PAGINA INICIAL

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Lula critica tucanos e ministros do STF em evento


Orlando Filho/DGABC
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a afirmar ontem que o tucano, símbolo do PSDB, é um “bicho predador”, repetindo o ataque aos adversários feitos ainda quando era presidente. “Os tucanos não brincam em serviço, porque ninguém tem um bico daquele tamanhão à toa. É um bico bonito, mas é um bico de um bicho predador, de comedor de filhotinho e de ovo”, disse ele, em Ribeirão Preto (São Paulo), no lançamento da Caravana Horizonte Paulista, série de viagens que o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha fará pelo interior do Estado antes do lançamento oficial de sua campanha ao governo paulista.
 Lula disse que o PT nunca esteve tão preparado para governar São Paulo e o PSDB “tão despreparado” e brincou com o ânimo de Padilha. “Padilha está com tesão demais, com o brilho no olho e o discurso de quem quer ganhar as eleições. E está disposto a andar São Paulo para ganhar”, afirmou. “Os tucanos vão ter surpresa bastante desagradável.”
 Lula também atacou ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), que julgaram o processo do Mensalão, condenando petistas. “O nosso partido está sofrendo; temos companheiros presos, somos solidários e queremos justiça.”
 Lula ainda criticou, sem citá-los nominalmente, os ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, do STF, por eles terem feito declarações
públicas sobre o processo após a condenação dos réus.
 Em relação a Mendes, que declarou que doações feitas para o pagamento de multas de petistas condenados e presos poderiam ser fruto de lavagem de dinheiro, Lula disse que “o grande papel do ministro da Suprema Corte é falar nos autos do processo e não falar para a televisão o que ele pensa”, disse. “Se quer fazer política, que entre para um partido”, completou.
 Para Barbosa, indicado por Lula ao STF, o petista comentou: “Quando você indica alguém, você está dando um emprego vitalício e o cidadão, quando quer fazer política, diga (...) Não aceito ser ministro, vou ser deputado, entrar para um partido político e mostrar a cara”.
 Lula cobrou julgamento justo, pediu que os eventuais culpados pagassem, “desde que haja provas”, e garantiu que “foi nosso partido que não deixou sujeira embaixo do tapete”.

 dgabc

Nenhum comentário:

Postar um comentário