PAGINA INICIAL

sábado, 26 de novembro de 2011

Emater intensifica combate à cochonilha-do-carmim no Cariri e diz que problema está controlado






A praga da cochonilha-do-carmin, que vinha dizimando a palma forrageira no Cariri Paraibano e causando prejuízo para os criadores, está sob controle, segundo informou o coordenador regional da Emater de Serra Branca, Antônio Alberto. “O trabalho avançou nos últimos dias e os focos detectados já estão controlados”, disse.

Ele está orientando os técnicos dos 21 municípios pertencentes àquela região para apertar o cerco contra a praga – ação que está sendo possível devido à parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap) e a Emater Paraíba.

Um foco do inseto, encontrado em 17 hectares do Assentamento Juá, município de Taperoá, por exemplo, já está controlado. A área comporta seis imóveis rurais, responsáveis pelo fornecimento de forragem para um rebanho com mais de 615 cabeças, entre bovinos, caprinos e ovinos. Em Gurjão, foram identificados 30 hectares de palma atacados pela cochonilha, atingindo cinco imóveis rurais. Já em Livramento, a área infestada foi de 22 hectares.

A preocupação dos técnicos é quanto à destruição das plantações da palma forrageira, já que a produção de leite das áreas afetadas sofre sérios prejuízos. “Por isso as ações para localização e controle dos focos devem ser urgentes e constantes”, salientou Antônio Alberto.

A cochonilha-do-carmim é uma praga que ataca a palma forrageira, planta utilizada na alimentação dos rebanhos caprinos ovino e caprinos. Ela se alimenta da seiva das plantas e introduz nelas vírus que a deixam amareladas e murchas, ocasionando a destruição em poucos meses.

Com Secom/PB

FONTE: CARIRINOTICIAS.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário