PAGINA INICIAL

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Dengue: Registros crescem 347% em Mato Grosso Mato Grosso registrou 37.197 casos de dengue de janeiro até ontem.


 



Registros crescem 347% em Mato Grosso

A quantidade já é 10 vezes maior do que a constatada no mesmo período do ano passado. Os maiores crescimentos ocorreram em Cuiabá e Várzea Grande. 

Enquanto em 2011 a Capital diagnosticou 1,1 mil pacientes com dengue, este ano a doença atingiu 10,4 mil cuiabanos. Na cidade vizinha os casos aumentaram de 309, no ano passado, para 2,9 mil este ano. 

Nas duas cidades foi identificado o vírus quatro da dengue, que desenvolve a versão mais forte da doença. Além de em Cuiabá e Várzea Grande, este tipo de vírus só foi encontrado em Nobres. O município, no entanto, não está na lista dos mais atingidos. 

Embora seja a segunda colocada do ranking, Sinop apresentou metade do crescimento dos casos. Até ontem, a cidade havia diagnosticado aproximadamente cinco mil pacientes com dengue. Em 2011, de janeiro a setembro, foram pouco mais de R$ 1,6 mil. 

Rondonópolis também registrou cinco vezes mais ocorrências. Em 2011 foram 264 casos, enquanto este ano já ocorreram 1.276. A cidade, no entanto, foi a única, entre as primeiras colocadas, onde não ocorreram mortes. Além disso, apenas um paciente desenvolveu o tipo mais grave da doença. 

Dos mais de 37 mil casos em todo o Estado, 118 são casos considerados graves. Até agora, 19 óbitos ocorreram, sendo que cinco deles ainda estão sob investigação para confirmar se foram resultado da dengue ou não. Dentre os pacientes que faleceram, cinco haviam sido atendidos em Cuiabá, três em Sinop e dois em Várzea Grande. 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) recomenda à população a adoção de medidas simples para evitar o acúmulo de água parada, onde o mosquito transmissor da doença se reproduz: manter caixas d’água e outros recipientes tampados, além de conferir se calhas, lajes ou lixo não estão impedindo a vazão do líquido. 
cenariomt.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário