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domingo, 24 de março de 2013

Vettel vence GP da Malásia

Massa é quinto

 Em um GP da Malásia recheado de trapalhadas, quem errou menos levou a melhor. Sebastian Vettel viu Fernando Alonso abandonar logo na segunda volta após insistir em ficar na pista com a asa da Ferrari quebrada, viu também Lewis Hamilton, hoje na Mercedes, pagar um mico daqueles ao tentar parar nos boxes de sua ex-equipe, a McLaren. O alemão da RBR também aprontou das suas. Parou muito cedo para colocar pneus de pista seca e perdeu a liderança para Mark Webber. Mas recuperou a ponta de forma magistral, após um lindo duelo com o australiano nas voltas finais, para vencer a corrida e assumir a liderança do campeonato.

Felipe Massa foi outro que não passou ileso à movimentada corrida no circuito de Sepang. Viu suas chances de vitória irem embora logo nos primeiros metros, ao largar mal e despencar para sexto. No fim, ainda recuperou uma posição e terminou em quinto.
Saia justa entre dupla da RBR

E a "briga" entre a dupla da RBR continuou para fora da pista. Apesar da dobradinha, saia justa entre Vettel, Webber e os funcionários da equipe austríaca. Vencedor, o alemão manteve o semblante sério após a prova e ouviu reclamações de Webber. No pódio, os dois esboçaram sorrisos constrangidos e sequer se cruzaram ao estourar o champanhe. O clima ruim tinha explicação. Vettel ignorou ordens da RBR de segurar o ritmo e não ameaçar Webber para popuar pneus, partiu para cima do australiano e arrancou a vitória.

O único que tinha motivos para celebrar no pódio foi Hamilton, seu primeiro pela Mercedes. E por falar no time alemão, Hamilton e Rosberg também protagonizaram uma bela disputa entre companheiros até o chefe do time Ross Brawn interferir e mandar a dupla “levar os carros para casa”. Duelo que também rendeu pano para manga. Rosberg não ficou nada satisfeito com a interferência de Brawn e disse que “guardaria o episódio” para usar a seu favor no futuro.

Em um domingo em que nem vencedor teve muitos motivos para sorrir, foi grande o número de pilotos decepcionados. O primeiro deles foi Alonso. O dia que era de comemoração pelo seu 200º GP, se transformou em fiasco. O espanhol abandonou na segunda volta, após um erro primário, quando teimou em ficar na pista, com o bico da Ferrari quebrado.

Jenson Button foi outro que deve ter ficado chateado. Depois de perceber, na Austrália, que o carro da McLaren não era tão competitivo, o britânico andou bem em Sepang. Figurou entre os cinco primeiros e chegou a liderar rapidamente antes de uma das paradas nos boxes. Mas um erro da equipe em seu pit stop acabou com as chances de um bom resultado.

A Force India também saiu frustrada. Após uma estreia promissora na Austrália, os dois pilotos da escuderia enfrentaram problemas em seus pit stops e, por motivo de segurança, seus carros precisaram ser recolhidos.
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Massa larga mal e cai para sexto

As esperanças de vitória para Massa acabaram cedo. O brasileiro não largou bem, foi superado por Alonso, e ainda despencou para sexto nas primeiras curvas. Mas a boa partida do espanhol não adiantou nada. Ele danificou a asa dianteira ao tocar levemente na RBR do pole Vettel. Com o bico quebrado, insistiu em permanecer na pista, mas a peça quebrou de vez na reta principal na abertura da segunda volta. Alonso foi parar na brita e abandonou a prova (veja no vídeo abaixo)
Sem chuva, a pista secava rapidamente e o até então Vettel resolveu parar na quinta volta. Mas a opção se mostrou precoce demais. Com dificuldades para guiar em um asfalto ainda úmido, o alemão perdeu diversas posições. Quem se deu bem foi Mark Webber, que esperou algumas voltas para colocar os compostos duros e tomou a liderança do companheiro de RBR.
Hamilton entra nos boxes da McLaren

Na primeira rodada de pit stops, uma cena antológica: por força do costume, Lewis Hamilton parou nos boxes de sua ex-equipe, a McLaren. Apesar o mico, o britânico ainda voltou em terceiro, seguido por Rosberg, Button e Hulkenberg. Nesse momento, Massa era apenas em sétimo.

Na 14ª volta, Pastor Maldonado fez o seu já tradicional passeio fora da pista. Ele danificou o bico da Williams e caiu para último. A 11 voltas do fim, o venezuelano faria outra visita na brita, dessa vez para abandonar definitivamente.
Apesar de estar com pneus duros, teoricamente os mais resistentes, Webber precisou fazer uma segunda parada precoce na 19ª volta. A liderança ficou momentaneamente com Vettel, mas voltou para o australiano após o alemão ir para os boxes. Após seu pit stop, Massa retornou à pista em sétimo, mas logo ganhou a posição de Hulkenberg e subiu para sexto. Após a segunda rodada de paradas, a ordem era a seguinte: Webber, Vettel, Hamilton, Rosberg, Button e Massa.

A corrida chegava à metade de suas 56 voltas. Os carros da RBR e da Mercedes possuíam ritmos muito semelhantes. A diferença entre o líder Webber e o quarto Rosberg era de menos de dois segundos. Nesse momento, Vettel se aproximou muito do australiano e pediu à equipe, pelo rádio, para o companheiro deixá-lo passar. A RBR respondeu: “Tenha calma, você ainda está na metade da corrida”.

Do pelotão da frente, Hamilton foi o primeiro a fazer seu terceiro pit stop. E na hora de entrar nos boxes, por pouco não acertou a RBR de Vettel. O alemão parou duas voltas, viu seu carro dar uma leve engasgada depois do pit e acabou voltando atrás do inglês da Mercedes. Nesse meio tempo, Webber também trocou pneus e voltou atrás de Button, que ainda não tinha feito o terceiro pit. O australiano fez a ultrapassagem sobre o piloto da McLaren para reassumir a ponta na 35ª volta.

A esperança de Button conseguir um bom resultado com o fraco carro da McLaren durou pouco. No pit stop, a roda dianteira direita não foi colocada corretamente e o piloto parou metros depois, ainda nos boxes. Os mecânicos recolheram o carro, corrigiram o problema e mandaram Button de volta à pista, em 14º. Melhor para Massa, que ganhou mais uma posição e subiu para quinto.

Na ponta, Webber abria boa vantagem, de 4s para o companheiro Vettel, enquanto o alemão também conseguia se afastar da dupla da Mercedes.
Vettel e Webber travam belo duelo

Na 43ª volta, Vettel fez seu quarto e último pit stop. Webber parou uma passagem depois e retornou imediatamente à frente de seu companheiro. Na sequência, a dupla travou um lindo duelo, disputando, uma série de curvas lado a lado. O tricampeão mundial mostrou ousadia e levou a melhor, reassumindo a ponta. Um pouco mais atrás, outra bela briga entre parceiros de equipe. Rosberg chegou a ultrapassar Hamilton duas vezes, mas levou o troco. Pelo rádio, disse que estava mais rápido e que o inglês deveria deixa-lo passar para ele tentar alcançar os carros da RBR. O chefe da equipe, Ross Brawn, negou o pedido e ainda mandou Rosberg parar de tentar a ultrapassagem.
Após 4º pit, Massa escala pelotão

Enquanto isso, Massa passava um sufoco para conseguir a quinta posição. Após o quarto pit stop, voltou em oitavo e precisou superar, na pista, Grosjean e Raikkonen, da Lotus, que fizeram uma parada a menos, além de Pérez, da McLaren, que fez a quarta parada apenas na penúltima volta.

Depois de superar Webber, Vettel ficou com pista livre para acelerar e abrir vantagem. O alemão recebeu a bandeirada em primeiro, quatro segundos à frente do companheiro. Hamilton cruzou a linha de chegada em terceiro, seguido de perto por Rosberg.

Confira o resultado final do GP da Malásia (56 voltas):
1- Sebastian Vettel (ALE/RBR)
2- Mark Webber (AUS/RBR) - a 4s298
3- Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 12s1
4- Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 12s640
5- Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 25s6
6- Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 35s5
7- Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 48s4
8- Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - a 53s0
9- Sergio Perez (MEX/McLaren) - a 72s3
10- Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - a 87s1
11- Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 88s6
12- Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - a 1 volta
13- Jules Bianchi (FRA/Marussia - a 1 volta
14- Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1 volta
15- Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - a 1 volta
16- Max Chilton (ING/Marussia) - a 2 voltas
Não completaram:
17- Jenson Button (ING/McLaren)
18- Daniel Ricciardo (AUS/STR)
19- Pastor Maldonado (VEN/Williams)
20- Adrian Sutil (ALE/Force India)
21- Paul di Resta (ESC/Force India)
22- Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
G1.
OPIPOCO

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