PAGINA INICIAL

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

UM DIA PARA SE BRINDAR COM CACHAÇA


Um dia para se brindar com cachaça


Pinga, aguardente, branquinha, caninha, birita e até marvada definem a bebida genuinamente brasileira, que cada vez ganha mais apreciadores: a cachaça. Nesta sexta-feira é celebrado o Dia Nacional da Cachaça. A data foi instituída em 13 de setembro de2009 pelo Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac) evirou projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados. A intenção éestabelecer a data pelo reconhecimento do produto no mercado internacional como bebida exclusivamente brasileira.
De acordo com dados do Ibrac, existem 40 mil produtores de cachaça, sendo que 99% são de micro ou pequenos produtores. Ainda segundo o instituto, existem quatro mil marcas de cachaça no país, que contribuem com 600 mil empregos diretos e indiretos. Mesmo com uma capacidade instalada de produção de 1,2 bilhão de litros, menos de 1% da cachaça produzida anualmente é exportada.
Retranca

Cachaça produzida na região conquista certificação 
Somente na região, segundo dados de 2004 coletados pela Estação Experimental de Urussanga, havia mais de 80 famílias na atividade, com uma produção anual de 700 mil litros anuais. Essa produção abastece, em sua grande maioria, bares locais, por ser um produto sem rotulação. Desde 2004, a região ganhou a formação da Cooperativa Familiar Agroindustrial Sul Catarinense (Coofasul) que conta com 25 produtores, entre eles os de cachaça. Recentemente a cooperativa recebeu o selo do IPI pelo Governo Federal para o registro da bebida. “A próxima safra da associação será comercializada legalmente e poderá estar nas prateleiras dos supermercados”, observa o engenheiro agrônomo, Fernando Damian Preve, gerente da Estação Experimental de Urussanga. 
Ele explica que mais que a obtenção do selo, a capacitação dos cooperados é uma constante para garantir um produto de qualidade. Testes estão sendo realizados na estação para qualificar ainda mais a bebida. “A cooperativa tem o objetivo de profissionalizar, treinar e instruir estes produtores para as famílias rurais tenhamum produto atraentepara oferecer”, destaca Preve.
 atribunanet

Nenhum comentário:

Postar um comentário