PAGINA INICIAL

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Fifa admite possibilidade de parada técnica durante jogos da Copa do Mundo 2014 Diretor médico da entidade disse que decisões serão tomadas jogo a jogo

Dvorak, médico da Fifa, diz que pausas para hidratação e uso de toalha geladas serão usadas (AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA )
Dvorak, médico da Fifa, diz que pausas para hidratação e uso de toalha geladas serão usadas

Em evento realizado neste sábado em São Paulo, o diretor médico da Fifa, Jiri Dvorak, confirmou a possibilidade de haver paradas técnicas por causa do calor durante a Copa do Mundo deste ano, que será disputada no Brasil. Quando necessárias, as pausas durarão de três a quatro minutos, e acontecerão sempre a partir dos 30 minutos de cada tempo.

“Podemos indicar pausas adicionais para hidratação e uso de toalha geladas para os jogadores, mas esta é uma decisão médica que será tomada caso a caso, antes das partidas, pelo nossa equipe médica. Estamos muito bem preparados e fazemos de tudo para proteger a saúde dos jogadores”, afirmou Dvorak.

A decisão deve atingir principalmente jogos marcados para as 13 horas (de Brasília). Na primeira fase, serão 18 partidas neste horário, disputadas, por exemplo, na Arena das Dunas, em Natal, e na Arena Fonte Nova, em Salvador.

“Com relação à discussão sobre as altas temperaturas em algumas regiões do Brasil durante a competição, todas as nossas decisões são baseadas em dados científicos. Fizemos teste no verão, na Turquia, quando medimos a temperatura dos jogadores em situação de jogo, e publicamos esse estudo na revista Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports. Não considero as condições no Brasil tão desafiadoras como tem se reportado”, acrescentou o médico da Fifa.

Dvorak esclareceu que a decisão sobre uma eventual partida com parada técnica será tomada no dia do confronto. “Eu mesmo visitei Manaus (cidade localizada no norte do Brasil, que só sediará jogos à noite) e comparei o calor com o de outras partes do mundo. Estamos bem preparados”.

 superesportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário