Os EUA pediram ao regime sírio que declare com a maior brevidade a dimensão e as especificidades do seu arsenal químico, no dia em que os chefes da diplomacia norte-americano e russo se reúnem em Genebra.
foto PHILIPPE DESMAZES/AFP |
John Kerry à chegada a Genebra |
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, reúnem-se, esta quinta-feira, para discutir a proposta russa de garantir a destruição do arsenal químico sírio.
"É exequível, mas difícil", disse aos jornalistas um oficial que acompanha Kerry.
Este alto responsável do Departamento de Estado norte-americano sublinhou que Washington espera do regime sírio que "declare o mais depressa possível a totalidade do seu arsenal" como demonstração do seu compromisso.
Kerry viaja para Genebra acompanhado de uma numerosa equipa de especialistas em desarmamento, armas químicas e não proliferação do Pentágono, das forças armadas e de outros ministérios norte-americanos.
O objetivo é "ver se de facto há uma via credível para avançar, se os russos são sérios naquilo que dizem e, mais importante, se Assad é sério naquilo que diz", disse o alto responsável do Departamento de Estado.
jn.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário