PAGINA INICIAL

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Tsunami mata cinco pessoas nas Ilhas Salomão, no Oceano Pacífico


 
Publicação: 06/02/2013 09:22 Atualização:
Um terremoto de 8,0 na escala Richter atingiu nesta quarta-feira as Ilhas Salomão, no sul do Oceano Pacífico, deixando ao menos cinco mortos e dezenas de casas destruídas. A onda, medindo cerca de 1,5 metro, atingiu a parte ocidental das Ilhas de Santa Cruz, parte do país arquipélago. Outra tsunami, de 90 centímetros, inundou o aeroporto da cidade de Lata, a maior comunidade da região. Médicos do local informaram que entre as vítimas há um menino de cerca de 10 anos e quatro idosos.
Um alerta geral para países do Pacífico foi emitido, mas cancelado duas horas depois. No Japão, a onda deve chegar à Costa Leste com 50 centímetros, mas autoridades aconselharam que moradores deixem a região e prestem atenção nos comunicados do governo.
A diretora de enfermagem do hospital de Lata, Augustine Pilve, confirmou a emissoras da Nova Zelândia que cinco pessoas morreram. Ela acrescentou o número de mortos pode subir e que as autoridades estão vasculhando três vilarejos que também podem ter sido atingidos.
"É provável que outros vilarejos pela costa de Santa Cruz tenham sido afetados", disse Augustine.
O tremor aconteceu 340 quilômetros a leste de Kira Kira, nas Ilhas Salomão, de acordo com o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, no Havaí. Mais de três dezenas de réplicas do tremor, com magnitudes de até 6,6, atingiram a região nas horas seguintes, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.
Robert Iroga, assessor do primeiro-ministro das Ilhas Salomão, disse à emissora BBC que as ondas invadiram 500 metros das ilhas e que ao menos três comunidades foram atingidas. A maioria das residências destruídas eram semipermanentes, e teriam sido desmanchadas, segundo autoridades.
De acordo com a polícia, a prioridade é a busca de vítimas e a retirada de escombros e água do aeroporto local, para que aviões de outras regiões possam chegar com ajuda e mantimentos. Segundo, George Herming, um porta-voz consultado pela AFP, cerca de 60 a 70 casas foram atingidas nas Ilhas de Santa Cruz, mas ainda não se sabe a real extensão dos danos.
Em 2007, as Ilhas Salomão, que ficam na região geológica do "Anel de Fogo do Pacífico", foram atingidas por uma tsunami devastadora, após um tremor de magnitude 8,1. Ao menos 50 pessoas morreram e dezenas ficaram desaparecidas em pelo menos 13 vilarejos. 
diariodepernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário