

aguardam informações (Foto: Andreia Gonzalez/G1)
A funcionária pública Sílvia Caetano estava no voo e conta que, após a aterrissagem do avião longe do pátio principal do aeroporto, os passageiros foram impedidos de sair. “Não deixaram a aeronave encostar pra gente desembarcar, nós ficamos no meio da pista. Simplesmente entrou um cidadão que não se identificou e foi liberando os passageiros de pouquinho em pouquinho, sem nenhuma explicação”, relata.
De acordo com a funcionária pública, os passageiros ficaram detidos em uma sala do aeroporto por cerca de uma hora e só então foram informados pela Polícia Federal que houve uma falha de segurança no voo. “Não disseram que falha foi essa, pegaram o nome de todos, revistaram as bagagens de mão e depois foram liberando a gente.” Outro passageiro, Alex Silva, também diz que não houve explicações, mas afirma ter ouvido de um agente do Gate que “os passageiros tiveram sorte de estar vivos”.
Após a saída de todos os ocupantes do avião, a revista na aeronave foi iniciada. Segundo o major Alexandre França, comandante da COE, a primeira suspeita era de que haveria um dispositivo de acionamento no compartimento dos passageiros, mas o equipamento não foi encontrado. Com isso, teve início a inspeção do compartimento de cargas. Como há ameaça de explosão, os agentes da Companhia de Operações Especiais precisam utilizar roupas especiais para retirar e inspecionar todas as bagagens e fuselagem do avião, fazendo com que o processo seja demorado. Por isso, conforme explicou o major, ainda não há previsão de término do procedimento e nem de devolução das malas aos passageiros.
O G1 procurou a Polícia Federal e a direção do aeroporto para esclarecimentos sobre a ameaça de bomba, mas nenhum representante quis se posicionar oficialmente sobre caso, até a publicação desta matéria. No balcão de atendimento da Avianca não havia funcionários e apenas um cartaz foi colocado comunicando que o sistema da companhia aérea estava inoperante. A reportagem também ligou para a assessoria de imprensa da empresa, mas ninguém atendeu.
Colaborou Daniele Lira, do G1 RO
globo.com
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