PAGINA INICIAL

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Ministério Público pede a cassação de Roseana Sarney Governadora do Maranhão é acusada de abuso de poder econômico nas eleições de 2010


Roseana teria desviado recursos para comprar apoio políticoAntonio Cruz/ABr
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, concedeu nesta quarta-feira (7) parecer favorável à cassação da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), e de seu vice, Washington Luiz Oliveira (PT), por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2010 por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2010.
O processo estava na Procuradoria desde 2012 e faltava parecer da PGR (Procuradoria-Geral da República) para a matéria poder seguir para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ainda não há data para que o processo entre na pauta de julgamento.

O pedido de cassação foi feito pelo ex-governador maranhense José Reinaldo Tavares, após comprovação da aplicação de recursos da ordem de R$ 1 bilhão em convênios com os municípios às vésperas da eleição.
Leia mais notícias no R7

Segundo a denúncia, os recursos teriam sido usados para comprar o apoio de prefeitos e lideranças políticas, inclusive da oposição por meio da celebração de convênios e transferências de recursos aos municípios no ano da eleição.
Os repasses teriam se intensificado no mês de junho e nos três dias anteriores à convenção destinada à escolha do nome dos candidatos.
De acordo com o parecer de Gurgel, com 32 páginas, os convênios eram realizados em tempo recorde. “No prazo de dois dias, eles eram assinados, publicados no órgão oficial e o dinheiro creditado na conta do município, cujos saques, de acordo com notícia nos autos, eram feitos em espécie, diretamente na boca do caixa”, diz a acusação. 
r7

Nenhum comentário:

Postar um comentário