PAGINA INICIAL

sábado, 20 de outubro de 2012

Condição rara: brasileiro tem couro cabeludo parecido com cérebro


Um grupo de médicos brasileiro descreveu no New England Journal of Medicine o caso raro de um paciente de 21 anos com verticis gyrate - que deixa com que o couro cabeludo pareça com a superfície do cérebro. Segundo os médicos de Santa Maria (RS), a condição é apenas estética e não causou nenhum problema grave ao paciente. As informações são do site do jornal Daily News.
O paciente tinha o couro cabeludo normal até que, há dois anos, a pele começou a fazer dobras grossas. A condição é pouco conhecida devido a sua raridade. Não se sabe a causa, mas que é predominante em homens e costuma aparecer na puberdade. Nenhum familiar do paciente tem a verticis gyrate e ele não apresenta nenhum outro sintoma que possa estar relacionado a ela.
Médicos dizem que o problema é apenas estético, mas não incomoda o paciente
Médicos dizem que o problema é apenas estético, mas não incomoda o paciente
Em alguns casos, a condição está ligada a transtornos neurológicos, como esquizofrenia e tonturas, mas não é o caso do brasileiro. A verticis gyrate pode desaparecer com uma cirurgia plástica, que costuma ser cara e nem sempre efetiva. Os médicos afirmam que o paciente, contudo, não se incomoda com o problema e nem tem o costume de cobrir a cabeça. 
jb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário