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quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A conta do fracasso na educação Um estudo exclusivo mostra que apenas 8% dos alunos brasileiros terminam o ensino fundamental com conhecimentos adequados tanto em português quanto em matemática

  O Brasil passou por mais um vexame nos resultados do Pisa, a avaliação internacional de educação feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A prova trianual, que avalia os conhecimentos de leitura, matemática e ciência de alunos de 15 e 16 anos, mede e compara o desempenho de 65 países. O Brasil, que participa desde 2000, ficou em 58º lugar. Não registra avanço significativo há 13 anos. Em comparação com países da América Latina, como Chile e México, perdemos em domínio das disciplinas e em equidade (alunos pobres aprendem e avançam menos que os ricos). Em relação aos países mais ricos, a diferença é gritante. Quase 70% dos alunos brasileiros não sabem o mínimo de matemática, em comparação com 8% de Cingapura, 9% da Coreia, 25% dos Estados Unidos e 24% da Espanha.
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A conta do fracasso na educação (Foto: ÉPOCA)
Se o resultado parece ruim, fica ainda pior quando se avalia quantos alunos sabem tanto matemática quanto português. Esse levantamento foi feito com exclusividade para ÉPOCA pela Fundação Lemann, ONG especializada em educação. O estudo mapeou mais de 5 mil municípios e avaliou quantos alunos da rede pública sabem tanto português quanto matemática em níveis adequados. Segundo o levantamento, apenas 23% de todos os alunos do 5º ano sabem o que deveriam, ao mesmo tempo, nas duas disciplinas. No 9º ano, quando estão a um passo do ensino médio, essa proporção é de apenas 8%. Apenas 35 cidades cumprem a missão de ensinar o mínimo em ambas as áreas para 70% ou mais do total de seus alunos do 5º ano. No 9º ano, nenhuma.

PRIVILEGIADOS Alunos da rede municipal de Claraval, Minas Gerais. A cidade consegue dar educação completa para 96%  dos estudantes  de 5o ano (Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Esse desequilíbro no ensino brasileiro também aparece na comparação internacional. Segundo a avaliação da Fundação Lemann, a partir dos dados da OCDE, apenas 8,1% do total de alunos brasileiros que fizeram o Pisa em 2012 tem aprendizado adequado nas três disciplinas avaliadas: português, matemática e ciência. É menos do que México (9,7%), Uruguai (13,5%), Chile (18%) e Turquia (27,7%). Os países considerados avançados em educação têm proporções bem diferentes: Polônia e Canadá, 57%; Coreia, 68%; Finlândia, 60,6%; e Xangai (China), 83%.

A falta de ensino adequado em ambas as disciplinas básicas (português e matemática) é nociva por dois motivos. Primeiro, rouba do aluno chances de desenvolver todas as competências necessárias para poder escolher, no futuro, o caminho que seguirá no mercado de trabalho. É o que se aprende na escola que determina esse caminho. Se o aluno é melhor em matemática, a tendência é seguir a área de exatas. Se tiver facilidade na leitura e na escrita, a área escolhida será de humanas, e o mesmo acontece com ciências. A escola tem obrigação de preparar o aluno para escolher qualquer uma dessas áreas. “Isso, sim, é poder de escolha”, afirma Ernesto Farias, coordenador de projetos da Fundação Lemann. “Se souber só matemática, ou só português, ou só ciências, ele não terá opções de verdade. Estamos tirando opções desses alunos.”

QUALIDADE AIunos da escola Oscar Batista, de Cambuci, Rio de Janeiro. No município, 59% dos estudantes têm bom ensino  (Foto: Reprodução)
Sem uma formação completa, qualquer um, independentemente da área de atuação, tem menos oportunidades na vida profissional e na pessoal. É ilusão achar que um gênio da matemática, um técnico em eletrônica ou um engenheiro não precisarão usar suas habilidades de leitura e interpretação. “Os profissionais qualificados para trabalhar na indústria precisam saber ler um manual e escrever um relatório”, afirma Rafael Luchesi, diretor de educação da Confederação Nacional da Indústria. “A escola básica não prepara esse profissional de forma global. Os que chegam da universidade demoram um ano e meio para ficar prontos para o trabalho.”
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As cidades brasileiras que conseguem ensinar português e matemática ao mesmo tempo não têm uma receita milagrosa. Assim como os países bem colocados no ranking do Pisa, elas fazem o básico: não deixam nenhum aluno com dificuldade para trás, investem em professores e seguem um planejamento de aulas que vai além do livro didático. A campeã do 5o ano, Claraval, em Minas Gerais, tem currículo próprio e cuidadosamente planejado, ano a ano, para as escolas municipais. Em português, a maior dificuldade dos alunos é a escrita. A maioria tropeça em concordância, coesão e clareza de textos. “Se é essa a dificuldade, então, planejamos aulas que reforcem isso e damos cursos aos professores”, diz Társia Cintra Cunha, secretária municipal de Educação. “Sempre há turmas mais fortes ou mais fracas em português ou matemática. A estratégia para lidar com isso é intervir imediatamente para recuperar o aluno. Não esperamos acabar o ano ou o bimestre.” Claraval tem 96% de seus alunos do 5o ano aptos nas duas disciplinas.
Na lanterna do mundo (Foto: ÉPOCA)
Nenhuma cidade do país consegue chegar a esse desempenho no 9º ano. O final do ensino fundamental é uma etapa problemática. Se olharmos o desempenho de português e matemática separadamente, também nenhuma rede consegue chegar aos 70%. A melhor marca é de Cambuci, no Rio de Janeiro, onde 59% do total de alunos domina as duas disciplinas. Há oito anos, a escola estadual Oscar Batista, na zona rural, registrava uma das maiores evasões do Estado e um dos piores desempenhos na avaliação nacional de alunos. Virou escola prioritária para o governo estadual e começou a arrumar a casa. Teve mutirão para buscar aluno em casa e programas para envolver as famílias, a maioria de lavradores. A escola criou um programa de leitura para os professores (que não liam o suficiente para estimular o hábito em seus alunos). Para acabar de pôr a casa em ordem, deu sentido aos projetos pedagógicos. “Existia projeto de leitura, mas o que se fazia ali não tinha relação nenhuma com o que era ensinado na sala de aula”, diz Obede Pires, diretor. Com um melhor planejamento das aulas e evasão zero, o crucial para a escola, hoje, são as aulas de reforço em português e matemática. Isso começou com os professores ajudando os alunos. “Agora os próprios alunos formam seus grupos de estudo. Não vão para casa na hora que toca o sinal”, diz Pires. O resultado? Antes, menos de 20% dos alunos da Oscar Batista optavam por fazer uma faculdade. Hoje, segundo Pires, mais de 80% optam pela universidade. É esse o caminho que o Brasil precisa seguir.

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