PAGINA INICIAL

sábado, 15 de junho de 2013

Líder de facção criminosa na Paraíba é transferido para PE por determinação do STJ Participaram da megaoperação cerca de 50 Agentes de Segurança Penitenciária da Paraíba e, no Estado de Pernambuco, contaram com o apoio da Polícia Rodoviária Federal


Divulgação
André Quirino é apontado como líder da 'Al Qaeda'
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) promoveu no final da tarde desta sexta-feira (14), a transferência do apenado André Quirino da Silva, mais conhecido como ‘Fão’ para a Penitenciária de Segurança Máxima Dr. Ênio Pessoa Guerra (PEPG), na cidade de Limoeiro, no estado vizinho de Pernambuco. A transferência foi realizada, secretamente, pelos agentes penitenciários do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe) com o apoio de batedores e agentes velados da Gerência Executiva de Planejamento, Segurança e Informação (Geplasi), ambos da SEAP.
Participaram da megaoperação cerca de 50 Agentes de Segurança Penitenciária da Paraíba e, no Estado de Pernambuco, contaram com o apoio da Polícia Rodoviária Federal – PRF-PE.
Não foi a primeira vez que ocorre esse tipo de transferência de apenados paraibanos para o Sistema Prisional de Pernambuco. No ano passado, houve a transferência do traficante Josenildo Domingos Barbosa da Silva, conhecido por 'Mago de Campina' para Limoeiro-PE e Dillyan Muniz, assaltante de bancos para Petrolina (hoje preso como foragido no PB-1, mas que já pediu transferência para o Presídio de Petrolina novamente).
De acordo com o Secretário de Administração Penitenciária do Estado, o Delegado de Policia Civil Wallber Virgolino, “A SEAP, em conjunto com o Poder Judiciário da Paraíba, fez de tudo para evitar a transferência de André Quirino, pois temos condição de custodiar qualquer tipo de apenado seja que periculosidade for, principalmente, no Complexo de Jacarapé. O pedido de transferência corre desde o inicio do ano, sendo indeferido na fase Administrativa pela SEAP e negada nas duas instâncias pelo Poder Judiciário, porém o Superior Tribunal de Justiça concedeu”, disse.
André Quirino voltou à Paraíba do Presídio Federal de Rondônia no dia 29 de fevereiro de 2012 e foi encaminhado à Penitenciária Dr. Romeu Gonçalves de Abrantes (PB1 e PB2), onde permaneceu até esta data. O apenado é considerado o principal líder e articulador da facção criminosa conhecida como ‘Al Qaeda’ e comandava o tráfico de entorpecentes em várias comunidades de João Pessoa, além de instigar rebeliões, motins, danos ao patrimônio público, ameaçar de morte policiais, agentes penitenciários e outros criminosos. Ele é apontado pela Polícia Civil do Estado como um dos responsáveis pelo comando do tráfico de drogas na Paraíba e responde processos por homicídios, porte ilegal de arma, formação de quadrilha, tráfico de drogas e assalto.
André Quirino também é investigado por representar na Paraíba a facção denominada PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL – PCC, daí sua periculosidade, em razão de sua articulação com criminosos de outros Estados da Federação.
Ainda segundo Virgolino, “a transferência desta sexta só comprova que o Sistema Prisional da Paraíba segue o caminho da disciplina e moralização, pois não foi em vão que André Quirino recorreu até o STJ em Brasília para ser transferido. Só pede para sair quem se sente incomodado com os cortes de regalias, privilégios e a intensificação de uma disciplina rigorosa. Essa transferência é resultado de um trabalho sério, estratégico e eficiente, pois estamos conseguindo sufocar o crime organizado dentro dos Presídios, colocando o Sistema Prisional Paraibano entre os mais eficientes, seguros e disciplinadores do país. A missão determinada pelo Governador Ricardo Coutinho foi moralizar o sistema com disciplina e ressocializacao, e ‘missão dada, é missão cumprida’. Fugas e pedidos de transferências são sinais claros que as coisas mudaram e aquela zona de conforto de outros tempos acabou”, revelou. 
portal correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário