Iranianos estão usando as redes
sociais para pedir desculpas à modelo Fernanda Lima - que apresentou o
sorteio dos grupos da Copa do Mundo, na sexta-feira -, depois que alguns
de seus compatriotas publicaram mensagens ofendendo a brasileira pela
forma como se vestiu durante o evento.
Os internautas deixaram os comentários ofensivos na página de Facebook de Fernanda depois que sua roupa causou polêmica em revistas e sites esportivos do Irã, onde vigora um código de vestimenta que obriga todas as mulheres a cobrirem cabeça em público e proíbe decotes como o da apresentadora.
Depois de se classificarem para a Copa, os iranianos esperavam ansiosamente o sorteio dos grupos do Mundial, mas o canal de TV estatal do Irã cortou diversas partes do evento.
Quando espectadores reclamaram dos cortes e atrasos, um apresentador do canal justificou a edição dizendo que "faremos o possível para mostrar o sorteio, mas, para ser honesto, o vestido da mulher que apresenta o evento não está nem um pouco de acordo com nossas diretrizes".
É comum que a mídia estatal iraniana censure, borre ou até altere digitalmente as roupas de mulheres em imagens para deixá-las de acordo com a norma do país.
Desde então, internautas postaram mensagens ofensivas na página de Facebook da apresentadora. Boa parte delas criticava o vestido usado por Fernanda Lima na apresentação e pedia que ela "usasse mais roupas".
Um dos comentários, em inglês, dizia: "Sua ignorância em relação à natureza multicultural da Copa do Mundo da FIFA foi impressionante, é uma pena que você não entenda o quão importante era este evento para tantas pessoas".
No Twitter, Clique uma caricatura compartilhada por centenas de usuários do Irã mostra um hijab, tipo de véu islâmico, sendo oferecido à brasileira durante a apresentação.
'Palavras rudes'
No entanto, outros internautas iranianos decidiram pedir desculpas à apresentadora pelos ataques de seus compatriotas."Eu conheço muitos brasileiros e respeito muito a cultura e o povo brasileiro. Fiquei triste ao saber que alguns iranianos fizeram comentários muito infelizes (na sua página)", escreveu Bavardi Edie, uma iraniana, na página de Fernanda Lima no Facebook.
"Em meu nome e do povo iraniano, gostaria de pedir desculpas a você, à sua família, ao belo povo do Brasil e às mulheres de espírito livre de todo o mundo, por um comportamento tão ruim."
Alguns usaram tradutores online para escrever mensagens em português, inglês ou espanhol.
"Olá querida Fernanda. Sou um homem iraniano. Sinto muito pelas palavras rudes que alguns iranianos disseram a você. Eles não representam os iranianos, são só uma minoria que representa o governo islâmico do Irã. Desculpe", disse Hadi Hakim.
Outra iraniana, Banafshe Sharifian, disse ser também muçulmana e afirmou que os que escreveram ofensas não entendem o que é ser um "bom muçulmano".
Messi
Também durante o fim de semana, um grupo criou a página Clique "Iranianos pedem desculpas a Fernanda Lima e Leo Messi" no Facebook. A página ganhou 18 mil seguidores em 48 horas e continua crescendo.Os ataques ao jogador argentino Lionel Messi também começaram logo após o sorteio, quando usuários iranianos do Twitter começaram a reproduzir um comentário feito em um falso perfil do craque, que desdenhava da seleção do Irã.
"Vamos ter que jogar contra o Irã! Quem é esse tal Hashem Beikzadeh (meia da seleção iraniana)?", dizia o tweet falso.
A seleção iraniana está no grupo F da primeira fase da Copa do Mundo, do qual a Argentina é cabeça de chave.
O nome Messi significa "feito de cobre", em farsi, e o trocadilho foi usado de maneira depreciativa em diversos comentários. Um deles dizia: "você é apenas de cobre, mas mesmo se fosse ouro não teria nenhuma chance contra nós".
*Colaborou Soroush Pakzad, da BBC Persa
bbc.co.uk
Nenhum comentário:
Postar um comentário