DAMASCO - A equipe de especialistas da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) começou a destruir parte do arsenal do regime de Bashar al-Assad, informou uma fonte da missão neste domingo, sob condição de anonimato. Os inspetores são encarregados de desmantelar todo o material até junho do próximo ano
O parque de produtos químicos consiste em, pelo menos, mil toneladas de gás sarin, mostarda, vapor e outras substâncias proibidas pela Convenção sobre Armas Químicas de 1997. A fonte não detalhou o que especificamente foi destruído, mas disse que, até o fim do dia, uma combinação de armas e alguns equipamentos de produção ficariam inoperantes.
O estaque está distribuído em pelo menos 45 depósitos distintos do país, o que complica o trabalho da OPAQ devido ao atual mapa da guerra e a dificuldade de acesso a áreas de conflito.
O presidente sírio concordou em destruir seu arsenal como forma de evitar uma intervenção militar das potências ocidentais, que acusam o regime pela morte de mais de 1.400 pessoas em um ataque químico nos arredores de Damasco.
globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário