O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,60% em novembro, após alta de 0,59% em outubro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. Trata-se da maior variação desde abril passado, quando subiu 0,64%.
No acumulado de 12 meses até novembro, o IPCA avançou 5,53% no mês passado, mostrando alta ante os 5,45% de outubro. É a maior alta desde fevereiro último (5,85%).
O preço dos alimentos mostrou uma forte desaceleração em novembro, com a maior parte do impacto da seca nos Estados Unidos já absorvida.
IPCA – Série histórica
- Fonte: IBGE
Juros
Os dados do IPCA devem afetar muito pouco o cenário para as taxas de juros, já que economistas e operadores de mercado veem o BC tolerante com a inflação no atual nível, acima do centro da meta de 4,5 por cento pelo IPCA, para poder estimular o crescimento econômico.
O BC cortou a Selic para a mínima recorde de 7,25% a ano, ajudando o governo de Dilma Rousseff a reaquecer uma economia que quase caiu em recessão no fim do ano passado e cresceu apenas 0,6% no último trimestre.
(Com informações da Reuters)
Fonte: Boainformacão
Nenhum comentário:
Postar um comentário