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terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Cobrança de ponto extra de TV paga gera multa e cliente deve acionar Procon Secretário executivo do Procon Estadual, Marcos Santos, afirmou que não haverá prazo para que as empresas se adequem

Imagem ilustrativa

As operadoras de TV por assinatura que cobrarem pelo ponto extra instalado nas residências dos seus clientes serão autuadas e multadas pelo Procon. Apesar de algumas empresas afirmarem já oferecer o ponto adicional sem aumento na mensalidade como diferencial, uma lei estadual, publicada na última sexta-feira tornou a cobrança abusiva, beneficiando mais de 145 mil consumidores. O total de assinantes do serviço na Paraíba registrou um aumento de 11,93% em um ano, segundo balanço divulgado ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O secretário executivo do Procon Estadual, Marcos Santos, afirmou que não haverá prazo para que as empresas se adequem. “A lei é bastante clara, não é necessário notificá-las sobre as mudanças. Todos pagaram pelo ponto adicional e a partir disso não será cobrado. Se houver descumprimento, vamos autuar”, frisou.

Segundo ele, é importante que o próprio consumidor faça a denúncia ao Procon, caso a empresa mantenha a cobrança do ponto extra de TV. “É algo que não tem como fiscalizar questionando as empresas. Dependemos do consumidor. O trabalho é divulgar mais a lei para que quem tem esse serviço em casa saiba que não precisa pagar taxa extra”, esclareceu.
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