacional.

As indefinições em torno do reajuste da gasolina levaram as ações da Petrobras a amargarem ontem mais quedas, limitando os ganhos da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa). Seus papéis ordinários (ON) recuaram 2,57% e os preferenciais (PN), 1,42%.

Hoje, Graça e Mantega, maior opositor da metodologia de precificação, por considerá-la inflacionária e estimuladora da indexação generalizada de preços no país, participam da reunião do conselho, presidido pelo ministro.

No encontro para dar resposta definitiva ao impasse, adiado por uma semana, também é esperado o anúncio da decisão do governo de realizar o último reajuste do ano. A expectativa é de aumento de 5% para gasolina e de até 10% para o diesel, para conter a elevada defasagem dos preços praticados no país em relação aos pagos nas importações dos produtos.

Riscos

Apesar das resistências de Mantega, a expectativa é de que a fórmula de reajuste seja adotada em 2014. Enquanto isso, a falta de previsibilidade do caixa da petroleira continuará alimentando a incerteza sobre sua capacidade de tocar importantes investimentos e, sobretudo, de conter a escalada de seu endividamento. Segue mantida a ameaça de rebaixamento da nota de crédito da estatal pelas agências internacionais.

Em reunião realizada na quarta-feira, Mantega e Graça tentaram encontrar um ponto de consenso diante das novas pressões geradas pela alta do dólar. Ontem, o ministro reuniu-se com a presidente Dilma Rousseff, para tratar do tema, na véspera da reunião do conselho. Amiga pessoal da executiva, a chefe do governo deu sinais contraditórios em relação ao assunto ao longo das últimas semanas.

diariodepernambuco

Mãe vende virgindade de filha por R$ 50 no RJ

  Da Redação
Uma mulher de 46 anos é procurada no Rio de Janeiro por prostituir a própria filha em troca de dinheiro, bebidas alcoólicas e drogas. De acordo com o jornal Extra, ela teria vendido a virgindade da garota por R$50.
Nesta quinta-feira (27) cinco homens foram presos na capital carioca acusados manter relações sexuais com a jovem, que atualmente tem 15 anos. A Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV) ainda procura mais dois homens.


Cinco homens foram presos acusados de abusar de menina (Foto: Divulgação/DCAV)
Em depoimento à polícia, a menina informou que começou a ser prostituída pela mãe quando tinha nove anos, em 2006. Ainda segundo o Extra, sua virgindade teria sido vendida por R$50 para o militar da reserva Alexandre Ítalo Oliveira Santos, o Alex, de 60 anos.
A menina também deu os nomes dos homens para quem a mãe a vendia. Através dos relatos, a polícia conseguiu prender Humberto Ricardo Marsico Morelli Alves, o Maninho, de 58 anos; José Henrique Gomes, o Russo, de 63; David Macedo Gonçalves de Aquino, o Davi, de 56; José Belizário da Silva, o Dedé, de 79, e Celso Medeiros Barrientos, o Celso Protético, de 55.
Também em depoimento à polícia, a garota afirmou que a sua família passava fome, pois a maior parte do dinheiro ganho com a exploração sexual era gasta com drogas e bebidas. Apenas em 2011, a irmã mais velha da vítima, de 20 anos, conseguiu resgatar a jovem. 
Além da mãe da garota e do militar da reserva que teria tido a primeira relação sexual com a vítima, a polícia também procura George Correia Teteu, o Jorge, de 58 anos.

correio24horas

Vara de Execuções determina tratamento igualitário aos presos do mensalão

  Vara de Execuções determina tratamento igualitário aos presos da Papuda
 
A Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal (DF) determinou ontem (28) que seja dado tratamento igualitário a todos os presos da Penitenciária da Papuda, no DF. A decisão foi tomada após inspeção feita pelos juízes da VEP no presídio onde estão presos 11 condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Aos juízes, detentos e servidores do presídio afirmaram que os condenados estão recebendo tratamento diferenciado principalmente em relação a visitas e alimentação. 
 
Uma inspeção foi conduzida pelos juízes da VEP, na Papuda, nos dias 25 e 26 de novembro, constatou um “clima de instabilidade e insatisfação”. As conclusões foram obtidas por meio de entrevistas informais com servidores e detentos da penitenciária.
 
No despacho, três juízes, entre eles Bruno André Silva Ribeiro, determinam que a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) deve dar tratamento igualitário a todos dos presos. Se a determinação não for cumprida, os juízes relataram que vão estender as regalias a todos os detentos. “Esta VEP estenderá a todos os presos do sistema prisional local eventuais direitos, garantias ou regalias concedidas por ato administrativo, formal ou não, determinado sentenciado ou grupo de apenados, especialmente no que se refere a regalias de visitação e alimentação”.
 
Onze réus que tiveram a prisão decretada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa estão na Papuda, em Brasília: O ex-ministro da Casa Civil da Presidência da República José Dirceu, o ex-presidente do PT e deputado federal (SP) José Genoino, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas, o ex-vice-presidente do Banco Rural José Roberto Salgado, o publicitário Marcos Valério, a ex-presidenta do Banco Rural Kátia Rabello, o ex-deputado federal Romeu Queiroz,  os ex-sócios de Marco Valélio: Ramon Hollerbach e Cristiano Paz e a ex-funcionária do publicitário, Simone Vasconcelos.
 
 
Agência Brasil/horizontems.com

"Idoso" aborda mulheres e tira a roupa em cena de "Vovô Sem Vergonha" Leia mais: http://www.achebelem.com.br/noticia/23581-idoso-aborda-mulheres-e-tira-a-roupa-em-cena-de-vovo-sem-vergonha#ixzz2m2tScxAe

"Idoso" aborda mulheres e tira a roupa em cena de "Vovô Sem Vergonha"
O idoso de 86 anos Irving Zisman – personagem interpretado por Johnny Knoxville, de 42 anos-aborda um grupo de mulheres e tira a roupa dentro de um bar em cena de "Vovô Sem Vergonha" divulgada em primeira mão pelo UOL.
O filme, feito pela equipe de "Jackass", mostra o idoso viajando com o neto, de oito anos, pelos Estados Unidos para que o garoto posso reencontrar seu verdadeiro pai.
A produção, que estreia no Brasil na próxima sexta-feira (29), teve bom desempenho nas bilheterias dos Estados Unidos, onde já arrecadou quase US$ 100 milhões.
"Vovô Sem Vergonha" mistura pegadinhas com ficção mostra Irving ensinando o garotinho a roubar em supermercado, a entrar de penetra em uma festa de casamento, cometer infrações no trânsito e outras coisas ilegais.


achebelem

Em 30 anos, dobra número de brasileiros que preferem morar sozinhos Ao mesmo tempo, aumenta quantidade de jovens adultos que vivem com os pais

  
Cada vez mais, brasileiros optam por morar sozinhos, aponta IBGE Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo
A proporção de pessoas que moram sozinhas no Brasil, em relação ao total de domicílios, praticamente dobrou nos últimos 30 anos, aponta a pesquisa Síntese de Indicadores Sociais, divulgada nesta sexta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
De acordo com o estudo, as moradias com apenas uma pessoa representavam 6,2% dos domicílios do País em 1981. No ano passado, já eram 13,2%. De acordo com o IBGE, o crescimento é resultado, entre outros fatores, da queda da fecundidade e do envelhecimento da população.
O IBGE destaca ainda as diferenças regionais, quando se leva em consideração o sexo da pessoa que mora sozinha. No Norte, há uma proporção bem mais elevada de homens que moram sozinhos. No Sudeste e Sul, há mais mulheres.
Segundo o IBGE, o fenômeno é mundial. “O crescimento do número de pessoas que vivem sós tem sido constatado em vários países. Na França, por exemplo, atualmente são mais de 9 milhões, contra 6 milhões em 1990, o que representa um aumento de 50%, em pouco mais de 20 anos”, diz o estudo.
Mais jovens na casa dos pais
O estudo destaca também o aumento na proporção de jovens que demoram em deixar a casa dos pais, os chamados integrantes da ‘geração canguru’.
“O termo 'geração canguru' é utilizado para designar os jovens de 25 a 34 anos de idade que ainda vivem na casa dos pais”, diz o IBGE. "No período de 2002 a 2012, a proporção de jovens deste segmento etário que morava com os pais passou de aproximadamente 20% para 24% no Brasil”.
Segundo o instituto, a decisão dos filhos em morar com os pais por mais tempo pode ser motivada por questões não só de natureza emocional, mas também financeira.
Dados da Pnad

A pesquisa levou em consideração, principalmente, os dados da Pnad 2012 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). O levantamento se apoia em dados sobre a população brasileira, desigualdades raciais e de gênero, arranjos familiares, domicílios, educação, saúde, trabalho e rendimento e compara informações de 2002 e 2012. O objetivo é conhecer a realidade brasileira, sobretudo para avaliar a qualidade de vida do brasileiro.

r7.com

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Prefeito consome dos cofres públicos mais de R$100 mil em consultoria

Prefeito consome dos cofres públicos mais de R$100 mil em consultoria
 VIDA MANSA: prefeito de importante cidade consome dos cofres públicos mais de R$100 mil em serviço de consultoria e diárias

Enquanto as reclamações são generalizadas por parte da maioria dos prefeitos paraibanos por conta da queda nas receitas nas administrações públicas, a gestão do prefeito Roberto Feliciano (PSB) vive situação contrária, pois nos primeiros sete meses de gestão consumiu dos cofres públicos mais de R$100.000,00 com diárias e serviço de consultoria nos sete primeiros meses de gestão. Algo extremamente reprovável para quem se elegeu pregando ter o máximo de cuidado com o dinheiro público.

Os dados foram disponibilizados no Sagres no site do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e revelam que o prefeito de Sapé gastou exatos R$68.500 com consultoria, e R$45.252 com diárias, gastos que foram autorizados pelo prefeito socialista. Ou seja, R$ 113.752 exatos consumidos com serviço de consultoria e diárias.

“Isso é inadmissível, estarei nos próximos dias Requerendo junto a prefeitura maiores esclarecimentos sobre este assunto”, revelou o vereador oposicionista Jojó (DEM). O parlamentar também se inconformou com os gastos exorbitantes com serviço de locação de automóvies, sendo constatado um verdadeiro paradoxo, onde o prefeito Roberto Feliciano diz estar passando por complicações financeiras, tendo inclusive declarado estado de emergência financeira e de calamidade pública no sofrido município de Sapé, a prefeitura local em apenas 03 meses gastou mais de R$ 19.000,00 com aluguel de um único veículo. Trata-se de uma S10 cabine dupla completa que, conforme o empenho, destina-se a servir a Secretaria de Finanças do município, sendo que o valor mensal do referido veículo custa aos cofres públicos R$ 6.500,00.

Outro fato que chama atenção, de uma maneira negativa na gestão de Roberto Feliciano, que pregava a moralidade e a renovação na politica na "Terra dos Abacaxis", diz respeito ao grande numero de familiares na administração municipal, pois sua esposa (Viviane Eugenia) é secretária de ação social, cunhadas são secretarias e irmão e sobrinhos também ocupam o primeiro cargos escalão, além do filho 'Flavinho' ter livre transito no grupo político, agindo como um verdadeiro 'despachante' na gestão, sendo tratado pelos aliados e adversários como o verdadeiro prefeito da cidade.

Outra informação dá conta que a dama de ferro de Sapé atende pelo nome de Graça que responde pela secretária de administração de Sapé, nada mais nada menos que a irmão do prefeito: "Já fizemos uma solicitação junto ao Ministério Público do detalhamento sobre os casos de nepotismo e estamo aguradando um posicionamento dos órgãos fiscalizadores, os demandos são inúmeros em nossa cidade que está decepcionada com o governo Feliciano que não cumpriu as diversas promessas assumidas em campanha", disparou o vereador Jojó.

Confira os dados disponibilizados pelo TCE com os gastos do prefeito Roberto Feliciano:

Sagres On Line
Prefeitura Municipal de Sapé    (Atualizado até 09/2013)  
Home  Ajuda  Sair
Despesa Orçamentária
Elemento de Despesa
Período: / 2013
 Código Descrição Empenho (R$) Pagamento (R$) Estorno (R$)
01
Aposentadorias do RPPS, Reserva Remunerada e Reformas
1.070.562,02 
1.070.562,02 
0,00 
03
Pensões, Exclusive RGPS
330.759,96 
330.759,96 
0,00 
04
Contratação por Tempo Determinado
1.683.331,23 
1.683.331,23 
0,00 
11
Vencimentos e Vantagens Fixas - Pessoal Civil
11.028.969,39 
11.027.386,40 
0,00 
13
Obrigações Patronais
1.913.069,29 
1.526.846,98 
149.863,38 
14
Diárias - Civil
45.252,00 
44.208,00 
144,00 
30
Material de Consumo
2.041.642,32 
1.443.029,24 
224.016,02 
33
Passagens e Despesas de Locomoção
11.130,92 
11.130,92 
0,00 
35
Serviços de Consultoria
68.500,00 
62.500,00 
0,00 
36
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física
886.368,24 
753.119,91 
1.860,00 
39
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica
3.800.175,53 
3.243.341,78 
6.951,41 
41
Contribuições
114.263,00 
104.163,00 
0,00 
47
Obrigações Tributárias e Contributivas
306.639,83 
297.576,15 
9.063,68 
48
Outros Auxílios Financeiros a Pessoas Físicas
200,00 
200,00 
0,00 
51
Obras e Instalações
152.297,56 
152.297,56 
0,00 
52
Equipamentos e Material Permanente
54.212,46 
50.238,38 
0,00 
66
Concessão de Empréstimos e Financiamentos
7.150,00 
7.150,00 
0,00 
71
Principal da Dívida Contratual Resgatado
1.443.021,91 
1.443.021,91 
0,00 
91
Sentenças Judiciais
865.103,56 
848.680,21 
0,00 
92
Despesas de Exercícios Anteriores
400.787,47 
400.787,47 
0,00 
93
Indenizações e Restituições
25.018,88 
25.018,88 
0,00 
   TOTAL
26.248.455,57 
24.525.350,00 
391.898,49 
voltar Voltar
Arquivo em PDF  PDF

PB Agora

Após divulgação de médias do Enem, escolas da PB pedem reexame do ranking Apenas três escolas da PB aparecem entre as 700 com melhores notas no Enem; confira ranking

 Inep
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou o ranking de escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Na Paraíba, apenas três escolas privadas figuram a lista das 700 que trouxeram as melhores notas do Brasil.
Horas depois da divulgação, algumas escolas já mostravam insatisfação por não aparecerem na relação.
A direção do Colégio Motiva já requereu o reexame da lista. Na Paraíba, o primeiro lugar do ranking ficou com a Escola Virgem de Lourdes, de Campina Grande. Assim como ela, as escolas particulares tiveram melhor desempenho.
Leia mais na edição de hoje do seu Jornal Correio da Paraíba.
Classificação
A escola particular paraibana que está no topo do ranking teve nota 637,5 e aparece na posição 203 da relação geral do país. A segunda colocada teve 627,15 e a terceira melhor da Paraíba mostrou nota 617,7. Entre as mil escolas que receberam a maior avaliação do Inep, apenas cinco são da Paraíba. 
A avaliação mais alta do país foi 722, alcançada por uma instituição privada de Minas Gerais.
Em todo o Brasil, mais de 70% das mil escolas que estão entre as que receberam as melhores avaliações ficam na região Sudeste. Em sequência, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná tiveram as escolas mais bem avaliadas.
De acordo com os dados do Inep, nenhuma instituição pública da Paraíba aparece entre as que tiveram os maiores resultados.
Das dez escolas melhores avaliadas entre João Pessoa e Campina Grande, a primeira fica em Campina e obteve a nota 637,5. Logo em seguida vem uma da Capital, com nota 627,15.
Outra escola de Campina Grande aparece na terceira colocação, ao alcançar nota 617,7. As três posições seguintes desse ranking são de escolas de João Pessoa, com notas 604,85 (4º lugar); 604,3 (5º lugar); e 591,88 (6º lugar).
Em sétimo lugar, vem mais uma instituição de Campina Grande, com nota 585,5. Uma de Sousa, com nota 578,6, ficou na oitava colocação. A nona foi uma escola de Areia, com nota 576,4; fechando o ranking das dez primeiras colocadas, outra escola de João Pessoa, com nota 574,7. Todas são particulares.
Clique aqui e consulte a classificação e avaliação do Inep para as outras escolas da Paraíba e do Brasil.

portal correio

Seminuas, prostitutas fazem protesto na frente do Parlamento argentino Categoria quer regularizar 'trabalho sexual autônomo'. Associação diz que prostitutas são maltratadas, roubadas e pagam propina.

  Um grupo de prostitutas da Argentina tirou parte de suas roupas para realizar um protesto inusitado nesta terça-feira (26) na frente do Parlamento para reivindicar a aprovação de uma lei que regule o trabalho sexual autônomo.
  •  
Seminuas, prostitutas fazem protesto na frente do Parlamento argentino (Foto: Marcos Brindicci / Reuters)Seminuas, prostitutas fazem protesto na frente do Parlamento argentino (Foto: Marcos Brindicci / Reuters)

Com os seios à mostra e debaixo de chuva, as mulheres exigiram "que se comece a debater o projeto para regularizar o trabalho sexual autônomo de mulheres maiores de 18 anos que, por decisão própria, exercem esta atividade", explicou à Agência Efe a dirigente da Associação de Mulheres Meretrizes da Argentina, Georgina Orellano.

  Georgina comentou que a manifestação com os seios à mostra serviu para "mostrar à sociedade a violência" que as trabalhadoras sexuais sofrem "por não ter um marco legal".
"Roubo, discriminação, maus-tratos, perdas de fontes trabalhistas, abusos e propinas policiais", manifesta a associação no comunicado que anunciava o protesto.

No mesmo texto, as prostitutas também destacaram: "tudo isto leva à precarização de nossas vidas e nos condena mais à clandestinidade e criminalização".

globo.com

Cometa Ison se aproxima do Sol


É chegado o momento da verdade. Às 16h25 desta quinta-feira (28), o cometa Ison passará a 1,2 milhão de km da superfície do Sol. Será que ele sobreviverá a esse encontro fervente com o astro-rei? Os cientistas não sabem o que vai acontecer, mas seguem monitorando a situação minuto a minuto, graças à incansável ação de diversas espaçonaves distribuídas pelo Sistema Solar.



  Ambas as sondas estão na mesma órbita que a Terra ao redor do Sol, uma avançando à frente de nosso planeta, e a outra atrás. Uma das coisas curiosas disso é que ela consegue registrar nosso mundo nessas imagens, além do planeta Mercúrio. No caso, a imagem é da Stereo-A, que orbita à frente do globo terrestre. O Sol está do lado direito da imagem, e um outro pontinho em movimento no vídeo é o cometa Encke, que também está de passagem por essas redondezas.
 
Por falar em Mercúrio, a sonda Messenger está em órbita dele e também fotografou o Ison conforme ele ultrapassou a órbita do mais interno dos planetas. 
 
O destino do cometa ainda está em aberto. No dia 23, o astrônomo colombiano Ignacio Ferrín, da Universidade de Antioquia, se encantava com o fato de que o Ison não havia se desintegrado como ele originalmente esperava. Em compensação, ontem, ele reuniu evidências preliminares de que o núcleo do objeto pudesse ter se rompido. Nada é definitivo, e as próximas horas podem ser decisivas.
 
Dada a proximidade com o Sol, o Ison está invisível para observadores em terra. Somente pelo monitoramento feito por espaçonaves saberemos se ele sobreviverá à passagem pelo Sol para se tornar o esperado “cometa do século”.

circuitomt

Senado aprova voto aberto para cassações de mandatos e vetos Senadores mantiveram voto secreto para indicação de autoridades e eleição da Mesa

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (26), com mudanças, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 43/2013, a chamada PEC do Voto Aberto, que acabava com todas as possibilidades de votações secretas no âmbito do Poder Legislativo. O texto-base teve 58 votos a favor e 4 contra. Assim, segundo a decisão do Plenário do Senado, as votações nos processos de cassação de parlamentares e no exame dos vetos presidenciais devem ser abertas. 
De acordo com o presidente do Senado, Renan Calheiros, essa parcela da PEC, que teve origem na Câmara dos Deputados, pode seguir para promulgação, a depender do entendimento da Mesa daquela Casa.
Por outro lado, ao votar em segundo turno a PEC do Voto Aberto, os senadores decidiram que as deliberações para as escolhas de autoridades – que é uma função exclusiva do Senado Federal - continuarão reservadas. Também foi derrubada a parte do texto que vedava todas as votações secretas no Legislativo brasileiro. Essas duas frações podem seguir para novo exame na Câmara dos Deputados.
Esse fatiamento na votação aconteceu, porque os senadores acataram dois pedidos de destaque apresentados pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), ou seja, votaram separadamente partes do texto da PEC. A votação foi tumultuada, com um Plenário bastante dividido.
Senadores como Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Walter Pinheiro (PT-BA) defenderam que todas as votações no Poder Legislativo no Brasil deveriam ser públicas e tentaram impedir o fatiamento da proposta.
"De nada adianta o Senado cumprir o seu papel na Lei de Acesso à Informação se o eleitor não puder saber como o presidente da Casa vota nas matérias quando elas chegam ao Plenário", afirmou Pinheiro.
Já o representante do PSB do Distrito Federal afirmou que a população tem o direito de saber como votam seus parlamentares.
"O Senado Federal não pode ser uma instituição que se esconde atrás do voto secreto. A população quer participar", disse Rollemberg, com o apoio de senadores como Paulo Paim (PT-RS), Mário Couto (PSDB-PA) e Alvaro Dias (PSDB-PR).
O senador Jáder Barbalho (PMDB-PA), por sua vez, argumentou que algumas votações devem permanecer secretas, para preservar a instituição do Senado Federal.
"Eu, que venho do tempo do enfrentamento à ditadura militar, a esta altura da minha vida pública defendo que esta instituição não sofra patrulhamento", declarou Jáder.
O líder do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira (SP) concordou que algumas modalidades de votação devam continuar secretas, como a indicação de autoridades.
"Para conservar o equilíbrio entre os Poderes é que eu voto não também para a escolha de autoridades", destacou.
Regimento
Antes de efetivamente começar a votação da PEC, os senadores passaram mais de duas horas debatendo se havia amparo no Regimento do Senado para a apresentação de destaques em segundo turno de votação de uma proposta de emenda à Constituição. O questionamento foi apresentado pelo senador Rodrigo Rollemberg. Segundo ele, o uso de destaques para fazer mudanças em PECs é antirregimental.
Renan Calheiros, no entanto, foi contrário ao pedido do senador do PSB. De acordo com o presidente do Senado, a apreciação dos requerimentos “é normal, regimental e constitucional, pois o requerimento de destaque é procedimento de votação e não de emenda”. A discussão envolveu outros senadores.
Em defesa de Rollemberg, o líder da Minoria, Mário Couto (PSDB-PA) disse que o direito do recurso é inalienável. “Eu como líder da minoria tenho que zelar pela minoria. E não vou deixar trator de esteira passar por cima da minoria”, disse Couto. Já o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) também se manifestou favorável aos destaques.
"Temos que ver até onde o voto aberto pode ser exercido. Não podemos votar determinadas matérias coagidos pela opinião publica. Defendo o voto aberto em determinadas coisas e outras não", argumentou.
Após os intensos debates, Rodrigo Rollemberg decidiu retirar os questionamentos, evitando assim que o texto fosse novamente remetido à análise Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), e os destaques foram enfim votados. O único destaque derrotado, por 31 votos a 29, foi o referente aos vetos presidenciais.
Como ficou, a PEC, por fim, estabelece voto aberto para cassação de mandato parlamentar e análise de vetos. Ao fim da votação da PEC, o senador Pedro Taques (PDT-MT) ainda manifestou o entendimento que o texto aprovado nesta terça pelos senadores garante também votação aberta para a escolha de integrantes das Mesas em todo o Poder Legislativo.
Agência Senado

jb.com

Jogadora compra Xbox One e recebe caixa com copos Loja disse que está empenhada em resolver o caso e, segundo a cliente, se comprometeu a recolher o produto errado e entregar o correto



Cliente espera solução da loja    

Imagine você na maior ansiedade para receber um produto que deseja muito e comprou pela internet. Agora imagine-se ao abrir a embalagem entregue e perceber que, na verdade, recebeu uma simples caixa de copos. Pois bem. Foi assim que se sentiu Nadia Fornaro, uma gamer conhecida na internet, ao receber o que acreditava ser seu Xbox One.
Em um vídeo postado no Youtube, ela conta que comprou o Xbox na ShopTime.com.br, pagou via boleto e, inclusive, a caixa veio com a nota da compra do Xbox. O produto, no entanto, passou longe do console. Foram entregue seis copos no lugar do aparelho.

Segundo Nadia, a loja informou que recolheria os copos em um prazo de quatro dias úteis para analisar o caso e proceder com a entrega do produto correto. No Twitter, a Shoptime respondeu a questionamentos feitos pela cliente, dizendo estar empenhada no caso e que entraria em contato em breve. A empresa ainda pediu desculpas pelo transtorno.

administradores

Jovem morta em acidente em SP publicou foto dirigindo a 180 km/h

No dia 29 de março deste ano, Giovana publicou uma foto enquanto dirigia a 180 km/h Foto: Instagram / Reprodução
No dia 29 de março deste ano, Giovana publicou uma foto enquanto dirigia a 180 km/h
Foto: Instagram / Reprodução
A jovem de 19 anos que morreu em um acidente de trânsito na segunda-feira, na rodovia Padre Manoel da Nóbrega, em Itanhaém (SP), na Baixada Santista, havia publicado uma foto enquanto dirigia a 180 quilômetros por hora. Giovana Dias de Souza Alves usou o Instagram para postar a imagem do velocímetro do carro no dia 29 de março deste ano.

Giovana Dias voltava para casa quando ocorreu o acidente Foto: Instagram / Reprodução
Giovana Dias voltava para casa quando ocorreu o acidente
Foto: Instagram / Reprodução
Na segunda-feira, ela dirigia um veículo Gol quando bateu em uma pilastra no quilômetro 531 da rodovia. Momentos antes do acidente, ela havia tirado uma foto do velocímetro marcando 170 quilômetros por hora.


Segundo familiares, Giovana trabalhava em uma agência bancária de Praia Grande e voltava para casa por volta das 18h quando sofreu o acidente. O celular dela foi encaminhado para perícia. 

terra.com

domingo, 24 de novembro de 2013

Vasco vence o Cruzeiro no Maracanã e mantém vivo o sonho da salvação

A missão, considerada quase impossível, ficou um pouco mais provável depois deste sábado. O Vasco venceu o já campeão Cruzeiro por 2 a 1 no Maracanã e, se ainda não saiu da zona de rebaixamento, conseguiu um resultado fundamental para seguir alimentando o sonho de se livrar da Série B em 2014

A partida teve um momento polêmico no início do segundo tempo, quando o placar indicava 2 a 0. Julio Baptista fala o que parece ser "faz logo outro, p..." diante de Cris. O meia cruzeirense, em entrevista ao SporTV após a partida, disse que foi apenas uma resposta ao zagueiro, que teria pedido a ele para "amaciar".

Com gols do jovem Thalles e de Edmílson (Paulão descontou), o Cruz-Maltino chegou aos 41 pontos e igualou-se ao 17º colocado, o Coritiba, ficando apenas um ponto atrás do Bahia, primeira equipe fora da zona de degola. Os dois concorrentes entram em campo neste domingo.

Fonte: Globo Esporte/pb agora

Com 'farda' de preso, Genoino dá entrevista exclusiva à revista IstoÉ

Image 
 
Levado às pressas para o Incor de Brasília, na tarde da quinta-feira 21, José Genoino recebeu duas notícias ao mesmo tempo. A primeira veio dos médicos. Ao contrário do que se temia no início, ele não havia sofrido um infarto do miocárdio. Enfrentava uma nova crise de pressão alta, igualmente preocupante, mas previsível num paciente em sua condição. A segunda novidade veio do Supremo Tribunal Federal. Como o próprio Genoino, seus advogados e a procuradora-geral da República em exercício, Ella Wiecko, solicitavam desde a segunda-feira 18, o ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, concordou com o pedido de mudar seu regime prisional.

Em vez de cumprir seis anos e sete meses de pena em regime semiaberto, como ficou definido no julgamento da Ação Penal 470, Genoino foi autorizado a mudar-se para o regime de prisão chamado “domiciliar ou hospitalar”, considerado compatível com um estado de saúde classificado como “grave” ou “ gravíssimo” por todos os médicos que o examinaram nos últimos dias. Com a mudança, deixará de ser obrigado a dormir todas as noites na cela de uma prisão, com direito a sair apenas para trabalhar durante o dia, passando a viver internado num hospital ou mesmo em casa. Joaquim Barbosa fez questão de ressalvar que sua decisão tem caráter “provisório”, esclarecendo que irá aguardar um novo laudo – o quarto em cinco dias – para anunciar uma resolução definitiva.

Ao ser informado da mudança, Genoino reagiu em tom de alívio: “Então quer dizer que não vou voltar para a Papuda?”, perguntou à mulher, Rioko, referindo-se ao presídio de Brasília onde se encontrava internado desde o sábado 16. Horas antes de se dirigir ao Incor, ainda na Papuda, Genoino concedeu entrevista exclusiva à ISTOÉ, quando falou do drama de sua terceira prisão. “(Quando entrei na prisão) Vieram à minha cabeça imagens terríveis de quando fui preso durante a ditadura. Depois de uma viagem de um dia inteiro, totalmente desnecessária, ficamos quatro horas em um pátio porque não sabiam onde nos colocar. Se não sabiam onde nos colocar, por que nos fizeram viajar?”, questionou.

Num país que acompanhava com apreensão a evolução da saúde de Genoino desde a noite da sexta-feira 15, quando ele se apresentou de punho erguido à sede da Polícia Federal, em São Paulo, numa cena que marcou o início das prisões de uma primeira leva de 11 condenados na Ação Penal 470, a decisão de Barbosa teve caráter reconfortante. Não deve ser vista, porém, como sinal de que a condenação tenha sido amenizada. A pena continua igual. A menos que, como outros condenados, Genoino consiga livrar-se da condenação por “formação de quadrilha” no julgamento do STF sobre embargos infringentes, sua situação legal será a mesma de antes.

O novo regime de prisão é fruto da compreensão de que, diante de seu estado de saúde, as razões da medicina deveriam orientar a letra fria do Direito, pois uma vida humana estava em jogo. Fumante inveterado a ponto de consumir três maços de cigarro por dia até quatro meses atrás, hipertenso que há muitos anos toma medicamento para controlar o mal, Genoino em julho foi vítima de uma dissecção da aorta, patologia que costuma produzir hemorragias graves, infarto e acidente vascular cerebral. Depois de uma cirurgia de oito horas, saiu do Sírio Libanês com uma prótese de 15 cm no tórax para substituir uma parte da aorta. “Nesta situação, é preciso que o paciente tenha sua pressão arterial mantida nos níveis adequados”, explica o cardiologista Ricardo Miguel, da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro.

Lembrando que a rotina da prisão pode “desencadear picos de hipertensão, que podem produzir um novo rompimento da aorta”, Ricardo Miguel acredita que “a melhor coisa para um paciente como ele é ficar em casa.” Com pequenas variações, um diagnóstico semelhante foi firmado por Roberto Kalil e Fabio Jatene, dois dos maiores cardiologistas do país, que atenderam Genoino no Sírio, e por Fábio Daniel, que o examinou, a pedido na família, a uma da madrugada de sábado, em Brasília. Os laudos deixaram claro que o deputado era um prisioneiro de risco – e a ninguém interessava a ocorrência de uma tragédia de conseqüências políticas imprevisíveis.

Verdadeira exceção numa sociedade polarizada e dividida, onde grande parte da população tem ojeriza por políticos profissionais, Genoino é um parlamentar de sete mandatos que colecionou um número imenso de admiradores nas várias fatias do espectro político, sejam aliados, sejam inimigos. O deputado do PT foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão, em regime semiaberto, por corrupção ativa e formação de quadrilha. Durante o julgamento do mensalão, três ministros que votaram por sua condenação – por ter, como presidente do PT, avalizado os empréstimos fictícios dos bancos BMG e Rural ao PT e participado de reuniões com dirigentes de partidos aliados em que se tratou de apoio político ao governo Lula em troca de vantagens financeiras – não deixaram de ressalvar o caráter admirável de Genoino e sua biografia com tantas passagens exemplares. Assinado por unanimidades da literatura, como Antonio Candido, e da música, como Chico Buarque, circula pela internet, com apoio de 11 000 pessoas, um abaixo-assinado que diz que “José Genoino é um homem honesto, digno, no qual confiamos. José Genoino traduz a história de toda uma geração que ousa sonhar com liberdade, justiça e pão.”

Durante a semana, criticada pelos militantes do PT por manter um silêncio absoluto em relação ao destino dos condenados da Ação Penal 470, a presidenta Dilma Rousseff demonstrou preocupação com a saúde de Genoino por “razões humanitárias.” Na verdade, a presidenta tem uma afeição pessoal pelo deputado e por Rioko, guerrilheira do PC do B como o marido, quando as duas ficaram presas sob a ditadura militar. Quando, em função da ação penal 470, Genoino deixou o posto de assessor especial no ministério da Defesa, Dilma fez questão de receber o casal num jantar, no Alvorada. “É claro que a presidente se importa com o destino e o estado de vários condenados” afirma um assessor do Planalto. “Mas ela tem uma ligação com Genoino”, reforçou.

A melhor explicação para uma admiração com origens tão diversas encontra-se, provavelmente, numa ladeira no bairro paulistano do Butantã, endereço do maior patrimônio material do deputado. É um sobrado germinado, em formato de salsicha, comprado há três décadas com financiamento-padrão da Caixa Econômica. Os móveis são simples, mas acolhedores e confortáveis. O índice de luxo é zero e foi ali que o dono da casa criou um filho, uma filha. Uma outra filha de Genoino, nascida de uma relação fora do casamento, sempre morou com a mãe, em Brasília. De correspondentes estrangeiros a prestadores de pequenos serviços, todos visitantes se surpreendem ao descobrir a identidade do dono da casa. “Pensei que deputado só morava em mansão,” admitiu um funcionário de uma empresa de TV a cabo que, em função de uma política permanente de contenção de todas despesas que podem ser eliminadas, fora chamado para desinstalar um ponto num quarto que a primogênita Miruna desocupou quando foi passar uma temporada na Espanha.

Normalmente, Genoino mostra-se constrangido quando o interlocutor ameaça fazer um elogio que no fundo é um diminutivo – falar bem de um sujeito pelo simples fato dele não ter-se tornado ladrão. Considera-se um lutador da política. “Jamais deixarei a luta política. Posso ter que mudar a forma, o local e o uniforme, mas o sentido da minha vida é lutar por sonhos e causas. Nunca lutei por questões pessoais”, disse à ISTOÉ. Sempre atuou à esquerda. Deixou a guerrilha do Araguaia fazendo a autocrítica da luta armada. Tornou-se um dos cérebros do Partido Revolucionário Comunista, uma organização efêmera, em sua existência, mas duradoura em militantes que fizeram boa história – como o governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro e a ex-ministra e adversária Marina Silva, o mártir da ecologia Chico Mendes. Mas na década de 1990 andava tão moderado entre os petistas que sentia-se mais à vontade para dialogar com estrelas do PSDB, inclusive o presidente Fernando Henrique Cardoso, e Luiz Eduardo Magalhães, nome em ascensão no PFL baiano até ser derrubado por um infarto fulminante. 

cariri ligado