PAGINA INICIAL

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Putin destrona Obama do lugar do mais poderoso do mundo

Putin mais poderoso do que Obama (foto AP)

Por Redação

A Forbes considera que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, é a personalidade mais poderosa do mundo, destronando assim do primeiro lugar da lista o homólogo dos Estados Unidos, Barack Obama.

Na lista das 72 personalidades mais poderosas do planeta, a Forbes descreve Putin como o «líder autocrático de uma ex-superpotência» e Obama como o «comandante algemado do país mais dominante do mundo».

«Putin solidificou o seu controlo sobre a Rússia, enquanto o período fraco de Obama parece ter aparecido mais cedo que o comum para um presidente no segundo mandato – o último exemplo: a confusão do encerramento do governo. Qualquer um que tenha observado o jogo de xadrez sobre a Síria e as escutas da NSA este ano ficou com uma ideia clara da mudança nas dinâmicas individuais de poder», refere a revista.

O presidente chinês, Xi Jinping, termina o pódio dos mais influentes, estando o Papa Francisco no quarto lugar, uma estreia na lista, e a chanceler alemã, Angela Merkel, em quinto.

A lista da Forbes mostra, ainda, um reforço das mulheres no mundo das decisões, com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, em 20.º lugar, e a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, em 35.º.

De referir que a lista dos mais poderosos da Forbes é baseada nas escolhas dos editores da revista norte-americana, que, sublinha, pretende descobrir «qual é a verdadeira natureza do poder» e se será possível «comparar e classificar chefes de Estado com figuras religiosas e traficantes de drogas».


abola.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário