PAGINA INICIAL

sábado, 28 de dezembro de 2013

Mato Grosso pode ter vacina contra dengue em 2014

 
Da Redação
Mato Grosso está lista dos estados brasileiros que irão integrar estudo nacional para indicar as áreas e os públicos prioritários a serem imunizados contra a dengue por meio de vacina. O levantamento será iniciado nos primeiros meses de 2014 e 63 cidades brasileiras, localizadas nas cinco regiões, integrarão o primeiro inquérito soroepidemiológico.
Informações do Ministério da Saúde revelam que o Estado foi selecionado por ser um dos locais que conta com índice de infestação elevado. Conforme último balanço apresentado pelo órgão federal, Cuiabá, por exemplo, estava entre as 3 capitais brasileiras em situação de risco para a doença. Os dados eram referentes ao Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) e detalhavam que mais de 4% dos imóveis pesquisados apresentavam larvas do mosquito.
Atualmente, a vacina brasileira contra a dengue está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan. As doses já começaram a ser testadas em humanos e a expectativa dos estudos científicos é de que a imunização seja administrada em uma única vez, como também combata os quatro sorotipos da doença (1, 2, 3 e 4) já identificados no mundo.
A técnica utiliza o chamado vírus atenuado, isto é, o próprio vírus da dengue modificado, de maneira que produz anticorpos na população, mas não desenvolve a doença. Desde 2006, profissionais do Butantan realizam os testes e demais trabalhos. Em todo o mundo estão sendo testadas 7 vacinas.
O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também está pesquisando uma nova vacina contra a dengue no Brasil. Na unidade, os estudos são realizados desde 2009, em parceria com o laboratório privado GSK. A previsão é que a vacina seja concluída no prazo de 5 anos.

odocumento

Nenhum comentário:

Postar um comentário