PAGINA INICIAL

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Brasil: alta de quase 10% nos alimentos O país foi um dos poucos da América Latina que não seguiu a tendência geral de redução dos preços no ano de 2012.



Divulgação
alimentos: alta de 9,9% em 2012
Santiago (Chile) - A inflação de alimentos no Brasil atingiu níveis de 9,9% em 2012, quase três pontos percentuais acima do valor registrado no ano anterior, quando a inflação dos alimentos chegou a 7,2%.
De acordo com o Escritório Regional da FAO em seu Informe Mensal de Preços dos Alimentos, os preços em geral da economia brasileira tiveram um aumento menor em 2012, em comparação com o que foi observado em 2011. Assim, o IPC geral no Brasil mostrou uma variação de 5,8%, em 2012, representando 0,7 pontos percentuais abaixo do que viveu o país no ano anterior.
Vale destacar que no Brasil, os preços dos alimentos fecharam o ano de 2012 com níveis muito acima do resto dos produtos de consumo no país. De fato, a inflação de alimentos do Brasil foi 70% mais alta que a inflação geral, no encerramento do ano.
Outros países também tiveram uma inflação dos alimentos no ano de 2012 maior que em 2011: Argentina, Honduras, México e Uruguai.
América do Sul
Na grande maioria dos países sul-americanos observaram-se  sinais de desaceleração em termos gerais de preços e nível médio dos preços dos alimentos. Nesse sentido, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela fecharam o ano com taxas de inflação menores que as registradas durante 2011.
Em contraste, Argentina, Brasil e Uruguai foram a exceção para a redução da inflação anual dos preços dos alimentos: nos três países, esta taxa se incrementou mais de dois pontos percentuais, se comparado com o registrado para 2011. 
portal correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário