PAGINA INICIAL

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Pelo menos 16 mortos em confrontos na região chinesa de Xinjiang


Pequim — Pelo menos 16 pessoas morreram, incluindo dois policiais, em confrontos na região chinesa de Xinjiang, de maioria uigur, muçulmanos de língua turca, informou a imprensa estatal.
A polícia tentava deter suspeitos no domingo no condado de Shufu, perto de Kashgar, quando foi atacada por um grupo armado com facas e explosivos, afirma o site de notícias Tianshannet, controlado pelas autoridades de Xinjiang.
Quatorze criminosos foram mortos e dois foram detidos, segundo as autoridades. Dois policiais também morreram.
Localizada no extremo oeste da China, Xinjiang, "região autônoma" de maioria uigur - em relação aos Han, a etnia majoritária no restante da China -, registra esporadicamente atos violentos atribuídos pelas autoridades a "terroristas" ou "separatistas".
Para as organizações uigures, as acusações são a desculpa utilizada pelas autoridades para justificar a repressão.
Xinjiang foi cenário de confrontos que deixaram dezenas de mortos em abril, julho e agosto de 2013.
Outros atos violentos em outras regiões também foram atribuídos aos uigures, como o atentado do fim de outubro na Praça Tiananmen (Paz Celestial) de Pequim, que segundo a polícia foi executado por três uigures que avançaram com um veículo, carregado com barris de gasolina, contra a entrada da Cidade Proibida.
O ataque matou duas pessoas, além dos três ocupantes do veículo, e deixou quase 40 feridos.
A imprensa estatal afirmou na ocasião que o atentado, não reivindicado, teve a participação de oito "terroristas" armados.

AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário